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Triênio 2007 – 2009 CAPES ¨5¨ Metas UFRGS para Pós-Graduação Atividades 2010 conduzem a CAPES ¨6¨ Biênio 2011/2012 rendimento 2010 ? Triênio 2010 – 2012.

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1 Triênio 2007 – 2009 CAPES ¨5¨ Metas UFRGS para Pós-Graduação Atividades 2010 conduzem a CAPES ¨6¨ Biênio 2011/2012 rendimento 2010 ? Triênio 2010 – 2012 CAPES ¨?¨

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4 COMPARATIVO OUTROS PROGRAMAS E DOCUMENTO DE AREA ( ) PPGCONCDPTDPAPBPABC USP/SC UFMG IPH UFC UFPR

5 Eng.Civil.pdf Eng.Sanit.pdf IPH.pdf

6 PÓS-GRADUAÇÃO UFRGS A lguns dados de Programas de Pós-graduação estudantes matriculados em mestrado e doutorado (2610 bolsistas) mestres e 630 doutores titulados estudantes matriculados em cursos de especialização - Competência instalada e motivação

7 Número de doutores titulados na UFRGS

8 AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/2009 Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Programas de pós-graduação que subiram de nota: Nota 7Nota 6 Nota 5 PsiquiatriaCiência PolíticaCiência do Solo Eng. CivilC. FarmacêuticasComunicação e Inform. MúsicaEndocrinologiaDireito QuímicaEng. MecânicaEnfermagem (4) EpidemiologiaEng. Produção MF Informática EducaçãoEpidemiologia MF Eng. ElétricaCirurgia(7) Nota 4 Ciência e Tecnologia dos Alimentos Total: 19 Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

9 AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/ Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Programas de pós-graduação que diminuíram a nota: Nota 5Nota 4 Nota 3 VeterináriaAdministração MFFarmácia MF EducaçãoBotânicaRelações Internac. (2)Neurociências(2) Cardiologia Ciências Médicas Microbiologia Agrícola e do Ambiente (6) Total: 10 Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

10 AVALIAÇÃO CAPES - triênio 2007/2009 – Total de Programas da UFRGS avaliados: 78 Triênio 2004/2006Triênio 2007/2009 Programas 6 e 7= %Programas 6 e 7= % Programas 5 = %Programas 5= % Programas 3 e 4= %Programas 3 e 4= % Percentual de Programas 5, 6 e 7 = 68% Percentual de Programas 5, 6 e 7 = 71% Nota: situação antes da análise dos pedidos de reconsideração de conceito pela CAPES

11 PROPOSTAS Credenciamento de professores (manutenção ou novos) segundo critérios CAPES (UFRGS já faz para os novos!); Selecionar alunos qualificados para a pesquisa (que inclui a obrigação de publicar bem); procurar futuros alunos bons; Gestão de bolsas por desempenho acadêmico e em publ.; Distribuição de orientados eqüitativa; Cobrança de efetividade dos alunos e professores; Comissão de pós- graduação com obrigações explicitas a seus membros (ministros). Defesas somente com produção previa qualificada OK + ou - doutoradoOKnão+ ou -não+ ou -

12 Avaliação anual do credenciamento pela produção de artigos nacionais e internacionais do ano passado, ano atual e ano futuro, incluindo submissões; proposta: 2PIAB/3 anos;3NIAB/3anos, com peso maior para triênio CAPES vigente; Exigência do artigo do aluno em periódico para defesa; Tolerância zero para atrasos nos prazos; Condicionar ajudas, em congressos e outras, a um indicador de produtividade do aluno e seu orientador; PROPOSTAS não OK não

13 META PERMANENTE

14 Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total3221

15 Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

16 Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

17 Áreas N o Professores N o Prof. Permanentes Hidrologia63 Saneamento86 Hidráulica65 Planejamento e gestão21 Erosão e sedimentação32 Hidrogeologia11 Irrigação e drenagem11 Outros52 Total

18 MestradoTotalCongressosRevistas 25% Min Median Max % Doutorado

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25 Quem e orientador?

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28 METAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRGS Internacionalização: desenvolver ações no sentido de expandir a inserção internacional da pós-graduação e da produção cientifica, através de convênios, envolvendo mobilidade acadêmica; Expansão do número de alunos de doutorado: a conclusão da maioria dos Programas é da possibilidade de expansão em torno de 15 a 20% do número de alunos de doutorado; Qualificação da formação acadêmica: através do desenvolvimento de atividades integradas entre as áreas; formação docente dos estudantes Expansão do número de professores orientadores: essa é uma meta expressa pela grande maioria dos Programas, como meta intermediária para atingir outras mais amplas, como ampliação de vagas para alunos e novas linhas pesquisa. Definição de vagas e perfil de docentes: participação do sistema de pós-graduação mais decisiva na definição de vagas docentes, com definições de áreas estratégicas. Expansão e/ou qualificação da área física dos laboratórios: essa é uma das metas intermediárias essenciais para a expansão da pós-graduação. Todos os programas de pós- graduação expressaram a necessidade da expansão e/ou racionalização dos espaços físicos de laboratório, para os alunos de pós-graduação e para professores convidados ou pós-doutores ;

29 Servidores técnico-administrativos: necessidade urgente de servidores para atividades administrativas (vários programas não tem secretário) e atividades especializadas de laboratórios (manuseio de equipamentos complexos e sensíveis). Em decorrência dessa escassez de servidores, os orientadores acabam executando tarefas administrativas de secretaria, além do constante treinamento de alunos de pós-graduação para operar instrumentos, ocorrendo naturalmente um desvio das atividades inerentes do orientador; Assessoria de projetos: suporte para elaboração de projetos, relatórios e prestação de contas; Demanda positiva de candidatos ao doutorado: os dados dos Programas mostram que a procura pelos cursos de doutorado é positiva, ou seja, o número de candidatos que concorrem à seleção ao doutorado se mantém ou há um aumento nos últimos 4 anos. Dividindo-se o número de ingressantes pelo número de titulados num determinado ano, constata-se um valor sempre acima de 1, mesmo em programas consolidados e com doutorados há vários anos. Destino dos egressos: cerca de 80% dos egressos dos programas de pós-graduação são professores de instituições de ensino superior. O número de doutores em indústrias é ainda pequeno, mesmo em áreas tecnológicas. METAS DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRGS

30 Programa procura meios de atingir conceito 6 IPH tem condições Metas Manter/aumentar vigor da solidariedade redução de assimetrias regionais Manter/aumentar intercâmbios nacionais MINTER & Redes Manter/aumentar intercâmbios internacionais UNA & Redes Manter/aumentar nível das pesquisas Editais pesquisas Manter/aumentar eficiência dos docentes melhoria números Aumentar eficiência discente melhoria números Aumentar publicações em periódicos (CAPES A) melhoria números Tempo titulação melhoria números Participação do Pós na definição de vagas docentes hoje inexistente Visibilidade do Programa através de página WEB PERSPECTIVAS FUTURAS


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