A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo II Tecnologia na Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo II Tecnologia na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo II Tecnologia na Educação
NAE – Núcleo de Atualização Educacional Tecnologia na Educação Ciclo II

2 “Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário”
Albert Einstein

3 Vídeo Educação e tecnologia – Ladislau Dowbor
(disponível em:

4 Pontos relevantes... Futuro da Educação – com tecnologia: aumento de densidade de conhecimento (necessidade). Ex.: Agricultura, necessidade de tecnologia Repensar a escola de forma mais ampla – extrapolar o conteúdo Fontes de informação (formação) atual: TV, escola, empresas Cursos que surgem da das necessidades da tecnologia Os espaços de conhecimento estão se multiplicando e a escola necessita ser mais articuladora do processo – não ser repetitiva na transmissão da informação Grande número de informação – temos que encontrar o caminho – aprender a ter acesso e organizar as informações Sociedade com questões dificultadoras – telecentros não resolvem – é necessário que haja acesso flexível de acordo com as necessidades.

5 O papel do computador no processo do ensino e aprendizagem
E a questão fundamental é recorrente: sem o conhecimento técnico será possível implantar soluções pedagógicas inovadoras e vice-versa; sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis serão adequadamente utilizados?

6 O papel do computador no processo do ensino e aprendizagem
Embora as sofisticações tecnológicas sejam ainda maiores, existem dois aspectos que devem ser observados na implantação dessas tecnologias na educação. Primeiro, o domínio do técnico e do pedagógico não deve acontecer de modo estanque, um separado do outro. É irrealista pensar em primeiro ser um especialista em informática ou em mídia digital para depois tirar proveito desse conhecimento nas atividades pedagógicas. O melhor é quando os conhecimentos técnicos e pedagógicos crescem juntos, simultaneamente, um demandando novas ideias do outro. O domínio das técnicas acontece por necessidades e exigências do pedagógico e as novas possibilidades técnicas criam novas aberturas para o pedagógico, constituindo uma verdadeira espiral de aprendizagem ascendente na sua complexidade técnica e pedagógica (Valente, 2002a).

7 O papel do computador no processo do ensino e aprendizagem
O segundo aspecto diz respeito à especificidade de cada tecnologia com relação às aplicações pedagógicas. O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tecnológicas tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais. Em uma determinada situação, a TV pode ser mais apropriada do que o computador. Mesmo com relação ao computador, existem diferentes aplicações que podem ser exploradas, dependendo do que está sendo estudado ou dos objetivos que o professor pretende atingir. VALENTE, J.A. O papel do computador no processo do ensino e aprendizagem. In ALMEIDA, M. E. B. e MORAN, J. M. (org). Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Secretaria de MEC/SEED, Brasília, 2005 disponível em

8 Depoimento do Professor Thomaz
Aprender a ser professor formador e construir uma prática educativa no dia-a-dia é bem dinâmico. Dou aula há uns vinte anos e nesse tempo por várias vezes tive a impressão que estava evoluindo e, algumas vezes, voltei atrás em função de alguma coisa que achei que não estava dando certo. Têm coisas que na teoria você pensa, monta e acredita que “isso aqui é uma evolução!!” e aí quando você aplica vê que não é bem aquilo. Por exemplo, essas novas tecnologias. Já tive momentos em que estava bem resistente em usar isso e pensava: “como é que vou ensinar cálculo sem a lousa?” Porque eu achava que na lousa você vem com a aula esquematizada e não pronta, e aliás, faço isso até hoje, tenho a aula esquematizada na minha cabeça mas ela não está pronta, depende da classe, e à medida que vão surgindo dúvidas, eu vou montando a aula. Não sei se é o mais correto, mas tenho a impressão de que funciona.

