A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Projetos através da Análise de Valor Agregado - GVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Projetos através da Análise de Valor Agregado - GVA"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Projetos através da Análise de Valor Agregado - GVA
Alexandre Massei –

2 Agenda Conceito de Valor Agregado Terminologias
Orçamento, Custos Reais e Valor Agregado Variações de Custos e Prazos Índices de Desempenho Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

3 Gestão de valor agregado (GVA)
Gerenciamento do valor agregado: metodologia utilizada para integrar escopo, cronograma e recursos em gerência de projetos Consiste em medir objetivamente o desempenho e o progresso do projeto comparando custos (real e planejado) e valor agregado. Consiste na comparação de três curvas de desempenho: Custo Orçado do Trabalho Agendado (Valor Planejado - VP) ou PV (Planned Value) Custo Orçado do Trabalho Realizado (Valor Agregado - VA) ou EV (Earned Value) Custo Real do Trabalho Realizado (Custo Real - CR) ou AC (Actual Cost) A TVA é utilizada para relatar o status do projeto em termos de custo e tempo, permitindo uma visão holística do progresso do projeto. A representação gráfica do projeto ao longo do tempo é a chamada "Curva S", que compara o planejado com o realizado. O formato de "S" vêm da integralização de uma curva resultante do histograma de uso de recurso em termos de custos. Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

4 Acompanhamento de projetos sem GVA
Figura 1 mostra o orçamento cumulativo para este projeto como uma função do tempo (linha azul). Também mostra o custo atual cumulativo (linha rosa) até oitava semana. O que está sendo perdido nesse gráfico é o entendimento de quanto trabalho foi executado durante o projeto. Se o projeto foi completado na 8ª. semana, estaria bem abaixo do orçamento e bem à frente do cronograma. Entretanto, se estiver somente 10% completo na 8ª. semana, está significativamente acima do orçamento e atrás do cronograma. Um método é necessário para medir objetivamente e qualitativamente desempenho técnico, e que é o que GVA faz Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

5 Limitações do GVA GVA não provê medidas para medir qualidade do projeto, então é possível que GVA indique que um projeto está abaixo do orçamento, à frente do cronograma e escopo executado. Em outras palavras, GVA é somente uma ferramenta da caixa de ferramentas do gerente de projetos. Desde que GVA requer quantificação do plano de projeto, é geralmente visto como sendo incapaz para projetos orientados a pesquisas ou projetos de software ágeis. Por exemplo, pode ser impossível planejar certos projetos de pesquisa adiantadamente, desde que pesquisa propriamente dita descubra algumas oportunidades (caminhos de pesquisa) e ativamente elimine outras. Entretanto, algumas escolas de pensamento continuam acreditando que todo trabalho pode ser planejado, mesmo que em timeboxes semanais ou outros incrementos curtos. Assim, o desafio é criar implementações ágeis ou orientadas à descobertas com o princípio GVA, e não simplesmente rejeitar a noção de medidas de desempenho técnico objetivas. Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

6 Exemplo de Projeto (Fleming & Koppelman, 1999)
C= Custo (em milhares) 1000 750 500 250 T=Trimestre 1 2 3 4 Custo do projeto : $ 1000 Estimativa de gastos : $ 250/trimestre Um ano de prazo para execução Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

7 Análise na 1ª data de medição
C= Custo (em milhares) 1000 750 500 250 230 T=Trimestre 1 2 3 4 Na 1ª medição, os gastos reais foram $230. Numa análise inicial, poderíamos dizer que estamos gastando $20 abaixo do previsto Falsa economia para o projeto ! Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

8 Acompanhamento com VA Real Atividade T. Planejado Custo Real T. Plan Realiz. 1 150 2 30 60 3 50 4 20 Total 250 230 200 C= Custo (em milhares) 1000 750 500 250 230 200 T=Trimestre 1 2 3 4 Ganhos físicos reais ou Valor Agregado: $200 $200 de atividades planejadas que foram realizadas, com os produtos materializados Conclui-se que o projeto esteja atrasado em $50 Gastos Reais: $230, Valor Agregado: $200 O projeto consumiu $230 para agregar $200 Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

