A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA. UNIP - Universidade Paulista Mestrado em Engenharia de Produção Disciplina : Hipermídia e os Sistemas de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA. UNIP - Universidade Paulista Mestrado em Engenharia de Produção Disciplina : Hipermídia e os Sistemas de."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA

2 UNIP - Universidade Paulista Mestrado em Engenharia de Produção Disciplina : Hipermídia e os Sistemas de Produção Professor : Romero Tori Aluno: Marco Antônio Domingues

3 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA RESUMO : A gestão da tecnologia no desenvolvimento de projetos ocorre em ambiente extremamente dinâmico, quando o registro das atividades desenvolvidas, do seu cronograma de desenvolvimento e das principais decisões são efetuados de maneira sistemática e metódica, formando um corpo de conhecimentos específicos em cada área do conhecimento, podem ser usadas na elaboração de futuros projetos.

4 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA RESUMO : A gestão e acesso a esta tecnologia, colocando a disposição o conhecimento adquirido, é fator preponderante no sucesso dos empreendimentos que não são repetitivos e dependem de prazos, custos e especificações de serviços ou seja apesar de apresentarem estruturas semelhantes nas atividades de execução não realizam produtos finais idênticos, são produtos únicos.

5 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA RESUMO : A hipermídia sendo uma área relativamente nova não possui uma base de conhecimentos a disposição que possibilite a mensuração de prazos custos qualidade

6 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA RESUMO : Este artigo procura contribuir com o desenvolvimento da gestão da tecnologia na elaboração de projetos hipermídia, usando : –as técnicas de desenvolvimento de projetos –administração do tempo, –Internet e suas ferramentas.

7 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 1. Introdução Os projetos em hipermídia se caracterizam pela variedade –de profissionais –de conhecimentos associados ao desenvolvimento, –de produtos CD-ROM, Quiosques publicitários / de informação, Catálogo de Produtos, Sites ou Homepages

8 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 1. Introdução –Este trabalho apresenta uma metodologia para gestão de tecnologia no desenvolvimento de projetos hipermídia usando como ferramenta a Internet e os seus próprios recursos de hipermídia.

9 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 2. Nota Histórica da Gestão de Projetos As ferramentas de gerenciamento de projetos se desenvolveram a partir do surgimento da administração como ciência. Com grande evolução nos períodos subsequentes a segunda guerra. Usadas nos planejamentos –estratégico –tático –operacional

10 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA Os princípios administrativos de Henri Fayol prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, Evoluíram, à prática do planejar, organizar, liderar e controlar, 2. Nota Histórica da Gestão de Projetos

11 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 2. Nota Histórica da Gestão de Projetos A troca da economia de escalas e produtividade por competitividade : –em custos, –qualidade, –velocidade –inovação

12 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 2. Nota Histórica da Gestão de Projetos em 1957, a Cia E.I. Du Pont de Nemous para construir projetos de introdução de produtos químicos, fez surgir o CPM (Critical Path Method), em 1958 o planejamento da construção de um foguete espacial ( Projeto Polaris), provocou o desenvolvimento do sistema PERT (Program Evaluation and Review Technique) a partir de 1962 a aplicação desta tecnologia ficou conhecida com a sigla de PERT-CPM. (2)

13 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 2. Nota Histórica da Gestão de Projetos –A gestão da tecnologia, registro e manutenção da sua evolução Necessidade de adaptação aos novos paradigmas da competitividade, Necessita de uma abordagem que acompanhe a mudança dos tempos, –Pela complexidade dos novos sistemas de informação e pelas restrições quanto ao recurso tempo da nossa sociedade.(3)

14 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia A gestão da tecnologia no desenvolvimento de projetos em sistemas hipermídia, necessita de : – ferramentas que possibilitem a flexibilidade na participação dos responsáveis pela atividades, –e registrar os avanços na elaboração dos projetos –acumular experiências adquiridas ao longo do tempo.

15 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia Podemos considerar um projeto de hipermídia como único, não seriado, daí a utilização da metodologia PERT-CPM para o planejamento e controle das atividades. Lembrando sempre que a imposição de prazos para atividades criativas pode de um lado inibir, mas por outro lado pode provocar resultados necessários para a conclusão do projeto (4)(5).

16 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia A criação e organização de uma entidade estruturada para congregar os colaboradores é necessária para viabilizar a documentação do desenvolvimento do conhecimento e da sua aplicação.

17 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia Uma entidade virtual, –sem local físico de instalações, –sem móveis –sem telefone,

18 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia –Seu objetivo social Gerir o desenvolvimento de tecnologia em projetos hipermídia –atende a conveniência da flexibilidade e velocidade no seu desempenho.

19 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia O uso dos recursos da Internet ( provedores, sites e páginas) com sua ferramentas –hipertexto, –browsers, – , –chats, –download Possibilitam a criação, em um site, da estrutura necessária para a criação dessa entidade virtual.

