A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Isaías Muito mais que um ritual religioso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Isaías Muito mais que um ritual religioso."— Transcrição da apresentação:

1 Isaías 1.1-17 Muito mais que um ritual religioso.
Igreja Batista Itacuruçá Tijuca – RJ seg-feira 15/08/11 Culto 19h Pr Alcenir da Mota Isaías Muito mais que um ritual religioso.

2 Adoração És Real Pra Mim (Lucas Souza)
Clique, devagar, duas vezes para iniciar E, mais uma vez ... e ao final para avançar És Real Pra Mim (Lucas Souza) És real pra mim, és fiel a mim Tua graça alcançou meu coração És meu salvador que me resgatou Tua graça alcançou meu coração Eu cantarei que te encontrei Eu bradarei que te encontrei Eu cantarei que te encontrei Eu bradarei que te encontrei Eu encontrei o teu amor Eu encontrei o teu amor, Senhor Adoração És Real Pra Mim (Lucas Souza)

3 Oremos, agradecendo Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1Ts 5:18) Tratamento do missionário A no Rio de Janeiro. Por todas as bênçãos derramadas sobre todos nós.

4 *** Oremos, pedindo e intercedendo ***
Intercedamos: - pelo pastor “S” no Afeganistão Pela continuidade de sua missão. - pelo missionário “A”; pela sua saúde; seu tratamento. - pelo trabalho missionário no Brasil e no Mundo. - pelos enfermos de nossa igreja. - pelas famílias enlutadas em nossa igreja. - pelas nossas famílias e lares. - pelas necessidades de nossos irmãos, em diversas áreas. Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2Cr 7:14)

5 Isaías 1.1-17 Muito mais que um ritual religioso
1 Visão que Isaías, filho de Amoz, teve a respeito de Judá e Jerusalém durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá. 2 Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o Senhor falou: "Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. 3 O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende". 4 Ah, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade! Raça de malfeitores, filhos dados à corrupção! Abandonaram o Senhor; desprezaram o Santo de Israel e o rejeitaram. 5 Por que continuarão sendo castigados? Por que insistem na revolta? A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo.

6 Isaías 1.1-17 Muito mais que um ritual religioso
6 Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite. 7 A terra de vocês está devastada, suas cidades foram destruídas a fogo; os seus campos estão sendo tomados por estrangeiros, diante de vocês, e devastados como a ruína que os estrangeiros costumam causar. 8 Só restou a cidade de Sião como tenda numa vinha, como abrigo numa plantação de melões, como uma cidade sitiada. 9 Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

7 Isaías 1.1-17 Muito mais que um ritual religioso
10 Governantes de Sodoma, ouçam a palavra do Senhor! Vocês, povo de Gomorra, escutem a instrução de nosso Deus! 11 "Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! 12 Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? 13 Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. 14 Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!

8 Isaías 1.1-17 Muito mais que um ritual religioso
15 Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue! 16 Lavem-se! Limpem-se! Removam suas más obras para longe da minha vista! Parem de fazer o mal, 17 aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva.

9 Meditação sobre Isaías 1.1-17
O livro que leva o seu nome é o segundo maior, em extensão, dos escritos proféticos, sendo superado em tamanho, apenas pela obra do profeta Jeremias. O seu ministério foi desenvolvido no reino do Sul (Judá e Jerusalém) entre os anos de 740 aC a 700 aC, numa época crítica na história da sua nação. Foi um homem corajoso que ousou enfrentar a corte, o sacerdócio corrompido, a religião institucionalizada que se esqueceu dos valores espirituais, combateu também vigorosamente o povo que se desviava dos caminhos do Senhor. A importância do livro de Isaías foi reconhecida pelos autores do Novo Testamento no fato de que as citações das suas profecias excedem a soma de todas as outras citações de profetas do Antigo Testamento. Isaías teve muito o que ensinar ao povo de Deus em sua época e também a cada um de nós hoje. O primeiro grande tema do livro é a falsidade religiosa. O que o profeta falou aos seus contemporâneos e quer nos mostrar no século XXI?

