A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO POR RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2006. por Marco Leite I Encontro de Gestão Experiências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO POR RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2006. por Marco Leite I Encontro de Gestão Experiências."— Transcrição da apresentação:

1

2 EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO POR RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Rio de Janeiro, 23 de Junho de por Marco Leite I Encontro de Gestão Experiências de Gestão na Administração Pública

3 Estados Unidos 3864 China 1472 Principais Produtores de Eletricidade do Mundo (em TWh) Japão 1033 Russia 889 Canadá 588 Alemanha 580 França 546 Índia 577 Reino Unido 383 Brasil 328 1º 2º3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º Geração de Energia Elétrica pelo Mundo Japão UK

4 Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica - ABRAGE Matriz Elétrica Nacional Fonte: MME

5 PARTICIPAÇÃO NA ENERGIA ASSEGURADA

6 58% do Território Nacional 100% da Amazônia Legal 09 Estados da Federação CRIAÇÃO: Junho de 1973 POPULAÇÃO ATENDIDA: 14 milhões de pessoas Para conduzir estudos e construir projetos de abastecimentos elétrico na região amazônica, foi criada a Centrais Elétricas do Norte do Brasil – ELETRONORTE.

7 O NOVO MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

8

9 Norte Isolados: CEA, Ceron, Eletroacre, Bovesa Nordeste: Cepisa, Coelce, Cosern, Saelpa, Celb, Celpe, Ceal, Energipe, Coelba Centro Oeste: Cemat, Enersul, Celg e CEB Sul: Copel, Celesc, CEEE, AES Sul Contratos Norte Interligado: Celpa, Cemar e Celtins. Albrás, Alumar, CVRD Alunorte, CCM Sudeste: Cemig, Escelsa, Cerj, Light, Bandeirante, Eletropaulo, Elektro, CPFL, Bragantina, Caiuá, EEVP, Nacional, Pirantininga

10

11

12 Nossos conhecidos e brasileiríssimos: PQGF e PNQ. 2 Estratégia e Planos 90 2 Estratégia e Planos 90 3 Cidadãos e Sociedade 90 3 Cidadãos e Sociedade 90 7 Resultados Resultados Processos 90 6 Processos 90 5 Pessoas 90 5 Pessoas 90 4 Informação e Conhecimento 90 1 Liderança 90 1 Liderança 90 Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF – desde 1997 Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ desde 1991

13 Aprendizado contínuo TEMPO MELHORIAMELHORIA MELHORIA ANÁLISE DO PROCESSO E INCORPORAÇÃO DO APRENDIZADO 1o. ciclo 2o. ciclo 3o. ciclo Deve se tornar Ideal e fundamento.

14 A importância de completar todo o ciclo PDCA Planeja mas não executa: projetos que não saem do papel Planeja, executa mas não controla: processos sem controle e sem continuidade AP DC Planeja, executa, controla mas não melhora processos e produtos sem inovação e refinamento

15 Excelência da Gestão – 1000 pontos Processo externo EXCELÊNCIA Rumo à Excelência – 500 pontos PNQ / PQGF Processo interno Rumo à Excelência – 250 pontos PNQ / PQGF Processo interno DESAFIO DA GESTÃO 3º Nível 2º Nível 1º Nível GQT / Ferramentas da Qualidade Mobilização PNQ PQGF 4º Nível Partes interessadas Fase inicial - poucas ações sistematizadas. Classe Mundial ISO 9001 ISO TPM GPD G.Processos P. E. 5 Ss ECO SAD SCHC ASG

16 PARTES INTERESSADAS ANÁLISE DOS AMBIENTES ORIENTAÇÕES CORPORATIVAS VISÃO – MISSÃO - VALORES EXTERNO ALTA DIREÇÃO Sistema de Gestão da Eletronorte NEGÓCIOS DA ELETRONORTE INTERNO ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES-COMUNIDADE- SOCIEDADE ESTATUTO

17 NEGÓCIOS LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS INSTRUMENTOS DA GESTÃO DIMENSÕES DA GESTÃO SISTEMA DE GESTÃO GERAÇÃO TRANSMISSÃO PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS SERVIÇOS ASSOCIADOS Sistema de Gestão

18 ANÁLISE CRÍTICA DO DESEMPENHO GLOBAL APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO Sistema de Gestão

19 SISTEMA DE GESTÃO DA ELETRONORTE PARTES INTERESSADAS ANÁLISE DOS AMBIENTES ORIENTAÇÕES CORPORATIVAS VISÃO – MISSÃO - VALORES EXTERNO INTERNO ALTA DIREÇÃO SISTEMA DE GESTÃO NEGÓCIOS G E R A Ç Ã O. PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS. SERVIÇOS ASSOCIADOS. T R A N S M I S SÃ O. LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS INSTRUMENTOS DA GESTÃODIMENSÕES DA GESTÃO APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE CRÍTICA DO DESEMPENHO GLOBAL NEGÓCIOS DA ELETRONORTE ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES-COMUNIDADE-SOCIEDADE ESTATUTO PE / PAE / ENCONTROS / DESDOB OUV. / COL-R / P.EXPANSÃO/ AGA/CA/CF/RCONS/RDIR/PAG/COM MEIO AMBIENTE/LUZ P.TODOS/ SIN / UCEL / INTERNET/JORNAIS I. SRHC/ECO/SAD/PDE/UCEL/ CERTIFICAÇÕES ISO 9001/14000/

