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Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.

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1 Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza Oliveira INTRODUÇÃO‏ O tema selecionado “Gestão das Mídias: Dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica” é, dentre os temas propostos, o que mais se aproxima do título: “NTE – por uma introdução ao uso das TIC”. Do ponto de vista teórico é essencial que os aspectos ligados às tecnologias sejam abordados pelos professores das escolas públicas. As TICs melhoram a qualidade dos ambientes de aprendizagem para uma sociedade com novas identidades; possibilitam a criação de redes de conhecimento; a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano para uma sociedade mais justa e igualitária. A relação entre as esferas de governo, com vistas a introdução ao uso das TIC através do Proinfo não tem alcançado o resultado esperado. O norte do trabalho são as hipóteses: a) As escolas da DRE Samambaia possuem equipamentos para iniciar o processo de introdução ao uso das TICs; b) no ensino aprendizagem as TICs não são utilizadas pelos professores. Os objetivos desse trabalho resumem-se em: Trata-se de um projeto de ação a ser implementado no sentido de reforçar a relação escola/NTE/escola, potencializando as ações em curso. RESUMO O trabalho contribui com a discussão acerca do processo de introdução do uso das TIC nas escolas e no ensino aprendizagem. Em relação ao processo, destaca-se: a) os objetivos e orientações do Proinfo / MEC; b) evidencia as contrapartidas dos Estados e Municípios; c) as contradições e limitações do processo no DF; d) papeis e estrutura de apoio das esferas de governo aos NTEs. Destaca também a informalidade dos Núcleos no DF e as mudanças em face da formalização/institucionalização recentes. A não valorização dos NTEs no DF é representada na reduzida estrutura de apoio, em relação a outros Estados. Constata-se que as escolas públicas da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia-DF possuem equipamentos para fazer a introdução ao uso das TICs na educação. Já no ensino aprendizagem pode-se dizer que as TICs disponíveis são muito timidamente utilizadas. Sugere com base na experiência recente do NTE Samambaia o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem, dinamize e torne mais eficiente a relação escola/NTE/escola para uma contribuição ao processo de introdução ao uso das TIC. TEMA: Gestão das Mídias: Dimensão pedagógica, administrativa e tecnológica. TIPO DE TRABALHO Trata-se de uma ação pedagógica a ser desenvolvida a partir do Núcleo de Tecnologia Educacional. Mais especificamente, deverá ter em vista a relação Escola / NTE / Escola. Numa relação interativa permanente. CONCLUSÕES Confirma-se as hipóteses iniciais: “As escolas públicas da Diretoria Regional de Ensino de Samambaia - DF possuem equipamentos para a introdução ao uso das TIC na educação”, no entanto, verifica-se que “no ensino aprendizagem o seu uso ainda é muito tímido”. As causas estão relacionadas com fatores estruturais decorrente da relação entre esferas de governo, relacionadas ao não cumprimento das contrapartidas do programa Proinfo ou conjunturais de âmbito local, onde cada escola tem suas especificidades. Um ambiente de desenvolvimento no NTE Samambaia, constitui medida propositiva, para a criação de objetos de aprendizagem; site com AVA que auxiliará a oficinas e pequenos cursos presenciais; um sistema de gestão com abertura de chamado técnico e pedagógico que dará maior agilidade ao atendimento e acompanhamento das escolas: Instrumentos coerentes com a tecnologia disponível; com a política adotada pelo Proinfo; com os objetivos previstos para os NTEs no DF. DESENVOLVIMENTO O Capitulo I – Apresenta as orientações do MEC no que respeita a relação com Estados, Municípios, o Distrito Federal e suas contrapartidas: O tripé da proposta do MEC através do Proinfo resumido em: tecnologias nas escolas, capacitação e produção de conteúdos; Como vincular-se ao proinfo; as contrapartidas nele previstas; a forma de organização nos estados, municípios e DF; a composição dos laboratórios nos NTEs e Escolas e aponta o desenvolvimento de novas tecnologias como forma de aprimoramento da iniciativa do Governo Federal. O Capítulo II – Alguns aspectos das orientações do MEC são relativamente bem atendidas por vários Estados, no entanto como nosso foco nesse trabalho é o Distrito Federal, o segundo capítulo vai tratar dos NTEs no DF - Da informalidade à institucionalização. Da importância da institucionalização como forma de valorização dos Núcleos no processo de uso das TIC, mas também, das contradições que precederam e sucederam essa institucionalização: como a retirada dos coordenadores dos Laboratórios de Informática das escolas; a retirada das gratificações de regência dos professores que atuam nos NTEs, entre outros aspectos. O Capítulo III mostra o impacto das mudanças no NTE Samambaia. Alguns números da situação das TIC nas escolas. Apresenta a estrutura de funcionamento disponível inclusive de recursos humanos. Como através de uma estrutura interna mínima, porém discutida com a equipe NTE e articulada com outras parcerias, desdobram-se ações que podem potencializar o processo de introdução ao uso das TICs; fazer correções de rumo; bem como tornar eficiente a relação escola/NTE/escola. Trata-se de uma apropriação da proposta do Proinfo em relação a capacitação e produção de conteúdos, porém, localmente.


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