A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
FOCO: GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA – EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL

2 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
ALGUMAS PREMISSAS: Ø O ACESSO E USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS NA SOCIEDADE É CONFLITUOSO Ø GESTÃO AMBIENTAL É UM PROCESSO DE MEDIAÇÃO DE INTERESSES E CONFLITOS Ø A GESTÃO AMBIENTAL NÃO É NEUTRA

3 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
ALGUMAS PREMISSAS: Ø A NOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE ESTÁ NA BASE DA GESTÃO AMBIENTAL. Ø A NOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE É POLISSÊMICA Ø AS PESSOAS SE TRANSFORMAM TRANSFORMANDO A REALIDADE Ø A SOCIEDADE NÃO É LUGAR DA HARMONIA, MAS DOS CONFLITOS / CONFRONTOS.

4 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE QUEREMOS? PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA: ØNA GESTÃO DO USO DOS RECURSOS AMBIENTAIS ØNAS DECISÕES QUE AFETAM A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE

5 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
QUAL O PONTO DE PARTIDA? Ø SITUAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL VIVIDA: Ø PROBLEMA AMBIENTAL; Ø CONFLITO AMBIENTAL; Ø POTENCIALIDADE AMBIENTAL.

6 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
COM QUEM FAZEMOS? GRUPOS SOCIAIS ENVOLVIDOS COM AS ATIVIDADES DE GESTÃO AMBIENTAL PRATICADAS PELO IBAMA: ØPESCADORES, MARISQUEIRAS, CATADORES DE CARANGUEJO ØRIBEIRINHOS ØASSENTADOS DE REFORMA AGRÁRIA E OUTROS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

7 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
ØGRUPOS SOCIAIS AFETADOS POR IMPACTOS AMBIENTAIS E/OU RISCOS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICOS Ø GRUPOS SOCIAIS RESIDENTES EM UCs E NO SEU ENTORNO ØEDUCADORES E GESTORES AMBIENTAIS

8 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
ØTÉCNICOS DE ÓRGÃOS EXECUTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS ØTÉCNICOS DE ENTIDADES PÚBLICAS E DA SOCIEDADE CIVIL CUJA ATUAÇÃO SE RELACIONA COM A QUESTÃO AMBIENTAL.

9 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
COMO FAZEMOS? ØORGANIZANDO PROCESSOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM DIFERENCIADOS O QUE SE PRODUZ? Ø AGENDA DE PRIORIDADES; Ø AÇÕES / PROJETOS

10 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
QUAL A BASE INSTITUCIONAL? Ø LEI 9795/99 – POLÍTICA NACIONAL DE EA Ø DECRETO 4.183/02 – REGULAMENTA A POLÍTICA Ø PPA 2000/2003 Ø PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Ø CAPACITAÇÃO DE RH EM EA Ø ESTUDOS E PESQUISAS Ø PROGRAMA AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL Ø CAPACITAÇÃO DE RH PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA

11 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
COMO SE EXECUTA? ØNÚCLEOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AÇÕES DE CAPACITAÇÃO DE GRUPOS SOCIAIS ENVOLVIDOS COM ATIVIDADES DE GESTÃO AMBIENTAL DE COMPETÊNCIA DO IBAMA. ØNÚCLEOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EQUIPE DA SEDE E PARCERIAS – CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES, GESTORES AMBIENTAIS E TÉCNICOS.

12 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
A PARTIR DE QUAIS EIXOS TEMÁTICOS OS NEAS ATUAM? Ø CRIAÇÃO E GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO; Ø ORDENAMENTO PESQUEIRO; Ø RECURSOS HÍDRICOS; Ø MANEJO DE FLORA; Ø MANEJO DE FAUNA;

13 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
A PARTIR DE QUAIS EIXOS TEMÁTICOS OS NEAS ATUAM? EXTRATIVISMO DE RECURSOS FLORESTAIS E PESQUEIROS; Ø RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS; Ø CONTROLE E LICENCIAMENTO AMBIENTAL; Ø PREVENÇÃO DE DESMATAMENTO E INCÊNDIOS FLORESTAIS;

14 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
A PARTIR DE QUAIS EIXOS TEMÁTICOS OS NEAS ATUAM? Ø EXTRATIVISMO DE RECURSOS FLORESTAIS E PESQUEIROS; ØESTUDO, PROTEÇÃO E MANEJO DE CAVERNAS; ØECOTURISMO; Ø GESTÃO DO ESPAÇO E DOS RECURSOS AMBIENTAIS.

