A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

2 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação No caso dos grupos de mídia – que influenciam diretamente a opinião pública e são reconhecidamente um pilar de sustentação da democracia e dos direitos da sociedade civil -, a sustentabilidade também se reflete na manutenção dos valores do bom jornalismo. De fato, é no trabalho jornalístico que o Grupo presta seu grande serviço à sociedade. Relatório Responsabilidade Corporativa 2009 – página 6 Negócios Pessoas Planeta

3 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: nosso negócio, nosso processo Modelo GRI: o BBC (Grã-Bretanha), o The Guardian (Grã-Bretanha) o TimeWarner (EUA) o Mais de 3000 empresas o Núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente Objetivo: Medir, divulgar e prestar contas para stakeholders internos e externos do desempenho organizacional visando ao desenvolvimento sustentável Direcionamento: Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial Diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

4

5 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: nossa história Distribuição do 1º relatório 289.720 exemplares 2005 2006 291.000 exemplares 345.000 exemplares 214.000 exemplares 220.000 exemplares 2007 2008 2009

6 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: ANO DE Desenvolvimento pela equipe de redação do Grupo, com coordenação interna. Norte: Instituto Ethos e Diretrizes GRI 2005

7 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: ANO DE Principais ações publicadas: Governança – Comitê de Auditoria e Grupo de Avaliação Editorial Implementação do Manual de Princípios Editoriais e Normas Éticas e de Qualidade Programa de Conservação de água – março 2006 (pag23) Implantação dos mesões nas Redações Melhorias Esta edição apresenta a opinião de diferentes stakeholders e ainda uma análise, realizada pelo executivos do Grupo e consultores contratados, sobre a versão distribuída em 2005. Nota de 5 de no máximo 10. 2006

8 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: ANO DE Principais ações publicadas: Resultados GPTW Tratamento de água - Instalação da Estrutura da Estação 700 árvores para compensação de CO2 – Rádio Eldorado (página 27) Lançamento Código de Conduta e Ética Implantação e divulgação das políticas organizacionais Melhorias: Avaliação 2006 – Nota 5 Adoção da versão G3 do Global Reporting Initiative (GRI) que permite classificação em três níveis: C,B e A. Classificação C 2007

9 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: ANO DE Principais Publicações: Governança – Comitê de Pessoas Poços artesianos para retirada de água potável e ETA para reuso (página 27) + Eficiente – Programa Interno de Consumo Consciente (energia, água, papel e combustível) Ouvidoria interna Melhorias: Grupo de Trabalho para discussão sobre o tema e nossos indicadores. 1º. trabalho: Levantamento e análise de processos da organização que impactam na sociedade e no meio ambiente. Teste de Materialidade - consulta aos stakeholders para identificação dos assuntos considerados prioritários como conteúdo do relatório. O relatório contou ainda com atuação de uma empresa de auditoria, na validação dos números e processos informados. De C para B+ 2008

10 Matriz de Materialidade Fortalecer a competitividade do Grupo Estado por meio da integração da sustentabilidade à estratégia de negócios, cultura organizacional, sistemas de gestão e comunicação

11 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: ANO DE Principais publicações Papel nosso de cada dia – Vazamento Enem Sistema SalesForce Agência Estado Campanhas inovadoras – Hora do Planeta Unilever. Preservação de água Ambev (página 23) Computer to plate – elimina a necessidade de fotolito 20 anos de Focas (600 - 240 passaram pelo Grupo) Melhorias: Processo de Assurance - processo de verificação mais amplo que a auditoria tradicional pois inclui entrevistas com executivos e análise da implementação dos conceitos de sustentabilidade nos mais altos níveis de gestão. Opção por uma publicação mais jornalística, privilegiando informação em linguagem simples, objetiva e com melhores recursos gráficos. 2009

12 S ustentabilidade nos negócios de Comunicação NegóciosPessoas Planeta RELATO À SOCIEDADE: nosso compromisso Retomada do Grupo de Trabalho para: Ampliar o conceito de gestão da sustentabilidade Revisar processos críticos e buscar alternativas Para consultar: http://www.estadao.com.br/rc2009/ Andréa Oliveira 3457-8450 andreaa.oliveira@grupoestado.com.br


Carregar ppt "COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE CORPORATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google