A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS COERENTES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS COERENTES."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS COERENTES E CRIATIVOS UTILIZANDO CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO; PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS COERENTES E CRIATIVOS UTILIZANDO CORRETAMENTE A PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO; CONJUGAÇÃO DE VERBOS NOS TEMPOS PASSADO, PRESENTE E FUTURO; CONJUGAÇÃO DE VERBOS NOS TEMPOS PASSADO, PRESENTE E FUTURO; CONHECIMENTO DE NUMERAL, SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS E HOMÔNIMOS; SUBSTANTIVOS COMPOSTOS, COLETIVOS, COMUNS E PRÓPRIOS. CONHECIMENTO DE NUMERAL, SINÔNIMOS, ANTÔNIMOS E HOMÔNIMOS; SUBSTANTIVOS COMPOSTOS, COLETIVOS, COMUNS E PRÓPRIOS. 4ª SÉRIE B 4ª SÉRIE B NARRA FLUENTEMENTE FATOS VIVENCIADOS, LIDOS OU OUVIDOS E RECONTA HISTÓRIAS LIDAS OU OUVIDAS. NARRA FLUENTEMENTE FATOS VIVENCIADOS, LIDOS OU OUVIDOS E RECONTA HISTÓRIAS LIDAS OU OUVIDAS. FALA COM CLAREZA, AO EXPOR SUAS IDÉIAS. FALA COM CLAREZA, AO EXPOR SUAS IDÉIAS. LÊ COM PONTUAÇÃO, ENTONAÇÃO E FLUÊNCIA. LÊ COM PONTUAÇÃO, ENTONAÇÃO E FLUÊNCIA. COMPREENDE O QUE LÊ ORAL E SILENCIOSAMENTE E APREENDE AS IDÉIAS RELEVANTES DO TEXTO LIDO. COMPREENDE O QUE LÊ ORAL E SILENCIOSAMENTE E APREENDE AS IDÉIAS RELEVANTES DO TEXTO LIDO. INTERPRETA O QUE LÊ, REFLETE SOBRE A LEITURA FEITA E QUESTIONA OS ASSUNTOS LIDOS. INTERPRETA O QUE LÊ, REFLETE SOBRE A LEITURA FEITA E QUESTIONA OS ASSUNTOS LIDOS.

2 PRODUZ TEXTOS ESCRITOS COM CLAREZA, CRIATIVIDADE, SEQÜÊNCIA LÓGICA, PARAGRAFAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO, EXPRESSANDO SEU PONTO DE VISTA E EMPREGANDO A MAIORIA DAS CONVENÇÕES DA LÍNGUA PADRÃO. PRODUZ TEXTOS ESCRITOS COM CLAREZA, CRIATIVIDADE, SEQÜÊNCIA LÓGICA, PARAGRAFAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO, EXPRESSANDO SEU PONTO DE VISTA E EMPREGANDO A MAIORIA DAS CONVENÇÕES DA LÍNGUA PADRÃO. PARTICIPA NA REESTRUTURAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE SEUS TEXTOS E DOS TEXTOS DOS COLEGAS. PARTICIPA NA REESTRUTURAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE SEUS TEXTOS E DOS TEXTOS DOS COLEGAS. PROCURA CORRIGIR-SE E MELHORAR SEUS TEXTOS E OS DOS COLEGAS, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR E ARGUMENTA SOBRE OS MESMOS COM AUTONOMIA. PROCURA CORRIGIR-SE E MELHORAR SEUS TEXTOS E OS DOS COLEGAS, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR E ARGUMENTA SOBRE OS MESMOS COM AUTONOMIA.

3 PRODUZ TEXTOS ESCRITOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS. PRODUZ TEXTOS ESCRITOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS E TABELAS. CONSTRÓI GRÁFICOS E TABELAS COM BASE EM INFORMAÇÕES CONTIDAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS, CIENTÍFICOS E OUTROS. CONSTRÓI GRÁFICOS E TABELAS COM BASE EM INFORMAÇÕES CONTIDAS EM TEXTOS JORNALÍSTICOS, CIENTÍFICOS E OUTROS.

