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Quem é você, professor? Novembro/ 2007.

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Apresentação em tema: "Quem é você, professor? Novembro/ 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Quem é você, professor? Novembro/ 2007

2 Objetivo da pesquisa Avaliar o NEPSO, mensurando o grau de conhecimento, envolvimento, pertinência e imagem do projeto, junto aos professores das escolas públicas onde o projeto é aplicado.

3 Conhecedores não atuantes Conhecedores atuantes
Objetivo da pesquisa Para atender ao objetivo, foram investigados os seguintes grupos de professores: Conhecedores não atuantes Conhecedores atuantes Não conhecedores

4 Metodologia Pesquisa quantitativa. Questionário de auto-preenchimento.
O Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa forneceram listagem com 32 escolas da Grande São Paulo - foco da pesquisa – onde o projeto NEPSO acontece. Das 32, foram sorteadas 15 escolas para compor a amostra final.

5 Desenho Amostral A partir da seleção das escolas, foram distribuídos aproximadamente 1.200 questionários. Total de professores nas escolas selecionadas Retorno dos 1.200 questionários 317 89 143 85 (NA) (%) 7 Não Conhece 26 Total da amostra 12 Conhece, mas não atua Conhece e atua no NEPSO Amostra: O campo teve duração total de 2 semanas: 15 a 27/Out.

6 Resultados

7 Perfil da amostra

8 Tempo que leciona na escola pesquisada
Perfil da amostra Há menos de 1 ano De 1 ano a 5 anos Há mais de 6 anos (%) Tempo que leciona na escola pesquisada Tempo de profissão (%) Até 5 anos De 6 a 10 anos De 10 a 20 anos Há mais de 20 anos Base: Total Amostra (317)

9 Leciona em outras escolas
Perfil da amostra Leciona em outras escolas Não Sim Períodos em que leciona na escola pesquisada Diurno/Noturno Diurno Não respondeu 2% Base: Total Amostra (317)

10 Perfil da amostra Série que leciona Matérias que leciona (%) (%)
Humanas De 1° a 5° série De 6° a 8° série Exatas/ Biológicas Ensino Médio Polivalente EJA Outras Base: Total Amostra (317)

11 Já trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula
Perfil da amostra (%) Já trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula Secretaria de Educação Não Entidades externas à escola Quais? Sim Ambas Base: Total Amostra (317) Base: Já trabalharam com projetos pedagógicos (243)

12 Conhecedores não atuantes Conhecedores atuantes
Perfil dos grupos pesquisados Não conhecedores Conhecedores não atuantes Conhecedores atuantes

13 Não conhece Lecionam principalmente para turmas de 1° a 5° série e ensino médio A maior parte não leciona em outras escolas 49% apresenta tempo de profissão até 5 anos Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano 33% já aplicaram projetos pedagógicos da Secretaria de Educação 38% nunca trabalharam com esse tipo de projeto em sala de aula. A maioria está dividida entre: Exatas/Biológicas e Polivalentes

14 Conhece e não atua A maior parte leciona para as turmas da 6°a 8° série Divididos igualmente entre: diurno e diurno/noturno Principalmente nas áreas de Humanas e Exatas/Biológicas Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão 51% nunca aplicaram projetos pedagógicos em sala de aula

15 Conhece e atua Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA Período diurno e diurno/noturno Maior parte são de professores polivalentes Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão E com maior tempo “de casa” na escola pesquisada 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs

16 Destaques Não conhece NEPSO Conhece e não atua Conhece e atua
A maior parte não leciona em outras escolas Menor tempo de profissão Lecionam nas escolas pesquisadas há menos de 1 ano Maioria nunca trabalhou com projetos pedagógicos em sala de aula. Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão Metade nunca aplicou projetos pedagógicos em sala de aula Lecionam principalmente para turmas de 1°a 5° série e EJA Metade leciona em outras escolas São profissionais experientes -> maior tempo de profissão E com maior tempo “de casa” na escola pesquisada 5 em cada 10 já trabalharam com projetos pedagógicos, tanto da Secretaria de Educação, quanto em ONGs Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

17 Relacionamentos: Professor & Alunos Professor & Escola

18 Avaliação geral dos alunos – Top 2 Box
Em geral, os que conhecem o NEPSO têm atitude mais “positiva” em relação aos alunos e os avalia como mais interessados, disciplinados e integrados. Os que não conhecem têm uma visão mais crítica e distante dos alunos. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

19 Avaliação geral da escola – Top 2 Box
No geral, os professores que conhecem o NEPSO têm uma avaliação também positiva da escola. Para todos, o relacionamento “família & escola” é um dos pontos frágeis. Porém, para os que atuam, esta visão é menos crítica. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

20 Avaliação geral dos professores – Top Two Box
Os grupos percebem-se atuantes e participantes. Os professores tem uma auto-estima elevada. Mas há uma tendência de “baixo orgulho” em relação aos seus alunos; situação menos desfavorável entre os que atuam. Os professores são competentes nesta escola Há professores para todas as matérias nesta escola Os professores sentem orgulho de seus alunos Os professores parecem desinteressados Os professores desta escola são comprometidos com o ensino Os professores têm paciência para responder as dúvidas dos alunos Os professores faltam muito Os professores punem mais do que incentivam os alunos Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

