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Br strateg i 1 Como a estratégia fala com uma organização? Através dos elementos organizacionais.

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1 br strateg i 1 Como a estratégia fala com uma organização? Através dos elementos organizacionais

2 br strateg i 2 Importante: A fim de tornar fácil o entendimento do conteúdo dos slides, a br strateg i sempre divide o material em conceitos e aplicações práticas Para isso utilizamos o instrumento de gestão 5W2H que significa cobrir as 7 perguntas a seguir: What?(O que?, Qual é?); Why?(Por que?); Who?(Quem?); Where?(Onde?) When?(Quando?) How?(Como?) How much?(Quanto?) sugestões para assistir os slides : coloque o slide no modulo slide show, clicando no ícone abaixo a esquerda ou através do menu selecionar Slide Show clicar em view show, para avançar ou voltar os slides use as setas em seu teclado

3 br strateg i 3 Quais são os elementos organizacionais que fazem a gestão das variáveis controláveis e incontroláveis em um negócio e como visualizá-los ? MISSÃO MISSÃOVISÃO VALORES ESTRATÉGIA e táticas MARKETING FINANÇAS OPERAÇÕES RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Por que você existe? O que você quer ser ? O que é importante para você? Onde e Como você vai chegar ? O que você gosta de fazer? O que você gosta de fazer? Quanto você quer ganhar ? Quanto você quer ganhar ? O que você sabe fazer ? O que você sabe fazer ? Com quem você vai? Quando você vai chegar O que você vai criar ? Qual será o seu estado quando chegar ? ELEMENTOS ORGANIZACIONAIS

4 br strateg i 4 O marketing é um dos elementos organizacionais que fala com os cenários macro e micro econômicos Cenário MACROECONÔMICO cenário microeconômico O MARKETING MIX EM UMA EMPRESA É O SEU PRODUTO OU SERVIÇO A SUA DISTRIBUIÇÃOCOMUNICAÇÃO E PREÇO DE VENDA QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS? POLITICAPOLITICA FORNECEDORES FORNECEDORES CANAL DE DISTRIBUIÇÃO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO CONCORRENTES CONCORRENTES QUAIS SÃO AS VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS? DE QUEM SÃO AS NECESSIDADES E DESEJOS? CONSUMIDOR TODOS ESTES FATORES INFLUENCIAM O CONSUMIDOR NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DE UM SERVIÇO OU PRODUTO LEGISLAÇÃOLEGISLAÇÃO CLIMACLIMA DEMOCRAFIADEMOCRAFIA TECNOLOGIATECNOLOGIA ECONÔMIAECONÔMIA CULTURACULTURA Br strategy

5 br strateg i 5 Como os elementos da sua organização se comunicam ? Priorização Sinergia Comunicação CLIENTES MERCADO FORNECEDORES PARCEIROS ALIANCAS NOVOS COMPETIDORES TECNOLOGIA ESTRATÉGIA Aprendizado Relacionamentos Desenvolvimento Pessoal Estrutura Times de Trabalho MISSÃO GOVERNO Através da missão e visão

6 br strateg i 6 Estrutura Organizacional Política PessoasnormasComporta-mentos Fornecedores Governo Clientes Novoscompetidores Tecnologia Parcerias Por que você existe? MISSÃO O que você quer ser ? VISÃO O que é importante para você? VALORES Onde e Como você vai chegar ? O que você gosta de fazer? O que você gosta de fazer?MARKETING Quanto você quer Quanto você quer ganhar ? FINANÇAS ganhar ? FINANÇAS O que você sabe fazer ? O que você sabe fazer ?OPERAÇOES Com quem você vai? RH Quando você vai chegar TI O que você vai criar ? P&D Qual será o seu estado quando chegar ? GQ

7 br strateg i 7 O marketing MIX são os out puts soluções para os clientes O marketing fala com os cenários macro e micro econômico PRODUZINDO ESTRATÉGIAS

8 br strateg i 8 Como construir a sua estratégia ? Respondendo as perguntas :MISSÃO Por que minha empresa existe? Por que minha empresa existe? Quais são as necessidades do meu mercado? Quais são as necessidades do meu mercado? Por que devemos investir recursos? Por que devemos investir recursos? Definindo horizonte de tempo:VISÃO O que faremos após a implantação de nossas estratégias? O que faremos após a implantação de nossas estratégias? Qual será a nossa posição competitiva daqui a 2,3 e 5 anos ? Qual será a nossa posição competitiva daqui a 2,3 e 5 anos ? O que gostaríamos de fazer para aumentar nossa posição competitiva? O que gostaríamos de fazer para aumentar nossa posição competitiva? O que acreditamos para o futuro? O que acreditamos para o futuro? Definindo as suas competências Core competences Desenvolver o pensamento estratégico e criativo para construir estratégias e vantagens competitivas

