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Sistemas de Informação Gerencial

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação Gerencial"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação Gerencial
Enfoque Sistêmico Sistema de Informação Prof. Luiz Carlos IESCAMP

2 Abordagens Tradicionais
A administração científica focaliza a eficiência dos processos produtivos; O modelo japonês agrega o valor ao cliente; A escola do processo administrativo procura definir o papel dos gerentes; O enfoque comportamental procura entender as pessoas e os grupos no desempenho das organizações; Busca a simplificação. A simplificação é a base da especialização.

3 Abordagem Sistêmica A idéia central é que elementos interagem-se para realizar objetivos; Nada é simples. Tudo depende de tudo. Tudo é complexo; Complexidade e Interdependência. O enfoque sistêmico é fruto de três linhas de pensamento: Teoria da forma (Gestalt); Cibernética; Teoria de Sistemas.

4 Estrutura dos Sistemas
Entrada Processos Saída Retroalimentação

5 Estrutura dos Sistemas
Entradas SISTEMA AMBIENTE Saídas

6 Estrutura dos Sistemas
FEEDBACK (Realimentação)

7 Principais Teorias do Enfoque Sistêmico
Principais idéias Autor Teoria O todo é maior que a soma das partes As propriedades das partes são definidas pelo todo a que pertencem. Wertheimer Gestalt A informação é a base do controle dos sistemas. O autocontrole de um sistema depende de informações sobre seu objetivo e sobre seu próprio desempenho. Wiener Cibernética O desempenho de qualquer componente depende do sistema em que se insere. É necessário usar uma abordagem holística ou sistêmica em que se insere. Von Bertalanffy Teoria Geral dos Sistemas

8 Gestalt

9 Cibernética

10 Teoria Geral dos Sistemas
É um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação; Duas idéias básicas acompanham a teoria: interdependência das partes; tratamento complexo da realidade complexa.

11 Teoria Geral dos Sistemas
Administração Sistemas de Informação Recursos Econômicos Processos Organizacionais Produtos e Serviços Comunidade Concorrentes Governo Instituições Financeiras Fornecedores Sindicatos Clientes Acionistas

12 Conceitos de Sistemas – a empresa
Recursos Econômicos: Pessoas Dinheiro Matéria prima Máquinas Terra Instalações Energia informação

13 Conceitos de Sistemas – a empresa
Processos organizacionais: Comercializar Desenvolver Produzir e entregar produtos e serviços Dar assistência a clientes Outros processos...

14 Conceitos de Sistemas Bens e Serviços: Produtos Serviços Pagamentos
Contribuições Informações Outros efeitos...

15 Organização como Sistema
SISTEMA SOCIAL Pessoas, grupos, sentimentos e emoções, etc. SISTEMA TECNOLÓGICO Máquinas, equipamentos, conhecimentos SISTEMA ESTRUTURAL Autoridade, hierarquia, normas, regulamentos

16 Conceitos de Sistemas Um sistema possui três componentes ou funções básicas em interação: Entrada: envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema para serem processados. Por exemplo, matérias-primas energia, dados... Processamento: envolve processos de transformação que convertem insumo em produto. Entre os exemplos se encontram um processo industrial, o processo da respiração humana ou cálculos matemáticos.

17 Conceitos de Sistemas Saída: envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até seu destino final. Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários.

18 Conceitos de Sistemas Componentes adicionais:
Feedback: são dados sobre o desempenho de um sistema. Os dados sobre desempenho de vendas, por exemplo, são feedback para um gerente de vendas. Controle: envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta. A função controle faz os ajustes necessários aos componentes entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.

19 Componentes de um SI

20 Recursos de Hardware Dispositivos físicos e equipamentos utilizados no processamento de informações; Máquinas: computadores, vídeo, impressoras e scanners; Mídias: disquetes, fitas, discos óticos e papel.

21 Recursos de Software Todos os conjuntos de instruções de processamento da informação; Programas: dirigem e controlam o hardware (software de sistema e aplicativo); Procedimentos: conjuntos de instruções de processamento da informação que serão utilizados por pessoas.

22 Recursos de Rede Redes de telecomunicações que consistem em computadores, processadores de comunicações e outros dispositivos interconectados por mídia de comunicações e controlados por software de comunicações; Meios de comunicação, processadores de comunicações, acesso a redes e software de controle.

23 Recursos Humanos Pessoas para operação dos Sistemas de Informação;
Especialistas: pessoas que desenvolvem e operam os sistemas de informação (analistas, programadores e operadores); Usuários Finais: pessoas que utilizam direta ou indiretamente os Sistemas de Informação.

