A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infarto Agudo do Miocárdio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infarto Agudo do Miocárdio"— Transcrição da apresentação:

1 Infarto Agudo do Miocárdio
Andressa Amorim Raphael Paixão

2 O que é IAM É um processo de necrose de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.

3 Por que ocorre ? É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronariano. A causa habitual da morte celular é uma isquemia no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões igualitárias.

4 Diagnóstico É feito de maneira indireta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais que surgem em seu corpo. Exames realizados: Eletrocardiograma, Coleta de sangue para realizar os seguintes exames ( CK – MB, CK), devendo-se repetir essa avaliação após 10 a 12 horas do inicio dos sintomas.

5 Sintomas Dor ou desconforto intenso retroesternal
(atrás do osso esterno) que é muitas vezes referida como aperto, opressão, peso ou queimação, podendo irradiar-se para pescoço, mandíbula, membros superiores e dorso. náuseas, vômitos, sudorese, palidez

6 Fatores que podem ser mudados ou controlados:
Fatores de Riscos Fatores que podem ser mudados ou controlados: Colesterol alto Hipertensão arterial Tabagismo Excesso de peso Sedentarismo Diabetes Mellitus Drogas Apneia do sono

7 Fatores que não podem ser mudados:
Fatores de Riscos Fatores que não podem ser mudados: Idade Risco aumentado para homens acima de 45 anos Risco aumentado para mulheres acima de 55 anos (ou após a menopausa) História familiar

8  Tratamento Precoce Pode prevenir e limitar os danos causados ao músculo cardíaco. O importante é agir rápido diante dos primeiros sintomas de infarto agudo do miocárdio, procurando um atendimento médico prontamente. Alguns tratamentos são: Inalação de oxigênio Aspirina Nitroglicerina Tratamento da dor torácica com analgésicos.

9 Tratamento Medicamentoso Cirúrgico Angioplastia Stend Ponte de Safena

10 Importante As doenças cardiovasculares, dentre elas o infarto agudo do miocárdio, são as principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do DATASUS, cerca de pessoas morrem todos os anos devido ao infarto do coração em nosso país. Cerca de 60% dos óbitos por infarto acontecem na primeira hora após o início dos sintomas. Diante disto, vale à pena ressaltar que o rápido reconhecimento dos sintomas, bem como o pronto atendimento médico são de fundamental importância para um melhor tratamento desta doença bem como para evitar complicações e mortes prematuras.


Carregar ppt "Infarto Agudo do Miocárdio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google