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O Ferramental de Marketing Prof. Fernando Flessati Agradecimento do ao prof. Norivaldo Carneiro.

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Apresentação em tema: "O Ferramental de Marketing Prof. Fernando Flessati Agradecimento do ao prof. Norivaldo Carneiro."— Transcrição da apresentação:

1 O Ferramental de Marketing Prof. Fernando Flessati Agradecimento do ao prof. Norivaldo Carneiro

2 Ambiente do Marketing Forças externas ao Marketing que afetam sua capacidade de desenvolver e manter relacionamentos com seus clientes-alvo. MICROAMBIENTEMACROAMBIENTE Adm de Marketing

3 Ambiente do Marketing O Microambiente próximas Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes A Empresa Os Fornecedores Os Intermediários do Marketing Os Clientes Os Concorrentes Os Públicos

4 Ambiente do Marketing O Macroambiente maiores Forças sociais maiores que afetam todo o Microambiente. O Ambiente Demográfico O Ambiente Econômico Forças Naturais Forças Tecnológicas Forças Políticas Forças Culturais

5 Complexidade ambiental Concorrência Escassez de matéria prima Avanço tecnológico Postura dos consumidores Legislações restritivas Globalização Planejamento Compreensão da situação Definição de objetivos Plano de ação Competitividade Permanência no negócio Lucratividade Crescimento O Planejamento de Marketing

6 Processo de Administração de Marketing OPORTUNIDADE DE MERCADO FORMATAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING IMPLANTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING CONTROLE DO PROCESSO

7 O Processo de Marketing As ameaças e oportunidades acionam funções que levam a elaboração do plano de marketing, utilizando-se dos 4Ps. Produto Preço Praça Promoção Jerome McCarty

8 PRODUTO Características Composição industrial Nome Tamanho Embalagem Variedade Garantias Marca - logomarca PREÇO Preço ao consumidor Custo Lucro Restrições legais Condições de crédito Prazos de pagamento PRAÇA Ponto de compra Ponto de venda Canais Logística PROMOÇÃO Propaganda e Publicidade Relações públicas Venda Promoção de vendas Consumidores-alvo Posicionamento

9 Pesquisa de Mercado Ferramenta fundamental de orientação das ações de Marketing. Considerando os volumes relativos de investimentos que o mercado exige para a realização adequada de produtos e serviços, supérfluo seria discutir sua necessidade. Marina Rutter (Pesquisa de Mercado - Ed. Atlas)

10 Pesquisa de Mercado fotografa a realidade revela um momento orienta cominhos para tomadas de decisão define, correlata ou confirma estratégias e táticas

11 Pesquisa de Mercado FONTES SECUNDÁRIAS FONTES SECUNDÁRIAS Anuários, guias, revistas, jornais, outras empresas, associações. FONTES PRIMÁRIAS FONTES PRIMÁRIAS Diretamente com o público. Definições importantes:

12 Pesquisa de Mercado UNIVERSO UNIVERSO Total dos indivíduos que compõem o conjunto de pessoas a ser pesquisado. Ex.: Total de donas de casa de 20 a 45 anos AMOSTRA AMOSTRA Segmento da população selecionado para uma pesquisa por representar o universo a ser estudado. FILTRO FILTRO É o conjunto de características pré-definidas (sexo, idade, ser consumidor ou não, etc) que serve como pré-requisito à realização de uma pesquisa. : Definições importantes:

13 Pesquisa de Mercado Definições importantes: TABULAÇÃO Contagem do número de respostas direcionadas a uma questão específica que são posteriormente agrupadas segundo critérios estabelecidos.TARGET Mercado-alvo ou público-alvo.CAMPO Área pesquisada. É errôneo seu uso como sinônimo de amostra ou de universo.