4 5ª SÉRIE ESCRITA: PRODUZIR TEXTOS COERENTES RESPEITANDO A (ORTOGRAFIA 3ª GRANDEZA)LEITURA: ESCRITA: PRODUZIR TEXTOS COERENTES RESPEITANDO A PONTUAÇÃO, ACENTUAÇÃO, PARAGRAFAÇÃO (ORTOGRAFIA 3ª GRANDEZA)LEITURA: INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS TEXTOS (ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS) INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS TEXTOS (ELEMENTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS) ORALIDADE: SER CAPAZ DE REPRODUZIR FILMES, HISTÓRIAS, RELATOS ENTRE OUTROS. ORALIDADE: SER CAPAZ DE REPRODUZIR FILMES, HISTÓRIAS, RELATOS ENTRE OUTROS.

5 - HISTÓRIA- 4ª SÉRIE A 4ª SÉRIE A CONHECE A HISTÓRIA DO PARANÁ; CONHECE A HISTÓRIA DO PARANÁ; RECONHECE OS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO; RECONHECE OS DIFERENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO; CONHECE DIFERENTES FORMAS DE LAZER E DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE EM TEMPOS DIFERENTES CONHECE DIFERENTES FORMAS DE LAZER E DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NA COMUNIDADE EM TEMPOS DIFERENTES 4ª SÉRIE B 4ª SÉRIE B SITUA-SE NO ESPAÇO E NO TEMPO, COM COMPREENSÃO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO. SITUA-SE NO ESPAÇO E NO TEMPO, COM COMPREENSÃO DE PASSADO, PRESENTE E FUTURO. PERCEBE QUE A CONSTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA DE VIDA REFLETE SUA VIVÊNCIA NO SEU GRUPO SOCIAL (FAMILIAR, ESCOLAR E RELIGIOSO) E QUE ESTE INSERE-SE EM COLETIVOS MAIS AMPLOS. PERCEBE QUE A CONSTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA DE VIDA REFLETE SUA VIVÊNCIA NO SEU GRUPO SOCIAL (FAMILIAR, ESCOLAR E RELIGIOSO) E QUE ESTE INSERE-SE EM COLETIVOS MAIS AMPLOS. COMPREENDE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS ENTRE AS SOCIEDADE RURAIS E URBANAS. COMPREENDE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS, AS MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS ENTRE AS SOCIEDADE RURAIS E URBANAS.

6 RECONHECE A UNIDADE E A DIVERSIDADE SOCIAL COMO PRODUTO DAS RELAÇÕES DOS HOMENS COM A NATUREZA E COM OS OUTROS HOMENS PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES, EM TEMPO E ESPAÇOS DIFERENTES. RECONHECE A UNIDADE E A DIVERSIDADE SOCIAL COMO PRODUTO DAS RELAÇÕES DOS HOMENS COM A NATUREZA E COM OS OUTROS HOMENS PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES, EM TEMPO E ESPAÇOS DIFERENTES. DIFERENCIA ELEMENTOS NATURAIS DE ELEMENTOS CULTURAIS. DIFERENCIA ELEMENTOS NATURAIS DE ELEMENTOS CULTURAIS.

7 5ª SÉRIE RECONHECER-SE COMO SUJEITO DA HISTÓRIA; RECONHECER-SE COMO SUJEITO DA HISTÓRIA; COMPREENDER SUA REALIDADE E QUESTIONÁ-LA; COMPREENDER SUA REALIDADE E QUESTIONÁ-LA; RELAÇÕES COM OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS; RELAÇÕES COM OUTROS TEMPOS E ESPAÇOS; FORMULAR EXPLICAÇÕES PARA ALGUMAS QUESTÕES DO PRESENTE/PASSADO; FORMULAR EXPLICAÇÕES PARA ALGUMAS QUESTÕES DO PRESENTE/PASSADO; LOCALIZAR ACONTECIMENTOS NO TEMPO/ESPAÇOS; LOCALIZAR ACONTECIMENTOS NO TEMPO/ESPAÇOS; RECONHECER MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NA VIVÊNCIA HUMANA RECONHECER MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NA VIVÊNCIA HUMANA VALORIZAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL DA COMUNIDADE; VALORIZAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO/CULTURAL DA COMUNIDADE; OS ALUNOS DEVEM TER A COMPREENSÃO DE COMO OS HOMENS COLETIVAMENTE, CONSTROEM AS SOCIEDADES AO MESMO TEMPO EM QUE SE CONSTROEM COMO HOMENS; OS ALUNOS DEVEM TER A COMPREENSÃO DE COMO OS HOMENS COLETIVAMENTE, CONSTROEM AS SOCIEDADES AO MESMO TEMPO EM QUE SE CONSTROEM COMO HOMENS;

