A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Calçadas Metropolitanas O QUE É? Esse foi um Projeto Piloto, realizado no município de Carapicuíba/SP, para a construção do calçadão central.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Calçadas Metropolitanas O QUE É? Esse foi um Projeto Piloto, realizado no município de Carapicuíba/SP, para a construção do calçadão central."— Transcrição da apresentação:

1

2 Projeto Calçadas Metropolitanas

3 O QUE É? Esse foi um Projeto Piloto, realizado no município de Carapicuíba/SP, para a construção do calçadão central da Cidade.

4 Na realidade foi um projeto social que teve como objetivo oferecer a oportunidade de reinserção social para egressos do sistema penitenciário. O trabalho terapêutico e construtor de uma nova identidade para ex-presidiários tornou possível a reintegração de um grupo à sociedade. Esse é um exemplo de trabalho social que pode e deve ser seguido.

5 PORQUE FAZER Para criar e recriar a identidade desses homens que, recebendo suporte e orientação para a superação de suas dificuldades pessoais e sociais têm a chance de se recuperar

6 Ações como: resgate de documentos pessoais, orientação para reintegrarem-se à sociedade, acompanhamento médico, odontológico, social e psicológico, orientações sobre relações interpessoais, cidadania, trabalho e qualidade de vida, além cursos de qualificação profissional, teórico e prático, formaram esse novos calceteiros.

7 O ambiente de onde provêm estas pessoas é desolador: miséria, falta de saneamento, moradias precárias, casas e barracos onde vivem mais pessoas do que cabe, famílias desfeitas, falta de equipamentos de lazer e cultura.

8 Não se pode condenar à exclusão, mais uma vez, aqueles que já foram excluídos. Ações consistentes e integradas, com forte ênfase nas orientações voltadas para a recuperação da auto-estima, da construção de novas perspectivas e projetos de futuro, foram a base desse projeto.

9 QUEM GANHA COM ISSO A banalização do crime, a sensação de insegurança e impunidade induzem a sociedade a clamar por soluções mais drásticas e punições mais severas.

10 Podemos, através desse tipo de projeto, reduzir a reincidência na criminalidade desses egressos e, com igualdade social, emprego e amor dar-lhes a oportunidade de uma vida melhor. E, conseqüentemente, ter uma sociedade melhor para esta e futuras gerações.

11 O resultado desse trabalho mostrou que durante a realização desse projeto - dezembro de 2002 a outubro de 2003 –, nesse prazo de 10 meses nenhum treinando – mesmo os excluídos - voltou a egredir.

12 Entre outros benefícios através desse projeto se conseguiu: Construir o Calçadão Central de Carapicuíba com qualidade reconhecida por especialista Recuperar área pública degrada para uso de pedestres. Recuperar o direito de ir e vir em segurança. Transformar homens e mulheres sem esperança em futuros trabalhadores valorizados e reconhecidos pela comunidade.

13 Outro item não menos importante e que deve ser citado foi que esse trabalho incrementou as vendas de material de construção na cidade, melhorando a economia local, gerando mais renda e emprego

14 COMO FAZER? Para começar procure a Acomac (Associação dos Comerciantes de Material de Construção) de sua cidade e coloque o plano em discussão para uma ação imediata.

15 Caso sua cidade ainda não tenha uma das nossas Acomacs, entre em contato com o seu sindicato local ou mesmos com as associações existentes, mobilizando o maior número possível de revendedores de material de construção.

16 Procure marcar uma reunião com representantes do setor, vereadores e imprensa local, para expor com transparência a idéia e depois encaminhá-la à Prefeitura Municipal de sua cidade.

17 Argumente a necessidade e importância desse projeto que vai aumentar as vendas no município, gerar mais impostos e mais empregos. É uma defesa legítima dos interesses de todo o cidadão.

18 Mobilize-se e mantenha todos os envolvidos sempre bem informados. Use a frase Por que Carapicuiba pode fazer isso e nossa cidade não?

