A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
TÉCNICAS DE RECREAÇÃO CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

2 QUESTÕES INICIAIS A) Lazer e Turismo são sinônimos?
Não! Apesar de muitos pontos convergentes, lazer e turismo não significam a mesma coisa. B) Se não, o que os diferencia? Lazer pode ser considerado qualquer tipo de experiência em que o indivíduo busca: Prazer, Gratuidade (vivenciar algo de modo espontâneo); E Liberdade (que traz uma sensação de desprendimento) IMPORTANTE: ESTES SÃO CONSIDERADOS OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DO LAZER!!!!!

3 QUESTÕES INICIAIS Algumas reflexões ainda sobre a questão B (diferenciação entre Lazer e Turismo): O que caracteriza o turismo (qual a sua essência)? Viagem (deslocamento) Sair do entorno habitual (extra-doméstico: mais de 50km da residência, segundo a OMT) Mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida (visão sociológica) Duração mínima: 24h Duração Máxima: 01 ano Consumo de serviços de transporte, alimentação e hospedagem (visão econômica)

4 QUESTÕES INICIAIS AO ESTUDAR LAZER DEVE SER CONSIDERADO COMO VARIÁVEL PARA A ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA: TEMPO, ESPAÇO, N.º DE PESSOAS, PERFIL PSICOLÓGICO (MOTIVAÇÃO, ATITUDE) SÓCIO-ECONÔMICO (IDADE, GÊNERO, NÍVEL DE ESCOLARIDADE, LOCAL DE RESIDÊNCIA, NÍVEL DE RENDA, ETC).

5 QUESTÕES INICIAIS C) Existe relação entre lazer e turismo? Como ela ocorre? D) Toda experiência turística pode ser considerada uma experiência de lazer? E vice-versa? TURISMO DE NEGÓCIOS LAZER DOMÉSTICO E) Existem situações em que o turismo e o lazer não se relacionam?

6 QUESTÕES INICIAIS Áreas Relacionadas:
Sociologia - Psicologia - Antropologia Cultura - Educação - Ecologia Economia - Política - Filosofia História - Geografia - Comunicação Artes - Educação Física - Esportes Terapia Ocupacional - Espiritualidade - Religião Saúde Segurança - Muitas Outras...

7 ATIVIDADE 01 Quando se pensa em LAZER, quais palavras vêm a nossa mente? (10 palavras)

8 CONCEITUAÇÃO - O QUE É LAZER
“Experiências vivenciadas com finalidades de descanso, diversão e desenvolvimento pessoal e social, no tempo liberado das obrigações profissionais, sociais, religiosas e políticas.” (Adaptado de DUMAZEDIER, Joffre)

9 CONCEITUAÇÃO Tempo Livre: Dissociado das obrigações (portanto dependente deste). Alguns autores como Marcellino, consideram não existir tempo livre, mas sim liberado. VOCÊ CONCORDA? Entretenimento: Vem do latim inter (entre) tenere (ter). “Deter, fazer demorar, para desviar a atenção; para distrair” (AURÉLIO, 2011). Trata-se de um Passatempo, algo para o preenchimento do tempo livre de maneira desinteressada e espontânea. O entretenimento moderno surgiu no século XIX, nos EUA, como movimento social de contestação do lazer ostentatório, rebuscado e elitizado da Europa. O entretenimento na sua essência é divertido, fácil, sensacional, irracional, previsível e subversivo.

10 CONCEITUAÇÃO Ócio: Estar desocupado. Usufruir do tempo livre.
Por muito tempo teve uma conotação negativa e/ou pejorativa: “A ociosidade é a mãe de todos os vícios.” “Cabeça vazia, oficina do capeta.” (SANTO AGOSTINHO). Atualmente, porém, cresce a aceitação ao conceito de ÓCIO CRIATIVO, em que as pessoas usariam seu tempo desvinculado das obrigações para alcançar qualidade de vida e estimular a economia criativa.

11 A IMPORTÂNCIA DO LAZER O lazer é considerado algo SUPÉRFLUO por algumas sociedades e seus indivíduos? Será que isso é verdade? POR QUE O LAZER É ESSENCIAL? Lazer na natureza: os animais mais evoluídos possuem ferramentas práticas para divertir-se, entreter-se. Muitas vezes, tais práticas ajudam na própria sobrevivência dos mesmos (ex. filhotes de leão brincando de correr, pular e se morder, desenvolve suas habilidades de caça e convívio social)

12 A IMPORTÂNCIA DO LAZER POR QUE O LAZER É ESSENCIAL?
Somos todos seres sociais: o ser humano, na sua essência, tem como necessidade básica a convivência com o próximo. Afinal, nossa sobrevivência depende da herança cultural, transmitida de geração a geração, que nos permite evoluir e perpetuar a espécie. A base do sexo (perpetuação da espécie) é o prazer: conhecida como uma das ferramentas mais óbvias de obtenção do prazer, o ato sexual é a garantida da sobrevivência da espécies vivas. O ser humano, portanto, utiliza de forma instintiva e consciente a busca pelo sexo, uma vez que necessita procriar e também, obter prazer.