9 Terminologia (ANSI*/EIA 748)
Orçamento, Custos Reais e Valor Agregado BCWS (Budget Cost of Work Scheduled) Parcela do orçamento que deveria ser gasta Conhecido como Custo Orçado do Trabalho Agendado (COTA) ou ainda PV (Planned Value) ou VP (Valor Planejado) O PV total para o projeto é o BAC (Budget at Completion) BCWP (Budget Cost of Work Performed ou Valor Agregado) Parcela que deveria ser gasta considerando o trabalho realizado até o momento da medição e o custo da baseline para a atividade Também chamado de Custo Orçado do Trabalho Realizado (COTR) ou Earned Value (EV) ou ainda Valor Agregado (VA) ACWP (Actual Cost of Work Performed) Mostra os custos reais decorrentes do trabalho já realizado Chamado também de Custo Real do Trabalho Realizado (CRTR) ou Actual Cost (AC) ou ainda CR (Custo Real) (*) ANSI – American National Standard Institute. Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

10 Estudo das Variações 1000 750 500 250 Orçamento ACWP Var. Custo (CV)
C= Custo (em milhares) 1000 Orçamento 750 ACWP Var. Custo (CV) 500 BCWS 250 BCWP Var. Schedule (SV) T=Trimestre 1 2 3 4 Var. Tempo (TV) Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

11 Terminologia (DOD, 1997) CV (Cost Variance)
Variação de Custos e Prazos CV (Cost Variance) É a diferença entre o custo previsto para atingir o nível atual de conclusão (BCWP/EV) e o custo real (ACWP/CR) até a data de referência. CV=BCWP – ACWP ou CV = EV – AC Se CV > 0 = Custo do trabalho agregado está acima do custo real SV (Schedule Variance) É a diferença em termos de custo entre o EV e a agenda do baseline (BCWS/PV). SV = BCWP – BCWS ou SV = EV - PV SE SV > 0 = Projeto adiantado, se negativa, atrasado. TV (Time Variance) É a diferença em termos de tempo entre o previsto e o realizado. É encontrado pela projeção da curva EV em PV, encontrando a data Em que o PV agrega o mesmo valor que EV. A diferença entre essas datas representa o atraso/adiantamento Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

12 Terminologia SPI (Schedule Performance Index) Índices de Desempenho
É a divisão entre Valor Agregado e o Valor Planejado Mostra a Taxa de conversão do Valor Previsto em Valor Agregado Conhecido também por IDP (Indices de Desempenho de Prazos) SPI = EV / PV SPI > 1 : Agrega mais do que gasta, = 1 : Está conf. Planejado SPI = 0,87 significa que somente 87% do trabalho agregou valor, ou seja, houve perda de 13% do tempo CPI (Cost Performance Index) É a divisão entre o Valor Agregado (EV) e o Custo Real (AC). Mostra qual a conversão entre os valores reais consumidos pelo projeto e os valores agregados no mesmo período Conhecido também como IDC (Indice de desempenho de Custos) CPI = EV / AC CPI > 1 : O Projeto está custando menos do que o previsto CPI = 0,87 indica que a cada $1 gasto, somente $0,87 são convertidos Fisicamente em produto e existe uma perda de $0,13 por $1 gasto. Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

13 Previsões com Valor Agregado
Um dos principais objetivos do uso da análise de Valor Agregado é, a partir do desempenho obtido pelo projeto até o momento, projetar custos e prazos finais para o projeto, dentro de diferentes cenários. Questões do tipo “Qual o valor final do projeto” ou “Quando o projeto terminará” poderão ser respondidas EAC (Estimated at Completion) é o valor que representa o custo final do projeto quando concluído. Inclui Custos reais incluídos (AC) e valores restantes estimados (ETC). É conhecido também como ENT (Estimativa no término) EAC = EV + ETC ETC (Estimated to Complete) é o valor necessário para se completar o projeto. Calculado segundo modelos matemáticos (mostrados a seguir). Conhecido também como EPT (Estimativa para Terminar) VAC (Variation at Completion) é a diferença entre o Custo Orçado (BAC) e o custo projetado final (EAC). Conhecido também como VNT (Variação no término) VAC = BAC - EAC Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

14 Previsões com Valor Agregado
PAC (Plan at Completion) é a duração prevista para o projeto (Baseline project finish) TAC (Time at Completion) é a duração projetada para o projeto. Calculada como a razão entre a data prevista PAC e o SPI. TAC = PAC / SPI DAC (Delay at Completion) é a diferença entre a duração prevista PAC e a duração projetada TAC para o projeto DAC = PAC - TAC Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