9 br strateg i 9 Quem define as estratégias ? Não é um consultor ou conselheiro que vai dizer o que deve ser feito! Não é um consultor ou conselheiro que vai dizer o que deve ser feito! Definir uma estratégia é tarefa da empresa e de seus principais dirigentes! Definir uma estratégia é tarefa da empresa e de seus principais dirigentes! A estratégia deve ser fruto de uma visão coletiva compartilhada para que tenha maiores chances de sucesso. A estratégia deve ser fruto de uma visão coletiva compartilhada para que tenha maiores chances de sucesso. Visualizar sempre : Visualizar sempre :Ambição coletiva a longo prazo com oportunidades a curto prazo

10 br strateg i 10 É pensar a frente, criando planos de ações para o dia a dia fazendo adaptações a longo do percurso. É pensar a frente, criando planos de ações para o dia a dia fazendo adaptações a longo do percurso. O pensamento estratégico é a somatória de planos diários, definidos a medida que as demandas surgem O pensamento estratégico é a somatória de planos diários, definidos a medida que as demandas surgem A cada mudança do meio ambiente novos planos e decisões são tomadas alinhando a organização com a estratégia geral da companhia. A cada mudança do meio ambiente novos planos e decisões são tomadas alinhando a organização com a estratégia geral da companhia. Brief strategy O que é pensamento estratégico? Pensamento estratégico é em síntese a reunião todos os elementos tangíveis e intangíveis em um todo

11 br strateg i 11 Como o tempo interfere na gestão do pensamento estratégico? Retardando as atividades em seu negócio, aumentando assim o impacto de atividades urgentes e importantes? Urgente e importante 90% Importante e não Urgente Urgente e não importante Não Urgente e não importante 10% Passado $ Presente $ Futuro $ Pense por antecipação em futuros importantes problemas para reduzir a urgência destes, antecipe, para evitar crises. Aumentando a prioridade no que e importante e não urgente ou seja pensar mais em planejamento para que tudo aquilo que é importante não venha a se tornar urgente Aprenda a dizer não para tudo aquilo que não interessa Se desejar que uma tarefa seja feita procure uma pessoa que não tem tempo para fazê-la pois ela vai se dedicar muito a esse problema Tempo gasto com atividades

12 br strateg i 12 Exemplo de: Estratégias de Negócios Como detectar a ética nas empresas? Neste exemplo Quem é o cliente? O Banco Real

13 br strateg i 13 Qual é a Missão do Banco Real? Missão – Significa a razão de ser(de. existir) de seu negócio Satisfazer os clientes, gerando valor para os acionistas, funcionários e comunidade, através de postura ética, diferenciando-nos pela qualidade dos produtos, serviços e principalmente, por um atendimento exemplar

14 br strateg i 14 Qual é a Visão do Banco Real? É uma imagem que o empreendedor tem em relação ao seu negócio dentro de um horizonte de tempo, esta focada no futuro Brief strategy A visão deve representar a percepção externa, ser orientada para o mercado, e deve expressar geralmente em termos motivadores ou visionários como a organização quer ser percebida pelo mundo no Banco REAL é a visão de sustentabilidade e diversidade

15 br strateg i 15 Quais são os benefícios do banco Real em declarar Missão e Visão ? Ajudar a redefinir o negócio, seus objetivos suas metas e o caminho para alcançá-los, descrevendo também a sua posição futura. Ajudar a redefinir o negócio, seus objetivos suas metas e o caminho para alcançá-los, descrevendo também a sua posição futura. Ajudar os acionistas, clientes e empregados os stakeholders a compreender a razão de ser do Banco Real. Ajudar os acionistas, clientes e empregados os stakeholders a compreender a razão de ser do Banco Real. Brief strategy

16 br strateg i 16 Como visualizar o Banco Real em termos de elementos organizacionais em um negócio? ATRAVÉS DE UMA PIRAMIDE DE DISCIPLINAS ORGANIZACIONAIS MISSÃOVISÃO VALORES ESTRATÉGIA MARKETING VENDAS OPERAÇÕES FINANÇAS RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Fazer mais que o possível! Diversidade Integridade, respeito, profissionalismo e trabalho em equipe Qual ou quais áreas a ética é destaque estratégico nesta organização?

