A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teste ergométrico Disciplina: Fisiologia Humana Ano: 2009 Curso: Terapia Ocupacional Professor convidado: Aírton Martins da Costa Lopes Fisiologia Aplicada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teste ergométrico Disciplina: Fisiologia Humana Ano: 2009 Curso: Terapia Ocupacional Professor convidado: Aírton Martins da Costa Lopes Fisiologia Aplicada."— Transcrição da apresentação:

1 Teste ergométrico Disciplina: Fisiologia Humana Ano: 2009 Curso: Terapia Ocupacional Professor convidado: Aírton Martins da Costa Lopes Fisiologia Aplicada – 02

2 Teste ergométrico

3 Para que serve o TE? Tem como objetivo avaliar a função cardiovascular durante o esforço. Tem como objetivo avaliar a função cardiovascular durante o esforço. É um dos exames mais importantes dentro de uma avaliação para a realização de atividade física. É um dos exames mais importantes dentro de uma avaliação para a realização de atividade física.

4 Funções do exame Avaliar a capacidade funcional, ou seja, o grau de condicionamento físico do indivíduo; Avaliar a capacidade funcional, ou seja, o grau de condicionamento físico do indivíduo; Avaliar o comportamento da pressão arterial durante o esforço e a recuperação; Avaliar o comportamento da pressão arterial durante o esforço e a recuperação; Detectar arritmias cardíacas; Detectar arritmias cardíacas; Detectar alterações sugestivas de isquemia miocárdica. Detectar alterações sugestivas de isquemia miocárdica.

5 Observações O tempo total do exame = 30 min. O tempo total do exame = 30 min. Registra-se o ECG e aferi a PA durante o teste. Registra-se o ECG e aferi a PA durante o teste. É importante ter uma equipe capacitada e experiente e espaço adequado para que ocorra o teste. É importante ter uma equipe capacitada e experiente e espaço adequado para que ocorra o teste.

6 Ergoespirometria Consiste em um teste ergométrico associado à medida da ventilação pulmonar e dos gases respiratórios (O2 e CO2). Consiste em um teste ergométrico associado à medida da ventilação pulmonar e dos gases respiratórios (O2 e CO2). Exame de escolha no caso de atletas que pretendem otimizar seu treinamento. Exame de escolha no caso de atletas que pretendem otimizar seu treinamento. Consumo máximo de oxigênio (VO2 máx): é o método mais utilizado para medir a capacidade funcional = performance do atleta. Consumo máximo de oxigênio (VO2 máx): é o método mais utilizado para medir a capacidade funcional = performance do atleta.

7 Ergoespirometria Pode ajudar a explicar alguns sintomas: o cansaço e a falta de ar. Pode ajudar a explicar alguns sintomas: o cansaço e a falta de ar. Através do exame consegue diferenciar entre uma causa cardíaca, pulmonar ou simples falta de condicionamento físico. Através do exame consegue diferenciar entre uma causa cardíaca, pulmonar ou simples falta de condicionamento físico.

8 Indicações – reabilitação cardíaca Avaliação de dor torácica; Pós-infarto agudo do miocárdio; Pós-angioplastia; Pós-trombolítico; Angina estável; Angina instável; Disfunção ventricular;

9 Indicações – reabilitação cardíaca Doenças orovalvares: Insuficiência aórtica; Estenose aórtica; Insuficiência mitral; Estenose mitral; Próteses valvares; Anticoagulação;

10 Indicações – reabilitação cardíaca Hipertensão arterial; Cardiomiopatias; Aptidão física; Insuficiência cardíaca; Programação de marcapasso;

11 Contra-indicações absolutas Infarto agudo do miocárdio (até o 2o dia); Angina instável de alto risco; Arritmias cardíacas sem controle, com sintomas ou distúrbios hemodinâmicos; Estenose aórtica grave sintomática;

12 Contra-indicações absolutas Insuficiência cardíaca sem controle; Embolia pulmonar ou infarto pulmonar; Miocardite ou pericardite aguda; Dissecção aórtica aguda.

13 Contra-indicações Doenças osteo-articulares; Obesidade mórbida; Histeria; Doenças psiquiátricas; Hipertensão arterial (PAS>200 mmHg e PAD>110 mmHg).

14 Indicações para o encerramento do TE (absolutas) Queda da PAS> 10 mmHg do basal, acompanhada por outra evidência de isquemia; Angina de moderada a grave; Sintomas relacionados ao sist. nervoso; Sinais de má perfusão;

15 Indicações para o encerramento do TE (absolutas) Questões técnicas (ECG e pressão arterial); Limite do paciente; Taquicardia ventricular sustentada.

16 Indicações para o encerramento do TE (relativas) Queda da PAS> 10 mmHg do basal, na ausência de outra evidência de isquemia; Modificações do segmento ST e QRS; Taquicardia supraventricular; Bloqueios AV;

17 Indicações para o encerramento do TE (relativas) Cansaço, fadiga de MMII, falta de ar, claudicação; Bloqueio de ramo; Aumento da dor no peito; Resposta da PA (PAS> 250 mmHg e PAD> 115 mmHg).

18 Ambiente para realização do TE Sala ampla Circulação de 3 profissionais Acomodação do material Local do preparo Sintomas Temperatura entre 18° e 22° graus Umidade entre 50 e 70%


Carregar ppt "Teste ergométrico Disciplina: Fisiologia Humana Ano: 2009 Curso: Terapia Ocupacional Professor convidado: Aírton Martins da Costa Lopes Fisiologia Aplicada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google