Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPietro Formoso Alterado mais de 10 anos atrás
1
O Papel dos Guias de Excelência na Educação no contexto educacional brasileiro Palestrante: Professora Rosane Marques Campo Grande 2008
2
Baixos índices de performance estudantil nas avaliações nacionais e externas; Ênfase no desempenho quantitativo das Escolas; Ênfase nos aspectos sociais e não no desempenho acadêmico aplicado ou prático dos estudantes; Paradigmas administrativos arcaicos; Precária interlocução com o mercado. I – O Contexto Educacional Brasileiro
3
Desconhecimento da aplicabilidade do modelo na esfera educacional; Resistência conceitual dos docentes em função do histórico da gestão educacional no país; Resistência à ênfase do modelo dos resultados econômico- financeiros; II – Aplicação do MEG (FNQ - PMQP) à Educação Básica
4
Falta de hábito de medição e monitoramento contínuo dos resultados parciais para atuação durante o processo; Ausência do pensamento sistêmico consolidado na educação. Estudante Sala de aula Escola Secretaria Fonte: Elaboração dos autores dos Guias MEG – Educação, 2007 II – Aplicação do MEG (FNQ - PMQP) à Educação Básica (continuação)
5
Adaptação da linguagem e dos conceitos do MEG ao contexto educacional brasileiro; Apresentação customizada do perfil, fundamentos e critérios do MEG para a realidade educacional; Apresentação de exemplos reais de práticas educacionais vinculadas aos critérios; III – Valor agregado dos Guias Rumo à Excelência – Educação
6
Didática na apresentação dos temas (ilustrações, configurações, cores); Possibilidade de expansão do modelo às diversas modalidades educacionais (Ensino Superior, EAD, Educação Corporativa, etc.). III – Valor agregado dos Guias Rumo à Excelência – Educação (continuação)
7
IV – Processos de Elaboração e Disseminação dos Guias - Educação
8
V – Resultados ( Cursos MEG- Educação)
12
VI – Depoimentos O curso MEG – Educação foi de grande importância para a minha função no CVT. Com certeza contribuirá muito para a minha prática. Marilda Brígida - CVT Brumadinho O Curso nos direciona, nos dá um norte para a tomada de decisões em nossos setores. O material utilizado é de fácil leitura e entendimento, contém bons exemplos comparativos. Helton Lima - CVT Ribeirão das Neves
13
VI – Depoimentos (continuação) O curso MEG – Educação foi maravilhoso; pois abriu uma nova visão do conceito de gestão. Achei inovador e coerente com as tarefas desenvolvidas no meu trabalho. Luciana Jesus - CVT Sabará O curso nos impulsiona a sermos melhores e mais úteis. Carla Ferreira - CVT Vespasiano
14
VII – Perspectivas Disseminar o MEG – Educação no Brasil e em outros países; Aprimorar a atualizar continuamente os Guias e Cursos; Desenvolver e disseminar Cursos de aprofundamento dos Fundamentos e Critérios, na área da Educação; Realizar intercâmbios sobre gestão sistêmica na Educação.
15
Contatos Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais UTRAMIG Av. Afonso Pena, 3400 – Cruzeiro Cep: 30130-009 BH/MG Telefone: (31) 3263-7500 Site: www.utramig.mg.gov.brwww.utramig.mg.gov.br E-mail: faleconosco@utramig.mg.gov.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.