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REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA. AULA 1 Requisitos básicos para produção de um texto: - ter domínio do idioma; - conhecer o assunto a ser tratado;

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1 REDAÇÃO REVISANDO... PROF.: JULIANA

2 AULA 1

3 Requisitos básicos para produção de um texto: - ter domínio do idioma; - conhecer o assunto a ser tratado; - conhecer as técnicas.

4 TIPOLOGIA TEXTUAL DESCRIÇÃO É a forma mais primária de produção de textos. Alicerces da descrição: nossa imaginação e os nossos cinco sentidos. Descrever é caracterizar uma cena, um estado, um momento vivido ou sonhado por meio da nossa percepção sensorial e de nossa imaginação criadora.

5 NARRAÇÃO Narrar é contar um ou mais fatos que ocorrem com determinados personagens, em local e tempo definidos.

6 DISSERTAÇÃO É a exposição de opiniões a respeito de um determinado assunto. Dissertar é discutir idéias, analisá-las e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de quem as defende.

7 Dissertar é, pois, analisar de maneira crítica situações diversas, questionando a realidade e apresentando nosso posicionamento diante dela....

8 A dissertação, por isso, pressupõe: - exame crítico do assunto sobre o qual se vai escrever; - raciocínio lógico; - clareza, coerência e objetividade na exposição.

9 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO INTRODUÇÃO - DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO INTRODUÇÃO É a apresentação do assunto. O parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma idéia-núcleo por meio de uma afirmação, interrogação, definição, citação, etc., combinados ou não entre si.

10 DESENVOLVIMENTO: É a análise crítica da idéia central. Pode ocupar vários parágrafos em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que argumentem a idéia central proposta no primeiro parágrafo.

11 Para desenvolver o assunto de uma dissertação, podemos utilizar os seguintes recursos: a) citações b) dados estatísticos c) justificativas d) exemplos e) comparações

12 CONCLUSÃO: É o ponto de chegada da discussão, a parte final do texto em que se condensa o conteúdo desenvolvido, reafirma-se o posicionamento exposto na tese ou lança- se perspectiva sobre o assunto. Um meio adequado de bem concluir é aquele em que sintetizamos o assunto nos termos em que foi proposto ou questionado na etapa introdutória.

13 Características de umA boa dissertação: Um texto não é um mero aglomerado de frases ou parágrafos avulsos. Um bom texto constitui-se de uma seqüência de idéias argumentadas e harmonizadas entre si destinadas a um interlocutor real ou virtual.

14 Para se redigir um texto dissertativo, são indispensáveis: O texto deve desenvolver-se em torno de um assunto. As idéias que lhe são pertinentes devem suceder-se em ordem seqüente e lógica, completando e enriquecendo a idéia- núcleo expressa na tese. Não deve haver redundância nem pormenores desnecessários. UNIDADE:

15 Deve haver associação e correlação das idéias na construção dos períodos e na passagem de um parágrafo a outro. Os elementos de ligação são indispensáveis para entrosar orações, períodos e parágrafos. COERÊNCIA:

16 Vocabulário preciso e coerente às idéias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade são fundamentais para adequar idéias e palavras. É obrigatório o uso da língua padrão culta. CLAREZA DE IDÉIAS:

17 Exame e discussão crítica do assunto, por meio de argumentos convincentes, gerados pelo acervo de conhecimento pessoais. É um processo de análise e síntese. CRITICIDADE:

18 Distribuição organizada do conteúdo pelos parágrafos e uma clara articulação entre as partes por meio do uso apropriado de recursos coesivos como a pronominalização, a elipse, a sinonímia, os conectivos. COESÃO:

19 Consiste em apresentar os aspectos, fatos ou opiniões de modo pessoal, sem imitação de processos ou particularidades alheios. Na originalidade, está a criatividade. Pode revelar-se tanto nas idéias como nas expressões. Idéias originais são idéias próprias. ORIGINALIDADE:

20 TÍTULO A redação só deve ser intitulada depois de concluída. Não há necessidade de sublinhar o título ou de colocá-lo entre aspas. Só coloque pontuação, se houver verbo.

21 TÍTULO COM VERBO SOMENTE A PRIMEIRA LETRA É MAIUSCULA EX. Viver e aprender TÍTULO SEM VERBO AS PRIMEIRAS LETRAS DAS PRINCIPAIS PALAVRAS SÃO MAIUSCULAS EX.Vida e Saúde

22 TÉCNICAS PARA ELABORAR UMA DISSERTAÇÃO Esquema básico da dissertação Tema: No verão, os habitantes de Florianópolis passam por diversos problemas. POR QUÊ? 1. O trânsito para as praias fica congestionado. 2. Há constante falta dágua. 3. Muitos turistas comportam-se de maneira inadequada.

23 As relações de Causa e Conseqüência Tema: Constatamos que, no município de Florianópolis, existe um grande movimento migratório que se desloca de diversos locais do Brasil. POR QUÊ? Causa: Muitas cidades não oferecem mais qualidade de vida para seus moradores, dificultando, desse modo o sua permanência nelas.

