A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DRE ARAGUAINA 28 DE SETEMBRO DE 2010. A SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2010TERÁ COMO TEMA: CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A SEMANA DA CIÊNCIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DRE ARAGUAINA 28 DE SETEMBRO DE 2010. A SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2010TERÁ COMO TEMA: CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A SEMANA DA CIÊNCIA."— Transcrição da apresentação:

1 DRE ARAGUAINA 28 DE SETEMBRO DE 2010

2 A SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2010TERÁ COMO TEMA: CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2010TERÁ COMO TEMA: CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

3 A ESCOLHA DO TEMA LEVA EM CONSIDERAÇÃO O ANO DE 2010 SER O ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE. A ESCOLHA DO TEMA LEVA EM CONSIDERAÇÃO O ANO DE 2010 SER O ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE.

4 A SEMANA Acontece no Brasil desde Em 2009, foram realizadas cerca de 25 mil atividades em 500 municípios. Acontece no Brasil desde Em 2009, foram realizadas cerca de 25 mil atividades em 500 municípios.OBJETIVO Mobilizar os jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar ainda a importância da C & T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País Mobilizar os jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar ainda a importância da C & T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País

5 A semana acontecerá nos dias 18 a 24 de outubro de A semana acontecerá nos dias 18 a 24 de outubro de Acontecerá no Tocantins em 03 pólos: Palmas, Araguaína e Gurupi. Acontecerá no Tocantins em 03 pólos: Palmas, Araguaína e Gurupi. Em Palmas acontecerá todas as etapas da Semana. Em Palmas acontecerá todas as etapas da Semana. Em Araguaína e Gurupi, será realizado apenas uma das etapas programadas para a Semana. Em Araguaína e Gurupi, será realizado apenas uma das etapas programadas para a Semana. Haverá uma comissão julgadora para avaliar os trabalhos: membros do IFTO, UFT, FMT e DRE. Haverá uma comissão julgadora para avaliar os trabalhos: membros do IFTO, UFT, FMT e DRE.

6 As provas serão: 01 - PALMAS SEGUNDO CONCURSO DE MAQUETE - "CASA SUSTENTÁVEL" A realização do concurso tem por objetivo promover a valorização, a criatividade e capacidade técnica, por meio da construção de uma maquete com cunho científico tecnológico, através do processo de investigação e socialização do conhecimento.

7 02 - PALMAS PRIMEIRO CONCURSO DE QUADRINHOS - "QUADRINHOS DA CIÊNCIA" O objetivo do concurso é desenvolver as habilidades de leitura, escrita e desenho, motivando à curiosidade, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes da rede pública de ensino, incentivando a reflexão sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT "CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL", através da associação à temática da ciência e tecnologia à produção de História em Quadrinhos - HQ

8 03 – PALMAS TERCEIRO CONCURSO DE CURTA METRAGEM - "CURTA CIÊNCIA" A realização do concurso tem por objetivo motivar o exercício da leitura crítica da mídia televisiva e da produção audiovisual como atividades pedagógicas, oportunizando aos alunos o diálogo reflexivo através da exibição e do reconhecimento dos trabalhos produzidos.

9 04 – PALMAS, ARAGUAÍNA E GURUPI, RESPECTIVAMENTE. DIA DA PROVA : 22 DE OUTUBRO DE 2010 LOCAL : CAT – SESI QUARTA GINCANA TECNOLÓGICA - "DESAFIO TECNOLÓGICO". O concurso tem por objetivo estimular o trabalho em grupo e o estudo de conteúdos de Ciências e Tecnologia a partir da solução de situações e problemas encarados como desafio para os participantes. A Gincana Tecnológica consiste em uma série de quatro desafios que deverão ser solucionados e apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010: DESAFIO 1 - OVO DE GALINHA.OVO DE GALINHA. DESAFIO 2 - EMBARCAÇÃO COM MATERIAL RECICLÁVEL.EMBARCAÇÃO COM MATERIAL RECICLÁVEL. DESAFIO 3 - CONSTRUÇÃO DE MACARRÃO.CONSTRUÇÃO DE MACARRÃO. DESAFIO 4 - UM SHOW DE CIÊNCIA.UM SHOW DE CIÊNCIA.