13 A IMPORTÂNCIA DO LAZER POR QUE O LAZER É ESSENCIAL?
É denominada Instituição Axial: a sociologia moderna considera o Lazer como um dos 05 pilares de sustentação da dinâmica social contemporânea, o que torna sua vivência um direito de todos. As demais instituições axiais (principais) são: FAMÍLIA, TRABALHO, RELIGIÃO, ESCOLA, GOVERNO E LAZER .

14 OUTRAS REFLEXÕES... Por que estudar a relação entre lazer e turismo num Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo? A relação entre os dois assuntos é notória Há pouco referencial teórico sobre o lazer O lazer e o turismo são fenômenos modernos cada vez mais presente na vida das pessoas Empreendimentos e técnicas de lazer são aplicáveis em turismo Recreação Tecnologias Técnicas Administrativas (inovação, criatividade, etc)

15 OUTRAS REFLEXÕES... POR QUE HÁ TANTO PRECONCEITO EM RELAÇÃO AO LAZER?
PRECONCEITOS PRINCIPAIS Supérfluo: “É possível viver sem lazer, mas não sem trabalho.” “Eu tenho pouco dinheiro e só gasto com viagens e passeios em último caso, meus filhos precisam comer.” “Se lazer fosse tão importante, haveria um ministério específico no governo só para tratar disso.”

16 OUTRAS REFLEXÕES... Alienante: “Lazer é o ópio do povo, é só ver o BBB, não acrescenta nada, pelo contrário, só deixa as pessoas burras e fora da realidade.” “Distrair é a forma mais fácil de controlar os outros, pois a pessoa deixa de dedicar seu tempo para pensar.” “Desde os tempos antigos os governos oferecem migalhas de diversão, para, no fundo, controlar tudo”. “A diversão hoje é só vista como um negócio, afinal todas as nossas experiências de lazer estão ligadas direta ou indiretamente ao consumo, e o que é pior, um consumo controlado pelas grandes empresas para nos manter escravos de certos tipos de comportamento.”

17 CLASSIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE LAZER
“No Brasil, ouve-se muito uma classificação de atividades de lazer em atividades esportivas, recreativas e culturais. Lazer esportivo seria aquele praticado segundo regras, o recreativo seria exercido livremente, e o cultural, centrado nas artes e no conhecimento. Contudo, nota-se que não há um critério comum, já que conteúdo e forma estão misturados. Ademais, que conceito de cultura é este, que exclui o esporte e a recreação?” (CAMARGO, 2003) Segundo Dumazedier a classificação pode ser feita baseada no interesse central da experiência do indivíduo. Ele definie 05 categorias principais: FÍSICAS, MANUAIS, ARTÍSTICAS, INTELECTUAIS, ASSOCIATIVAS. Camargo acrescenta a peculiaridade do LAZER TURÍSTICO.

18 CLASSIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE LAZER
Em todas as áreas do lazer são possíveis três atitudes: PRATICAR, sob forma de lazer, ASSISTIR ou ESTUDAR o assunto. Muitas dessas experiências não ocorrem isoladamente (ex. é possível assistir e estudar um tema/experiência ligado ao lazer). Fala-se em EXPERIÊNCIA ao invés de ATIVIDADE pois esta enseja uma conotação mais prática, ativa e física, algo que não necessariamente ocorre em todas as VIVÊNCIAS relacionadas ao LAZER.

19 ATIVIDADES FÍSICAS Denominador Comum: exercitar-se.
Interesse estético: do movimento, no esporte e na ginástica-dança, ou na contemplação da natureza e das pessoas nas caminhadas. Interesse associativo. Interesse Introspectivo: solidão, prazer de estar consigo, desde que não seja socialmente imposto (ex. natação como terapia para relaxamento mental).

20 ATIVIDADES MANUAIS Ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza. O ato de criar com a mão é cheio de simbolismos. As mãos são fonte de expressão de transformação das coisas. Nostalgia dos elementos naturais primários (água, terra, madeira, etc.). Podem constituir um SEMILAZER se incorporam ganhos financeiros. Na classe média inovadora a produção manual é, muitas vezes, uma crítica ao consumismo (ex. valorização do artesanato e da reciclagem de materiais). Exemplos: lavar automóvel, tricô, desmontar e montar engenhocas, montar castelo de areia na praia, teatro de fantoches, etc.

