A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novembro/ 2007 Quem é você, professor?. Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novembro/ 2007 Quem é você, professor?. Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do."— Transcrição da apresentação:

1 Novembro/ 2007 Quem é você, professor?

2 Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do projeto, junto aos professores das escolas públicas onde o projeto é aplicado.

3 Para atender ao objetivo, foram investigados os seguintes grupos de professores: Conhecedores atuantes Conhecedores não atuantes Não conhecedores Objetivo da pesquisa

4 Metodologia Pesquisa quantitativa. Questionário de auto-preenchimento. O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa forneceram listagem com 32 escolas da Grande São Paulo - foco da pesquisa – onde o projeto NEPSO acontece. Das 32, foram sorteadas 15 escolas para compor a amostra final.

5 Desenho Amostral A partir da seleção das escolas, foram distribuídos aproximadamente questionários. Total de professores nas escolas selecionadas O campo teve duração total de 2 semanas: 15 a 27/Out. Retorno dos questionários (NA) (%) 7Não Conhece 26Total da amostra 12Conhece, mas não atua 7Conhece e atua no NEPSO Amostra:

6 Resultados

7 Perfil da amostra

8 Base: Total Amostra (317) Até 5 anos De 6 a 10 anos De 10 a 20 anos Há mais de 20 anos Tempo de profissão Há menos de 1 ano De 1 ano a 5 anos Há mais de 6 anos (%) Tempo que leciona na escola pesquisada (%)

9 Base: Total Amostra (317) Perfil da amostra Períodos em que leciona na escola pesquisada Diurno Diurno/Noturno Não respondeu 2% Leciona em outras escolas Não Sim

10 Perfil da amostra Base: Total Amostra (317) De 1° a 5° série Série que leciona Humanas De 6° a 8° série Ensino Médio EJA Exatas/ Biológicas Polivalente Outras (%) Matérias que leciona

11 Perfil da amostra Base: Total Amostra (317) Já trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula Secretaria de Educação Sim Não Entidades externas à escola Ambas Quais? (%) Base: Já trabalharam com projetos pedagógicos (243)

12 Perfil dos grupos pesquisados Conhecedores atuantes Conhecedores não atuantes Não conhecedores

13 Não conhece Lecionam principalmente para turmas de 1° a 5° série e ensino médio A maior parte não leciona em outras escolas 49% apresenta tempo de profissão até 5 anos Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano 33% já aplicaram projetos pedagógicos da Secretaria de Educação 38% nunca trabalharam com esse tipo de projeto em sala de aula. A maioria está dividida entre: Exatas/Biológicas e Polivalentes

14 Conhece e não atua A maior parte leciona para as turmas da 6°a 8° série Divididos igualmente entre: diurno e diurno/noturno Principalmente nas áreas de Humanas e Exatas/Biológicas Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão 51% nunca aplicaram projetos pedagógicos em sala de aula

15 Conhece e atua Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA Período diurno e diurno/noturno Maior parte são de professores polivalentes Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão E com maior tempo de casa na escola pesquisada 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs

16 Destaques Não conhece NEPSOConhece e não atuaConhece e atua Base: Total Amostra (89/ 143/ 85) A maior parte não leciona em outras escolas Menor tempo de profissão Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano Maioria nunca trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula. Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão Metade nunca aplicou projetos pedagógicos em sala de aula Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão E com maior tempo de casa na escola pesquisada 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs

17 Relacionamentos: Professor & Alunos Professor & Escola

18 Avaliação geral dos alunos – Top 2 Box Base: Total Amostra (89/ 143/ 85) Em geral, os que conhecem o NEPSO têm atitude mais positiva em relação aos alunos e os avalia como mais interessados, disciplinados e integrados. Os que não conhecem têm uma visão mais crítica e distante dos alunos.

19 Avaliação geral da escola – Top 2 Box Base: Total Amostra (89/ 143/ 85) No geral, os professores que conhecem o NEPSO têm uma avaliação também positiva da escola. Para todos, o relacionamento família & escola é um dos pontos frágeis. Porém, para os que atuam, esta visão é menos crítica.