8 GEOGRAFIA 4ª SÉRIE A COMPREENDER A INCLUSÃO DOS ESPAÇOS; COMPREENDER A INCLUSÃO DOS ESPAÇOS; RECONHECER NO MAPA DO BRASIL: ESTADOS, LITORAL, CAPITAIS, PLANALTOS RECONHECER NO MAPA DO BRASIL: ESTADOS, LITORAL, CAPITAIS, PLANALTOS RECONHECER TIPOS DE TRANSPORTE, SUA IMPORTÂNCIA, BENEFÍCIOS E OS PROBLEMAS COM A POLUIÇÃO SONORA E DO AR; RECONHECER TIPOS DE TRANSPORTE, SUA IMPORTÂNCIA, BENEFÍCIOS E OS PROBLEMAS COM A POLUIÇÃO SONORA E DO AR; RECONHECER LEIS DO TRÂNSITO; RECONHECER LEIS DO TRÂNSITO; CONHECER SISTEMA SOLAR CONHECER SISTEMA SOLAR 4ª SÉRIE B 4ª SÉRIE B LOCALIZAR-SE NO ESPAÇO EM QUE VIVE. LOCALIZAR-SE NO ESPAÇO EM QUE VIVE. ESTABELECE RELAÇÕES ENTRE CLIMA, RELEVO, SOLO, VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA E RECONHECE SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DAS PESSOAS. ESTABELECE RELAÇÕES ENTRE CLIMA, RELEVO, SOLO, VEGETAÇÃO E HIDROGRAFIA E RECONHECE SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DAS PESSOAS. RECONHECE QUE A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ADQUIRE FORMAS DIFERENCIADAS DEVIDO AOS DIFERENTES INTERESSES SOCIAIS E ECONÔMICOS E QUE, AO MODIFICAR UM ESPAÇO NATURAL, O HOMEM PODE DEGRADAR OU PRESERVAR O MEIO AMBIENTE. RECONHECE QUE A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ADQUIRE FORMAS DIFERENCIADAS DEVIDO AOS DIFERENTES INTERESSES SOCIAIS E ECONÔMICOS E QUE, AO MODIFICAR UM ESPAÇO NATURAL, O HOMEM PODE DEGRADAR OU PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.

9 CONCLUI QUE O ESPAÇO URBANO E RURAL, FORMA O ESPAÇO DO MUNICÍPIO, QUE O ESPAÇO DOS MUNICÍPIOS FORMA O ESPAÇO DO ESTADO E QUE O ESPAÇO DOS ESTADOS FORMA O ESPAÇO DO PAÍS E PERCEBE QUE TAIS ESPAÇOS MANTÊM RELAÇÕES ENTRE SI. CONCLUI QUE O ESPAÇO URBANO E RURAL, FORMA O ESPAÇO DO MUNICÍPIO, QUE O ESPAÇO DOS MUNICÍPIOS FORMA O ESPAÇO DO ESTADO E QUE O ESPAÇO DOS ESTADOS FORMA O ESPAÇO DO PAÍS E PERCEBE QUE TAIS ESPAÇOS MANTÊM RELAÇÕES ENTRE SI.

