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A importância do Gestor organizacional e da Consultoria

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Apresentação em tema: "A importância do Gestor organizacional e da Consultoria"— Transcrição da apresentação:

1 A importância do Gestor organizacional e da Consultoria
Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba

2 A importância do Gestor organizacional e da Consultoria
Função do Gestor: entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos naturais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários e também para a sociedade e demais atores. Função do Consultor: é um agente de mudança, resolve problemas pontuais com objetivos de curto, médio e longo prazo, ser eficiente, ter menor custo do que contratar um executivo/funcionário.

3 Gestão: conceito e os papéis do Gestor
Gestão significa: ato de gerenciar, administrar; O Gestor tem que adotar os princípios e valores expressos na missão da empresa para administrá-la rumo ao objetivo traçado; Gestor é o velho conhecido “Administrador” com uma nova roupagem e responsabilidades: gestão da qualidade, pessoas, criatividade, racionalização de processos, eliminação de desperdícios e flexibilização do sistema

4 Gestão: conceito e os papéis do Gestor
A pessoa que assume o cargo gerencial não é uma massa de modelar, é um ser humano que traz consigo experiências, conhecimento, competências e modelos mentais; É do trabalho árduo das partes (gestor e empresa) que se formará o gestor adequado e alinhado aos propósitos, tanto individuais quanto da empresa.

5 Os imperativos éticos A exigência das empresas para com seus gestores de obter o máximo de lucro pode não ser saudável; Ética X Máximo lucro = Equilíbrio Na cultura da empresa é necessário adotar práticas éticas que contribuirá para o desenvolvimento empresarial sustentável; Ex: Códigos ou Manuais de Conduta Ética

6 O trabalho Legislação Trabalhista brasileira tem exigido das empresas que os trabalhadores estejam protegidos dos perigos decorrentes de sua atuação funcional(Ética); A imagem corporativa da empresa é um bem intangível e deve ser preservada, estão sujeitas ao julgamento das sociedades em que atuam; Ex: Domino’s Pizza – “Na Era Digital, é o consumidor quem manda” – funcionários filmaram infrações de normas da Vigilância Sanitária e postaram no YouTube.

7 O trabalho: Megatendências
Crescimento acentuado do setor Serviços e estagnação da indústria; Inovação e mudança ágil como fator de sobrevivência no mercado; Instabilidade dos mercados mundiais geram instabilidades da economia e emprego; Hierarquias e Centralização de estratégia cada vez mais democráticas;

8 O trabalho: Megatendências
Máquinas substituindo o homem gerando desemprego estrutural; Fábricas mais enxutas e escritórios virtuais; As organizações podem ser fracionadas em unidades estratégicas de negócios, exigindo que se promova organização em redes; Custos fixos baixos, Alta qualidade e Design;

9 O trabalho: Megatendências
Mercado de trabalho pressionando trabalhadores a ter uma melhor formação técnica-acadêmica para que não percam as poucas chances de emprego que ainda existirão; O desemprego é uma “praga social” e não podemos acreditar que os governos cuidará de sua população; Uma parcela considerável desta responsabilidade tem sido cobrada das empresas, na forma de ações socialmente responsáveis;

10 Responsabilidade Social
O Gestor moderno deve tomar a decisão de assumir responsabilidades para com o meio ambiente; As relações da empresa com a sociedade são dinâmicas, pois envolvem aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ambientais; Quem legitima a empresa é a sociedade, portanto, o gestor não pode deixar de ter um olhar criterioso para a sociedade que o acolhe;

11 Aprender a aprender Os recursos humanos são, hoje um ativo intangível de enorme valor para as empresas, mas é preciso que seja despertado o interesse destes para o desenvolvimento das organizações; O conhecimento organizacional é visto como know-how; Mas não basta ter conhecimento, é preciso disseminá-lo, pois para se ter resultado positivo toda organização deve ser envolvida no processo: Gestão do Conhecimento;

12 Características do Gestor
Humildade em saber que está em constante aprendizado e não sabe de tudo; Dinamismo, conhecimentos técnicos e conceituais; Pró-ativos e flexíveis à mudanças constantes; Criativo e Inovador; Ética, transparência;

13 Características do Gestor
Solução de conflitos internos; Comunicativo com todos os setores internos e externos; Negociador “ganha-ganha”; Líder, educador, monitor, porta voz, representante

14 Perfis de Gestor Burocrata: formalidade e previsibilidade;
Executivo: com habilidades sociais, como catalisador no gerenciamento de equipes e como núcleo de comunicação; Empreendedor: inovador, eficaz, visionário e capaz de perceber o que os outros não percebem - oportunidade

15 Consultoria É uma prestação de serviços profissionais que envolve:
Investigação e levantamento de informações; A identificação ou constatação de causas; O estudo de alternativas viáveis; Proposição de soluções, implantação e acompanhamento das medidas que visam solucionar problemas;

16 Consultoria É contratado quando não se há expertise interna(funcionários) para realizar tal projeto; Também para terceirizar algum departamento da empresa com objetivo de reduzir custos e aumentar competitivade; O Consultor também pode dar treinamento para equipes em novas técnicas ou repassar informações de determinados produtos;

17 Por que contratar uma Consultoria?
É especialista e não generalista(Gestor interno); Custo menor que um executivo; Sem vínculo trabalhista(imposto e indenizações); Histórico de resultados positivos e boas referências;

18 Ética do Consultor Como o Consultor trabalha, muitas vezes, com informações estratégicas é necessário garantir: Transparência, empresa e Consultor; Absoluto Sigilo; Não atender concorrente do cliente simultaneamente


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