20 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia A gestão da tecnologia pode então ser realizada através de uma entidade virtual, que registra o desenvolvimento do projeto, a equipe, a documentação, os colaboradores e suas contribuições, gerando uma base de dados de informações sobre metodologias, prazos e custos de cada projeto.

21 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 3. A Metodologia de Gestão em Sistemas Hipermídia Esta metodologia não restringe o armazenamento dos conhecimentos adquiridos em um único local físico ou provedor. Ela pode tornar público, ou restringir o acesso às informações disponíveis sobre determinado projeto, facilitando a integração da equipe, as atividades da gerencia e o follow up aos clientes.

22 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização A empresa se organiza dinamicamente em função dos diversos projetos. A gestão do tipo matricial por projeto multidisciplinar e multifuncional, não precisa da existência de vínculo empregatício com uma entidade formalmente constituída (4).

23 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização Sendo a estrutura constituída a partir da existência de um gerente capaz de desenvolver as atividades de organizar, definir responsabilidades, atuar com autoridade e competência e sobretudo liderando e motivando a equipe (4),

24 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE –A empresa virtual é estruturada na internet em um site para a organização dos projeto e o registro das contribuições tecnológicas.

25 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE –Sua estrutura possibilita a visualização do escopo do projeto, da equipe que o desenvolve, do seu desenvolvimento, da documentação gerada, dos colaboradores e de suas contribuições como ilustrado abaixo

26 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE Homepage do Projeto Desenvolvimento Equipe DocumentaçãoColaboradores Projeto

27 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE – O Projeto O escopo, onde se registra o direcionamento dos objetivos que se quer atingir com o projeto; e do sumário executivo, onde se registra as informações conclusivas sobre o que já se realizou do projeto.

28 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE – O desenvolvimento O cronograma, onde se registra a estrutura analítica e a evolução do projeto no tempo através de um gráfico de Gantt e da rede PERT/CPM. A última Ata de Reunião, que registra os tópicos tratados, as decisões, as pendências e a participação dos envolvidos com o projeto.

29 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE – A equipe O currículo, A agenda fixa (utilizada para sincronizar a disponibilidade de horários disponíveis para o projeto), A relação de atividades individual, e o cronograma individual.

30 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.1. A estrutura do SITE – Os colaboradores Os colaboradores, consultores especialistas, O currículo, Os links com outras atividades ou empresas, As suas contribuições.

31 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização –4.2. O Mapeamento das informações a localização das informações –Condições importantes para a localização das informações são : A estrutura de referencia deve ser orientada a questões e organizadas do ponto de vista do usuário As referencias devem ser completas, fáceis de acessar e de fácil aprendizado. Mensagens de ajuda on-line devem ser extraordinariamente claras e prover acesso a mais detalhes e fazer referências a outros textos.

32 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização –4.2. O Mapeamento das informações a localização das informações –A metodologia para o a organização do sistema de informações por Robert E. Horn (8) tem cinco estágios : Pré-análise do documento ou contribuição do especialista. Uma classificação preliminar da informação A organização da informação A Análise do sequenciamento das informações A análise da apresentação

33 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.2. O Mapeamento das informações – O mapa do site O mapa do site que atenda as condições acima reflete a estrutura de acesso e organização das informações

34 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.2. O Mapeamento das informações

35 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.2. O Mapeamento das informações

36 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 4. A Organização 4.2. O Mapeamento das informações

37 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia A tecnologia utilizada para o desenvolvimento de projetos hipermídia depende do resultado final esperado pelo cliente, dos requisitos e restrições de projeto, do público alvo e das características gerais do produto daí decorrentes, como a vida útil do produto final, da necessidade ou de manutenção e de sua periodicidade, da volatilidade das informações e da característica desta ser estruturável ou não.

38 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia O cruzamento das características de volatilidade do produto versus a sua potencialidade de estruturação permite identificar diferentes classes de produtos hipermídia. Essas classes, apesar de não deixarem de se enquadrar como produtos hipermídia, possuem necessidades de desenvolvimento e manutenção divergentes, e consequentemente exigem técnicas e metodologias apropriadas.

39 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia Utilizar técnicas sofisticadas de modelagem de bancos de dados para a produção de uma página na internet sobre O Descobrimento do Brasil, por exemplo, pode ser tão inadequado quanto deixar de aplicar aquelas mesmas técnicas no desenvolvimento de uma página, digamos, de Informações Gerenciais Estratégicas para uma grande corporação.

40 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia O usuário de um sistema hipermídia pode não perceber essas diferenças, mas a equipe de desenvolvimento certamente perceberá.

41 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia O gráfico qualitativo, inspirado em (7), ilustra a distribuição de produtos finais segundo os critérios de estruturação versus volatilidade da informação. No gráfico são apresentados exemplos de aplicações hipermídia que se enquadram nas características indicadas pelo cruzamento das variáveis estruturação e volatilidade.

