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Administração de Recursos Humanos II

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Apresentação em tema: "Administração de Recursos Humanos II"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Humanos II
Relações com os empregados As decisões sobre os programas de relacionamento com os empregados levam em consideração o seguinte: Comunicação. Qual é a melhor maneira de transmitir nossa filosofia aos empregados e pedir suas opiniões e sugestões sobre assuntos de trabalho? Cooperação. Até que ponto a tomada de decisões e o controle devem ser compartilhados? Proteção. Existem aspectos do ambiente de trabalho que ameacem o bem-estar dos empregados? Assistência. Como devemos responder às necessidades especiais de determinados empregados? Disciplina e Conflito. Como devemos lidar com isto? MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

2 Administração de Recursos Humanos II
Relações com os empregados Comunicação Um manual é uma parte necessária da comunicação de um programa de relacionamento com os empregados. Apesar de trazer especificadas políticas, regras e regulamentações, os manuais não formam a base de um contrato de trabalho. Bilateralidade Os manuais são um meio de comunicação de apenas uma via. Por isso, podem ser utilizados também políticas de total abertura ao diálogo, sistemas de sugestões, sessões de entendimento, pesquisas de opinião e procedimentos de resolução de conflitos. Retorno das informações Fornecer um retorno das informações aos empregados é essencial. O alto escalão da empresa pode acreditar que está comunicando mensagens essenciais sobre estratégias, inovações e qualidade dos produtos, mas os empregados podem simplesmente não estar ouvindo, já que eles próprios não se sentem ouvidos. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

3 Administração de Recursos Humanos II
Relações com os empregados Envolvimento dos empregados O mais alto grau de envolvimento dos empregados nas decisões organizacionais acontece quando eles são também proprietários. Qualidade de vida no trabalho Os programas de qualidade de vida no trabalho buscam melhorar a satisfação e a valorização do trabalhador. O ambiente de trabalho deve ser propício para a saúde do funcionário, desta forma ele será mais produtivo. Alguns problemas podem ocorrer nos programas de qualidade de vida no trabalho quando: O esforço para a mudança é isolado – seja confinado em um setor específico da empresa ou tratado como experimentação. A mudança é isolada – não há modificação na hierarquia e nos modelos de tomada de decisão para dar apoio à nova abordagem. O envolvimento dos empregados limita-se a uns poucos aspectos que não estão ligados a como o trabalho vem sendo de fato realizado ou a decisões negociais críticas. Os diretores e gerentes não estão envolvidos no esforço de mudança e por isso reagem negativamente à participação dos empregados. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 Administração de Recursos Humanos II
Relações com os empregados Comitês empregados-empresa Os empregados podem envolver-se também com assuntos fora de sua área de atuação imediata. Os comitês mistos, com maior autoridade e estrutura formal, são comuns nas indústrias sindicalizadas, onde suplementam a negociação coletiva; muitos empregados não sindicalizados participam deles pelas mais diversas razões. Iniciativas da organização De maneira geral, a administração da empresa deve liderar o processo para uma maior cooperação demonstrando boa vontade em dividir o controle. Muitas atividades de recursos humanos são de iniciativa dos administradores com a intenção de conseguir um maior envolvimento por parte dos empregados. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

5 Administração de Recursos Humanos II
Relações com os empregados Conflitos entre trabalho e família Em muitas famílias todas as pessoas trabalham, o que pode gera alguns conflitos. Algumas medidas podem ser adotadas para reduzir os impactos. Adaptações dos horários de trabalho Uma boa parcela do descontentamento com o trabalho pode estar relacionada com a falta de controle sobre o seu horário, a obrigatoriedade de horas extras e a falta de liberdade de ajustar esses horários às necessidades pessoais. O que pode ser feito: Horários flexíveis Tempo parcial Compartilhamento de funções Semana de trabalho compacta Escritório em casa MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


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