A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ

2 DIVISÃO DE MÓDULOS ABIPLA - Institucional Eutrofização Introdução Grupo de fósforo

3 INSTITUCIONAL Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins Fundação: 1976 Associadas: 44 empresas Faturamento: R$ 6,2 bilhões (2002) Empregos:15 mil (2002)

4 GRUPO DE FÓSFORO Histórico O Grupo de Fósforo surgiu em abril de 2002 após seminário para discutir o fenômeno da eutrofização na Região Metropolitana de São Paulo. Sua função principal é identificar as causas reais do problema e encontrar soluções que contribuam efetivamente para a melhoria da qualidade das águas.

5 GRUPO DE FÓSFORO Histórico O Grupo se reuniu periodicamente até setembro de 2002, realizando inclusive outro seminário com a participação de especialistas internacionais, que apresentaram as experiências de vários países sobre o tema.

6 GRUPO DE FÓSFORO Histórico Ainda em setembro de 2002, a ABIPLA apresentou à CETESB uma proposta para gerenciamento integrado para o controle da eutrofização, observando que era necessário identificar as várias fontes que contribuem para a presença do fósforo no meio ambiente.

7 GRUPO DE FÓSFORO Histórico Um ponto importante da proposta da ABIPLA é que não fosse adotada nenhuma medida precipitada que trouxesse ônus para a população sem a efetiva melhoria na qualidade das águas.

8 GRUPO DE FÓSFORO Histórico Hoje, a discussão sobre o uso de fósforo nos detergentes em pó está no âmbito do CONAMA, no qual o tema é discutido de forma abrangente e democrática entre representantes da indústria, órgãos públicos, instituições de pesquisas e acadêmicas, além da sociedade civil.

9 GRUPO DE FÓSFORO Histórico Uma das premissas da discussão é a disponibilização das fontes de dados e pesquisas a todos os interessados. Todos os documentos até agora apresentados se encontram no site do órgão do governo.

10 GRUPO DE FÓSFORO Histórico Em dezembro de 2003, foram criados cinco subgrupos para aprofundar a discussão. São eles: –Legislação Brasileira afeita ao tema –Normatização Internacional e Estado da Arte –Impactos Ambientais do fósforo –Alternativas tecnológicas e Impactos Ambientais de substitutos –Impactos Sócio-econômicos/Qualidade do Produto

11 GRUPO DE FÓSFORO Participação da ABIPLA A ABIPLA participa com a troca de informações, expertise, experiência internacional e uma equipe multidisciplinar: –Técnicos em formulação de detergente (P&D) –Consultores ambientais –Especialistas em saneamento –Assessoria jurídica em direito ambiental

12 Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ


Carregar ppt "Grupo de Fósforo TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google