20 Avaliação geral dos professores – Top Two Box Base: Total Amostra (89/ 143/ 85) Os professores são competentes nesta escola Os professores desta escola são comprometidos com o ensino Há professores para todas as matérias nesta escola Os professores têm paciência para responder as dúvidas dos alunos Os professores sentem orgulho de seus alunos Os professores faltam muito Os professores parecem desinteressados Os professores punem mais do que incentivam os alunos Os professores tem uma auto-estima elevada. Mas há uma tendência de baixo orgulho em relação aos seus alunos; situação menos desfavorável entre os que atuam. Os grupos percebem-se atuantes e participantes.

21 O professor e as dificuldades no dia-a-dia

22 Principais desafios do professor Dificuldade de aprendizagem dos alunos Excesso de alunos na sala Falta de apoio dos pais/ familiares dos alunos Jornada excessiva de trabalho do professor Falta de recursos pedagógicos Falta de apoio por parte da direção da escola Situação sócio- econômica dos alunos Nenhum Os problemas existem e são percebidos de forma uniforme entre os grupos.. Atuantes no NEPSO apresentam uma postura mais crítica em relação aos desafios do dia-a-dia no trabalho.. Provavelmente, o NEPSO funciona como uma alternativa viável para amenizar os problemas cotidianos. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

23 Reconhecimento da autoridade do professor Reconhecimento mais freqüente da autoridade do professor entre aqueles que conhecem o NEPSO Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

24 De onde vem a autoridade do professor Não conhece o NEPSO Conhece mas não atua Conhece e atua Seu poder de aprovar e reprovar os alunos A capacidade para fazer a sala ficar em silêncio Eficácia da direção da escola na punição das indisciplinas 3744 Sua formação em nível superior Valorização do professor pelos pais e familiares do aluno Uso de métodos de ensino dinâmicos em sala de aula Proximidade e diálogo com os alunos A capacidade de negociar conflitos na relação com os alunos Seu esforço para ajudar os alunos a aprenderem O domínio que você tem dos conteúdos11 15 O tempo passa... O tempo voa... mas a autoridade continua numa boa: ainda é conferida pelo poder Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

25 Obstáculos para o reconhecimento da autoridade Não conhece o NEPSO Conhece mas não atua Conhece e atua Falta de apoio da direção da escola Falta ou mau funcionamento de regras na escola Falta de apoio dos alunos Agressividade dos alunos Falta de apoio dos pais e familiares dos alunos Indisciplina dos alunos Desvalorização do professor pela sociedade Desinteresse dos alunos Outra18147 A falta de reconhecimento é vista basicamente como um aspecto institucional. Para os atuantes, a falta de apoio dos alunos também é significativa. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

26 Avaliação dos projetos pedagógicos Base: Total Amostra (89/ 143/ 85) Projetos pedagógicos: quem experimentou, aprovou!!

27 Aspectos positivos e negativos do NEPSO

28 Avaliação Geral do NEPSO

29

30 Aspectos negativos do NEPSO Conhece e atua Conhece e não atua Não conhece Sobrecarga de trabalho para o professor49%34%22% Realização dos encontros aos sábados44%36%32% Dificuldade em integrar os temas das pesquisas com o conteúdo das disciplinas16%10%16% Incompatibilidade entre o Programa e a formação inicial do professor13%3%9% Não respondeu12%30%38% Alto percentual de professores que não souberam mencionar aspectos negativos do programa Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

31 Perfil atitudinal dos professores

32 Panorama do comportamento do professor Avaliação de frases sobre comportamento em geral através de escala: Concorda totalmente Concorda em parte Nem concorda e nem discorda Discorda em parte Discorda Totalmente Quanto mais próxima de 5 for a média, mais concordam com a frase. E quanto mais próxima de 1, menos concordam.