24 Recursos de Dados Dados que devem ser efetivamente administrados para beneficiar os usuários finais de uma organização; Banco de Dados: guardam dados processados e organizados; Bases de Conhecimento: guardam conhecimento em uma multiplicidade de formas: fatos, regras e exemplos.

25 O que é um SI? Controle do Desempenho do Sistema
Entrada de Recursos de Dados Processamento de Dados Saída de Produtos de Informação Armazenamento de Recursos de Dados

26 Sistemas de Informação
Atividades dos Sistemas de Informação: Entrada: escaneamento ótico de etiquetas com códigos de barras em mercadorias. Processamento: calcular salário, impostos e outras deduções na folha de pagamento dos funcionários. Saída: produzir relatórios e demonstrativos de desempenho de vendas. Armazenamento: manter registros sobre clientes, empregados e produtos. Controle: gerar sinais audíveis para indicar entrada adequada de dados de vendas.

27 Apoio às Operações e aos Processos
Principais Papéis de um SI Apoio às Estratégias para Vantagem Competitiva Apoio à Tomada de Decisão Empresarial Apoio às Operações e aos Processos

28 Sistemas de Informações
Cinco razões maiores para o sucesso: Envolvimento do usuário; Apoio da administração executiva; Declaração clara de requisitos; Planejamento adequado; Expectativas realistas.

29 Sistemas de Informações
Cinco razões maiores para o fracasso: Falta de contribuição do usuário; Requisitos e especificações incompletas; Mudanças de requisitos e especificações; Falta de apoio executivo; Incompetência tecnológica.

30 Sistemas de Informação
Ferramenta integrada ao processo de gerência e portanto, um fator de melhoria ou de limitação dos próprios padrões gerenciais que a empresa consegue pôr em prática. Evolução (Bio, 1985): Manualização; Racionalização; Mecanização; Sistemas de Informação.

31 Evolução do papel dos SI
Processamento de Dados Relatórios Administrativos Apoio à Decisão Estratégico e Usuário Final Comércio Eletrônico Processa- mento Eletrônico de Dados Sistemas de Informação Gerencial Sistemas de Apoio à Decisão Computação do Usuário Final Inf. Executiva Sistemas Espe- cialistas Inf. Estratégica Empresa e Comércio Eletrônicos Interconectados E-Business e E- Commerce

32 A empresa e o e-business
A Internet Fornecedores e Outros Parceiros da Empresa Fronteira da Empresa Administração da Cadeia de Suprimentos Compras, Distribuição, e Logística Extranets Engenharia & Pesquisa Fabricação e Produção Contabilidade e Finanças Intranets Gerenciamento da Relação com o Cliente Marketing Vendas Atendimento ao Cliente Extranets Consumidores e Clientes da Empresa

33 Sistemas de Informação
Tipos de SI Sistemas de Processa- mento de Transações Sistemas de Controle de Processos Colaborativos Apoio às Operações Informação Gerencial Apoio à Decisão Executiva Apoio Sistemas de Informação

34 Sistemas de Informação
Sistemas de apoio às operações: processam dados gerados por operações empresarias; Sistemas de apoio gerencial: fornecem informações e apoio necessários para a tomada de decisão eficaz dos gerentes.

35 Sistemas de Apoio às Operações
Sistemas de processamento de transações: processam dados gerados por operações, atualizam banco de dados operacionais e produzem documentos empresariais. Sistemas de controle de processos: monitoram e controlam processos. Sistemas de colaborativos: apóiam equipes, grupos de trabalho bem como comunicações e colaboração nas e entre empresas.

36 Sistemas de Apoio Gerencial
Sistemas de informação gerencial: fornecem informações na forma de relatórios e demonstrativos pré-estipulados para os gerentes. Sistemas de apoio à decisão: fornecem apoio interativo para o processo de decisão dos gerentes. Sistemas de informação executiva: fornecem informações críticas elaboradas especificamente para as necessidades de informação dos executivos.

37 Outros Sistemas Sistemas especialistas: sistemas baseados no conhecimento, fornecem sugestões e funcionam como consultores especialistas. Sistemas de administração do conhecimento: sistemas baseados no conhecimento e apóiam a criação, organização e disseminação de conhecimento empresarial. Sistemas de informação estratégica: fornecem produtos e serviços estratégicos para vantagem competitiva.

38 Tipo de Decisões Tipo de Decisão Estruturada Semi-Estruturada
Níveis da Organização Operacional Administrativo Estratégico SPT SCP SIG SAD SIE Tipo de Decisão Estruturada Semi-Estruturada Não-Estruturada

39 Referências Bibliográficas
MAXIMINIANO, Antonio César Amaru Teoria Geral da Administração – da Escola Científica à Competitividade em Economia Globalizada. São Paulo, Atlas, 1997. O´BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2004, 2.ed.


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