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Programas de qualidade de vida no trabalho

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Apresentação em tema: "Programas de qualidade de vida no trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Programas de qualidade de vida no trabalho
Professora: Zeila Susan – Junho 2009

2 Qualidade de vida Qualidade de vida significa muito mais do que apenas viver ... É o viver compensador em pelo menos quatro áreas: social; afetiva; profissional; saúde. É preciso estar equilibrado em todas as áreas e isto equivale: bem-estar, no domínio social; a status de saúde, no âmbito da medicina; a satisfação pessoal, no domínio psicológico.

3 Qualidade de vida no trabalho
O trabalho ocupa um lugar fundamental na vida das pessoas. Grande parte da nossa vida é dedicada às atividades de trabalho: - subsistência; - possibilidade de aprendizagem; - meio de desenvolvimento integral; - fonte de realização pessoal.

4 Qualidade de vida no trabalho
Embora fonte de realização e satisfação, o trabalho pode se tornar uma fonte (nada saudável) de: de acidentes/doenças ocupacionais; estresse excessivo; alcoolismo; uso crescente de drogas; perda do contato com a natureza; conflitos familiares. Muitos se mostram frustrados, infelizes e adoecem por causa do trabalho

5 Qualidade de vida no trabalho
Novas exigências Estilo de vida Uso da carga mental Avaliações Sobrecarga de trabalho Vida psíquica agitada Apatia e sedentarismo Pressões diversas Falta de lazer Estresse Colegas Necessidades econômicas Concorrência Chefias Medos

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7 Qualidade de vida no trabalho
Conceito que ganha projeção diante das necessidades de mudança, maior produtividade, maior competitividade, etc. Organizações investem na crença de que pessoas com melhor qualidade de vida tendem a ser mais realizadoras, mais produtivas. Década de 50 – marco inicial dos estudos sobre QVT, estudos de Eric Trist (democratização dos locais de trabalho). Envolvem estudos sobre motivação (Maslow, Herzberg, Victor Vroom, Porter, etc.).

8 Qualidade de vida no trabalho
Resulta da combinação de dimensões básicas da tarefa e outros aspectos capazes de produzir satisfação. O dinheiro (representado pelo salários, bônus, gratificações, benefícios, etc.) tem um papel fundamental para o indivíduo, mas não representa a completude para o indivíduo. Cada vez mais é preciso não só fazer o que gosta, mas aprender a gostar do que faz!!!

9 Qualidade de vida no trabalho
Atitude é um conceito hipotético da Psicologia. Refere-se a algo que não pode ser observado diretamente, mas que pode ser inferido dos efeitos que provoca sobre os atos das pessoas. São constatações avaliadoras Contra / Favor. Gostar do trabalho que realiza é uma expressão de atitude. Atitudes em relação a objetos, pessoas, situações decorrem das experiências vivenciadas, aprendidas ao longo da vida. Muitas atitudes podem ser difícies de identificar a origem.

10 Qualidade de vida no trabalho – Atitudes
Possuem três componentes: cognitivo afetivo comportamental Cognitivo: idéias ou crenças. - trabalhar confere dignidade ao homem; - sou explorado no trabalho.

11 Qualidade de vida no trabalho - Atitude
O elemento afetivo da atitude É o elemento mais característico das atitudes. Afetivo: emoção ou sentimento. - gostar / não gostar - prazer / sofrimento - sentimentos favoráveis, agradáveis, positivos denotam atitudes positivas Quando a atitude implica sentimentos positivos, favoráveis e agradáveis considera-se que se trata de uma atitude positiva. Na situação inversa, trata-se de atitude negativa.

12 Qualidade de vida no trabalho - Atitude
Elemento comportamental da atitude Comportamental: ação. - repassar o que saber - ser displicente A qualidade afetiva das atitudes leva à tendências que orientam a ação. Sentimentos positivos habitualmente geram tendências pró objeto da atitude: - gostar do que faz leva a fazer bem. Muitas atitudes podem interagir em combinações complexas para determinar a ação da pessoa.

13 Qualidade de vida no trabalho – Foco da pessoa
Aumenta com a maior coerência entre: as atitudes da pessoa em relação ao comportamento esperado; a percepção da pessoal sobre as normas subjetivas em relação ao comportamento; o comportamento evidenciado. EU Valorizo o comportamento GRUPO Percebo que o grupo espera o comportamento Emito o comportamento provável que levará a satisfação

14 Atitudes Sentimentos negativos habitualmente geram: Desvalorização
Desmotivação Frustração Adormecimento Intelectual Empobrecimento das relações sociais Insatisfação Tédio Ansiedade Indignidade Inutilidade Desqualificação Desgaste

15 Atitudes frente ao trabalho e qualidade de vida/bem estar
Satisfação no trabalho: alto nível de satisfação no trabalho gera atitudes positivas/ Insatisfação gera atitudes negativas. Envolvimento com o trabalho: mede o grau de identificação psicológica da pessoa com o que faz - maior envolvimento levaria a menor absenteísmo e turnover. Compromisso com a organização: mede estado de identificação com a organização e desejo de manter-se ligado a ela.

