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COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

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Apresentação em tema: "COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 COMO AVALIAR ATRAVÉS DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Prof. Dra. Mônica de Ávila Todaro Salto 2012

2 O que significa avaliar?
Avaliar significa emitir um juízo de valor. Avaliar exige optar por critérios claros. Avaliar = mensurar. 2

3 AVALIAÇÃO ESCOLAR É O ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E TRANSFORMAÇÃO DOS ALUNOS, INSERIDO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

4 Aspectos psicológicos
Disposição de acolher X julgamento prévio Constatação X expectativa (alta ou baixa) Construtivo X destrutivo (punição) Auto eficácia (alunos e professores) Auto estima (gosta de mim ou não) Vínculo (professor – aluno) Maturidade (tomada de decisão) 4

5 OS NOVE JEITOS MAIS COMUNS DE AVALIAR

6 INSTRUMENTOS PROVAS OBJETIVAS PROVAS DISSERTATIVAS SEMINÁRIOS
TRABALHO EM GRUPO DEBATE RELATÓRIO OBSERVAÇÃO CONSELHO DE CLASSE PORTFÓLIO

7 Buscando nas Diretrizes Curriculares Nacionais no que concerne como concepção de avaliação: “A avaliação é parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar lacunas a serem superadas, aferir os resultados alcançados considerando as competências a serem constituídas e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias”.

8 Para Jussara Hoffmann, “a avaliação é a reflexão transformada em ação, não podendo ser estática nem ter caráter apenas classificatório”.

9 Baseado nas contribuições de Cipriano Carlos Luckesi em “Avaliação da aprendizagem escolar : uma opção de vida”: Hoje, nas escolas brasileiras, públicas ou privadas nos diversos níveis, praticamos exames e provas escolares ao invés de AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. Historicamente, passamos a denominar a prática escolar de aferição de aprendizagem de “avaliação da aprendizagem escolar”, mas continuamos a praticar “exames”.   

10 Os exames escolares, através de prova tem por objetivo julgar, classificar, aprovar ou reprovar o estudante em sua trajetória nas séries escolares e:  São seletivos: Na medida que excluímos quem “não sabe” no contexto dos parâmetros considerados aceitáveis pelas próprias provas;  São pontuais: a medida que o estudante deve saber responder as questões aqui e agora, no momento das provas, dos testes; Consequentemente são estáticos: enquanto classificam o estudante num determinado nível de aprendizagem, considerando este nível como definitivo .

11 A avaliação da aprendizagem:
Tem por objetivo diagnosticar a situação de aprendizagem do Educando, tendo em vista subsidiar a tomada de decisões para a melhoria de sua qualidade; É inclusiva: na medida em que não seleciona os educandos melhores dos piores, mas sim subsidia a busca de meios pelos quais todos possam aprender aquilo que necessário para seu próprio desenvolvimento; Decorrente do fato de se inclusiva é amorosa, na medida em que acolhe o educando como é, para verificar o que pode ser feito para o seu crescimento; É diagnostica e processual, ao admitir que, aqui e agora, este educando não possui um determinado conhecimento ou habilidade mais depois poderá apresentar conhecimento esperado. É dinâmica, ou seja, não classifica o educando em um determinado nível de aprendizagem, mas diagnostica a situação para melhora-la a partir de novas decisões pedagógicas.

12 Postura Pedagógica da Prática da Avaliação da Aprendizagem
Tendo em vista encontrar caminhos de soluções mais adequadas e mais satisfatórias, exige do educador: -         Compromisso com a profissão; -         Formação adequada e consistente; -         Comprometimento permanente; -         Atenção plena e cuidados em todas as intervenções; -         Clareza no relacionamento com os alunos.

13  o professor precisa conhecer-se;  saber de suas escolhas;
O ATO DE AVALIAR Processo de diálogo com a realidade de sala de aula, objetivando refletir e posicionar-se sobre o que nessa realidade acontece. Um ato de auto análise e de auto-conhecimento tanto do professor quanto do aluno:  o professor precisa conhecer-se;  saber de suas escolhas;  reconhecer seus preconceitos e falhas;  saber da importância de suas decisões na vida dos alunos.

14 O ERRO Fonte de informação para o professor
Sinal de uma estruturação em construção Deve direcionar a atuação do professor 14

15 Algumas sugestões aos professores: 1. Conheça a matéria a ser ensinada
Algumas sugestões aos professores: 1. Conheça a matéria a ser ensinada. 2.  Questione as suas concepções prévias sobre o ensino, a aprendizagem e avaliação. 3. Valorize o conhecimento prévio de cada aluno. 4. Proponha situações problemas, para que o aluno possa construir seu próprio conhecimento. 5. Questione a redução da avaliação a uma mera pontuação dos estudantes, convertendo-a em um instrumento de aprendizagem. 6. Diversifique os instrumentos. 15

16 O aspecto devolutivo também é importantíssimo!

17 Relação entre Currículo e Avaliação
Revisão do currículo mínimo obrigatório Prática de justiça na avaliação Resultados voltam para as práticas curriculares

18 Informação (não) é conhecimento Memória (não) é inteligência
ALGUNS MITOS Informação (não) é conhecimento Memória (não) é inteligência Tecnologia (não) é pedagogia

19 ENEM (exemplo) = 45 Habilidades COMPETÊNCIAS DO SUJEITO 1 2 3 4 . 9 I
Domínio de Linguagens II Construção de Conceitos III Resolução de Problemas IV Argumentação Consistente V Intervenção / Criatividade Competências de Área conforme Diretrizes do Ensino Médio 1 = 45 Habilidades 2 3 4 . 9

20 Ideias principais do processo ensino-aprendizagem
O aluno como protagonista das suas aprendizagens. O professor como maestro ou mediador e não como detentor do saber. Aponta um projeto pedagógico essencialmente baseado na ação.

21 Implicações na avaliação
- Se o aluno é protagonista então deve ser mais envolvido na sua própria avaliação. - Se o projeto pedagógico radica na ação então deve haver maior diversidade de situações e de instrumentos de avaliação. - Olhar a avaliação nas suas várias funções de forma integrada. - Envolver o aluno num trabalho de metacognição.

22 Só é possível avaliar competências se a prática pedagógica for coerente!
A ideia de avaliação de competências está subjacente em diferentes níveis interdependentes: - educacional (se em termos de acesso - quantidade ou qualidade – desenvolvimento da cidadania); - curricular (objetivos, desempenho dos docentes, estratégias de ensino, materiais didáticos e as próprias formas de avaliação da aprendizagem); - de aprendizagem (conteúdos, capacidades, habilidades e competências).

23 Sugestão de leitura LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar
Sugestão de leitura LUCKESI, C.C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2000.


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