10 5ª SÉRIE CONHECENDO NOSSO PLANETA: A FORMA E OS MOVIMENTOS DA TERRA; OCEANOS E CONTINENTES; CONHECENDO NOSSO PLANETA: A FORMA E OS MOVIMENTOS DA TERRA; OCEANOS E CONTINENTES; TIPOS DE MAPAS: MAPAS POLÍTICOS, FÍSICOS, TEMÁTICOS; TIPOS DE ESCALA; TIPOS DE MAPAS: MAPAS POLÍTICOS, FÍSICOS, TEMÁTICOS; TIPOS DE ESCALA; A LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO AMERICANO NA AMÉRICA; A LOCALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO AMERICANO NA AMÉRICA; FORMA DE RELEVO DO BRASIL; HIDROGRAFIA, CLIMA VEGETAÇÃO DO BRASIL; FORMA DE RELEVO DO BRASIL; HIDROGRAFIA, CLIMA VEGETAÇÃO DO BRASIL; O BRASIL E SUAS REGIÕES O BRASIL E SUAS REGIÕES

11 CIÊNCIAS 4ª SÉRIE A 4ª SÉRIE A CONHECER E IDENTIFICAR O CORPO HUMANO (APARELHOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS) CONHECER E IDENTIFICAR O CORPO HUMANO (APARELHOS, ÓRGÃOS E SISTEMAS) SANEAMENTO BÁSICO; SANEAMENTO BÁSICO; RECICLAGEM DE LIXO; RECICLAGEM DE LIXO; PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA 4ª SÉRIE B 4ª SÉRIE B IDENTIFICA, NOS ECOSSISTEMAS, AS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE SOL, AR, ÁGUA, SOLO E SERES VIVOS. IDENTIFICA, NOS ECOSSISTEMAS, AS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA ENTRE SOL, AR, ÁGUA, SOLO E SERES VIVOS. RECONHECE QUE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SÃO RESULTANTES DE PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS. RECONHECE QUE OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SÃO RESULTANTES DE PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS. CARACTERIZA O SOL COMO FONTE DE ENERGIA RESPONSÁVEL PELA VIDA NOS ECOSSISTEMAS. CARACTERIZA O SOL COMO FONTE DE ENERGIA RESPONSÁVEL PELA VIDA NOS ECOSSISTEMAS.

12 RELACIONA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA COM O APARECIMENTO E O PÔR DO SOL E AS ESTAÇÕES DO ANO COM OS MOVIMENTOS E A INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA. RELACIONA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA COM O APARECIMENTO E O PÔR DO SOL E AS ESTAÇÕES DO ANO COM OS MOVIMENTOS E A INCLINAÇÃO DO EIXO DA TERRA. SITUA A TERRA E OS DEMAIS PLANETAS NO SISTEMA SOLAR. SITUA A TERRA E OS DEMAIS PLANETAS NO SISTEMA SOLAR. IDENTIFICA AS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA NAS CADEIAS ALIMENTARES E AS CONSEQÜÊNCIAS DO ROMPIMENTO DE UM DE SEUS ELOS NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS. IDENTIFICA AS RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA NAS CADEIAS ALIMENTARES E AS CONSEQÜÊNCIAS DO ROMPIMENTO DE UM DE SEUS ELOS NA MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS. PERCEBE SEU CORPO COMO UM TODO, COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE SEUS ÓRGÃOS E APARELHOS E A RELAÇÃO ENTRE ELES. PERCEBE SEU CORPO COMO UM TODO, COMPREENDENDO O FUNCIONAMENTO DE SEUS ÓRGÃOS E APARELHOS E A RELAÇÃO ENTRE ELES. RECONHECE QUE A SAÚDE NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA E QUE DEPENDE DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. RECONHECE QUE A SAÚDE NÃO É APENAS A AUSÊNCIA DE DOENÇA E QUE DEPENDE DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO. IDENTIFICA DIFERENTES FORMAS DE INTERAÇÃO DO HOMEM COM A ÁGUA, O SOLO, O AR E OS DEMAIS SERES VIVOS. IDENTIFICA DIFERENTES FORMAS DE INTERAÇÃO DO HOMEM COM A ÁGUA, O SOLO, O AR E OS DEMAIS SERES VIVOS. IDENTIFICA DIFERENTES FORMAS DE UTILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA, DO SOLO, DO AR E DOS DEMAIS SERES VIVOS PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES. IDENTIFICA DIFERENTES FORMAS DE UTILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ÁGUA, DO SOLO, DO AR E DOS DEMAIS SERES VIVOS PARA A SATISFAÇÃO DE SUAS NECESSIDADES.