21 ATIVIDADES ARTÍSTICAS
Interesse ligado à busca pelo imaginário, sonho, encantamento, belo, faz-de-conta. Todos precisam de sonho, aventura, encantamento, beleza. As formas de cultura erudita conceituadas como arte (cinema, teatro, literatura, artes plásticas, etc.) - fora do universo cultural da maioria. Desenvolve-se por outras atividades: decoração da casa, maquiagem e principalmente as festas (exercício do imaginário, são todos atores) A Festa é muitas vezes o reencontro com as raízes culturais. A expressão máxima de festa no país é o Carnaval: festa da carne, da manifestação dos instintos e sentimentos oprimidos. Contudo, não representa mais como antes o momento de inversão/contestação social e quebra de tabus. Isto se diluiu com o aumento das possibilidades de lazer “sem limites”: discotecas, raves, festas a fantasia, casas de swing, etc.

22 ATIVIDADES INTELECTUAIS
Tudo na vida é fonte de conhecimento, informação, aprendizagem. Dumazedier: “a arte informa por encantamento e a ciência, por desencantamento”. A arte pode informar, mas dirige-se basicamente à emoção dos indivíduos. Portanto, muitas vezes representa uma experiência mais memorável que o aprendizado formal. O que é arte? Alguma atividade é menos intelectualizada que outra? Que tipos de atividades intelectuais são valorizadas? O lazer é um tempo precioso para o exercício do conhecimento (conversa com amigos, pesquisa na internet, leitura de livro, jogar xadrez, jogar RPG).

23 ATIVIDADES ASSOCIATIVAS
Interesse cultural: contato com as pessoas. Desde semilazer doméstico (ex. jogos e passeios com os filhos, visitar parentes e amigos) até a participação em associações e movimentos culturais (Clubes, Grupos Estudantis ou Políticos). Paradoxalmente a vida social no lazer pode assumir a busca pela privacidade. Misantropia. Quero estar aqui para me distanciar do resto. As atividades de caráter associativo estão em declínio pelo uso TV e da Internet? Permite, muitas vezes, o aprofundamento e diversificação dos interesses, extrapolando o que seria o interesse original: (ex. políticos ou religiosos – “Vou ao culto para arrumar uma noiva, sair de casa e rezar). Consequências: aumento da programação de lazer vinculadas às instituições “sérias” (ex. showmício, Pe. Marcelo).

24 ATIVIDADES TURÍSTICAS DO LAZER AO TURISMO
O lazer engloba três grandes grupos de atividades: - DOMÉSTICO: Baseado na mídia e desenvolvido basicamente dentro de casa – audiência de rádio e TV, discos, leitura de livros, jornais e revistas e, mais recentemente, videogame, computador, Internet e DVD. - EXTRA-DOMÉSTICO: Baseado nas relações com outros e com o ambiente da própria cidade – parques, academias de ginástica, teatros, cinemas, bares, restaurantes e shopping centers. -  EXTRA-DOMÉSTICO TURÍSTICO: Baseado na viagem e na hospedagem fora de casa. ATIVIDADES TURÍSTICAS: Principal interesse é a mudança de paisagem, ritmo e estilo de vida. Turismo não se reduz ao Lazer. Há interesses profissionais, familiares, religiosas e de saúde.

25 E A RECREAÇÃO? Recreação lembra recreio, intervalo, recriar, reinventar. Contém a palavra AÇÃO, que remete a ATITUDE, prática. Contudo, para entender sua real dimensão, selecionamos 10 AÇÕES FUNDAMENTAIS DA RECREAÇÃO

26 10 AÇÕES FUNDAMENTAIS DA RECREAÇÃO
1) ACOLHER 2) DIVERTIR 3) DESCANSAR 4) DESENVOLVER CRIATIVIDADE (INVENTAR / FANTASIAR / SONHAR) SOCIABILIDADE (UNIR / RESPEITAR / COMPARTILHAR) QUALIDADE DE VIDA (EQUILIBRAR / USUFRUIR / GOZAR)

27 10 AÇÕES FUNDAMENTAIS DA RECREAÇÃO
5) BRINCAR 6) JOGAR 7) ENTRETER 8) PROMOVER POLÍTICAS PÚBLICAS (BEM-ESTAR COMUM) EMPRESAS/DESTINOS/PRODUTOS (DIFERENCIAR / ATRAIR) AÇÕES COMUNITÁRIAS

28 10 AÇÕES FUNDAMENTAIS DA RECREAÇÃO
9) TRANSFORMAR MUNDO (ALEGRIA, LEVEZA, SABEDORIA) POSSIBILIDADE DE COLOCAR O LAZER EM AÇÃO, VIVER COM PRAZER. 10) EDUCAR PELA RECREAÇÃO PARA RECREAÇÃO


Carregar ppt "CONCEITUAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google