33 Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais1,991,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula3,002,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país4,124,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político3,433,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político3,063,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal3,623,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos4,123,84 Sou a favor do desarmamento da população3,873,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação3,773,82 Sou a favor da legalização do aborto2,632,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento2,322,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores3,784,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,571,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores2,632,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,382,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,563,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória2,762,54 A religião é essencial na formação do indivíduo3,933,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares2,752,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas2,462,67 As médias em destaque apresentam diferenças estatisticamente significativas Panorama do comportamento do professor

34 Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais1,991,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula3,002,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país4,124,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político3,433,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político3,063,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal3,623,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos4,123,84 Sou a favor do desarmamento da população3,873,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação3,773,82 Sou a favor da legalização do aborto2,632,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento2,322,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores3,784,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,571,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores2,632,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,382,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,563,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória2,762,54 A religião é essencial na formação do indivíduo3,933,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares2,752,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas2,462,67 Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Panorama do comportamento do professor

35 Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais1,991,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula3,002,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país4,124,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político3,433,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político3,063,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal3,623,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos4,123,84 Sou a favor do desarmamento da população3,873,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação3,773,82 Sou a favor da legalização do aborto2,632,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento2,322,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores3,784,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,571,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores2,632,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,382,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,563,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória2,762,54 A religião é essencial na formação do indivíduo3,933,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares2,752,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas2,462,67 Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Panorama do comportamento do professor

36 Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais1,991,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula3,002,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país4,124,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político3,433,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político3,063,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal3,623,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos4,123,84 Sou a favor do desarmamento da população3,873,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação3,773,82 Sou a favor da legalização do aborto2,632,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento2,322,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores3,784,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,571,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores2,632,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,382,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores3,563,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória2,762,54 A religião é essencial na formação do indivíduo3,933,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares2,752,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas2,462,67 Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Panorama do comportamento do professor

37 Não atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais Sou a favor da diminuição da maioridade penal Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores A religião é essencial na formação do indivíduo Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares Atuam no NEPSO O professor deve comprometer-se com a democratização social e política do país O professor deve ter consciência de que seu papel é político O trabalho do professor deve estar associado a um compromisso político Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores Panorama do comportamento do professor

38 Concluí-se... Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Engajados Conservadores Panorama do comportamento do professor

39 Média de concordância com os atributos Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Engajados Conservadores Os aspectos sociais e políticos são mobilizadores e permeiam as ações e as atitudes deste grupo

40 Média de concordância com os atributos Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Engajados Conservadores A característica conservadora parece refletir uma atitude mais avessa a mudanças e novidades. Pode ser um indicativo da dificuldade na implementação de projetos pedagógicos, como o NEPSO, em sala de aula.

41 Considerações Gerais

42 Aqueles que aplicam projetos pedagógicos em sala de aula, caracterizam-se por uma postura mais crítica e engajada. E nesse contexto, o NEPSO torna-se uma importante ferramenta de transformação do seu entorno. Para estes, o NEPSO torna a tarefa de ensinar mais prazerosa e estreita a relação: Professor Aluno Instituição Considerações Gerais

43 Oportunidades de melhoria Incentivar - desde os cursos de formação - a aplicação de projetos pedagógicos em sala de aula, além dos indicados pela Secretaria de Educação - A falta de conhecimento, especialmente para os professores menos experientes, pode ser um obstáculo inicial à adesão desses projetos. Buscar alternativas para mudar a imagem de sobrecarga de trabalho que o NEPSO transmite, ressaltando os benefícios que a utilização desta ferramenta pedagógica pode trazer. Desenvolver um plano de comunicação, divulgando os resultados positivos do NEPSO, para atingir maior número de professores e não somente os engajados – Essa atitude poderia contribuir para que os conservadores passassem a acreditar que pequenas mudanças nos processos pedagógicos podem tornar o dia-a-dia mais produtivos, envolvente, interessante, mobilizador... etc... etc

44 Considerações Gerais Para finalizar, além da mobilização do professor, pode ser interessante a conscientização dos alunos sobre a relevância de projetos como o NEPSO. Informar e aproximar os alunos de todo processo contribuirá para o sucesso da empreitada. O sucesso do projeto na escola contribui para divulgar positivamente o projeto, criando uma energia positiva em torno do trabalho. Caso Julio

45 Muito obrigada!


Carregar ppt "Novembro/ 2007 Quem é você, professor?. Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google