42 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia ERP Quiosques de informação Enciclopédia CD-ROM Artístico Estruturação Jornal on-line Volatilidade

43 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia A partir do enquadramento da aplicação seleciona-se a metodologia adequada que nos fornece orientações sobre qual tecnologia utilizar para efetuar a gestão e registrar seu desenvolvimento. Esta premissa nos dá a base para solucionar ou formar um referencial na mensuração dos conhecimentos (métodos), tempos e custos desses projetos.

44 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia Para exemplificar, poderíamos comparar um projeto hipermídia, classificado como multidisciplinar e multifuncional, com um projeto da área da engenharia civil ou industrial.

45 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 5. A Tecnologia Estes projetos apesar de serem únicos, como os da hipermídia, tem referenciais nas metodologias e nas estimativas de tempo e custo, decorrentes do registro de experiências anteriores que possibilitam a elaboração de composições de serviços com recursos e custos estimados com margens de erros toleráveis.(2)

46 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 6. Um Exemplo de Metodologia Exemplificando será apresentada a aplicação do método de gestão da tecnologia no caso do uso da Metodologia para Gerenciamento de Relacionamentos ( RMM - Relationship Management Methodology ), o qual é recomendado para projetos de sistemas com alta volatilidade de informações e altamente estruturáveis.(7).

47 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 6. Um Exemplo de Metodologia A estrutura analítica do projeto se desenvolve a partir do fluxograma apresentado na FIGURA (A), extraído de (7).

48 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 6. Um Exemplo de Metodologia Em cada fase os resultados são apresentados através de documentos conclusivos que definem os parâmetros para as fases seguintes.

49 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 6. Um Exemplo de Metodologia Podemos observar no exemplo a existência de diferentes habilidades e competências no desenvolvimento do projeto hipermídia. Visto desta forma nos facilita a divisão da equipe em grupos de especialistas e o gerenciamento das suas interfaces, como proposto por E. Finney (6).

50 Documento de Viabilidade Diagrama E - R Especificações de Requisitos Escolha do Hardware Diagrama RM E.- R. + Diagrama RM + Diagrama Projetos de apresentação Regras de Conversão Viabilidade Análise de Informação, Navegação e Requisitos Construção do Modelo E-R Projeto das Entidades Projeto de Navegação Projeto da Interface Construção Testes e Avaliação Seleção de Hardware Projeto de Conversão Projeto do Comportamento Necessidades Objetivos Análises de Usuários e Mercado Fonte de Informações e Permissões Mídias a serem utilizadas Canais de Distribuição Análise de Custo / Benefício Aplicação Hipermídia Foco da RMM FIGURA A

51 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 7. Conclusões A gestão da tecnologia no desenvolvimento de projetos hipermídia, utilizando as ferramentas da internet, e de empresas virtuais, traz benefícios consideráveis se levarmos em consideração a flexibilidade de estruturação, organização e administração destas entidades virtuais.

52 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 7. Conclusões Outro beneficio associado a gestão da tecnologia no desenvolvimento de projetos hipermídia é a obtenção de uma base de dados que registre em função das metodologias utilizadas os tempos e custos associados as atividades de cada fase do desenvolvimento.

53 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 7. Conclusões O que se espera e poder contar com uma base de dados para melhor planejar e executar projetos hipermídia mensurados com um menor grau de incerteza do que os praticados em projetos sem referenciais.

54 GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA 8. Bibliografia (1) - BATEMAN, Thomas S.; Scott A Snell - Administração : construindo vantagem competitiva - tradução de Celso Rimoli, São Paulo, Atlas, (2) - HIRSCHFELD, Henrique - Planejamento com PERT-CPM, São Paulo, Atlas, (3) - CONTADOR, José Celso - Modelo para aumentar a competitividade industrial - a transição para a gestão participativa, São Paulo, Editora Edgard Blucher, (4) - MAXIANO, Antonio César Amaru - Administração de projetos : como transformar idéias em resultados, São Paulo, - Atlas, (5) - CONTADOR, José Celso - Gestão de operações - a engenharia de produção a serviço da modernização da empresa, São Paulo, Editora Edgard Blucher, 1997 (6) - ENGLAND, E. Finney, A Managing Multimedia, Addison-Wesley (7) - ISAKOWITZ, T., Stohr, E. A. Balasubramaniam, P. - RMM : A Methodology for Structured Hypermedia Design. Communications of The ACM. Special Edition on Designing Hypermedia Applications. V. 38. N8. ACM Agust Pp (8) - HORN, Robert E. - Mapping Hypertext - Analysis, Linkage, and Display of Knowledge for the Next Generation of On-Line Text and Grafics - Walthan, MA, A Publicatioon of The Lexington Institute, 1989.


Carregar ppt "GESTÃO DA TECNOLOGIA EM PROJETOS HIPERMÍDIA. UNIP - Universidade Paulista Mestrado em Engenharia de Produção Disciplina : Hipermídia e os Sistemas de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google