10 Meditação sobre Isaías 1.1-17
1-MUITO MAIS QUE UM RITUAL RELIGIOSO. -Isaías Fica evidente pela leitura do texto que não faltavam cerimônias religiosas em Jerusalém. A religião, porém, havia sido transformada em ritos, alguma coisa que acontecia dentro do templo, a mera prática de algum tipo de liturgia, completamente desvinculada de uma vida autêntica de respeito ao próximo. A celebração do culto tomou o sentido de toda religião, a forma tomou o lugar da essência. O povo não entendia que religião não é uma coisa que acontece dentro de um prédio, numa determinada ocasião, sob a condução de uma determinada pessoa, mas sim na vida como um todo. Podemos participar de excelentes ritos com louvores, apresentações, e pregações “abençoadas” e tudo isso estar completamente dissociado da vida.

11 Meditação sobre Isaías 1.1-17
No capítulo 29 versículo 13 encontramos o profeta mais uma vez manifestando o sentimento de Deus com relação a este tipo de religiosidade: “O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.” O próprio Jesus ratifica esta critica ao citar esta passagem em Marcos 7:  “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens”.

12 Meditação sobre Isaías 1.1-17
Ainda no capítulo 58 versículos de 1 a 7 encontramos uma passagem que mostra claramente o grande perigo que corremos em nossa vida religiosa. Deus fala que dia a dia o povo o procurava; parecendo desejosos de conhecer os seus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus, parecendo desejosos de que Deus se aproxime deles. Fazem jejum e se humilham e não entendem o porquê de não serem vistos pelo Senhor. A resposta de Deus é que no dia do jejum o povo fazia o que era do próprio agrado e continuava explorando seus empregados. Aquele ritual terminava em discussão e rixa, e até com brigas de socos brutais. Como o povo poderia querer ser ouvido participando daquele tipo de ritual? “Será esse o jejum que escolhi, que apenas no domingo o homem se humilhe, incline a cabeça como um servo de Deus, se ajoelhe em oração, bata palmas em adoração e grite glória a Deus?”

13 Meditação sobre Isaías 1.1-17
Será a minha religião um momento que passo num prédio ou num salão de culto? E sendo assim, posso “prestar culto” a Deus e ser explorador dos empregados, mentiroso, caluniador, impuro, insensível aos necessitados? O apóstolo Tiago mostra que não:  “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” Tg.1.27 O meu relacionamento com Deus tem que ultrapassar as paredes do templo onde me reúno com meus irmãos para prestar culto. Dentro desta linha de pensamento; ou seja, muito mais que um ritual religioso, é bom que todos leiamos a passagem do evangelista Mateus Uma relação com Deus que se restringe a um dia da semana é hipocrisia. A religião sem honestidade nas relações sociais é falsa. Religião não é intimismo nem louvação, mas vida.

14 Meditação sobre Isaías 1.1-17
E esta vida não se manifesta em comportamento esquisito, e em palavras estranhas, mas em relações corretas. O meu objetivo deve ser adorar a Deus em espírito e em verdade, que deve ser bem mais que fazer um ar compungido em alguns cânticos, ajoelhar-me quando a igreja ora, carregar a bíblia debaixo do braço. O culto que agrada a Deus independe de um lugar tido como sagrado, pois a minha adoração não termina quando a cerimônia religiosa dentro de um templo chega ao final. Que todos possamos, diante do que nos diz Isaías, refletir sobre nossa vida religiosa. O apóstolo Paulo pregando aos atenienses disse: “Atenienses! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos, pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes apresento.” Eu não quero ser um ateniense ! ! !

15 *** Oração final *** “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5.16) Que o amor de Deus, nosso Pai; a graça de nosso Senhor Jesus Cristo; a comunhão e a consolação do Espírito Santo, sejam com todos nós e com todos os nossos familiares: hoje e para todo o sempre, Amém.

16 O que nos dizem os profetas.
... clique Deus te abençoe ! Convidamos você a cultuar o nosso Deus também às segundas-feiras das 19:00 hs às 20:30 hs Série: O que nos dizem os profetas. Aguardamos você, Pastor Alcenir da Mota Igreja Batista Itacuruçá Pça Barão de Corumbá, 49 Tijuca – RJ Tel


Carregar ppt "Isaías Muito mais que um ritual religioso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google