A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 07 de novembro de 1896 a 05 de outubro de 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

4

5

6 A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

7 Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano, reinstalando a Monarquia. Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos. Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.

8

9

10

11 Vitória das tropas federais e destruição total da cidade de Canudos. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos (mortos) de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

12

13

14

15

16

17 AQUELE QUE MORRE PELO FOGO DO INIMIGO TERA SEU LUGAR NO REINO DE DEUS MAS NÃO HÁ O QUE COMERAR IRMÃOS, OS REPUBLICANOS FILHOS DO CÃO NÃO VÃO ACEITAR FÁCIL MAIS ESSA DERROTA. TEMOS DE NOS PREPARAR PARA OS TEMPOS DIFICEIS QUE AINDA ESTÃO POR VIR... OUVI FALAR SOBRE A QUARTA EXPEDIÇÃO MILITAR QUE JÁ ESTÁ A CAMINHO DAQUI, SOUBE QUE ELES SÃO MAIS DE 4 MIL SOLDADOS! TAMBÉM OUVI ESSA NOTÍCIA, ELES SERÃO LIDERADOS PELO GENERAL ARTUR OSCAR. CONSELHEIRO TINHA RAZÃO... FOI CEDO PARA COMEMORARMOS! SE VENCERMOS ELES MANDARÃO MAIS DEZ MIL SOLDADOS? JÁ PERDEMOS MUITOS HOMENS, E UMA HORA A NOSSA MUNIÇÃO VAI ACABA...

18

19

20 Música: Um Amor Para Recordar - Only Hope. Textos: Imagens e Charge: BR&biw=1419&bih=634&tbs=isch:1&q=guerra+de+canudos&revid= &s a=X&ei=c6ReTcHuJcTogAe3vsG7DQ&ved=0CDEQ1QIoAA BR&biw=1419&bih=634&tbs=isch:1&q=guerra+de+canudos&revid= &s a=X&ei=c6ReTcHuJcTogAe3vsG7DQ&ved=0CDEQ1QIoAA Vídeo:


Carregar ppt "A Guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google