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Carlos Dell´ Aglio Marketing em Hotelaria Marketing em Hotelaria.

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1 Carlos Dell´ Aglio Marketing em Hotelaria Marketing em Hotelaria

2 O conceito da Estratégia do Oceano azul

3 A Estratégia do Oceano Azul é um conceito inovador na abordagem recente nas áreas de Administração e Marketing que foi desenvolvido em livro pelos professores Chan e Mauborgne Oceano azul é um espaço que nem sequer foi vislumbrado por alguém e, por isso, ainda é inexplorado. No Oceano Azul, a demanda é criada e não disputada

4 Exemplos desta demanda criada : Esta é a imagem do Brasil lá fora Preços baixos e boa reputação da medicina atraem cada vez mais estrangeiros para o chamado turismo hospitalar no Brasil: Tratamentos Odontológicos e Cirurgia plástica. Os paciente aproveitam e fazem turismo nos intervalos de recuperação. Hotelaria Hospitalar

5 E a melhor estratégia não é a de enfrentar uma concorrência acirrada, mas buscar “mares” mais tranqüilos, inabitados, o verdadeiro “Oceano Azul”. Para tanto, segundo os autores, “o segredo não é esmagar a concorrência. É torna-la irrelevante”.

6 Imagine que o mundo é composto apenas de dois oceanos. Num deles, o maior, navegam a grande maioria das empresas. Esse oceano é vermelho, pelo sangramento causado com a intensa competição entre os negócios, de uma briga cada vez mais constante por espaço e clientela. A principal preocupação é sempre conquistar uma parcela maior da demanda existente, e cuidar com o que o concorrente está fazendo.

7 O outro, o menor, e menos populoso é azul, de água límpida, onde navegam as empresas de sucesso (diferenciadas), e as oportunidades. Mesmo estando no menor espaço elas estão livres para ir e vir, e criam a sua demanda, não precisando se preocupar com sua fatia no mercado. Ex Ex:  Hotéis de categoria econômica  Sorvete por kilo ou buffet  Enxxuta

8 A Estratégia do Oceano Azul é tornar a concorrência irrelevante por meio da criação e geração de novos setores e/ou novas demandas. Ex Ex:  Banca do David  O Seu Táxi  Linhas Gol no inicio; passagem baratas,com compra pela internet; check in Express; promoções relâmpagos;  Computadores DELL, montando a configuração de acordo com o cliente e compras pela internet;  Starbucks Coffee; café nobre, wi fi gratuito, café gelado

9 www.davidportes.com.br Carnaval a 1 real? Só na banca do David! Comprando R$1,00 em mercadoria você ganha um cupom para concorrer ao Super Prêmio de R$500 em dinheiro!! Dicas do David A Criatividade Para se diferenciar, criatividade é fundamental. Você tem que ter coragem de acreditar nas suas idéias. As pessoas ou empresas devem inovar sempre como o diabo foge da cruz a todo tempo. Promoção Dia dos Namorados! Fazendo compras acima de R$ 2,00 você concorre a um fim de semana no Hotel das Montanhas com o seu amor. Saiba mais.

10 Companhia Athletica Mega Caminhada Domindo 18/setembro Clube de Afinidade Círculos de pessoas com o mesmo objetivo Criar ´´ vinculos´´ Personal Trainnig Agencia de turismo http://ciatravel.com.br

11 Pico da Serra do JAPI 54 aptos Desenvolveu clube de afinidades Relacionamento Sorteio com desconto para baixa temporada via internet Revista Caboré www.hotelcabreuva.com.br

12 A maioria dos negócios preocupa-se em inovação e valor, MAS DEIXAM FALHAS::  Inovação sem valor: tecnologia e pioneirismo, gerando futurismos com custos excessivos e baixo valor agregado. Ex: Ex: Primeiros DVD; Blue Ray  Valor sem inovação: valor de entrada no mercado (rapidez de lançamento), porém sem diferencial suficiente para se sobressair da concorrência. Ex: Ex: Churrascaria Rodízio com inovações no buffet

13 O motor da estratégia chama-se Inovação de Valor, que procura unir diferenciação (elevação e criação de valor e utilidade ao cliente), e redução de custos (reformulação dos meios de produção e fornecimento), Dessa maneira rompe-se o valor-custo comum em que os negócios atuam, e por isso atuantes pelo mesmo público (Exemplo: como criar uma nova tecnologia, que seja ao mesmo tempo de fácil uso e acesso, e que também demande baixo investimento e treinamento?). EX: EX:  televisão de LCD de led  Lâmpadas de LED para iluminar fachadas, durabilidade de 50 vezes e economizam 90 %.  Telefone celular com TV

14 Carrefour no RS inovou: Há tradicionalista que ensina como fazer mate e assar uma boa Carne Cervejaria Polar colocou apelo regionais para incentivar a venda

15 A ferramenta para chegar à Inovação de Valor é a Matriz da Avaliação de Valor, onde se inserem os atributos atuais de um setor, entendendo onde concorrentes estão investindo e o que os clientes estão recebendo, e assim utilizam-se os quatro métodos chaves para cada característica encontrada: ELIMINAR - REDUZIR - ELEVAR – CRIAR:

16 1.Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? 2.Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo do padrão setorial? 3.Quais atributos devem ser elevados acima do padrão setorial? 4.Que atributos devem ser criados, que não são oferecidos pelo setor?

