A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONGRESSO UNIVERSIDADES CNBB - BAHIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONGRESSO UNIVERSIDADES CNBB - BAHIA"— Transcrição da apresentação:

1 CONGRESSO UNIVERSIDADES CNBB - BAHIA

2 REALIDADE DAS IES NO BRASIL PERFIL DO AGENTE DE PASTORAL

3 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Universidades cujas atividades fim são o ensino, a pesquisa e a extensão em todas as áreas do conhecimento humano). Centros universitários instituições de ensino em todas as áreas do conhecimento humano, não sendo obrigadas a desenvolver pesquisas). Institutos (instituições de ensino e pesquisa que não cobrem todas as áreas do conhecimento humano). Faculdades Integradas (instituições de ensino com propostas curriculares em mais de uma área do conhecimento, organizadas sob o mesmo comando e regimento comum, não sendo obrigadas a desenvolver pesquisas). Faculdades (instituições de ensino que não cobrem todas as áreas do conhecimento humano e não são obrigadas a desenvolver pesquisas). Escolas (instituições que oferecem um ou mais Cursos de Graduação em uma área específica, não precisando fazer pesquisa).

4 ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS PERTINENTES AO ENSINO SUPERIOR

5 ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS PERTINENTE AO ENSINO SUPERIOR
Sociedade do “conhecimento”. Codificação e ou decodificação de aspectos da realidade. Fenômeno das especializações. Abordagem fragmentada sobre a vida. Multiplicação de informações Dependência da economia Dificuldade de se pensar em longo prazo Inacessibilidade de aspectos da cultura global.

6 ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS PERTINENTE AO ENSINO SUPERIOR (cont.)
Conhecimento qualificado – minoria e seus interesses. Riscos e incertezas – catástrofes climáticas, desastres químicos e atômicos, violência, crime organizado. Fim de utopias Cultura do imediatismo Grupos consolidadores Exclusão do supérfluo e descartável

7 ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS PERTINENTE AO ENSINO SUPERIOR (cont.)
Amadurecimento da população Superação de ideologias limitantes do novo Anseio por sentido, valor, liberdade e consciência O valor do coletivo e da experiência Consolidação das redes sociais de relacionamento Defesa de causas das “minorias”.

8 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

9 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
O Brasil possui IES em funcionamento. 90% são instituições privadas e 10% são públicas. Oferecem cursos de graduação presencial e 647 na modalidade à Distância (EAD). alunos matriculados na graduação ( em cursos presenciais e em EAD). (alunos) estão no setor privado e no setor público. São ofertadas anualmente no Brasil de vagas ficam ociosas. O percentual de alunos que concluem os cursos que iniciam gira em torno de 57,3%.

10 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
O Brasil ostenta uma das piores posições no ranking dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no que se refere às taxas de escolarização superior líquida: 13,7%. O setor de Ensino Superior público oferece vagas anuais para atender uma demanda de 2,4 milhões de jovens. 86% dos egressos do Ensino Médio não tem acesso ao sistema público. Ensino Superior público no Brasil - em muito elitizado.

11 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Cerca de 1,2 milhão de estudantes ano não tem oportunidade de ingressar em algum curso superior. mensalidades - no cenário nacional geral atingem a média de R$ 457,00 Podemos chegar em 2012 com 7,7 milhões de alunos no Ensino Superior. há hoje um crescimento significativo de ingressantes nas IES com renda menor (aumento de 84,5% - de 2004 a de alunos com renda familiar de até três salários mínimos)

12 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Outra tendência que merece bastante atenção também nesse cenário é o crescimento do Ensino à Distância (Graduação por EAD). Em 2002, 25 instituições ofereciam 46 cursos EAD; e, em 2008, esse número cresceu para 115 instituições, oferecendo 647 cursos, com vagas disponíveis.

