A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADELAIDE REZENDE DE SOUZA"— Transcrição da apresentação:

1 ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil? CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL   ADELAIDE REZENDE DE SOUZA

2 Alfabetização ou Letramento
Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil? Qual a função de um centro de educação infantil (creche e pré-escola)? Devemos pensar em aproveitar a infância das crianças para treiná-las para o futuro? Preparando-as para serem integradas ao ensino fundamental? Como fazer para que as crianças sejam cidadãs criativas e reflexivas dominando a língua escrita e capazes de compreender os códigos e instrumentos de nossa cultura?

3 Diferença entre alfabetizar e letrar
Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Magda Soares (1998)

4 Alfabetização - processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-la para ler e escrever. Para adquirir tal tecnologia é importante compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra-som e dominar o seu traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que os substituam. Letramento - relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais. É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.

5 Compreensão e valorização da cultura escrita: capacidades, conhecimentos e atitudes
- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade - Conhecer os usos e funções sociais da escrita - Conhecer usos da escrita na cultura escolar - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar

6 Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos: que o ensino da escrita se apresente de modo que a criança sinta necessidade dela. que a escrita seja apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa, que a necessidade de aprender e escrever seja natural, da mesma forma como a necessidade de falar, que ensinemos à criança a linguagem escrita e não as letras.

7 Como podemos compreender a criança nas suas formas próprias de ser, pensar e agir?
Como vê-la como alguém que inquieta o nosso olhar, desloca nossos saberes e nos ajuda a enxergar o mundo e a nós mesmos? Como podemos ajudar a criança a se constituir como sujeito no mundo? De que forma a compreensão sobre o significado do brincar na vida e na constituição dos sujeitos situa o papel dos adultos e da escola na relação com as crianças e os adolescentes?

8 Como avaliar as crianças na Educação Infantil?
Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental” (Lei 9394/96, artigo 31).

9 Pontos Importantes: O processo de avaliação na educação infantil deverá representar um reflexo da forma como todos os conteúdos são construídos com as crianças de forma descontraída e prazerosa, garantindo o interesse da criança a todos os assuntos que lhes são oferecidos. A avaliação não tem o objetivo de aprovar ou reprovar a criança. Ela representa um momento de trabalhar a auto-estima das crianças. Mostrar como elas avançaram. Uma criança precisa aprender sobre si mesma que ela é capaz, tem boas ideias, faz bons desenhos, conta boas histórias e pode contribuir com o mundo adulto oferecendo seu conhecimento já conquistado.

10 Um processo avaliativo deve representar uma avaliação que não fique restrita apenas as crianças, mas que envolva todos os personagens ativos na tarefa de auxiliar a educação delas. Portanto, significa incluir a família e os educadores. A inclusão desses dois personagens é fundamental, pois considerando que uma criança é um ser em desenvolvimento, sozinha ela não conseguirá conquistar com qualidade novas etapas, será necessário que ela esteja - “acompanhada” - ou seja - “estar em companhia” - significa ter um olhar atento de um adulto que auxilia e observa os progressos conquistados pela criança, seja na creche ou em casa.

11 Uma instituição infantil de qualidade deverá deixar claro para a família aspectos fundamentais relacionados a construção de sua proposta pedagógica: 1) Quais os objetivos da educação infantil? 2) Como é realizado o processo avaliativo? 3) Qual a criança que pretende ajudar a formar?

12 A educação infantil tem um fim em si mesma, não deve representar preparação para o ensino fundamental. Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez mais adultizada em que o tempo da infância corre o risco de diminuir Infância como um conceito social necessário para criar possibilidades para que a criança possa vivenciar as necessidades especificas desse período da vida.

13 É importante garantir a possibilidade de oferecer as crianças “coisas de criança” para que possam expressar seus pensamentos e suas ações assimilando o mundo que vivem em doses gradativas e toleráveis, pois a pressa poderá representar ausência de determinados aspectos que serão necessários para as novas etapas. A educação infantil deve garantir além de outros aspectos que a criança seja tratada como criança e tenha direito ao ócio para organizar suas ideias e testar suas hipóteses através da atividade principal da infância, a brincadeira.


Carregar ppt "ADELAIDE REZENDE DE SOUZA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google