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VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005.

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Apresentação em tema: "VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005."— Transcrição da apresentação:

1 VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005

2 MATERIAL DE REFERÊNCIA UTILIZADO PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): Coleções classificadas em: Coleções classificadas em: Recomendadas com distinção Recomendadas com distinção Recomendadas Recomendadas Recomendadas com Ressalvas Recomendadas com Ressalvas PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): Resenhas descritivas, apenas Resenhas descritivas, apenas Não há classificação Não há classificação

3 COMO PROCEDER PARA MELHOR UTILIZAR O LD? REALIZANDO UMA ANÁLISE DO MATERIAL CONSIDERANDO: A natureza do LD A natureza do LD A adequação da proposta ao conhecimento da área A adequação da proposta ao conhecimento da área A adequação da proposta ao Projeto Educativo da escola A adequação da proposta ao Projeto Educativo da escola

4 A NATUREZA DO LD: Material didático que procura organizar a ação educativa: Material didático que procura organizar a ação educativa: Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Adotando uma metodologia de ensino Adotando uma metodologia de ensino

5 ALGUMAS PERGUNTAS QUE PODEM SER FEITAS A seleção de conteúdos do LD adotado tem correspondido às necessidades do Projeto Educativo da Escola? A seleção de conteúdos do LD adotado tem correspondido às necessidades do Projeto Educativo da Escola?

6 A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?

7 O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? A linguagem é clara? A linguagem é clara? As atividades se preocupam em ajudar oaluno a entender o texto das lições? As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?

8 A proposta do LD parece adequada ao conhecimento produzido na área? A proposta do LD parece adequada ao conhecimento produzido na área? O tratamento dado ao conteúdo é pertinente? O tratamento dado ao conteúdo é pertinente? A metodologia utilizada tem possibilitado o desenvolvimento das capacidades pretendidas? A metodologia utilizada tem possibilitado o desenvolvimento das capacidades pretendidas?

9 Tem sido necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Tem sido necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Que recursos têm sido necessários para estes ajustes? Que recursos têm sido necessários para estes ajustes? A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias? A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias?

10 O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material? O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material?

11 A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola?

12 Exemplo 1 O LD apresentou, na primeira série e na segunda, apenas contos de fadas, de aventuras e fábulas para trabalho. Demanda resultante: Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens.

13 Exemplo 2 Na segunda série, as atividades de escrita era sempre orientadas da seguinte forma: Observe a figura abaixo. Observe a figura abaixo. Responda as perguntas que se seguem. Responda as perguntas que se seguem. Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto ! Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto !

14 Demanda resultante: Reformular as propostas de PT, de forma que as atividades prevejam: Apresentação das condições de produção Apresentação das condições de produção Escrita, considerando as condições de produção do texto Escrita, considerando as condições de produção do texto Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção. Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção.

15 Exemplo 3 No LD de 5ª série, nas atividades de gramática, a proposta de trabalho seguia sempre essa orientação: Apresentação do conceito Apresentação do conceito Exemplificação Exemplificação Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento. Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento.

16 ATIVIDADE PRONOMES PESSOAIS Pronomes pessoais são palavras que substituem o nome. Eles podem ser do caso reto e do caso oblíquo. Exemplo: eu, tu, ele, nós, vós, eles, você, vocês, lhe, te, ti, contigo, se, si, consigo, me, mim, comigo, nos, conosco, vos, convosco.

17 Identifique, nas frases abaixo, os pronomes. Eu e ele estávamos no shopping quando a chuva começou. Eu e ele estávamos no shopping quando a chuva começou. Não me diga que você não vai visitar o seu pai... Não me diga que você não vai visitar o seu pai... Não passe o dedo na borda da lata, pois você pode se ferir. Não passe o dedo na borda da lata, pois você pode se ferir.

18 Demanda resultante: Reformular as propostas de trabalho com os aspectos gramaticais, de forma que as atividades prevejam: Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Levantamento de regularidades ou constatações Levantamento de regularidades ou constatações

19 Elaboração de registro/regras da observação realizada Elaboração de registro/regras da observação realizada Ampliação do corpus Ampliação do corpus Aplicação/re-investimento Aplicação/re-investimento

20 Exemplo 4 Gêneros apresentados para trabalho em LP: Gêneros apresentados para trabalho em LP: 5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens.

21 7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas. 7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas. 8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas. 8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas.

22 Demanda resultante : Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série.

23 Exemplo 5 A coleção de Matemática, no que se refere às operações, prevê os seguintes conteúdos: 1ª série: adição (algoritmo) 1ª série: adição (algoritmo) 2ª série: adição e multiplicação (algoritmo) 2ª série: adição e multiplicação (algoritmo) 3ª série: adição, multiplicação e subtração (algoritmo). 3ª série: adição, multiplicação e subtração (algoritmo). 4ª série: adição, multiplicação, subtração e divisão (algoritmo). 4ª série: adição, multiplicação, subtração e divisão (algoritmo).