19 PROJETO PILOTO DECARAPICUIBA

20 PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS Secretaria de Transportes Metropolitanos Secretaria de Administração Penitenciária Secretaria de Planejamento Prefeitura do Município de Carapicuiba Idelt - Instituto de desenvolvimento, logística, transporte e meio ambiente PARCERIAS FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS

21 PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS Projeto Calçadas Metropolitanas Duração: Dezembro de 2002 a outubro de 2003, Realizado como Projeto Piloto em Carapicuíba: construção do calçadão central da Cidade. Objetivo: oferecer uma oportunidade de reinserção social para egressos do sistema penitenciário Participantes: 93 ex-presidiários Ações: resgate de documentos pessoais, orientação para reintegrarem-se à sociedade, acompanhamento médico, odontológico, social e psicológico. Receberam, também, orientações sobre relações interpessoais, cidadania, trabalho, qualidade de vida e aplicada ao trabalho. Qualificação profissional: curso teórico e prático. Formaram-se calceteiros.

22 PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS Centro do Projeto: o trabalho humano. O trabalho é terapêutico e construtor de uma nova identidade. Nesse processo, o homem pode criar e recriar sua própria identidade, recebendo suporte e orientação para a superação de suas dificuldades pessoais e sociais. Ações consistentes e integradas, com forte ênfase no desenvolvimento orientações voltadas para a recuperação da auto-estima, da construção de novas perspectivas e projetos de futuro. A realidade só pode ser modificada quando a pessoa por si mesma se apossa da decisão de mudar. Ninguém muda ninguém. Somente a própria pessoa pode fazê-lo. Mudança de postura e reformulação do pensamento para nova visão de si mesmo e construção de uma nova filosofia de vida. A mudança de vida depende de conseguir um trabalho que lhes permita viver autonomamente e com dignidade. FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS

23 PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS Resultados 77 de 93 participantes concluíram o processo 25 empregados em empresas e instituições 48 foram incorporados à Frente de Trabalho Municipal de Carapicuíba. 20 não concluíram o Projeto:1 assassinado durante o processo; 8 afastados não se adaptarem ao treinamento;11 desligaram-se por razões pessoais. Trabalhando na Frente Municipal até 2004: 48. Destes, alguns não suportaram a disciplina do trabalho, alguns voltaram a rescindir e estão presos, outros permanecem vivendo de bicos ou em atividades ilícitas. Durante os 10 meses do Projeto nenhum treinando - mesmo os excluídos - voltou a egredir.

24 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS Para além dos números Construção efetiva do Calçadão Central de Carapicuíba com qualidade reconhecida por especialistas Orgulho para a cidade e para os trabalhadores Recuperação de área pública degrada para uso de pedestres. Espaço de convivência, de atividades comerciais, do encontro com os amigos, de valorização social, de integração entre as pessoas. Recuperação do direito de ir e vir em segurança. Espaço de descanso e contemplação da paisagem. Transformação de homens e mulheres sem esperança e futuro em trabalhadores valorizados e reconhecidos pela comunidade.

25 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

26 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

27 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

28 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

29 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

30 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

31 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

32 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

33 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

34 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

35 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

36 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

37 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

38 Esta história verdadeira - construída com erros e acertos, perdas e ganhos -, constitui argumento para aqueles que não acreditam que existe saída para a criminalidade. A banalização do crime, a sensação de insegurança e impunidade induzem a sociedade a clamar por soluções mais drásticas e punições mais severas. Há que haver a justa punição para aqueles que cometem delitos. Há que existir, também, mais igualdade social, emprego, escola de qualidade para todos, mais amor. O ambiente de onde provêm estas pessoas é desolador: miséria, falta de saneamento, moradias precárias, casas e barracos onde vivem mais pessoas do que cabe, famílias desfeitas, falta de equipamentos de lazer e cultura. Não se pode condenar à exclusão, mais uma vez, aqueles que já foram excluídos. Carece de escolher em que mundo queremos viver. FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

39 Aqueles que orientaram o Projeto fizeram uma opção. Escolheram estar ao lado dos que buscam uma mão estendida para reviver. Continua-se em busca de parceiros que possam oferecer trabalho para estas pessoas. Busca-se recursos para o financiamento de Projetos similares através da continuidade da CAMPANHA AÇÃO TRABALHO. FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS

40 FÓRUM – PAULISTANO DE PASSEIOS PÚBLICOS PROJETO CALÇADAS METROPOLITANAS


Carregar ppt "Projeto Calçadas Metropolitanas O QUE É? Esse foi um Projeto Piloto, realizado no município de Carapicuíba/SP, para a construção do calçadão central."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google