14 Pesquisa de Mercado Tipos e Métodos de Pesquisa: Qualitativas: - Em Grupo - Em Profundidade Quantitativas: - Entrevista Pessoal - Auto Preenchível - Por Telemarketing - Por Observação Direta - Por Experimentação - Mercado Teste - Painel de Consumidores - Interativo

15 PRODUTO Ingrediente básico do processo de troca. Uma visão ampliada: Pessoas: atores, atletas, políticos, mestres. Lugares: turismo, investimentos. Idéias: conservação de energia, check- ups médicos, uso de preservativos, freqüência a faculdade, ideais políticos.

16 P R E Ç O Parte crítica do composto de Marketing AQUILO QUE OS CONSUMIDORES PAGAM POR UM PRODUTO OU SERVIÇO.

17 ABORDAGEM ECONÔMICA Lucro = receita total - custo total Lucro = (preço x quantidade) - custo total Preço = custo total + lucro P R E Ç O

18 TEXTO COMPLEMENTAR

19 Logística (estoque, transporte, armazenamento) Comerciantes Intermediários ( atacadistas ou varejistas) Agentes Ponto de compra/de venda Proporcionar ao consumidor o produto na hora certa, no lugar certo. Envolve: DISTRIBUIÇÃO

20 COMPOSTO PROMOCIONAL: PROPAGANDA VENDA PESSOAL PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS

21 Aspectos Comparativos das Ferramentas Promocionais

22 Ambiente do Marketing O Microambiente próximas Forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes A Empresa Os Fornecedores Os Intermediários do Marketing Os Clientes Os Concorrentes Os Públicos

23 Ambiente do Marketing O Macroambiente maiores Forças sociais maiores que afetam todo o Microambiente. O Ambiente Demográfico O Ambiente Econômico Forças Naturais Forças Tecnológicas Forças Políticas Forças Culturais

24 O Processo de Marketing As ameaças e oportunidades acionam funções que levam a elaboração do plano de marketing, utilizando-se dos 4Ps. Produto Preço Praça Promoção Jerome McCarty

25 PRODUTO Características Composição industrial Nome Tamanho Embalagem Variedade Garantias Marca - logomarca PREÇO Preço ao consumidor Custo Lucro Restrições legais Condições de crédito Prazos de pagamento PRAÇA Ponto de compra Ponto de venda Canais Logística PROMOÇÃO Propaganda e Publicidade Relações públicas Venda Promoção de vendas Consumidores-alvo Posicionamento

26 PRODUTO Ingrediente básico do processo de troca. Uma visão ampliada: Pessoas: atores, atletas, políticos, mestres. Lugares: turismo, investimentos. Idéias: conservação de energia, check- ups médicos, uso de preservativos, freqüência a faculdade, ideais políticos.

27 P R E Ç O Parte crítica do composto de Marketing AQUILO QUE OS CONSUMIDORES PAGAM POR UM PRODUTO OU SERVIÇO.

28 ABORDAGEM ECONÔMICA Lucro = receita total - custo total Lucro = (preço x quantidade) - custo total Preço = custo total + lucro P R E Ç O

29 TEXTO COMPLEMENTAR

30 Logística (estoque, transporte, armazenamento) Comerciantes Intermediários ( atacadistas ou varejistas) Agentes Ponto de compra/de venda Proporcionar ao consumidor o produto na hora certa, no lugar certo. Envolve: DISTRIBUIÇÃO

31 COMPOSTO PROMOCIONAL: PUBLICIDADE VENDA PESSOAL PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS

32 Aspectos Comparativos das Ferramentas Promocionais

33 Complexidade ambiental Concorrência Escassez de matéria prima Avanço tecnológico Postura dos consumidores Legislações restritivas Globalização Planejamento Compreensão da situação Definição de objetivos Plano de ação Competitividade Permanência no negócio Lucratividade Crescimento O Planejamento de Marketing

34 Ambiente do Marketing O Macroambiente maiores Forças sociais maiores que afetam todo o Microambiente. O Ambiente Demográfico O Ambiente Econômico Forças Naturais Forças Tecnológicas Forças Políticas Forças Culturais

