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Programas da Qualidade: Instrumento de Disciplinamento Setorial.

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Apresentação em tema: "Programas da Qualidade: Instrumento de Disciplinamento Setorial."— Transcrição da apresentação:

1 Programas da Qualidade: Instrumento de Disciplinamento Setorial

2 FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTERNATIONAL CERTIFICATION NETWORK

3 FUNDAÇÃO VANZOLINI

4 Instituída em 1967 por professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Entidade sem Fins Lucrativos Opera em convênio com a Universidade de São Paulo r r r r r r FUNDAÇÃO VANZOLINI

5 Certificação de Sistemas de Gestão r r ISO pioneira na América Latina r ISO r QS 9000 / AVSQ r BS 8800 / OHSAS r Qualihab / PBQP- H: Construção Civil r TRANSQUALIT FUNDAÇÃO VANZOLINI

6 THE INTERNATIONAL CERTIFICATION NETWORK The Association of the World´s First Class Certification Bodies GLOBAL ACCEPTANCE OF MANAGEMENT SYSTEM CERTIFICATES AND WORLD-WIDE EXCELLENCE ASSESSMENTS THROUGH THE INTERNATIONAL NETWORK ENHANCE YOUR REPUTATION WORLDWIDE

7 Posição Fundação Vanzolini no Brasil rMaior Certificadora Brasileira. rISO 9000 / ISO / QS 9000: mais de certificados emitidos. rConstrução Civil: mais de 400 certificados emitidos. FUNDAÇÃO VANZOLINI

8 Abrangência de Atuação no Mundo FUNDAÇÃO VANZOLINI

9 Armavale Armazéns Gerais Autoport Transportes Auto Viação Americana Brazul Transp. Veículos CAT Cargo CEMAPE Transportes Ryder / Translor COPAPE CSI Logística Dacunha Danzas Logística Domínio Asa Branca Transp. Covre Transp. Pajuçara Empresa Sul Amer. Transp. Ônibus r Alguns Clientes Fundação Vanzolini - Transportes FUNDAÇÃO VANZOLINI

10 Empresa União Transp. XV de Novembro Evanil Transp. Turismo Expresso Itamarati Expresso Nepomuceno Expresso Princesa dos Campos FRANAV G. Silva Transportes Hoedlmayr Itatrans Jamef Kwikasair Metropolitan Petrobrás Distribuidora (mais de 10 bases) Petrosul r Alguns Clientes Fundação Vanzolini - Transportes FUNDAÇÃO VANZOLINI

11 Cinco Estrelas Transbueno Tequimar Transauto Transbank Translute Transp. Americana Transp. Cometa Transp. Verde Mar Transp. Della Volpe Transp. Pesados Minas Transultra Transzero Universal Arm. Gerais Viação Cidade do Aço Viação Mogi Guaçu Viação Paraty r Alguns Clientes Fundação Vanzolini - Transportes FUNDAÇÃO VANZOLINI

12 FornecedorCliente Organismo Certificador Evolução do Conceito Necessidade Serviço Credibilidade Auditoria de Certificação 3ª Parte Auditoria de Credenciamento 2ª Parte Auditoria de 1ª Parte

13 Evolução do Conceito Certificações Setoriais: Princípio da Auto-Regulamentação Chega antes da exigência dos clientes e do mercado Parte das próprias empresas que desejam melhorar a credibilidade de seu setor Utilizam entidade certificadora (credibilidade)

14 Exemplos de Auto-Regulamentação CONAR – Publicidade Selo de Boas Práticas de Informática em Cartórios (IRIB e ANOREG) Selo de Tiragem (ANATEC) Qualidade na Construção Civil – Qualihab, PBQP-H Distribuição Responsável – PRODIR (ASSOCIQUIM)

15 TRANSQUALIT: –Iniciativa da FCAV, NTC e ABNT. –Norma sobre Sistema de Gestão da Qualidade para Transporte de Cargas, baseada na ISO 9001:2000 e na linguagem do setor. –Sistema Evolutivo de Certificação (Bronze, Prata e Ouro). Qualidade em Transportes Transqualit

16 TRANSQUALIT: – Primeira versão publicada no início de 2001 – A NBR foi elaborada a partir da primeira versão do Transqualit – Segunda versão do Transqualit publicada Set./2002 praticamente junto com a NBR Qualidade em Transportes Transqualit

17 TRANSQUALIT SETORIAL: –A NTC está desenvolvendo requisitos adicionais ao Transqualit para diversos segmentos do Transporte –Transqualit Setorial em desenvolvimento: Farmacêutico Frigorificado Green (Segurança, Saúde e Meio-Ambiente) Outros Qualidade em Transportes Transqualit

18 Norma Transqualit x NBR A Norma NBR não está dividida em níveis (Bronze, Prata e Ouro) O Transqualit estabelece metas para alguns indicadores de desempenho A empresa certificada no nível Ouro atende a NBR NBR

19 Para que serve o Transqualit? Do cliente Para satisfação do cliente

20 5. RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO 6. GESTÃO DE RECURSOS 8. AVALIAÇÃO E MELHORIA 7. PROCESSOS DO NEGÓCIO ENTRADA 4. SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO CLIENTE S REQUISITOS CLIENTE S SAÍDA SATISFAÇÃO Carga Entregue Fluxo Informações Atividades que adicionam valor Estrutura do Transqualit Contrato / Pedido 3. DEFINIÇÕES 1. OBJETIVO 2. REF. NORMATIVA

21 ALGUNS REQUISITOS

22 Indicadores de Desempenho Avarias, perda e extravio Atraso na entrega Atraso na coleta Informação de entregas Sinistros Roubo e Furto Satisfação Clientes Satisfação de Funcionários Métodos de medição e metas

23 Manter as instalações por onde passam as cargas (ex.: docas, rampas, balanças etc.) Plano de manutenção Manter as áreas administrativas (ex.: equipamentos, back-up, centrais telefônicas) Instalações e Ambiente de Trabalho

24 Política de Gestão de Frota Programa de manutenção corretiva e preventiva Gestão de Frota

25 Processos Operacionais Coleta Processamento no Terminal Transferência Entrega Redespacho Rastreabilidade e Monitoramento Controle de Pendências Sinistro Gerenciamento de Risco (GRIS)

26 Processos de Apoio Compras Contratação de Terceiros Comercial Atendimento ao Cliente

27 Conferência e Inspeção Conferência e Inspeção na: Coleta Descarga e Triagem Carregamento e Embarque para Transferência Descarga e Triagem para Entrega Carregamento e Embarque para Entrega Entrega ao Cliente

28 Empresas Certificadas

29 Empresas já Certificadas (ouro) Kwikasair Cargas Expressas Rodoviário Ramos Rodo Mar Rodoviário Morada do Sol Empresa de Transportes Covre Patrus Transportes Expresso Araçatuba

30 Empresas já Certificadas (prata) Coopercarga (SC)

31 Empresas já Certificadas (bronze) Transportes ASC ITD Transportes Faster Road Express Brasex Transportes

32 Por que escolher a FCAV? Auditorias com a visão do negócio; Credibilidade nacional e internacional; Ombudsman (canal direto); Apoio técnico além da Certificação - Centro de Excelência de Âmbito Mundial. Seriedade - Independência - Competência

33 Perguntas e Respostas Prof. Dr. José Joaquim do Amaral Ferreira Diretor de Certificação da FCAV Contato: Tel.: (11)


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