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Ministério Público do Trabalho – MPT www.mpt.gov.br FPAP - 05/06/2008 Vinícius P. Corrêa.

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1 Ministério Público do Trabalho – MPT FPAP - 05/06/2008 Vinícius P. Corrêa

2 Estrutura MPT

3 MISSÃO BÁSICA E FINALIDADE A missão do MPT é conscientizar e proteger os direitos difusos, coletivos e individuais indisponíveis, oriundos de relações laborais. Composição Composição servidores em todo Brasil. Cerca de 500 membros (Procuradores).

4 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Abrangência Abrangência Sede em Brasília 24 Regionais (23 Capitais e Campinas); Ofícios (100 Municípios - 84) Uruguaiana – Mossoró - Boa Vista – Rio Branco;

5 Desempenha o papel de defensor da lei para intervir nos feitos judiciais em curso nos quais haja interesse público a proteger e que envolvem situações referentes às relações de trabalho. Atua como árbitro e mediador na solução de conflitos trabalhadores e empresas ou entidades sindicais que os representa. Órgão Interveniente 1.Recebimento de denúncias; 2.Instauração de processo investigatório; 3.Instauração de inquéritos civis públicos; 4.Medidas administrativas ou judiciais, quando comprovada a irregularidade. Órgão Agente

6 Foram instituídas sete áreas prioritárias de atuação: 1.Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – CONAETE; 2.Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e Proteção ao Trabalhador Adolescente – CORDIFÂNCIA. 3.Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho – CORDIGUALDADE 4. Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública – CONAP; 5. Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Emprego – CONAFRET. 6.Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho – CODEMAT; 7.Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração no Trabalho Portuário e Aquaviário – CONATPA. Órgão Agente

7 DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – DDP - DRH É responsável pelas seguintes atividades: Educação continuada, Desenvolvimento e Treinamento presencial e a distância dos servidores; Educação continuada, Desenvolvimento e Treinamento presencial e a distância dos servidores; Gestão de desempenho funcional; Gestão de desempenho funcional; Estágio acadêmico. Estágio acadêmico.

8 PLANO DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL Portarias de Capacitação PGR 124/05 e MPT 127/06 Avaliação em Desempenho – promoção – (100h) Criado em Projetos de treinamento que abordam sobre os seguintes temas: I. Integração II. Desenvolvimento Profissional III. Desenvolvimento Gerencial IV. Pós-Graduação Em 2005: Criação do Portal Educacional do MPT.

9 Portal Educacional do MPT.

10 Desenvolvimento do PCP. Estruturado em Projetos; –Atividades de apoio (Informática, Língua Portuguesa, Rotinas Administrativas, etc.); –Atividade fim (Direito do Trabalho); Eventos Externos; Eventos Internos; Parcerias; –Pesquisas Universidades; –Ramos (MPF, MPM, MPDFT e ESMPU) –Melhores práticas;

11 Levantamento de Necessidades de Treinamento 1-Entrevista individual com os chefes de Divisão dos Departamentos da PGT. 2- Construção do instrumento. Dados demográficos; Geral: Informática, língua portuguesa, habilidades pessoais, MPT e Lei Nº 8112/90; Específico do Departamento; Específico de algumas Divisões; Comentários e Sugestões. 3- Aplicação.

12 Avaliação de Treinamento Eventos presenciais: Instrumento de Avaliação de Reação. Educação a Distância: Avaliação da qualidade do material didático do curso; -Roteiro de Análise do Material Didático; -Tabela de Análise dos Objetivos Instrucionais. Avaliação de reação ao curso; Relatórios com sugestão de aprimoramento dos cursos.

13 Projeto Educação a Distância

14 Projeto Educação a Distância. Motivação: Estratégia Portaria Capacitação; Inovação e modernização; Integração da instituição; Atendimento as unidades mais remotas; Curso de Ambientação ao MPT;

15 Premissas do Projeto EaD no MPT 1.Melhor adaptação de conteúdos a realidade do servidor. 2.Nos cursos de EaD os servidores permanecem no seu local de trabalho podendo realizar as atividades do curso de acordo com horários mais adequados, interferindo o mínimo possível em sua rotina profissional e pessoal. 3.Ao realizar o curso on-line, em seu próprio ambiente profissional, o servidor poderá relacionar a capacitação imediatamente a suas atividade diárias (Aplicação Prática). 4.A EaD contribui, ao utilizar recursos computacionais e de Informática, para inclusão digital do servidor. 5.Despertar uma nova postura do servidor, onde os cursos devem incorporar aspectos pedagógicos que contribuam para que o servidor seja capaz de construir no seu local de trabalho condições à mudanças profissionais e de aprendizagem. Projeto Educação a Distância.

16 Metodologias utilizada –Ambiente de Aprendizagem; –Aulas virtuais assíncronas e síncronas; –Uso de Tutoria ativa; –100% online, internet, correio tradicional, etc. Material didático. –Adaptação de conteúdos presenciais; –Áudio e Vídeo. Sistema de acompanhamento e avaliação –Ambiente de aprendizagem e interação a distância.

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21 Curso Realizados a distância

22 Projeto Educação a Distância. Alguns números da EaD (Nov/2004 -Fev/2008): –Média de 300 alunos por mês estudando online; –14 cursos; –1.557 alunos certificados em cursos a distância; –172 evadidos; –Muitos problemas para administrar.

23 Condições de Sucesso 1.Atuação em todo Brasil (2100 servidores); 2.Reconhecimento da área de Treinamento e Desenvolvimento; 3.Aprimoramento do projeto EaD; 4.Aumento Pós-Graduados (especialistas); 5.Parceria com Universidades;

24 Visão do Futuro Projetos de Formação Profissional específica; Instrutoria interna; Vídeo Conferência; Novos cursos a Distância, Ampliar para 600 alunos em média (EaD); Diminuição curso individuais ou pacotes.

25 OBRIGADO!


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