24 DEMANDA DECORRENTE Rever a seleção dos conteúdos, dado que apenas está previsto o trabalho com o algoritmo, e não com as idéias e conceitos envolvidos no aprendizado Rever a seleção dos conteúdos, dado que apenas está previsto o trabalho com o algoritmo, e não com as idéias e conceitos envolvidos no aprendizado Rever a seqüenciação e distribuição dos conteúdos nas diferentes séries. Rever a seqüenciação e distribuição dos conteúdos nas diferentes séries.

25 Exemplo 6 A coleção de geografia quase não apresenta representações cartográficas e, quando o faz, muitas vezes essas representações não estão atualizadas ou apresentam imprecisão nas escalas.

26 DEMANDA DECORRENTE Substituir as representações cartográficas do LD por outras mais adequadas. Substituir as representações cartográficas do LD por outras mais adequadas. Complementar o trabalho do LD, incluindo representações não previstas. Complementar o trabalho do LD, incluindo representações não previstas.

27 Exemplo 7 O LD de oitava série, sistematicamente apresenta enunciados de problemas que não retomam conceitos trabalhados ou pressupostos matemáticos necessários para a resolução de problemas.

28 Atividade Calcule o valor de X: x

29 DEMANDA DECORRENTE Apresentar, em cada problema, os pressupostos implícitos para facilitar a leitura e compreensão do aluno.

30 Atividade Calcule o valor de X: Você já aprendeu que: A soma dos ângulos internos de 1 triângulo é 180º. 1 semicírculo tem um ângulo de 180º. x

31 Exemplo 8 Na coleção, são empregadas muitas expressões do senso comum, dificultando a familiarização dos alunos com a linguagem geográfica e a terminologia científica. Em alguns casos, os termos utilizados estão aquém do nível cognitivo dos alunos a que se destinam.

32 Exemplos: “Isso mesmo, até aquela fumacinha que sai da água fervente contribui para o efeito estufa!” “... captam a água das chuvas através dos bueiros existentes nas ruas. Quando eles não conseguem dar conta do recado, podem ocorrer grandes enchentes”

33 DEMANDA DECORRENTE Estudar as necessidades de substituição, apresentando propostas para cada uma delas.

34 Procedimentos para serem adotados no processo de uso do LD Análise coletiva do trabalho em andamento, comparando proposta do LD e ajustes necessários. Análise coletiva do trabalho em andamento, comparando proposta do LD e ajustes necessários. Registro coletivo da análise feita. Registro coletivo da análise feita. Elaboração de dossiê das atividades replanejadas. Elaboração de dossiê das atividades replanejadas.

35 Elaboração do “Diário de bordo” contendo aspectos positivos e negativos do LD, recursos materiais necessários e disponibilidades da escola. Elaboração do “Diário de bordo” contendo aspectos positivos e negativos do LD, recursos materiais necessários e disponibilidades da escola. FOCALIZAR, NESSA ANÁLISE A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES SÉRIES.

36 PARA QUÊ ORGANIZAR ESSE ACOMPANHAMENTO? Para viabilizar a discussão e o uso coletivo da coleção. Para viabilizar a discussão e o uso coletivo da coleção. Para socializar material e atividades produzidas. Para socializar material e atividades produzidas. Para orientar a escolha do próximo LD. Para orientar a escolha do próximo LD. Para aprimorar a discussão sobre a prática educativa. Para aprimorar a discussão sobre a prática educativa.

37 A LEITURA DAS RESENHAS PODE ORIENTAR A ANÁLISE DO LD E O LEVANTAMENTO DE AJUSTES NECESSÁRIOS AJUSTES NECESSÁRIOS

38 ORGANIZAÇÃO DAS RESENHAS O texto de cada uma das resenhas contém os seguintes blocos: Por Quê? Por Quê? Justifica a menção recebida pela avaliação. (PNLD 2004, apenas)

39 A Coleção A Coleção Descreve a estrutura da coleção e o conteúdo de cada volume. A Análise Apresenta informações mais detalhadas e específicas sobre a coleção. No geral, tratam da seleção e organização dos conteúdos, das questões metodológicas, das atividades, experimentos, dos aspectos gráfico-visuais e do Manual do Professor.

40 Em Sala de Aula Aponta os cuidados que o professor deve ter ao adotar a coleção, bem como os recursos necessários para sua boa utilização.

41 AS RESENHAS  descrevem as coleções, do ponto de vista dos pressupostos teórico-metodológicos assumidos, de sua organização particular, dos conteúdos selecionados, do tratamento didático dado a esses conteúdos etc.;

42 avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto;

43 informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula. informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula.


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