17 br strateg i 17...eco eficiência nas áreas que o Banco Real define como Nossas Praticas...eco eficiência nas áreas que o Banco Real define como Nossas Praticas Exemplo de Redução, Reutilização e Reciclagem Agência Granja Viana em Cotia Reaproveitamento da água da chuva Tinta e massa corrida sem solventes Blocos em Carpete fabricado com uma parcela de fibras de garrafa pet reciclada Madeira certificada A comunidade da região foi convidada para conhecer a agência

18 br strateg i 18 1 – Fundo ethical: áreas Automotivas Automotivas Alimentícias Alimentícias Engenharia Engenharia Distribuição Distribuição Metalúrgica Metalúrgica Eletroeletrônica Eletroeletrônica Agrícolas Agrícolas Odontológica Odontológica Farmacêutica Farmacêutica Medica hospitalar Medica hospitalar...nas áreas que o Banco Real define como Nossas Praticas...nas áreas que o Banco Real define como Nossas Praticas 2- No Financiamento sócio ambiental Analisando infra-estrutura: Energia Energia Água Água Tratamentos Tratamentos Descartes Descartes 3 – Investimento social e cultural: Na gestão Médica, esportiva, Alimentícia etc. Palestras Palestras Cursos Cursos 4- Nos Fornecedores e Ecoeficiência Redução, Reutilização e Reciclagem

19 br strateg i 19 Como visualizar o Banco Real em termos de elementos organizacionais em um negócio? ATRAVÉS DE UMA PIRAMIDE DE DISCIPLINAS ORGANIZACIONAIS MISSÃOVISÃO VALORES ESTRATÉGIA MARKETING VENDAS OPERAÇÕES FINANÇAS RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GARANTIA DA QUALIDADE Fazer mais que o possível! Diversidade Integridade, respeito, profissionalismo e trabalho em equipe A ESTRATÉGIA DO BANCO REAL FOCA NA SUSTENTABILIDADE A CURTO E LONGO PRAZO RESPONSABILIDADE CORPORATIVA – ATENDENDO AOS STAKEHOLDERS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- MELHOR DESEMPENHO LOCAL E INTERNACIONAL AFETANDO O AMBIENTE E OS RECURSOS ENVOLVIDOS

20 br strateg i 20 Como entender a estratégia do Banco Real? Aplicando o pensamento estratégico A Estratégia consiste em selecionar e executar um conjunto de atividades entrelaçadas que criam valor para o cliente e diferenciação sustentável frente os concorrentes. Esta abordagem é do profissional líder e pioneiro na área de estratégia de negócios – Michael Porter que considera que : A necessidade de um negócio tem como base as declarações de missão, visão e valores que como vimos conversam com a estrutura organizacional através da estratégia. Observamos que no Banco Real o que cria valor para o cliente não é só o Lucro mas também as pessoas satisfeitas e o planeta com ambiente equilibrado ( que são os elementos estratégicos).

21 br strateg i 21 Como a estratégia se comunica com os elementos da organização? Priorização Sinergia Comunicação RESULTADO PARA OS STAKEHOLDERS LUCRO + PESSOAS SATISFEITAS+ PLANETA EQUILIBRADO LUCRO + PESSOAS SATISFEITAS+ PLANETA EQUILIBRADO MERCADO FORNECEDORES PARCEIROS ALIANCAS NOVOS COMPETIDORES TECNOLOGIA ESTRATÉGIA Aprendizado Relacionamentos Desenvolvimento Pessoal Estrutura Times de Trabalho MISSÃO GOVERNO Através da missão e visão

22 br strateg i 22 Fazer o tempo trabalhar a seu favor adotando uma postura pro ativa em qualquer situação. Em qualquer comunicação com outra pessoa tentar compreender antes de ser reativo, evitar reprovar e investigar com uma quantidade infinita de perguntas, agindo como um promotor ou um detetive. Em uma situação em que outra pessoa esta precisando se abrir, não usar a sua história de forma autobiográfica pois isto fará você se distanciar do problema do outro perdendo foco e tempo. Escutar mais o que o outro tem a dizer em primeiro lugar para criar sinergia e confiança isto fará otimizar o seu tempo realizando o que é verdadeiramente importante. Não deixar que a pessoa sinta que você é um político manipulador barato, fazer com que a pessoa ache seu próprio ritmo na busca de soluções para os problemas. Não deixar que a pessoa sinta que você é um político manipulador barato, fazer com que a pessoa ache seu próprio ritmo na busca de soluções para os problemas.Conclusões

23 br strateg i 23 Fim da apresentação O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 O material aqui apresentado não poderá ser reproduzido por quaisquer meios eletrônicos.Todos os direitos reservados e protegidos pela lei 5988 de 14/12/73 Código br strategi Código br strategi Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Bibliografia, Gestão estratégica Kellogg; Mapas estratégicos Kaplan, Norton;Estratégia em perspectiva, BCG; o Estrategista Luis Gaj;Negociação, Harvard Business;O poder sem limites Anthony Robbins;Metamanagement Fred Kofman. Em caso de duvidas entrar em contato pelo Em caso de duvidas entrar em contato pelo


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