13 EDUCAÇÃO INTEGRAL SER HUMANO INTEGRAL

14 DESAFIOS PARA AS IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO

15 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
Deverão se preocupar com a gestão da aprendizagem. Libertação das amarras do tecnicismo que visa unicamente à formação de técnicos prontos a satisfazer as exigências do mercado. Os conteúdos trabalhados nas disciplinas não podem permanecer isolados das questões sociais, éticas, relacionadas a valores, e a questões ecológicas e espirituais.

16 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
A formação do ser humano integral deverá sobreviver diante das tendências imediatistas pautadas unicamente no lucro. Inclusão das novas tecnologias nos processo educacionais. A inclusão dos jovens no mundo acadêmico políticas públicas por inclusão.

17 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
No âmbito dos Professores “Professor-educador. Combate à fragmentação - processos de construção do conhecimento nos quais a visão do todo, a conexão com os diversos saberes e os valores aplicados à prática têm lugar privilegiado. Carga muito alta de atividades em sala de aula.

18 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
Desafiados pelo advento das novas tecnologias, sobretudo as da comunicação. As estruturas de pensamento, as preferências, bem como os interesses e linguagens da geração universitária vêm se reconfigurando com grande velocidade. Cabe igualmente ao educador o constante desafio de integrar-se permanentemente com as necessidades de seus educandos.

19 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
O conteúdo trabalhado significativo e eficaz para a vida cotidiana. Ir além dos aspectos meramente técnicos. Unir coerentemente habilidades que garantem a sobrevivência econômica da instituição.

20 DESAFIOS PARA IES, PRESSUPOSTOS PARA A EVANGELIZAÇÃO
No âmbito de gestão Comunidade Valores Legitimidade (meios e fins) Missão e Sustentabilidade Formulação da estratégia Stakeholders chave Mensuração de intangíveis

21 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS

22 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Marcados pela multiplicidade de informações rapidamente disponibilizadas. Extremamente informados. Atualizados, conectados e criativos. Dificuldades em saber lidar com toda informação disponível de forma produtiva.

23 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
“Usuários” da Web. 1 a 2 horas por semana assistindo TV 5 a 10 h na internet Têm acesso a todo tipo de conteúdo, inclusive aqueles considerados proibidos ou com divulgação controlada por direitos de propriedade.

24 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Criados em famílias estruturadas em um modelo mais flexível (em relação a gerações anteriores) 27% é proveniente de famílias na qual a organização não contempla a existência de pais com união estável. Mesmo quando esse jovem universitário não tem pais separados (72%), ele é constantemente desafiado a lidar com outra situação: a ausência dos pais, que vão ao mercado de trabalho.

25 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Prolongamento da juventude, que atualmente se estima ir até os 29 anos de idade. Solteiros (85%), Morando com os pais ou com outros familiares próximos (70%). Trabalham meio período (9%), em tempo integral (37%) ou fazem estágio remunerado (19%) para ajudar na renda familiar e ou a custear seus estudos. O apoio familiar, mesmo que em novos modelos, ainda é o grande porto seguro dessa juventude.

26 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Uso de seu tempo livre, preferências, por ordem de prioridade: encontrar-se com amigos (em casa, festas ou passeios); descansar; namorar; e navegar na web. Acessam prioritariamente sites de relacionamento (Orkut, twitter, facebook...) e ou programas de mensagens instantâneas (MSN, Skype, Google talk...); e, somente depois, buscam sites de notícias, os relacionados a estudos, e os de entretenimentos. A amizade, a conexão, assim como em outras gerações, ainda é entre os jovens a preferência maior.

27 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
A passagem da vida acadêmica para o mercado de trabalho, para a vida social. O projeto mais nobre. Necessitam organizar a “própria casa”. Assuntos que mais demonstram interesse em aprofundar estão, por ordem: Profissão/emprego; Saúde/corpo, Meio ambiente/sustentabilidade; Educação; Religião/espiritualidade. O que mais os angustia com relação ao futuro: perder pessoas da família, sofrer alguma forma de violência, não ter sucesso profissional, ficar sozinho/isolado e não ter emprego.