21 O professor e as dificuldades no dia-a-dia

22 Principais desafios do professor
Provavelmente, o NEPSO funciona como uma alternativa viável para amenizar os problemas cotidianos. Dificuldade de aprendizagem dos alunos Excesso de alunos na sala Falta de apoio dos pais/ familiares dos alunos Jornada excessiva de trabalho do professor Falta de recursos pedagógicos Falta de apoio por parte da direção da escola Situação sócio-econômica dos alunos Nenhum Atuantes no NEPSO apresentam uma postura mais crítica em relação aos desafios do dia-a-dia no trabalho.. Os problemas existem e são percebidos de forma uniforme entre os grupos. . Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

23 Reconhecimento da autoridade do professor
Reconhecimento mais freqüente da autoridade do professor entre aqueles que conhecem o NEPSO Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

24 De onde vem a autoridade do professor
Não conhece o NEPSO Conhece mas não atua Conhece e atua Seu poder de aprovar e reprovar os alunos 55 60 65 A capacidade para fazer a sala ficar em silêncio 38 40 52 Eficácia da direção da escola na punição das indisciplinas 37 44 Sua formação em nível superior 25 32 39 Valorização do professor pelos pais e familiares do aluno 26 Uso de métodos de ensino dinâmicos em sala de aula 22 20 16 Proximidade e diálogo com os alunos 17 15 A capacidade de negociar conflitos na relação com os alunos 11 Seu esforço para ajudar os alunos a aprenderem 12 13 O domínio que você tem dos conteúdos O tempo passa... O tempo voa... mas a autoridade continua numa “boa”: ainda é conferida pelo “poder” Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

25 Obstáculos para o reconhecimento da autoridade
A falta de reconhecimento é vista basicamente como um aspecto institucional. Não conhece o NEPSO Conhece mas não atua Conhece e atua Falta de apoio da direção da escola 58 55 48 Falta ou mau funcionamento de regras na escola 40 43 41 Falta de apoio dos alunos 29 34 Agressividade dos alunos 28 36 33 Falta de apoio dos pais e familiares dos alunos 32 Indisciplina dos alunos 17 31 Desvalorização do professor pela sociedade 24 22 21 Desinteresse dos alunos 13 26 Outra 18 14 7 Para os atuantes, a falta de apoio dos alunos também é significativa. Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

26 Projetos pedagógicos: quem experimentou, aprovou!!
Avaliação dos projetos pedagógicos Projetos pedagógicos: quem experimentou, aprovou!! Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

27 Aspectos positivos e negativos do NEPSO

28 Avaliação Geral do NEPSO

29 Avaliação Geral do NEPSO

30 Aspectos negativos do NEPSO
Conhece e atua Conhece e não atua Não conhece Sobrecarga de trabalho para o professor 49% 34% 22% Realização dos encontros aos sábados 44% 36% 32% Dificuldade em integrar os temas das pesquisas com o conteúdo das disciplinas 16% 10% Incompatibilidade entre o Programa e a formação inicial do professor 13% 3% 9% Não respondeu 12% 30% 38% Alto percentual de professores que não souberam mencionar aspectos negativos do programa Base: Total Amostra (89/ 143/ 85)

31 Perfil atitudinal dos professores

32 Panorama do comportamento do professor
Avaliação de frases sobre “comportamento em geral” através de escala: 5 4 3 2 1 Concorda totalmente Concorda em parte Nem concorda e nem discorda Discorda em parte Discorda Totalmente Quanto mais próxima de 5 for a média, mais concordam com a frase. E quanto mais próxima de 1, menos concordam.

33 Panorama do comportamento do professor
As médias em destaque apresentam diferenças estatisticamente significativas Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais 1,99 1,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula 3,00 2,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país 4,12 4,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político 3,43 3,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político 3,06 3,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal 3,62 3,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos 3,84 Sou a favor do desarmamento da população 3,87 3,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação 3,77 3,82 Sou a favor da legalização do aborto 2,63 2,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento 2,32 2,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores 3,78 4,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,57 1,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores 2,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,38 2,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,56 3,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória 2,76 2,54 A religião é essencial na formação do indivíduo 3,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares 2,75 2,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas 2,46 2,67

34 Panorama do comportamento do professor
Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais 1,99 1,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula 3,00 2,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país 4,12 4,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político 3,43 3,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político 3,06 3,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal 3,62 3,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos 3,84 Sou a favor do desarmamento da população 3,87 3,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação 3,77 3,82 Sou a favor da legalização do aborto 2,63 2,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento 2,32 2,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores 3,78 4,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,57 1,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores 2,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,38 2,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,56 3,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória 2,76 2,54 A religião é essencial na formação do indivíduo 3,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares 2,75 2,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas 2,46 2,67