20 Perspectiva Financeira Perspectiva Clientes e Mercado Perspectiva Processoss Perspectiva Aprendizado Mapa Estratégico Objetivos 4- MELHORAR A QUALIDADE DO SERVIÇO PRESTADO 7- REDUZIR RISCOS EMPRESARIAIS 8- APERFEIÇOAR CONTINUAMENTE A GESTÃO EMPRESARIAL 9- ASSEGURAR A ADERÊNCIA AO MODELO ATUAL DO SETOR ELÉTRICO 10- ASSEGURAR A GESTÃO DE PESSOAS ALINHADAS COM OS DESAFIOS EMPRESARIAIS Nov/ AMPLIAR A RECEITA 5- REDUZIR PERDAS E CUSTOS NOS NEGÓCIOS DA EMPRESA 6- ELIMINAR OS PONTOS CRÍTICOS NO SISTEMA DE TRANSMISSÃO 1- REDUZIR O PREJUÍZO 3- EFICIENTIZAR A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

21 Desdobramento PerspectivasObjetivosEstratégias Esquema Geral Objetivo 1 Responsável Subprojetos Ações (5W2H) 5W2H Itens de Controle Cliente e Mercado Estratégia 1 Estratégia k Estratégia x Estratégia y Planos de Ação Metas/ Resultados parciais Prazo Valor Indicador Áreas G1`s Ações Projetos Programas Plano de Acompanhamento (Diretoria) Financeira Processos aprendizado Objetivo 2 Objetivo 3 Objetivo 5 Objetivo 6 Objetivo 7 Objetivo 8 Objetivo 4 Objetivo 9 Objetivo 10 Estratégia n Estratégia....

22 PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE GESTÃO DA ELETRONORTE Definição das Práticas e Padrões ExecuçãoVerificação Ação Compara ção com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Compara ção com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Compara ção com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliaçã o a b b. a. Fase 2 AVALIAÇÃO Fase 1 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARTES INTERESSADAS ANÁLISE DOS AMBIENTES ACIONISTAS-EMPREGADOS-CLIENTES-FORNECEDORES-AGENTES- COMUNIDADE-SOCIEDADE NEGÓCIOS DIRETRIZES CORPORATIVA S VISÃO – MISSÃO - VALORES SISTEMA DE GESTÃO NEGÓCIOS G E R A Ç Ã O PARTICIPAÇÕESmm T R A N S M I S SÃ LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS CLIENTES SOCIEDADE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO PESSOAS PROCESSOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO ANÁLISE DO GLOBAL RESULTADOS EXT ERN O INT ERN O INSTRUMENTOS DA GESTÃODIMENSÕES DA GESTÃO 0101 ALTA ADMINISTRAÇÃO APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE Fase 3 MELHORIA Fase 4 DIVULGAÇÃO

23 DESENHO SISTÊMICO DO PROCESSO Novo Ciclo Suporte Fase 1: TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO Sensibilização e Mobilização Treinamento e Capacitação Preparação documentação SG 2 Sistema de Gestão aprimorado Definição das Práticas e Padrões ExecuçãoVerificação Ação Compar ação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Compar ação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Compar ação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliaçã o a b b. a. AVALIAÇÃO Fase 3: MELHORIA Implementação das Práticas de Gestão e de melhorias Reflexão/ Análise Priorização de Práticas de Gestão e de Melhorias Plano Ação para Melhoria SG 1 Sistema de Gestão inicial RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO A C P D Dimensões da Gestão Sistema de Gestão RELATÓRIO DA GESTÃO Suporte Instrumentos da Gestão Fase 2: AVALIAÇÃO Processo Interno 250p 500p Processo externo 1000p Processo Interno Processo externo Processo Interno Processo externo Fase 4: DIVULGAÇÃO

24 Etapa 1 Formação de Instrutores Internos Etapa 2 Formação de técnicos para Avaliação da Gestão Etapa 3 Formação de técnicos para Implementação de Melhorias Etapa 4 Divulgação das Melhores Práticas e Premiação Etapas 2 e 3 acontecem paralelamente Resultados do Processo de Avaliação Fase 1 TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

25 SG 1 Sistema de Gestão inicial Fase 2: AVALIAÇÃO Processo Interno 250p 500p Processo externo 1000p Novo Ciclo A C P D... Processo Interno Processo externo RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Processo Interno Processo externo AVALIAÇÃO RELATÓRIO DA GESTÃO Sensibilização e Mobilização Treinamento e Capacitação Preparação documentação.... Fase 2 AVALIAÇÃO