28 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Ao serem interpelados em serem líderes comunitários, somente 26% julgou ser algo importante em suas vidas. Influenciar os valores sociais – 87% julgou ser algo essencial ou muito importante. Construção de famílias – 89% afirmou ser essencial ou muito importante). Envolvimento em iniciativas ligadas à ecologia/sustentabilidade – 82% afirmou ser essencial ou muito importante.

29 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
A solidariedade não vinculada à questão política tem bastante aceitação entre os jovens universitários. Geração que não está ligada a líderes ou ideologias, nem mesmo a grandes projetos ou relatos históricos. São pessoas muito práticas e a ação concreta, com resultados imediatos, é o fato primordial que consideram digno de confiança. Entre os jovens até 24 anos, somente 15% participa de algum agrupamento juvenil com causas específicas a se defender;

30 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Geração bastante crítica quanto ao ambiente em que está inserida. Valoriza muito a diversidade de experiências em profissões e áreas de conhecimento diversificadas. No mundo do trabalho, em geral, os jovens de hoje não demonstram querer permanecer em um mesmo emprego por muito tempo. Ao mesmo tempo, estão dispostos a trabalhar horas a fio se sentirem uma conexão genuína entre o que fazem e seus interesses pessoais. Muitos desejam tornar-se bem sucedidos em negócios próprios, não tendo a necessidade de serem submetidos a gestores.

31 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Quanto às crenças e valores, em geral, estão abertos às questões de espiritualidade. 53% afirmou ter muito interesse nesse assunto, enquanto que 35% afirmou ter um pouco de interesse e 12% demonstrou não ter interesse algum. Consideram-se seres em constante formação e sempre em busca de novas experiências. A busca por transcendência faz parte de suas preferências, desde que não se dêem em contextos marcados por normatizações, dogmatismos e ou preconceitos.

32 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Para 70% dos universitários o amor é a raiz de todas as grandes religiões. Consideram-se seres espirituais (69%). Acreditam que Deus realiza milagres e curas na vida das pessoas (77%). Consideram que a idéia de pecado não é algo ultrapassado (56%; 11% afirmou ser indiferente; e 33% concorda que seja algo ultrapassado). Acreditam que a relação entre fé e ciência é colaborativa (59%). 73% afirmou que as suas crenças espirituais ajudaram no desenvolvimento de sua identidade (na vida).

33 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
A maioria julga que uma pessoa não precisa de um grupo ou comunidade para expressar a fé (65%). Não se sentem obrigados a seguir a prática religiosa herdada da família. Não se sentem comprometidos em atrair pessoas para a sua fé. Quanto à confiança nas instituições religiosas, 37% afirmou não confiar, 51% a confiar um pouco e somente 13% afirmou confiar.). Quanto ao vínculo com instituições religiosas, a predominância ainda é de jovens católicos 59%, seguidos dos que estão em outras igrejas ou religiões 23% e dos que afirmam não ter religião 18%. 50% afirma que reza frequentemente, 36% somente às vezes, e 14% diz que não costuma rezar.

34 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Pensam assim ao afirmar que as pessoas sem religião podem ter uma vida tão ética quanto as que crêem (71%). Para 47% dos jovens universitários consultados a pena de morte é uma boa opção para o combate à criminalidade; 35% deles afirma que o aborto deveria ser legalizado no Brasil; 66% está a favor da redução da maioridade penal; muitos julgam que deveria haver uma separação mais clara entre a Igreja e o governo (48%). 19% dos jovens universitários afirma que a maconha deveria ser liberada.

35 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Mostram-se favoráveis à liberdade de cada pessoa em seguir sua opção sexual; Não têm tabus quanto à prática sexual fora do casamento. Ao mesmo tempo, afirmam que preferem namorar a ficar (73%); Que o amor não é algo secundário na relação sexual; Que a virgindade, para mais da metade deles, ainda é considerada um valor (57%); E que a fidelidade no relacionamento amoroso é algo essencial (91%).