15 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE TEMOS FEITO (ALGUNS DESTAQUES) Ø AÇÕES DE CAPACITAÇÃO: Ø 15 CURSOS DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL REALIZADOS DE 1997 A 2002, EM QUE FORAM CAPACITADOS CERCA DE 600 EDUCADORES DO IBAMA, DE ÓRGÃOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE, INCRA, ANVISA, CHESF, EMATERs ETC.

16 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE TEMOS FEITO (ALGUNS DESTAQUES) Ø10 OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS ESTADUAIS DE EA (TO, AP, RO, PA, RN, SC, AL, SE, PE, MT); ØELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E GESTORES AMBIENTAIS – 08.

17 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE TEMOS FEITO (ALGUNS DESTAQUES) Ø AÇÕES DE CAPACITAÇÃO (2002) COM GRUPOS SOCIAIS ENVOLVIDOS COM: Ø UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – 24 AÇÕES (552 PESSOAS) Ø ORDENAMENTO PESQUEIRO - 8 AÇÕES (263 PESSOAS) Ø ASSENTAMENTOS RURAIS – 4 AÇÕES (110 PESSOAS)

18 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
O QUE TEMOS FEITO (ALGUNS DESTAQUES) GESTÃO DO ESPAÇO E DOS RECURSOS AMBIENTAIS – 2 AÇÕES (37 PESSOAS) ØMANEJO DE FAUNA – 1 AÇÃO (40 PESSOAS) ØMANEJO DE FLORA – 1 AÇÃO (26 PESSOAS) ØPUBLICAÇÕES REFERENCIAIS – 10 Ø REDE DE MATERIAL EDUCATIVO (REMATEC) – 478 TÍTULOS NA BASE DE DADOS.

19 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
QUAL O EFETIVO DE EDUCADORES? Ø 11 NA SEDE Ø 60 NAS 27 GEREX I Ø 05 EM 03 CENTROS ESPECIALIZADOS Ø 21 EM UDs E UCs

20 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
DESAFIOS Ø AMPLIAR A PRÁTICA DA EA NO ORDENAMENTO PESQUEIRO, NO PREVFOGO E NO MANEJO DE FAUNA (TRANSVERSALIDADE INTERNA); Ø TORNAR SISTEMÁTICA E PERMANENTE A PRÁTICA DA EA NO LICENCIAMENTO;

21 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
DESAFIOS Ø AMPLIAR A PRÁTICA DA EA NA CRIAÇÃO E GESTÃO DE UC DE RESPONSABILIDADE FEDERAL (TRANSVERSALIDADE INTERNA); Ø FORTALECER A PRÁTICA DA EA COM FOCO NA GESTÃO AMBIENTAL, NOS ÓRGÃOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE.

22 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
DESAFIOS Ø ESTIMULAR/APOIAR A AMBIENTALIZAÇÃO DE ÓRGÃOS EXECUTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE SE ESTRUTURAM COM BASE NO USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS AMBIENTAIS E/OU DESENVOLVEM ATIVIDADES PASSÍVEIS DE LICENCIAMENTO FEDERAL (MINISTÉRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, TRANSPORTES, ELETROBRAS, PETROBRAS, DNOCS, INCRA, CHESF, EMATERs, ANVISA ETC );

23 EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL
DESAFIOS Ø IMPLANTAR UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES E GESTORES AMBIENTAIS COMO SUPORTE ÀS DEMAIS AÇÕES.


Carregar ppt "EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE GESTÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google