35 Panorama do comportamento do professor
Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais 1,99 1,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula 3,00 2,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país 4,12 4,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político 3,43 3,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político 3,06 3,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal 3,62 3,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos 3,84 Sou a favor do desarmamento da população 3,87 3,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação 3,77 3,82 Sou a favor da legalização do aborto 2,63 2,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento 2,32 2,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores 3,78 4,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,57 1,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores 2,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,38 2,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,56 3,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória 2,76 2,54 A religião é essencial na formação do indivíduo 3,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares 2,75 2,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas 2,46 2,67

36 Panorama do comportamento do professor
Para verificar se existiam diferenças significativas entre as médias, foi aplicado um teste estatístico, assim, apenas as médias em destaque apresentam diferenças significativas Não atuam no NEPSO Atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais 1,99 1,42 O prof. deve evitar toda a forma de militância e compromisso ideológico em sala de aula 3,00 2,99 O professor deve se comprometer com a democratização social e política do país 4,12 4,44 O professor deve ter a consciência de que seu papel é político 3,43 3,98 O trabalho do professor deve estar associado com um compromisso político 3,06 3,66 Sou a favor da diminuição da maioridade penal 3,62 3,27 Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos 3,84 Sou a favor do desarmamento da população 3,87 3,93 O problema da criminalidade no Brasil pode ser sanado somente através da educação 3,77 3,82 Sou a favor da legalização do aborto 2,63 2,55 Sou contra a pratica de relações sexuais antes do casamento 2,32 2,27 Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores 3,78 4,29 As escolas públicas não deveriam aceitar professores homossexuais, pois isso poderia gerar conflitos na escola 1,57 1,40 Nas escolas públicas não há problemas de racismo entre os professores 2,42 Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,38 2,94 Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores 3,56 3,22 Todas as escolas públicas deveriam adotar a religião como matéria obrigatória 2,76 2,54 A religião é essencial na formação do indivíduo 3,60 Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares 2,75 2,09 A indisciplina dos alunos chega a ser maior nas escolas privadas do que nas públicas 2,46 2,67

37 Panorama do comportamento do professor
Não atuam no NEPSO Em sala de aula, o professor não deve abordar temas políticos atuais Sou a favor da diminuição da maioridade penal Sou a favor de penas mais rigorosas, inclusive prisão perpétua, para crimes hediondos Em relação ao racismo, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores Em relação a homossexualidade, os alunos costumam ser mais preconceituosos do que os professores A religião é essencial na formação do indivíduo Nas escolas públicas, o problema com as drogas é maior do que nas particulares Atuam no NEPSO O professor deve comprometer-se com a democratização social e política do país O professor deve ter consciência de que seu papel é político O trabalho do professor deve estar associado a um compromisso político Educar os jovens sobre sexualidade é uma tarefa das escolas e dos professores

38 Panorama do comportamento do professor
Concluí-se... Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Engajados” “Conservadores”

39 Média de concordância com os atributos
Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Engajados” “Conservadores” Os aspectos sociais e políticos são mobilizadores e permeiam as ações e as atitudes deste grupo

40 Média de concordância com os atributos
Atuam no NEPSO Não atuam no NEPSO “Engajados” “Conservadores” A característica conservadora parece refletir uma atitude mais avessa a mudanças e novidades. Pode ser um indicativo da dificuldade na implementação de projetos pedagógicos, como o NEPSO, em sala de aula.

41 Considerações Gerais

42 Considerações Gerais Professor Aluno Instituição
Aqueles que aplicam projetos pedagógicos em sala de aula, caracterizam-se por uma postura mais crítica e “engajada”. E nesse contexto, o NEPSO torna-se uma importante ferramenta de transformação do seu entorno. Para estes, o NEPSO torna a tarefa de ensinar mais prazerosa e estreita a relação: Professor Aluno Instituição

43 Considerações Gerais Oportunidades de melhoria
Incentivar - desde os cursos de formação - a aplicação de projetos pedagógicos em sala de aula, além dos indicados pela Secretaria de Educação - A falta de conhecimento, especialmente para os professores menos experientes, pode ser um obstáculo inicial à adesão desses projetos. Desenvolver um plano de comunicação, divulgando os resultados positivos do NEPSO, para atingir maior número de professores e não somente os “engajados” – Essa atitude poderia contribuir para que os “conservadores” passassem a acreditar que “pequenas mudanças” nos processos pedagógicos podem tornar o dia-a-dia mais produtivos, envolvente, interessante, mobilizador... etc... etc Buscar alternativas para mudar a imagem de “sobrecarga de trabalho” que o NEPSO transmite, ressaltando os benefícios que a utilização desta ferramenta pedagógica pode trazer.

44 Considerações Gerais Caso Julio
Para finalizar, além da mobilização do professor, pode ser interessante a conscientização dos alunos sobre a relevância de projetos como o NEPSO. Informar e aproximar os alunos de todo processo contribuirá para o sucesso da empreitada. O sucesso do projeto na escola contribui para divulgar positivamente o projeto, criando uma “energia positiva” em torno do trabalho. Caso Julio

45 Muito obrigada!


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