15 Estudo das Variações 1000 750 500 250 1 2 3 4 EAC
Projeção de custo final Através do CPI C= Custo (em milhares) Variação No término VAC 1000 Orçamento no término BAC 750 ACWP Projeção do prazo final Através do SPI 500 CV SV 250 BCWS BCWP T=Trimestre 1 2 3 4 Término Previsto PAC Término Projetado TAC DAC Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

16 Valor Planejado, Custo Real, Valor Agregado
Medição CR: 55,00 EPT: 45,00 ONT: 100,00 Situação Ideal !!!!! Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

17 Índices para projeção de custos
Estimativa no Término (ENT/EAC) Pode ser diferente de ONT (orçamento) São baseadas nos custos reais incorridos mais uma estimativa para terminar (EPT) o trabalho restante A abordagem mais comum é a estimativa bottom-up feita pela equipe Não há um orçamento separado para a elaboração da EPT portanto os custos adicionais são incorridos para o projeto conduzir a mesma. EAC = AC + ETC bottom-up. Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

18 Índices para projeção de custos
Previsão da EAC(ENT) para o trabalho ETC(EPT) executado no ritmo orçado ou índice de desvio constante (Previsão Otimista, i=1): Aceita o desempenho real até a data (AC/CR) e prevê que o resto de todo o trabalho ETC/EPT futuro seja de acordo com o previsto ETC= (BAC – EV)/i : EAC = AC + ETC Previsão de EAC para o trabalho ETC executado ao CPI atual O que tem acontecido no projeto tende a acontecer no futuro. Seguirá o mesmo desempenho financeiro obtido até agora através do CPI É a previsão provável ou estimativa de variações típicas Pode-se adotam também o indice de perf. de prazo (SPI) ETC = (BAC – EV)/CPI : EAC = AC + ETC Previsão de EAC para o trabalho ETC considerando ambos os fatores O EPT será executado numa taxa de eficiência que considera os índices de desempenho de prazos e custos Pressupõe tanto um desempenho de custos negativo até a data como um requisito p/ atender um prazo fixo tratado pelo projeto ETC = (BAC - EV)/SPI*CPI : EAC = AC + ETC Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

19 Controle de Custos - EVT
ONT/BAC = $1000 EAC = BAC/CPI EAC = $1000/0,8 EAC = 1250 (considera manutenção de performance!) ETC = EAC – AC = 1250 – 500 = 750 PC% = 40% CR/AC = $500 Tempo decorrido: 50% VA/EV = PC% * BAC EV = 40% * $1000 EV = $400 IDC/CPI = EV/AC CPI = $400/$500 IDC = 0,8 (ruim) Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

20 Backup : Fórmulas EV = PC (%) * BAC SV = EV - PV CV = EV - AC
SPI = EV / PV ( > 1: Agrega mais do que gasta ) CPI = EV / AC ( > 1 : Custando menos do que o previsto) ETC = (BAC – EV) / i EAC = AC + ETC EAC = BAC / CPI cumulative EAC = AC + [(BAC – EV) / (CPI cum * SPI Cum) VAC = BAC – EAC TAC = PAC / SPI DAC = PAC - TAC Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

21 Glossário BCWS: Budget Cost of Work Scheduled
COTA (Custo Orçado do Trabalho Agendado) PV (Planned Value) ou VP (Valor Planejado) BAC (Budget at Completion) no final do projeto ou ONT BCWP: Budget Cost of Work Performed COTR (Custo Orçado do Trabalho Realizado) EV (Earned Value) ou VA (Valor Agregado) ACWP: Actual cost of Work Performed CRTR (Custo Real do Trabalho Realizado) AC (Actual Cost) ou CR (Custo Real) CV: Cost Variance SV : Scheduled Variance TV : Time Variance SPI : Schedule Performance Index CPI : Cost Performance Index EAC : Estimated at Completion ENT (Estimativa no Término) ETC : Estimate to Complete EPT (Estimativa Para Terminar) Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.

22 Exercícios Copyright © Veris Educacional S/A. Todos os direitos reservados.


Carregar ppt "Gestão de Projetos através da Análise de Valor Agregado - GVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google