17 Para entender o conceito por trás da Matriz, estudemos o Cirque du Soleil, uma perfeita empresa do Oceano Azul, um circo de faturamento anual bilionário

18 Quando pensamos em circo o que vem em mente? Ingressos baratos, estruturas coloridas e simples, desconforto (sentar por horas em bancos de pau), altos custos de cuidados com animais (além de problemas ambientais), picadeiros (atenção deve ser focada em vários pontos), falta de envolvimento (os atores simplesmente aparecem já executando suas funções, com a intenção entreter o público sem tema abordado), etc.

19 E quanto a teatro? Ingressos caros, público selecionado, ambiente requintado, temas variados, sofisticados e envolventes, produção artística, etc. Agora que tal unir ambos, eliminando, reduzindo, elevando e criando valores, a ponto de obter um público intermediário (novo) do circo e teatro? Foi exatamente o que o Cirque du Soleil fez. Eis a Matriz da Avaliação de Valor:

20 Eliminar  Astros circenses  Espetáculos com animais  Descontos para grupos  Espetáculos em vários picadeiros Elevar  Picadeiro único Reduzir  Diversão e humor  Vibração e perigo

21 Criar  Tema  Ambiente  Várias produções  Músicas e danças artísticas

22 Princípios de formulação 1.Reconstrua as fronteiras do mercado 2.Concentre-se no panorama geral, não nos números 3.Vá além da demanda existente 4.Acerte a seqüência estratégica

23 No início desta década os fundadores do Google, resolveram, fazer um Download da internet, e baixar praticamente todas as informações disponíveis na web, Desta forma criaram uma empresa revolucionária e inovadora, que se tornaria a maior referência do setor nos anos seguintes. Logo a seguir transformaram a idéia inovadora em um negócio lucrativo. Desenvolveram os “links patrocinados”, partindo praticamente de investimento zero, criou as condições necessárias para tornar o Google uma empresa bilionária em apenas sete anos de existência.

24 Inicialmente faturamento mensal era zero, para faturar 16.6 bilhões de dólares em 2008. Seu valor de mercado, hoje, está estimado em 139 bilhões de dólares e ultrapassa o de empresas como Coca-cola e Boeing. O Google é um caso clássico de utilização da estratégia do oceano azul para competir no mercado

25 Quando o Google estabeleceu-se no mercado de buscas na internet e criou os “links patrocinados” como uma mídia inovadora, este mercado não existia, portanto ele começou a “nadar num oceano azul”, sem concorrentes, deixando para outras empresas da internet a disputa no oceano vermelho da competição já existente na Web. Desta forma o Google usou com maestria a máxima da estratégia do oceano azul: “Torne a concorrência irrelevante”. O outro importante conceito da estratégia do oceano azul utilizado pelo Google foi a criação de uma “inovação de valor

26 Existe uma velha máxima no mundo dos negócios que diz: “quem chega primeiro bebe água limpa”, e é exatamente isto que está ocorrendo no mercado de links patrocinados dominado pelo Google. A empresa inventou esta forma de ganhar dinheiro na internet, tornou-se o principal utilizador deste tipo de mídia e agora, com uma forte âncora neste mercado, dificilmente será desbancada.

27 Atendimento de necessidades não satisfeitas de forma inovadora – através do estudo de mercado e das tendências sociais é possível localizar nichos de mercado que não estão sendo atendidos de forma satisfatória. São nestes nichos de mercados que se escondem os oceanos azuis WI-FI GRATUITO, CAFÉ CREMOSO, GELADO

28 Criação de uma grande demanda, suficiente para a inauguração de um novo mercado – para se criar um oceano azul é preciso que exista uma demanda contínua. Uma inovação que atenda apenas a um pequeno grupo de pessoas não é suficiente para o surgimento de um oceano azul. O mercado de buscas, criado pelo Google, criou uma demanda que já existia de forma latente, ou seja, existia a necessidade, mas não havia ferramentas adequadas para satisfazê-las. Lavadora Enxxuta

29 Viabilidade financeira da inovação – finalmente a inovação de valor precisa ser lucrativa o suficiente para permitir um grande crescimento da empresa, mas também viável para que os consumidores possam utilizá-las como uma demanda sustentável


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