24 O QUE ACONTECE EM RAZÃO DISSO? Conseqüência: Florianópolis encontra-se despreparada para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de vida esperada por eles.

25 A abordagem de temas polêmicos Tema: Existem discussões que divergem com relação à legalização dos cassinos no país. Aspecto favorável: Com a legalização haverá pagamento de impostos. Aspecto contrário: O jogo é uma ameaça à estrutura familiar.

26 A retrospectiva histórica Tema: Vivemos atualmente a era da comunicação e recebemos todos os dias informações sobre os mais diferentes pontos da Terra, que nos chegam com a rapidez e eficiência dos veículos eletrônicos do mundo contemporâneo. Retrospectiva: Época mais distante. Época mais próxima. Época atual.

27 A localização espacial Tema: Não raro tomamos conhecimento, pelos meios de comunicação, do desejo de promover o diálogo Norte-Sul, para tentar buscar uma nova ordem nas relações econômicas entre os países desses dois hemisférios. REGIÃO GEOGRÁFICA 1 REGIÃO GEOGRÁFICA 2

28 A dissertação com predominância crítica Tema: O ser humano, no decorrer de milênios de sua História, tem provado possuir uma natureza destrutiva que persiste independentemente do desenvolvimento científico e cultural da humanidade.

29 Introdução: A perplexidade diante da situação. Desenvolvimento: 1.Referência a fatos de conhecimento público. 2. Comentários críticos ( crítica dos fatos, idéias ou circunstâncias). Conclusão: Observação crítica seguida de uma expectativa.

30 EXERCÍCIO Observe os temas a seguir e aponte o esquema mais adequado para desenvolvê- los: a) Nos últimos tempos, vêm ocorrendo intensas discussões a propósito dos meios de combater a violência praticada por menores, nas grandes cidades. b) Cogita-se, com muita freqüência, da implantação da pena de morte no Brasil. c) Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

31 d) Em nossa sociedade, a mulher tem conseguido um grande avanço na luta pela sua emancipação. e) A maior parte da classe política brasileira não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população. f) A melhor maneira de melhorar o padrão de vida está em melhorar o padrão de pensamento. g) A felicidade não consiste em alcançar aquilo que se deseja, mas em gostar do que se tem.

32 AULA 2

33 ARGUMENTOS DISSERTATIVOS Argumentar é convencer ou tentar convencer alguém a respeito da veracidade das idéias que estamos veiculando. É o procedimento usado para convencer o leitor de que nossa posição é a correta e para levá-lo a dar sua adesão às teses defendidas pelo texto.

34 Como se faz uma boa argumentação? 1 o – é preciso ter bem claro o que queremos dizer – delimitar bem o assunto; 2 o – formular idéias – também claras – sobre o assunto delimitado; 3 o – estruturar essas idéias com frases bem formuladas; 4 o – tentar provar cada idéia – argumento – por meio da evidência do raciocínio e das provas.

35 RECURSOS LINGÜÍSTICOS USADOS PARA CONFIRMAR A VALIDADE DAS IDÉIAS: Argumentos de autoridade: citar autores renomados dá credibilidade sobre um ponto de vista. Argumentos baseados no consenso: citar proposições aceitas como verdadeiras, numa certa época.

36 Argumentos baseados em provas concretas: apoiar as posições pessoais em fatos. Comprová-las por dados pertinentes e adequados. Argumentos com base nas relações de causa e conseqüência. Argumentos baseados em exemplos. Argumentos baseados em oposição: apontar oposições entre idéias e fatos. Argumentos baseados em semelhanças; aproximar dois elementos com base na semelhança entre eles.

37 LEMBRETES QUE PODEM MELHORAR SEU TEXTO 1. antes de começar a escrever, faça um esquema de seu texto, dividindo em parágrafos as idéias que pretende expor. Isso evita repetição ou esquecimento de alguma idéia; 2. Cheque se os pontos de vista que você vai defender não são contraditórios em relação à tese. Elabore as relações de causa e conseqüência ou os pólos positivos e negativos do tema;

38 3. Não tenha preguiça de refazer seu texto várias vezes. É a melhor maneira de se chegar a um bom resultado. Procure redigir em aproximadamente uma hora; 4. Enquanto escreve em casa, tenha sempre à mão um dicionário para checar a grafia das palavras e descobrir sinônimos que evitem a repetição; 5. Não fuja do tema proposto;

39 6. Escreva o que você pensa sobre o tema dado e não o que você acredita que o corretor do texto gostaria que fosse escrito. Jamais analise os temas propostos movido por emoções exageradas; 7. Não escreva sobre o que você não conhece, nem utilize sua redação para fins doutrinários; 8. Use a linguagem padrão em seu nível culto;

40 9. Empregue a linguagem denotativa; 10. Não empregue palavras cujo significado seja desconhecido para você; 11. Evite lugar-comum: frases feitas e expressões cristalizadas, como a pureza das crianças, a sabedoria dos velhos, etc. evite também gírias e a palavra coisa (procure o vocábulo adequado a cada idéia); não use etc.; não abrevie palavras;

