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Aspectos da formação do professor e da docência

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Apresentação em tema: "Aspectos da formação do professor e da docência"— Transcrição da apresentação:

1 Aspectos da formação do professor e da docência

2 Professor como mero funcionário burocrático
Professor como educador “fundador de mundos, mediador de esperanças, pastor de projetos”

3 O professor exerce uma influência direta sobre o que ocorre na sua aula, incluindo diferentes aspectos do relacionamento professor-aluno, do seu planejamento, bem como do seu relacionamento com seus colegas da mesma disciplinas, ou de outras, bem como do departamento.

4 O professor é mais que um transmissor de informações, eles deveriam estar comprometido com um projeto mais amplo na formação do aluno. A Universidade deve ser vista como uma instituição transmissora do saber, promotora do questionamento, mesclando ousadia e realidade

5 Perfil do professor: Alguém que conhece profundamente o campo do saber que pretende ensinar Senso crítico e conhecedor da realidade que o cerca (conscientizador dos seus alunos) Conhecedor do conteúdo que é da área de conhecimento do saber Ser capaz de produzir conhecimento, inovar e criar.

6 Professor: Ser um bom transmissor de conhecimento “sabe ensinar” Crítico das relações socioculturais Bom pesquisador, capaz de fazer estudos sistemáticos e com habilidade para criar. Alguém capaz de realizar a produção científica relevante e que contribua para o avanço do conhecimento.

7 “amadorismo pedagógico” = conhecimento do conteúdo específico, a prática profissional vivencial e o dom para dar aulas. Propósitos pessoais imediatistas Para profissionais liberais, o ensino superior é uma atividade secundária Perigo do detrimento do conhecimento teórico e a supervalorização do conhecimento prático. Isto reduz a Universidade em centro de treinamento para serviço

8 Conforme a LDB 9394/96, artigo 61:
O profissional da educação: Capaz de fazer a associação entre teorias e práticas, mediante capacitação em serviço; Capaz de aproveitar da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades. Preparação – curso de docência para o ensino superior – 360 horas

9 O professor deve estar voltado para a questão do processo ensino-aprendizagem.
Existe ensino onde não há aprendizagem? Instrução não é ensino. A ação pedagógica está centrada no aluno, o professor como instrumento de facilitação do processo. O professor deve estimular condições para uma reflexão aberta, sendo o aluno capaz de aplicar o conhecimento obtido.

10 “Toda aprendizagem, para que realmente aconteça, precisa ser significativa para o aprendiz, isto é, precisa envolvê-lo como pessoa, como um todo ( idéias, sentimentos, cultura, sociedade).... Toda aprendizagem é pessoal. Lembremo-nos de que a aprendizagem envolve mudança de comportamento ou de situação do aprendiz, e isto só acontece na pessoa do aprendiz e pela pessoa do aprendiz.

11 Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos
Toda aprendizagem precisa visar objetivos realísticos.Isto é, que possam de fato ser significativos para aqueles alunos que possam concretamente ser atingidos nas circunstâncias em que o curso é ministrado. Toda aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato [...]A aprendizagem se faz num processo contínuo e o feedback é elemento integrante desse processo , pois deverá fornecer ao aluno e ao professor dados para corrigir e reiniciar a aprendizagem.

12 O professor deve possuir uma formação técnico-científica sólida
O professor deve possuir uma formação técnico-científica sólida. Deve saber ministrar o conteúdo a partir de uma ótica crítica sempre com informações em paralelo. O professor dever participar de Cursos, Congressos, Palestras, Simpósio, mostrando sua produção científica e tomando conhecimento do que os demais pares estão produzindo na sua área de saber.

13 O professor no que diz respeito à didática deve conceber o ensino, não apenas como o “saber dar aulas” Deve conhecer o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano Político Institucional (PPI) Deve conhecer o Projeto Pedagógico do Curso

14 Nos aspectos mais específicos deve:
Conhecer os objetivos gerais e objetivos específicos da disciplina Identificar o perfil do egresso, entendo-o como algo real e mutável Conhecer o mercado de trabalho e as necessidades do mundo contemporâneo Ser capaz de ter controle e dinamizar as relações na sala de aula

15 ter domínio dos conteúdos a serem ministrados e da bibliografia do tema e da área de conhecimento
Capaz de dominar os recursos de ensino-aprendizagem, fazendo as seleções e opções adequadas Avaliação da aprendizagem do aluno e do desempenho dele, enquanto professor Ser capaz de identificar possibilidades de construção e reconstrução do conhecimento, por meio da pesquisa Entender o processo de parceira, interação e responsabilidade com o aluno

16 Problemas comuns de serem identificados no desempenho de um professor:
Não ter domínio do conteúdo Não explicar o conteúdo ou fazer da forma inadequada Não ser capaz de motivar os alunos – aula monótona Não verifica o grau de conhecimento dos alunos Apresentar a matéria no quadro de forma desorganizada

17 Ter limitações técnicas
Assumir atitude de superioridade Não promover a interação entre os alunos Não variar a metodologia Selecionar e apresentar o conteúdo de maneira inadequada Não mostrar interesse na aula que está dando Ser inseguro Comunicar-se mal / não ser claro

18 Não ter domínio na sala Não responder às perguntas dos alunos Não obedecer o horário da aula Não ter critérios coerentes de avaliação Gerar insegurança nos alunos Não preparar aula Ser autoritário

19 Estes elementos além de estarem ligados a questão da formação técnica, também estão vinculados a valores individuais e sociais. O professor é o profissional do humano, do social e do político. O professor só sobreviverá pela competência pedagógica. Só sobreviverá o professor comprometido com a problematização do desempenho profissional. Moacir Gadotti; “[...] a educação é compromisso, é ato, é decisão. Educar-se é tomar posição, tomar partido. E o educador educa, educando-se, isto é, tomando partido, posicionando-se.”

20 O professor deve ter um comportamento com a ética.
Deve ser ético Deve saber fazer bem Deve defender valores Deve saber fazer bem o dever Querer fazer bem

21 As dificuldades que o professor poderá enfrentar:
Número excessivo de alunos em sala de aula; Baixo nível de preparo desses alunos; Má remuneração pelo valor de hora-aula; Escassez de tempo para atualização pessoal e preparo das aulas Falta de suporte administrativo-pedagógico Precariedade das instalações e equipamentos Desinteresse do aluno

22 O professor deveria se aprimorar:
Comunicabilidade ( expressão clara e completa das idéias e decisões) Capacidade de ouvir com atenção os pontos de vista de outors Comportamento ético – manutenção de sigilo, respeito aos valores e aos colegas Equilíbrio emocional – tranqüilidade, constância de atitudes, autoconfiança

23 Criatividade – capacidade de propor novas formas de atividade, recursos e técnicas, ser capaz de se adaptar ao novo Boa expressão verbal (correção no falar: comunicação clara e audível; modulação compreensiva e empática) Bom relacionamento interpessoal; Comportamento funcional adequado (assiduidade, pontualidade, cumprimento dos prazos e normas da Instituição, respeito pelo trabalho alheio.

24 Para António Nóvoa, o professor é um ser em formação, ou seja: “implica em investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional.” Pedro Demo (1986) afirma que o verdadeiro docente há que ter produção própria decorrente de atividade de pesquisa “não tem nada a ensinar, que não tem produção própria.


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