13 É IMPORTANTE DESTACAR QUE SANEAMENTO BÁSICO; SANEAMENTO BÁSICO; RECICLAGEM DE LIXO; RECICLAGEM DE LIXO; NÃO SÃO CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS

14 5ª SÉRIE ASTRONOMIA: UNIVERSO; VIA LÁCTEA ASTRONOMIA: UNIVERSO; VIA LÁCTEA ASTROS: O SOL, LUA E TERRA ASTROS: O SOL, LUA E TERRA SISTEMA SOLAR: ASTROS DO SISTEMA SOLAR SISTEMA SOLAR: ASTROS DO SISTEMA SOLAR MOVIMENTOS CELESTES E TERRESTRES: ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO; ESTAÇÕES DO ANO MOVIMENTOS CELESTES E TERRESTRES: ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO; ESTAÇÕES DO ANO BIODIVERSIDADE: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS: CADEIA ALIMENTAR; RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS; BIODIVERSIDADE: INTERAÇÕES ECOLÓGICAS: CADEIA ALIMENTAR; RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS;

15 CARACTERÍSTICAS DOS ECOSSISTEMAS CARACTERÍSTICAS DOS ECOSSISTEMAS SISTEMAS BIOLÓGICOS: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO: CÉLULA- ORGANISMO SISTEMAS BIOLÓGICOS: NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO: CÉLULA- ORGANISMO MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS SERES VIVOS: SISTEMAS MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS SERES VIVOS: SISTEMAS MECANISMOS DE HERANÇA GENÉTICA: ADOLESCÊNCIA MECANISMOS DE HERANÇA GENÉTICA: ADOLESCÊNCIA MATÉRIA E ENERGIA: CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO; MATÉRIA E ENERGIA: CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA: MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO; CAMADAS DA TERRA; ÁGUA; LUZ, SOM; CAMADAS DA TERRA; ÁGUA; LUZ, SOM; ELETROMAGNETISMO; COMBUSTÃO E CALOR ELETROMAGNETISMO; COMBUSTÃO E CALOR

16 MATEMÁTICA 4ª SÉRIE A CALCULAR AS 4 OPERAÇÕES ENVOLVENDO OS N. DECIMAIS; CALCULAR AS 4 OPERAÇÕES ENVOLVENDO OS N. DECIMAIS; INTERPRETAR E RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVA NUMEROS DECIMAIS E AS MEDIDAS TRABALHADAS; INTERPRETAR E RESOLVER SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE ENVOLVA NUMEROS DECIMAIS E AS MEDIDAS TRABALHADAS; FAZER LEITURA DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA E CAPACIDADE; FAZER LEITURA DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA E CAPACIDADE; 4 ª SÉRIE B RECONHECE O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS NOS NÚMEROS. RECONHECE O VALOR POSICIONAL DOS ALGARISMOS NOS NÚMEROS. OPERA COM OS NÚMEROS, EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO:NÚMEROS INTEIROS, FRAÇÕES, NÚMEROS DECIMAIS, MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA E CAPACIDADE, PORCENTAGEM, SISTEMA MONETÁRIO. OPERA COM OS NÚMEROS, EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO:NÚMEROS INTEIROS, FRAÇÕES, NÚMEROS DECIMAIS, MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MASSA E CAPACIDADE, PORCENTAGEM, SISTEMA MONETÁRIO. RELACIONA AS SITUAÇÕES - PROBLEMA ÀS OPERAÇÕES QUE AS RESOLVEM. RELACIONA AS SITUAÇÕES - PROBLEMA ÀS OPERAÇÕES QUE AS RESOLVEM.

