Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAndré Vara Alterado mais de 10 anos atrás
1
Bibliotecários como defensores dos jovens Dra. Lesley S. J. Farmer Universidade do Estado da Califórnia, Long Beach
2
O que representa uma biblioteca? Uma comunidade que quer aprender!
3
A biblioteca tornou-se O CENTRO DAS INFORMAÇÕES!
4
O que os nossos jovens precisam saber e fazer? Ter competência em informação: acessar, avaliar, usar Estar sempre abertos para aprender: perseguir interesses, ler, gerar conhecimento Ser responsáveis socialmente: defender a democracia, ser éticos, cooperar
5
Princípios dos programas das bibliotecas Ensinar e aprender Acessar e fornecer informações Administração do programa
6
Ensinar e aprender Apoiar cursos Contextualizar a competência informacional Alinhar-se às metas de alfabetização Extrair e apresentar conhecimento Fornecer experiências de meios Apoiar o aprendizado diversificado Integrar tecnologia Ligar-se à comunidade
7
Acessar e fornecer informações Ajudar os jovens a pesquisar informações Acessar o mundo Oferecer ambiência para o aprendizado Assegurar que TODOS os jovens possam aprender Desenvolver coleções com outros Promover a liberdade intelectual
8
Administração do programa Apoiar a instituição Fornecer bons bibliotecários Planejar estrategicamente Avaliar com regularidade Desenvolver pessoal Comunicar com clareza ADMINISTRAR recursos humanos, financeiros e físicos
9
Como envolver os jovens Tirar proveito dos interesses dos jovens Ir aonde os jovens se reúnem Conhecê-los! Ganhar a confiança e o respeito deles Mostrar um serviço positivo, coordenado, atencioso Oferecer meios autênticos para envolvê- los Trabalhar com órgãos locais Buscar recomendações de adultos que atendem jovens Oferecer uma abordagem pessoal
10
Trabalhando com os jovens RESPEITE-OS, valorize-os, ouça-os e interaja com eles de maneira autêntica Comunique suas altas expectativas com relação a comportamento, capacidade, atitudes Promova e reforce a diversidade e a cidadania positiva Aproveite a curiosidade e a criatividade naturais dos adolescentes Construa um sentido de família e comunidade Fique atento às expectativas imediatas e da cultura da comunidade
11
O que os jovens podem fazer? Ajudar nas atividades da biblioteca Ajudar nos serviços para crianças Resenhar livros, veículos de comunicação, sites da internet Criar produtos para a biblioteca: fotos, trabalhos artísticos, vídeos, displays, cartazes, boletins informativos, páginas da web Treinar outras pessoas no uso da tecnologia Traduzir Organizar a história oral e da comunidade
12
Capacitando os jovens Deixe que os jovens desenvolvam suas próprias metas Ofereça treinamento e oportunidades para liderança Aceite compromissos de curto prazo e para projetos específicos Forneça feedback oportuno e apropriado – permita erros Dê aos jovens oportunidades para que compartilhem Forneça válvulas de escape para a energia e a inquietação dos jovens Desenvolva um senso de pertencimento, mas permita a independência Integre atividades sociais Conheça os aspectos positivos e negativos da pressão dos colegas Ajude os jovens a negociar diferenças e solucionar problemas Estimule comemorações e reconhecimentos de indicadores de desempenho; AGRADEÇA-os!
13
Serviços voltados para os jovens Centros de lição de casa, serviços de monitoramento Locais para compartilhar: painéis para grafitagem, resenhas, mensagens instantâneas, gerenciador de listas de discussão, bate-papos on- line, publicação on-line Locais para expressões culturais Treinamento em tecnologia, feiras e exposições Aconselhamento vocacional Clubes de livro/internet/cineclubes
14
Programas voltados para os jovens Informações sobre saúde Administração do dinheiro Educação Exploração da carreira / voluntariado Direitos civis e ativismo político Habilidades parentais Entretenimento Hobbies Expressão da criatividade Tecnologia
15
Produtos voltados para os jovens Displays de trabalhos dos jovens Antologias de trabalhos dos jovens Cartazes: dos jovens, para e sobre os jovens Páginas na web: dos jovens, para e sobre os jovens Listas/resenhas de livros, URLs, filmes… Base de dados de recursos locais Competência informacional – dicas e tutoriais on-line
16
Ação voltada para a comunidade Identifique os principais interessados Identifique o público-alvo Identifique a(s) meta(s) comum(ns) Avalie as necessidades Avalie os recursos Defina papéis Planeje e implemente de modo colaborativo Comunique Avalie
17
Porque os jovens são nosso futuro!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.