35 O Processo de Marketing oportunidades acionam funções que levam a elaboração do plano de marketing, utilizando-se dos 4 Ps As ameaças e dos 4Ps. Produto Preço Praça Promoção Jerome McCarty

36 PRODUTO Características Composição industrial Nome Tamanho Embalagem Variedade Garantias Marca - logomarca PREÇO Preço ao consumidor Custo Lucro Restrições legais Condições de crédito Prazos de pagamento PRAÇA Ponto de compra Ponto de venda Canais Logística PROMOÇÃO Propaganda e Publicidade Relações públicas Venda Promoção de vendas Consumidores-alvo Posicionamento

37 PRODUTO Ingrediente básico do processo de troca. Uma visão ampliada: Pessoas: atores, atletas, políticos, mestres. Lugares: turismo, investimentos. Idéias: conservação de energia, check- ups médicos, uso de preservativos, freqüência a faculdade, ideais políticos.

38 P R E Ç O Parte crítica do composto de Marketing AQUILO QUE OS CONSUMIDORES PAGAM POR UM PRODUTO OU SERVIÇO.

39 ABORDAGEM ECONÔMICA Lucro = receita total - custo total Lucro = (preço x quantidade) - custo total Preço = custo total + lucro P R E Ç O

40 TEXTO COMPLEMENTAR

41 Envolve: Logística (estoque, transporte, armazenamento) Comerciantes Intermediários ( atacadistas ou varejistas) Agentes Ponto de compra/de venda Proporcionar ao consumidor o produto na hora certa, no lugar certo. DISTRIBUIÇÃO

42 COMPOSTO PROMOCIONAL: PUBLICIDADE VENDA PESSOAL PROMOÇÃO DE VENDAS RELAÇÕES PÚBLICAS

43 Aspectos Comparativos das Ferramentas Promocionais

44 Como saber avaliar o valor da sua marca (case da Suzano Fefer) Balanço de intangíveis (valor da marca, programas de resp social, capital intelectual) Quanto vale: 1.Poder de barganha com fornecedores 2.Acesso a credito 3.Gestão de segurança e riscos 4.Cadeia de relacionamentos 5.Capacidade de inovar 6.Conhecimento de funcionarios 7.Novas patentes (capital intelectual)

45 Bens escondidos Revista Exame 16/03 Ativo 1.Responsabilidade Social Nike perdeu 57% do valor da sua ação após crise Ativo 2. Capital Intelectual Ibm teve um faturamento adicional de US$ 1,1 bi Ativo 3.Gestão do conhecimento Siemens implanta um portal de funcionários e consegue gerar novos negócios e conhecimentos da ordem de US$ 270 milhões

46 Produtos de Consumo Individuais Conveniência (pasta de dente, revista e sabão em pó) Comparação (compra comparada) (eletrodomésticos, televisores, móveis e roupas) Especialidade (produtos de luxo, como Relogios Rolex, Cartier ou cristais finos) Não Procurado (seguro de vida, planos de previdência, doações de sangue para a Cruz Vermelha) (pág 191)

47 Produtos industriais Materiais e peças < matérias-primas < manufaturados Itens de capital < instalações e montagens < equipam e acessórios Suprimentos e serviços

48 Decisões sobre Produtos I Atributo (qualidade, característica, design) Marca (fabricantes vs próprias, licenciamento, conjuntas) Embalagem (conceito, design e posicionamento) Rótulo (identificação)

49 Motorola e o seis S 1929 Motors radio e equip. de comunicação veiculos 45% share mundial em celulares 1980 – qualidade qualidade superior é a forma mais barata de fazer as coisas MicroTac 10 vezes melhor 100 vezes melhor US$ 120 milhões por ano em treinamento Resultado 99,997 e US$ 3 bi de economia 1 defeito por bilhão (era a meta de 2001)


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