17 REALIZAR REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS DECIMAIS E FRAÇÕES DECIMAIS; REALIZAR REPRESENTAÇÕES DE NÚMEROS DECIMAIS E FRAÇÕES DECIMAIS; REALIZAR CÁLCULO DE PERÍMETRO REALIZAR CÁLCULO DE PERÍMETRO E ÁREA; E ÁREA; ENTENDER O PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO DE DIVISÃO POR 10/100/1000. ENTENDER O PROCESSO DE MULTIPLICAÇÃO DE DIVISÃO POR 10/100/1000. EFETUA EXPRESSÕES NUMÉRICAS. EFETUA EXPRESSÕES NUMÉRICAS. CONSTRÓI REPRESENTAÇÕES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. CONSTRÓI REPRESENTAÇÕES DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. IDENTIFICA OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E AS FIGURAS PLANAS, CLASSIFICANDO-OS E DANDO-LHES A NOMENCLATURA CORRESPONDENTE. IDENTIFICA OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E AS FIGURAS PLANAS, CLASSIFICANDO-OS E DANDO-LHES A NOMENCLATURA CORRESPONDENTE. DEMONSTRA NOÇÕES DE ÂNGULOS, IDENTIFICA E CONSTRÓI O ÂNGULO RETO. DEMONSTRA NOÇÕES DE ÂNGULOS, IDENTIFICA E CONSTRÓI O ÂNGULO RETO. LÊ E INTERPRETA DADOS APRESENTADOS POR MEIO DE LISTAS, TABELAS, DIAGRAMAS E GRÁFICOS. LÊ E INTERPRETA DADOS APRESENTADOS POR MEIO DE LISTAS, TABELAS, DIAGRAMAS E GRÁFICOS. CONSTRÓI GRÁFICOS E TABELAS BASEADOS EM INFORMAÇÕES OBTIDAS CONSTRÓI GRÁFICOS E TABELAS BASEADOS EM INFORMAÇÕES OBTIDAS

18 5ª SÉRIE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL; SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL; OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS : ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. SE POSSÍVEL COM NÚMEROS DECIMAIS. OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS : ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. SE POSSÍVEL COM NÚMEROS DECIMAIS. IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: QUADRADO, RETÂNGULO, TRIÂNGULO. IDENTIFICAÇÃO DE FORMAS GEOMÉTRICAS: QUADRADO, RETÂNGULO, TRIÂNGULO. ÁREA E PERÍMETRO DO QUADRADO E DO RETÂNGULO; TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO- LEITURA E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS; ÁREA E PERÍMETRO DO QUADRADO E DO RETÂNGULO; TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO- LEITURA E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS; ESTRUTURA DO TEMPO: CALENDÁRIO, HORAS E MINUTOS. ESTRUTURA DO TEMPO: CALENDÁRIO, HORAS E MINUTOS. SISTEMA DE MEDIDAS: COMPRIMENTO: METRO SISTEMA DE MEDIDAS: COMPRIMENTO: METRO CAPACIDADE: LITRO E GRAMA CAPACIDADE: LITRO E GRAMA SISTEMA MONETÁRIO SISTEMA MONETÁRIO PORCENTAGEM PORCENTAGEM

19 PLANEJAMENTO PARA AS 5ªS SÉRIE/2009 PLANEJAMENTO PARA AS 5ªS SÉRIE/2009 DISTRIBUIÇÃO DE AULAS P/ PROFESSORES COM PERFIL PARA DAR AULA COM ALUNOS MAIS NOVOS; DISTRIBUIÇÃO DE AULAS P/ PROFESSORES COM PERFIL PARA DAR AULA COM ALUNOS MAIS NOVOS; - REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CONSIDERANDO OS CONTEÚDOS MÍNIMOS DE CADA DISCIPLINA; - REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CONSIDERANDO OS CONTEÚDOS MÍNIMOS DE CADA DISCIPLINA; - AULAS BLOCADAS CONSIDERANDO O RÍTMO DOS ALUNOS; - AULAS BLOCADAS CONSIDERANDO O RÍTMO DOS ALUNOS; - PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO - PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO

20 RECLASSIFICAÇÃO DELIBERAÇÃO 09/01 – CEE DELIBERAÇÃO 09/01 – CEE INSTRUÇÃO CONJUNTA 06/02 SGE/SGI-SEED INSTRUÇÃO CONJUNTA 06/02 SGE/SGI-SEED