26 ... Definição das Práticas e Padrões ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. Fase 3: MELHORIA Implementação das Práticas de Gestão e de melhorias Reflexão/ Análise Priorização de Práticas de Gestão e de Melhorias Plano Ação para Melhoria SG 2 Sistema de Gestão aprimorado... Fase 3 MELHORIA

27 ... Definição das Práticas e Padrões ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão ExecuçãoVerificação Ação Comparação com o Padrão Inovação/ Melhoria Avaliação a b b. a. Fase 4: DIVULGAÇÃO Disseminação das Melhores Práticas Disponibilização do Processo, Práticas e Resultados Relatório anual do ASG PREMIAÇÃO... Fase 4 DIVULGAÇÃO

28 JFMAM JJASO ND Ciclo 2004 Ciclo 2005 Ciclo 2006 JFMAM JJASO ND JFMAM JJASO ND Primeiras Visitas Março Abril Maio Junho Julho -Orientações do ciclo -Parâmetros de participação -Plano de trabalho Treinamento: - Critérios e SG da Eln - Redação de RG - Estruturação da equipe –Coleta de material 24/6 – Inscrição PNQ 20/6 – 2ª minuta Planejamento e preparação técnica do ciclo Apresentações dos Processos 250p e 500p Esclarecimentos - Apresentação Resultado - Detalhamento ciclo Priorizar PG - Entender RA Visitas de acompanhamento da implementação das PGs e das Melhorias Sensibilização e mobilização Visitas de Suporte Técnico metodológico 31/5 PNQ Elegibilidade 20/5 - 1ª minuta RG 01/7 – Entrega RG PNQ Melhoria – Fase III: Implementação de melhorias com base em 2004 (Processos interno e externo) Fase II: Avaliação – (Processo Externo – 1000p) Fase II: Avaliação Processo Interno – 250 p e 500p Nov Fase II: Melhorias base 2005 A C P D Road Map do Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Set Entrega dos Relatórios de Avaliação Internos-RAIs Fase II: Continuidade na implementação das melhorias do ciclo anterior Inscrição PQGF -Premiação –Apresentação das Melhores PG –Ciclo de aprendizado do processo Dez Suporte para implantação de PGs e Melhorias Entrega dos Relatórios de Avaliação -RAs PGs e Melhorias implementadas (Gestão Aprimorada) Entrega dos Relatório da Gestão Interno - RGI

29 JFMAM JJASO ND Ciclo 2004 Ciclo 2005 Ciclo 2006 JFMAM JJASO ND JFMAM JJASO ND Primeiras Visitas - Apresentação Resultado - Detalhamento ciclo Priorizar PG - Entender RA Visitas de acompanhamento da implementação das PGs e das Melhorias Visitas de Suporte Técnico metodológico PGs e Melhorias implementadas (Gestão Aprimorada) Melhoria – Fase III: Implementação de melhorias com base em 2004 (Processos interno e externo) A C P D

30 JFMAM JJASO ND Ciclo 2004 Ciclo 2005 Ciclo 2006 JFMAM JJASO ND JFMAM JJASO ND Março Abril Maio Junho Julho -Orientações do ciclo - Parâmetros de participação -Plano de trabalho Treinamento: - Critérios e SG da Eln - Redação de RG 24/6 – Inscriçã o PNQ 20/6 – 2ª minuta 01/7 – Entreg a RG PNQ Fase II: Avaliação – Processo Externo – 1000 pontos A C P D Road Map do Aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Fase II: Continuidade na implementação das melhorias do ciclo anterior Inscrição PQGF -Premiação -Apresentação das Melhores PG –Ciclo de aprendizado do processo Dez Entrega dos Relatórios de Avaliação - RAs 20/5 - 1ª minuta RG 31/5 PNQ Elegibilidad e - Estruturação da equipe - Coleta de material

31 JFMAM JJASO ND Ciclo 2004 Ciclo 2005 Ciclo 2006 JFMAM JJASO ND JFMAM JJASO ND Planejamento e preparação técnica do ciclo Esclarecimentos Sensibilização e mobilização Fase II: Avaliação Processo Interno – 250p e 500p Nov Fase II: Melhorias base 2005 Set Entrega dos Relatórios de Avaliação Internos- RAIs Suporte para implantação de PGs e Melhorias Entrega dos Relatório da Gestão Interno - RGI Apresentações dos Processos 250p e 500p

32 Desempenho nos vários níveis da organização Mercado Medidas da Organização Medidas do Trabalho Medidas do Processo

33 Visão Hierárquica do Sistema de Indicadores Dados em geral Estratégico Gerencial Operacional Alinhamento Sistema de Informações Verificação e controle de resultados

34

35

36 Marco Leite (61)

37 Visite nosso site

38 Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletronorte


Carregar ppt "EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO POR RESULTADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS Rio de Janeiro, 23 de Junho de 2006. por Marco Leite I Encontro de Gestão Experiências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google