10 DESAFIO 01 - OVO DE GALINHA OBJETIVO: Fazer com que um ovo de galinha, cru, chegue intacto ao chão quando abandonado de uma altura de 4 a 6 metros, tendo como alvo uma circunferência demarcada no piso pela comissão organizadora no dia da prova. O tamanho da circunferência e o seu posicionamento serão revelados somente durante a prova. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A pontuação da equipe na prova será a soma de vários critérios: execução técnica (o ovo deverá tocar no chão e chegar intacto ao solo, inclusive sem rachadura); distância (proximidade do alvo) e criatividade da solução.

11 DESAFIO 02– EMBARCAÇÃO COM MATERIAL RECICLÁVEL OBJETIVO: Projetar e montar uma EMBARCAÇÃO (canoa, jangada, lancha, etc.) de garrafas PET (garrafas de refrigerante) com capacidade para transportar 2 (duas) pessoas. A prova será realizada na piscina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus de Palmas, antiga escola técnica, e o percurso será divulgado pela comissão de julgamento no dia da prova. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A pontuação da equipe na prova será a soma de vários critérios: execução técnica (fazer o percurso conforme orientação da comissão julgadora, sem que integrantes caiam na piscina, ou que a embarcação vire ou afunde, ou que usem um dos membros superiores para fazer a embarcação se deslocar); tempo (executar o percurso em menor tempo) e criatividade da solução.

12 Desafio 03 - Construção de Macarrão OBJETIVO: Construir uma ponte com macarrão e cola branca que vença um vão de 50 cm suportando uma carga mínima de 1 Kg. OBJETIVO: Construir uma ponte com macarrão e cola branca que vença um vão de 50 cm suportando uma carga mínima de 1 Kg. FINALIZAÇÃO: Vence a equipe cuja ponte apresente a melhor relação entre sua massa própria e a massa suportada (carga). Obs.: Em caso de empate a ponte que suportar a maior carga vence. Os únicos materiais permitidos para a construção da ponte são macarrão espaguetti nº 08 e cola branca. FINALIZAÇÃO: Vence a equipe cuja ponte apresente a melhor relação entre sua massa própria e a massa suportada (carga). Obs.: Em caso de empate a ponte que suportar a maior carga vence. Os únicos materiais permitidos para a construção da ponte são macarrão espaguetti nº 08 e cola branca. As medidas e os critérios encontram-se no edital do concurso. As medidas e os critérios encontram-se no edital do concurso.

13 DESAFIO 04 – UM SHOW DE CIÊNCIA OBJETIVO: Desenvolver uma apresentação através de uma atividade ou uma experiência lúdica que explique um fenômeno natural ou científico mostrando aspectos curiosos, divertidos, inesperados e surpreendentes, capazes de capturar a atenção das pessoas. A apresentação poderá incluir um pouco de arte, mágica e cultura, contendo figurinos e efeitos especiais, contudo deve ter foco na exemplificação científica. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A pontuação da equipe na prova será a soma de vários critérios: execução técnica (atender aos critérios e restrições);qualidade da apresentação (conceitos ou fenômenos explicados com desenvoltura e com informações corretas); criatividade; e inovação.

14 As regras para cada prova encontram-se disponíveis no edital que deve ser lido com atenção por toda a equipe. As regras para cada prova encontram-se disponíveis no edital que deve ser lido com atenção por toda a equipe. Deve-se observar a composição da equipe: tem número limitado de membros da equipe, sendo 01 professor representante da equipe. Deve-se observar a composição da equipe: tem número limitado de membros da equipe, sendo 01 professor representante da equipe. O site da semana é: o telefone é: O site da semana é: o telefone é:

15

16

17

18

19

20


Carregar ppt "DRE ARAGUAINA 28 DE SETEMBRO DE 2010. A SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2010TERÁ COMO TEMA: CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. A SEMANA DA CIÊNCIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google