21 RECLASSIFICAÇÃO É UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SE CONCRETIZA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO ALUNO MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NA SÉRIE SOB A RESPONSABILIDADE DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, QUE, CONSIDERANDO AS NORMAS CURRICULARES, ENCAMINHA O ALUNO À ETAPA DE ESTUDOS COMPATÍVEL COM A EXPERIÊNCIA E O DESEMPENHO ESCOLAR DEMONSTRADOS. É UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE SE CONCRETIZA ATRAVÉS DA AVALIAÇÃO DO ALUNO MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NA SÉRIE SOB A RESPONSABILIDADE DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, QUE, CONSIDERANDO AS NORMAS CURRICULARES, ENCAMINHA O ALUNO À ETAPA DE ESTUDOS COMPATÍVEL COM A EXPERIÊNCIA E O DESEMPENHO ESCOLAR DEMONSTRADOS.

22 RECLASSIFICAÇÃO

23 O(S) PROFESSOR(S) VERIFICANDO AS POSSIBILIDADES DE AVANÇO NA APRENDIZAGEM, APRESENTADAS POR ALUNO DEVIDAMENTE MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NA SÉRIE, DARÃO CONHECIMENTO À EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PARA QUE A MESMA POSSA DAR INÍCIO AO PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO O(S) PROFESSOR(S) VERIFICANDO AS POSSIBILIDADES DE AVANÇO NA APRENDIZAGEM, APRESENTADAS POR ALUNO DEVIDAMENTE MATRICULADO E COM FREQUÊNCIA NA SÉRIE, DARÃO CONHECIMENTO À EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PARA QUE A MESMA POSSA DAR INÍCIO AO PROCESSO DE RECLASSIFICAÇÃO

24 CABERÁ A COMISSÃO DE RECLASSIFICAÇÃO INSTITUÍDA ELABORAR RELATÓRIO DOS ASSUNTOSA TRATADOS NAS REUNIÕES, ANEXANDO OS DOCUMENTOS QUE REGISTREM OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS REALIZADOS (PROVAS, TRABALHOS, PARECERES PEDAGÓGICOS, OUTROS...) PARA QUE SEJAM ARQUIVADOS NA PASTA INDIVIDUAL DO ALUNO. CABERÁ A COMISSÃO DE RECLASSIFICAÇÃO INSTITUÍDA ELABORAR RELATÓRIO DOS ASSUNTOSA TRATADOS NAS REUNIÕES, ANEXANDO OS DOCUMENTOS QUE REGISTREM OS PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS REALIZADOS (PROVAS, TRABALHOS, PARECERES PEDAGÓGICOS, OUTROS...) PARA QUE SEJAM ARQUIVADOS NA PASTA INDIVIDUAL DO ALUNO. O RESULTADO FINAL DO PROCESSO REGISTRADO EM ATA DEVERÁ INTEGRAR A PASTA DO ALUNO O RESULTADO FINAL DO PROCESSO REGISTRADO EM ATA DEVERÁ INTEGRAR A PASTA DO ALUNO

25 ESTABELECIMENTO DE ENSINO DEVERÁ COMUNICAR, COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA, AO ALUNO E SEUS RESPONSÁVEIS OS PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DO PROCESSO A SER INICIADO A FIM DE OBTER O DEVIDO CONSENTIMENTO ESTABELECIMENTO DE ENSINO DEVERÁ COMUNICAR, COM A DEVIDA ANTECEDÊNCIA, AO ALUNO E SEUS RESPONSÁVEIS OS PROCEDIMENTOS PRÓPRIOS DO PROCESSO A SER INICIADO A FIM DE OBTER O DEVIDO CONSENTIMENTO

26 APÓS ESTUDO DO CASO, EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO DE ESNINO, ASSESSORADA PELA EQUIPE DO NRE, INSTITUIRÁ COMISSÃO FORMADA POR DOCENTES, EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO DA ESCOLA PARA EFETIVAR O PROCESSO APÓS ESTUDO DO CASO, EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO DE ESNINO, ASSESSORADA PELA EQUIPE DO NRE, INSTITUIRÁ COMISSÃO FORMADA POR DOCENTES, EQUIPE TÉCNICO PEDAGÓGICA E DIREÇÃO DA ESCOLA PARA EFETIVAR O PROCESSO


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS VARIADOS; PRODUÇÃO DE FRASES E TEXTOS COERENTES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google