9 Depoimento do Professor Thomaz
E teve momentos em que falei... “isso perde muito tempo” e se usar a multimídia com power-point e fizer animações vai muito mais rápido e, realmente, é mais rápido. Você cobre um conteúdo bem mais extenso em bem menos tempo só que tenho percebido é que não fica muita coisa, fica leve, o aluno vê, é rápido e cheio de animações, mas ele não aprende como quando o processo é mais lento. Você acaba falando de muito mais conteúdo, mas a relação parece não ser de tanta qualidade. Acho que é por causa da interação, porque a aula está pronta e este é que é o grande problema da tecnologia, você vem com a coisa pronta e não tem muita margem para mudar o que está pronto e a aula tradicional já é mais interativa. É mais interativa que a própria tecnologia que está ali em mãos. Acho que é preciso dosar as duas coisas

10 Depoimento do Professor Thomaz
Tem momentos que você tem que ir para a lousa mesmo, não tem jeito. É o velho giz e apagador. E tem momentos, por exemplo, numa revisão para uma prova, tudo bem, é pertinente que você monte uma aula de revisão usando recursos de multimídia. Enquanto você faria dez exercícios na lousa, com o multimídia você passa uns vinte. Você ganha tempo. Essa é uma das coisas que tenho percebido. Você tem que tomar cuidado com certas propostas em que você é levado a pensar que está indo para frente, mas está indo para trás. (Professor Thomaz, p. 91) Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matematica Barbara Cristina Moreira Sicardi – tese – UNICAMP, 2008

11 Um pouco de conversa... Que considerações podemos fazer diante do depoimento do professor Thomaz?

12 Integração Tecnológica, Linguagem e Representação
Evitar ou superar o uso ingênuo das tecnologias: - conhecer novas formas de aprender e ensinar - conhecer novas formas de produzir, comunicar e representar conhecimentos. Importância da hipermídia para estes objetivos. Para compreender as possibilidades é necessário clareza de intenções e objetivos pedagógicos. Maria Elisabeth B. De Almeida

13 Quais os objetivos das TICs na Educação?

14 Objetivos do uso das TIC na Educação
- Contribuir para processo de construção de conhecimento - Buscar, selecionar, criticar e processar informações - Criar ambientes de aprendizagem para o aluno interagir com situações e problemas - Tornar a sala de informática um espaço para o desenvolvimento de atividades que estejam de acordo com os conteúdos trabalhados de modo que ela se torne mais um recurso metodológico para atingir os objetivos propostos para a série (ano).

15 Sugestões práticas para os professores desenvolverem com os alunos
fonte: A história das secas e das enchentes em Jaguaribe Almanaque Indígena do Brasil Hoje! Animando a imaginação – utilizando recursos de animação Educação e significação: O blog como instrumento pedagógico

16 Orientações para instalação do data show
- Cabo de força: ligar no data show e no estabilizador. - Cabo VGA (entrada azul) – conectar no data show e no computador (CPU ou notebook) - Após cabos conectados, ligar o estabilizador, o data show e o computador. - Configurar as formas de apresentação de acordo com o aparelho que está sendo usado (data show) - Desligar primeiro o botão on/off e aguardar o aparelho desligar (alguns vão acender a luz vermelha, outros vão apagar a luz que estiver acesa, observar se a ventoinha parou de funcionar, somente depois desta etapa, desligar da tomada. - Antes de guardar na bolsa ou na caixa, esperar o aparelho esfriar.

17 Construindo... A) Recursos a) Sites www.canalkids.com.br
cienciahoje.uol.com.br/view/418

18 Construindo... b) Softwares

19

20

21

22

23 Construindo... c) Outras Ferramentas Twitter Fóruns Blogs Chats Sites
Orkut Filmadora Máquina fotográfica

24 Construindo... B) Em grupos: preparar sugestões de aula
As TIC envolvem tecnologia, informação e comunicação, sendo esta última o meio para a grande rede, que é a internet, proporcionar nosso acesso a tantas informações e troca de conhecimentos. Desta forma, podemos também divulgar nossos conhecimentos. Considerando os objetivos do uso das TIC e os conhecimentos do grupo, redigir um plano de trabalho para desenvolver com um grupo de alunos. O formato de registro proposto aqui é considerado o primeiro passo para iniciarmos os estudos sobre publicação.

25 Construindo... Roteiro para registro...
- O que o aluno poderá aprender com esta aula (Objetivos) - Duração das atividades - Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno - Conteúdos trabalhados - Recursos utilizados - portais e ferramentas da internet - outros recursos - Estratégias(Metodologia) - Avaliação

26 Construindo... Compartilhando sugestões de aulas......


Carregar ppt "Ciclo II Tecnologia na Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google