36 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Críticas possíveis: O fato de se ter facilidade de acesso a tudo tem promovido a caracterização de uma geração de pouca paciência e de curta atenção concentrada. Por não terem experiências suficientes (à altura do excesso de informações que recebem) para comprovar as conseqüências de suas opções, os jovens precisam constantemente de feedback. Tornaram-se, de certo modo, tecnicamente dependentes, mesmo que muitas vezes não saibam do funcionamento de determinadas tecnologias. Supervalorizam a velocidade, a liberdade, o consumo e a individualidade, sabendo pouco lidar com questões processuais, de longo prazo, com disciplina e visão ampla de futuro.

37 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Dificuldade de se trabalhar em grupos, e de saber lidar com as demais gerações – que estão em “outra velocidade”. Pensar no aqui e agora, o que parece tão normal para a presente geração, pode acarretar facilidades às fisgas do consumismo Algumas “marcas” assumem o papel de qualificadoras do produtos e não mais de quem os usa. O exercício da razão, enquanto raciocínio elaborado, tem sido colocado em segundo plano, em detrimento da supervalorização da emoção. Corre-se o risco do esvaziamento do compromisso transformador e da consciência.

38 CARACTERÍSTICAS DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS ATUAIS
Em relação às últimas três gerações: Há um deslocamento das dimensões de controle, regras, normas, gostos pessoais, para a dimensão dos valores, significados, atitudes e resultados; A atual geração não está fixada em líderes (modelos). Dentre os possíveis, o nome mais citado é de Jesus Cristo.

39 A PRESENÇA DA MENSAGEM CRISTÃ NO ENSINO SUPERIOR

40 A PRESENÇA DA MENSAGEM CRISTÃ NO ENSINO SUPERIOR
A visão de ser humano Capaz de viver na comunidade Identificação de Jesus como modelo de ser humano. Imagem e semelhança – relacional, livre, capaz de escolhas, responsável, criativo (co-criador) – capaz de amar. Aberto ao mundo, em “construção”, capaz de crítica, luz, ética e transcendência.

41 A PRESENÇA DA MENSAGEM CRISTÃ NO ENSINO SUPERIOR
Sociedade Justiça, ética e solidariedade Referencia maior: o Reino Sinais do Reino e do anti-reino Abertura – diálogo inter-religioso e ecumenismo

42 A PRESENÇA DA MENSAGEM CRISTÃ NO ENSINO SUPERIOR
Dimensão do conhecimento (transcendente) Busca da verdade Visão do todo e da periferia. Sentido e sabedoria Fé e razão Ciência, cultura e fé. Superação dos modismos intelectuais Superação da fragmentação e das iniciativas isoladas.

43 DESAFIOS ESTRATÉGICO/TÁTICOS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

44 Transversalidade – gestão, comunidade, ensino, pesquisa e extensão.
DESAFIOS ESTRATÉGICO / TÁTICOS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Ampliação dos horizontes de compreensão sobre evangelização e pastoral. Transversalidade – gestão, comunidade, ensino, pesquisa e extensão. Pastoral – força propulsora. Teologia (nas confessionais).

45 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA

46 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA
O encontro com Cristo. Ação inculturada na academia. Eclesialidade. Serviço.

47 LINHAS POSSÍVEIS DE AÇÃO EVANGELIZADORA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

48 LINHAS POSSÍVEIS DE AÇÃO EVANGELIZADORA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Vínculo eclesial. Discípulos para a missão. Kerigma. Fortalecimento da comunidade acadêmica. Missão junto aos jovens universitários. Missão junto à produção do conhecimento. Missão dos educadores. Missão junto à sociedade e à Igreja.

49 EDUCAÇÃO INTEGRAL SER HUMANO INTEGRAL

50

51

52


Carregar ppt "CONGRESSO UNIVERSIDADES CNBB - BAHIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google