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Softwares Educacionais – Cód

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Apresentação em tema: "Softwares Educacionais – Cód"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares Educacionais – Cód. 30140
Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal

2 Roteiro Classificação Transposição didática Categorias de Análise
Definição

3 Classificação de Softwares Educativos

4 Introdução Pensar critico Aprender a aprender

5 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Receptiva Por assimilação, Por descoberta, Por substituição de conhecimentos Por construção.

6 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Receptiva É caracterizado pela memorização de conteúdos, pela acumulação de conhecimentos. Assim a aprendizagem acontece pela retenção a partir da fala do professor, onde os conhecimentos anteriores dos alunos são desconsiderados ou considerados errôneos

7 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Por assimilação valoriza o estabelecimento de relações com conhecimentos escolares anteriores, valorizando a aprendizagem significativa (aquilo que pode ser conectado com aprendizagens escolares anteriores). Assim, aprender por assimilação é apropriar-se de um conhecimento novo, e o fato de aplicar aquele novo conhecimento, evidencia o aprendizado

8 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Por descoberta enfatiza a descoberta de princípios e conceitos por meio do esforço do próprio aluno, valorizando a experimentação e o trabalho prático como fatores facilitadores do aprendizado.

9 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Por substituição de conhecimentos considera-se que cada aluno constrói conhecimento ao longo de sua vida, entretanto, esses conhecimentos são considerados como errôneos ou informais por não atenderem aos critérios de validade de conhecimentos científicos. Assim, aprender neste modelo, consiste em substituir as concepções erradas ou espontâneas pelos conhecimentos científicos.

10 As concepções sobre aprender e os paradigmas educacionais
Por construção valorizam-se os conhecimentos prévios dos alunos, tomando-os como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Assim, aprender é tornar mais complexo o conhecimento cotidiano, fazendo com que a aprendizagem ocorra por mudanças conceituais, no sentido de evolução de conceitos já existentes.

11 O uso das tecnologias de hardware e software aplicadas ao processo de aprender a aprender

12 O uso das tecnologias de hardware e software aplicadas ao processo de aprender a aprender
Processo de aprender a aprender, e o uso do computador nesse processo amplificador de capacidades Ajuda a desenvolver a capacidade de aprender a aprender e personalizando a transmissão de conhecimentos no processo de aprendizado contínuo

13 Software Educacional (SE)
Relacionando a modalidade de software educacional de acordo com o paradigma educacional predominante Software Educacional (SE) desenvolvido para ser utilizado como apoio ao processo de aprendizado de um determinado conteúdo, entende-se que uma das etapas no seu desenvolvimento é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos na sua modelagem e/ou implementação. Etapa de desenvolvimento de SE Primeira e principal etapa tipo de uso a que se destina reflete a concepção pedagógica do software

14 Software é utilizado para fins educacionais
Relacionando a modalidade de software educacional de acordo com o paradigma educacional predominante Software é utilizado para fins educacionais Reflete um dos paradigmas educacionais Comportamentalista ou Construtivista Paradigma Educacional Visão da natureza humana Quanto a atividade do aprendiz. Quanto ao direcionamento na utilização do software Modalidades de Software Educacional Comportamentalista Empirista e racionalista Algorítmico Dura Tutoriais, Exercitação e prática Construtivista Interacionalista Heurístico Branda Simulação, Jogos

15 Características de algumas modalidades de software educacional

16 Características de algumas modalidades de software educacional
Classificação tutoriais, de exercitação e prática, simuladores, jogos educacionais

17 Características de algumas modalidades de software educacional
Tutoriais é adotado o mesmo padrão de ensino da sala de aula tradicional, sendo o conteúdo organizado numa estrutura predefinida, e cabe ao aluno selecionar entre as opções existentes, o conteúdo que deseja estudar. Geralmente os tutoriais são ricos em significativas inovações tecnológicas como hipertexto, interfaces bem elaboradas (com sons, imagens, animações, etc.), versões para WEB, etc. que tornam a apresentação do conteúdo atraente, retendo a atenção do aluno

18 Características de algumas modalidades de software educacional
De exercitação e prática são aplicações que centram-se basicamente em duas das fases de aprendizagem: a aplicação e a retroalimentação. São utilizados para revisão e memorização de algum assunto já estudado pelo aluno

19 Características de algumas modalidades de software educacional
Simuladores apóiam-se na construção de situações que se assemelham com a realidade e enfatizam a exploração autodirigida, ao invés da instrução explícita e direta própria de SE Turorial e de outras modalidades. A simulação envolve a criação de modelos dinâmicos e simplificados do mundo real (micro-mundo), dentro do contexto abordado, oferecendo ainda a possibilidade do aluno desenvolver hipóteses, testá-las, analisar resultados e refinar conceitos.

20 Características de algumas modalidades de software educacional
Jogos educacionais assim como os simuladores apoiam-se na construção de situações que se assemelham com a realidade, sendo que os jogos apresentam ainda um componente lúdico e de entretenimento.

21 Referências


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