41 12. Evite repetir palavras, use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas, fora o caso intencional da ênfase, repetir revela pobreza de vocabulário ou desleixo; 13. Evite expressões do tipo belo, bom, mau, incrível, péssimo, triste, pobre, - são juízos de valor sem carga informativa, imprecisos e subjetivos;

42 14. Não encha lingüiça! Cada palavra deve ser fundamental e informativa na redação. À falta de idéias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes. Isso é redundância, é prolixidade, é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muito mal escritas. Faça um trabalho honesto; 15. Não aumento o tamanho da letra para dar a impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador;

43 16. Letra estilo bicho-de-pé, não pode (só se vê a linha de tão pequena). ( avaliador não vai colocar lente de aumento só para corrigir a sua redação; 17. Não repita idéias, tentando explicá-las. Se você escrever com clareza, uma só vez basta; 18. Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco;

44 19. Cuidado com o uso inadequado das conjunções. Elas podem estabelecer relações que não existem entre as frases e tornar o texto sem nexo; 20. Se usar uma pergunta na tese, responda-a ao longo do texto. Evite interrogações na argumentação e na conclusão. Para aprofundar seus argumentos, suas afirmações, use exemplos: fatos notórios ou históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas e informações adquiridas por meio de leitura, estudo e aquisições culturais (bagagem cultural);

45 21. Pensamento novo, período novo. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período idéias que não se completam; 22. Tome cuidado com os períodos muito longos: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos; 23. Não empregue a primeira pessoa do singular; 24. Atenção à falta de paralelismo;

46 26. Faça parágrafos a, mais ou menos, três centímetros da margem; 27. Atinja a margem direita e esquerda sem ultrapassá-las; 28. Faça letra legível; se escrever em letra de forma, procure distinguir as maiúsculas das minúsculas; 25. Centralize o título (só use aspas se for citação);

47 30. Rascunhe suas idéias antes de passá- las para a folha definitiva; 31. Não exceda o limite máximo de linhas; nem fique aquém do limite mínimo; 29. Não borre, não rabisque, nem rasure o texto definitivo;

48 32. Texto dissertativo não deve apresentar: a) interrogações na argumentação ou na conclusão (só o título e a introdução podem apresentar interrogação); b) uso da primeira pessoa do singular, salvo exigências feitas pela banca; c) conversa com o leitor;

49 d) título inadequado; e) uso indevido de clichês, frases prontas e chavões, palavrões, gírias; f) abordagem subjetiva e emocional do tema; g) superficialidade, julgamentos gratuitos e infundados; h) linguagem inadequada (coloquial); i) diálogo, nem personagens.

50 33. Na conclusão é possível: a) retomar a tese, reafirmando-a; b) retomar a tese, oferecendo soluções viáveis para os problemas abordados na argumentação.

51 ATENÇÃO: Respeite os limites indicados na prova: evite escrever demais; você corre o risco de entediar o corretor e cometer erros. No ENEM, comece pelo rascunho, depois responda às questões da prova. Conclua essa etapa, retome seu rascunho. Releia- o, faça as alterações necessárias e passe o texto a limpo. Não se esqueça do título.

52 ALGUNS TEMAS: MEIO AMBIEMTE O panorama mundial relacionado ao meio ambiente vem mudando sensivelmente nas últimas décadas. Como conseqüência deste fato, a variável ambiental vem se transformando num importante diferencial competitivo com o qual as empresas devem se preocupar. Para que as empresas possam tomar decisões corretas, quanto à relação existente entre meio ambiente e meio empresarial, necessitam de informações confiáveis de quanto vêm gastando

53 BIODIVERSIDADE Biodiversidade pode ser considerada a diversidade de formas de vida existentes no planeta. Quando se fala em valor da biodiversidade, é possível estar-se referindo ao seu valor intrínseco, ao seu valor para a sobrevivência humana ou, ainda, ao seu valor para o desenvolvimento sustentável de comunidades locais, dela dependentes diretamente. Estudos têm demonstrado que a manutenção do equilíbrio dos delicados sistemas em que se envolvem as variadas formas de vida na Terra é crucial para a salvaguarda do futuro da humanidade, porque daí depende a melhoria das colheitas de alimentos, num contexto de população crescente, e a descoberta de medicamentos.

54 BIOCOMBUSTÍVEL Biocombustível está em voga, anunciado como a grande promessa do futuro, uma forma de combustível renovável que atrai olhares brasileiros e mundiais. Na USP, o número de pesquisas sobre o assunto cresce cada vez mais, trazendo novas indicações e perspectivas para o País.

55 E AS PÉROLAS... O sero mano tem uma missão… O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas.. O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio! Enquanto isso os Zoutros… tudo baixo nive… A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.

56 O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente. Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele. O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes. É um problema de muita gravidez. A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.

57 Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre os araras azuls que ficam sob voando as matas. … são formados pelas bacias esferográficas. Eu concordo em gênero e número igual. Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio. O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas.

58 BOA SORTE!!!


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