16 Atitudes frente ao trabalho e qualidade de vida/ bem estar
Auto-aceitação: aspecto central da saúde mental, revela maturidade, atitudes positivas sobre si mesmo. Relacionamento positivo com os outros: sentimentos de empatia, afeição, amizade. Autonomia: padrões internos de auto-avaliação, independência em relação a aprovações externas. Domínio do ambiente: escolher ou criar ambientes adequados às características psíquicas, participação, controle de ambientes complexos. Propósito de vida: definição de objetivos, senso de direção, sentimento de significado, um sentido maior para a vida. Crescimento pessoal contínuo: abertura a novas experiências, superação de desafios.

17 Atitudes frente ao trabalho e qualidade de vida/ bem estar
Agir orientado por metas/desafios Concluir as ações Aprender continuamente Cumprir prazos / compromissos Cooperar com os outros Gerenciar o tempo Valorizar o que faz Considerar as pessoas Estar seguro ao agir Inovar - correr riscos Buscar a totalidade humana

18 Modelo de Gestão da Qualidade de Vida integrado

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20 Programas de qualidade de vida no trabalho
Os programas de qualidade de vida devem ter critérios compatíveis com a cultura, política e perfil dos gestores e empregados - clientes dos programas. Indicadores: Biológicos Psicológicos Sociais Organizacionais

21 BIOLÓGICO PSICOLOGICO SOCIAL ORGANIZACIONAL
Controle e preservação da saúde Garantia de saúde, prevenção do stress negativo Forte tendência de investimento em saúde, manutenção, melhoria da saúde Funcionários saudáveis Compreensão sobre stress Gestão pessoal da própria saúde Responsabilidade pelo próprio bem-estar Responsabilidade pessoal Responsabilidades individuais Definição do estilo de vida Postura não acomodada Expectativas individuais Necessidades individuais do ser humano Realização pessoal o grande desafio é ter pessoas motivadas Auto-estima do funcionário Nova atitude diante da necessidade de trabalhar competitividade com bem-estar Cuidado com as condições de trabalho Ambiente organizacional mais saudável Ambiente oportuno Melhoria da performance Ganho por meio de maior produtividade Performance da empresa Expansão do conceito de qualidade total Evolução da qualidade total Atingir metas da empresa Diferencial competitivo Valores organizacionais mais sincronizados com a competitividade Maior competitividade Sobrevivência para a empresa empenho no espírito do ofício Pessoas engajadas e motivadas maior comprometimento Vestir a camisa da empresa Vinculo estabelecido entre funcionário e empresa Programas de qualidade de vida para atrair e reter funcionários Não produzir qualidade sem pessoas Pessoas como seres integrais Resgatar e manter o verdadeiro valor do indivíduo O capital humano é o ativo mais importante

22 BIOLÓGICA PSICOLÓGICA SOCIAL ORGANIZACIONAL
Grupo de apoio para ex-fumantes Palestras antitabagismo Proibição de fumo no ambiente de trabalho Quem parar com o vício tem reembolso do método escolhido Dicas para deixar de fumar Palestras preventivas da AIDS Formas de prevenção da AIDS Distribuição de cartazes e camisinhas Programas sexo seguro Programa de controle de obesidade Introdução de cardápio balanceado Palestras sobre educação alimentar Refeições balanceadas servidas na empresa Reeducação alimentar Semana do coração Prevenção de doenças Valorização da medicina preventiva Programas de combate ao abuso de álcool Eventos sobre drogas, programa de dependência química Caminhada ecológica Passeios ciclísticos Incentivos á participação em atividades sociais por meio da venda de ingressos para teatros, shows, entre outros eventos Suporte psicológico, convênio psicológico Coleta seletiva de lixo Reutilização de embalagens Coleta seletiva de papel Realização de trabalhos voluntários nas comunidade Desenvolvimento do senso de cidadania e participação Ações para melhorar a saúde da cidade Filantropia Campanhas assistenciais Espaço de lazer com TV, jornais, revistas Sarau das 5 Grupos de coral, teatro Biblioteca Jogos de futebol internos Valorização da higiene e da limpeza no local de trabalho Abolição das divisórias, inclusive da sala do presidente Decoração do ambiente Estudo ergonômico do mobiliário e iluminação Avaliação ergonômica dos espaços de trabalho Se preferir trabalhar em casa empresta-se o lap-top Horário flexível Extinção da marcação de ponto Benefícios tradicionais, vale-transporte, vale-refeição, seguro saúde, etc.

23 Viver bem refere-se a ter uma vida equilibrada em todas as áreas.
A qualidade de vida está ligada às escolhas que fazemos, ou seja, às atitudes que tomamos.


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