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1 Processo Decisório - Aula 03 DECISÃO Na definição mais elementar, um problema é uma situação frente a qual surge a pergunta: E AGORA, O QUE FAZER? Assim,

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1 1 Processo Decisório - Aula 03 DECISÃO Na definição mais elementar, um problema é uma situação frente a qual surge a pergunta: E AGORA, O QUE FAZER? Assim, um problema é uma situação que exige uma DECISÃO, e que para tanto oferece um conjunto de possibilidades, das quais é necessário escolher uma ou mais.

2 2 Frustração Irritação Percepção de diferença entre situação ideal e real Perspectiva de prejuízo Interesse Desafio Percepção de recompensa DECISÃO Problema Oportunidade

3 3 Decisões São escolhas... São Opções Entre várias alternativas de cursos de ação adotadas para enfrentar problemas e aproveitar oportunidades.

4 4 Decisões – Condições/ Ambientes Ao tomar decisões, o administrador deve ponderar e pesar alternativas, muitas das quais envolvem eventos futuros que são difíceis de predizer, como por exemplo... O comportamento do consumidor, A reação dos concorrentes, As taxas de juros para os próximos anos, A confiabilidade em um novo fornecedor, etc O processo decisorial nas organizações ocorre geralmente dentro de Três diferentes condições ou ambientes: Certeza, Risco e Incerteza.

5 5 Decisões – Condições/ Ambientes A - Condições/ Ambiente de Certeza Condição em que os administradores têm informações precisas, mensuráveis e confiáveis sobre os resultados das várias alternativas que estão sendo consideradas, ou seja, Existe plena certeza do que irá acontecer frente a decisão tomada. Exemplo: A parada obrigatória (programada) para a manutenção de uma máquina.

6 6 Decisões – Condições/ Ambientes B - Condições/ Ambiente de Risco Ocorre quando a probabilidade de ocorrência de um evento é conhecida, porém, ao contrário da condição anterior, a probabilidade é variável de 0 a 100%, não existindo, portanto, condição de 100% de certeza. Exemplo: Uma parada emergencial (não programada) de máquinas.

7 7 Decisões – Condições/ Ambientes C - Condições/ Ambiente de Incerteza Ocorre quando os administradores enfrentam situações imprevisíveis ou quando não se tem informações necessárias para se estabelecer a probabilidade de determinados eventos. Exemplo: Uma queda de energia na empresa em razão da queda de um poste de transmissão acarretando uma parada das máquinas.

8 8 CERTEZA RISCO INCERTEZA Desconhecido Resultados Conhecidos 100 P R O B A B I L I D A D E 0 A PROBABILIDADE DE SE PREVER RESULTADOS DE TOMADAS DE DECISÃO SOB CONDIÇÕES DE CERTEZA, RISCO E INCERTEZA

9 9 Decisões - Tipos Face aos diferentes tipos de problemas a serem enfrentados pelo administrador, tipos diferentes de decisões devem ser adotadas. A classificação das decisões de acordo com as situações a que se aplicam permite aos administradores definir quanta energia e tempo dedicar a cada uma delas.

10 10 Decisões - Tipos 1 - De acordo com o grau de familiaridade da organização com as situações Decisões Programadas Decisões Não-Programadas

11 Decisões Programadas São decisões rotineiras utilizadas para resolver problemas cotidianos e repetitivos que ocorrem regularmente e que podem receber respostas padronizadas. Procedimentos rotineiros para lidar com manutenção de máquinas e equipamentos.. Instruções para lidar com solicitação de crédito por parte de clientes.. Procedimentos para atender a acidentes de trabalho.. Técnicas e normas para elaborar programas de produção de acordo com as encomendas dos clientes.. Reposição automática de estoque..

12 Decisões Programadas As respostas envolvem soluções oferecidas pela experiência passada e que excluem ou limitam alternativas. Envolvem condições de certeza. Limitam a liberdade dos administradores, mas, por outro lado permitem liberar os mesmos para o desenvolvimento de atividades mais importantes. Sua adoção, a princípio, economiza tempo e dinheiro. Predominam no nível operacional. São chamadas de: Políticas/ Regras/ Planos/ Procedimentos/ Rotinas.

13 Decisões Programadas: Técnicas Tradicionais Hábito e Costume Objetivos e Subobjetivos impostos às pessoas Rotinas burocráticas, como regras e procedimentos, padrões de operação Estrutura organizacional rígida para definir canais de comunicação. Modernas Programas de Computador Objetivos e Subobjetivos negociados com as pessoas Modelos de simulação por computador.... Desenvolvimento organizacional para redes livres de comunicação.

14 Decisões Não-Programadas São decisões baseadas em julgamentos(*), novas e não repetitivas, tomadas para solucionar problemas não rotineiros/ excepcionais ou pontuais. (*)Causas incertas e discutíveis, mas as preferências com respeito aos resultados são claras e certas. Chegada de um concorrente mais competitivo Esgotamento de uma fonte de matéria-prima Quebra ou perda de um equipto de difícil reposição Comercialização de grande quantidade de um produto com uma peça defeituosa, que pode provocar acidentes ou prejuízos aos compradores.

15 Decisões Não-Programadas São decisões mais complexas e necessárias quando as respostas padronizadas não funcionam e são requeridas soluções criativas e inovadoras de problemas. Decisões sob medida, desenvolvidas uma a uma. Envolvem condições de incerteza e risco. Dependem, em grande parte, de habilidades e de processos sistemáticos de análise e resolução de problemas. Quanto + se ascende na hierarquia administrativa, mais as decisões não- programadas se tornam importantes.

16 Decisões Não-Programadas: Técnicas Tradicionais Julgamento, Intuição e Criatividade aplicadas a situações novas Estrutura organizacional de recursos e órgãos, através da divisão do trabalho organizacional. Modernas Técnicas heurísticas(método de perguntas e respostas) de solução de problemas aplicadas a situações novas. Criação de redes capazes de lidar com tarefas novas e soluções inovadoras.

17 17 Decisões - Tipos 2 - De acordo com a sua natureza, o nível hierárquico em que são tomadas e seu impacto sobre a organização Decisões Estratégicas Decisões Administrativas ou Táticas Decisões Operacionais

18 Decisões Estratégicas Compreendem as grandes escolhas de objetivos organizacionais e meios para realizá-los. Definição dos produtos e serviços a serem oferecidos pela organização. Definição de negócio e missão. Escolha de mercados em que atuar. Decisões sobre investimentos/procura financiamentos... Normalmente, são tomadas no nível hierárquico Institucional/ Decisorial/ Cúpula. Caracterizam-se por elevado grau de incerteza. Freqüentemente são decisões não-programadas.

19 Decisões Administrativas ou Táticas São as que se referem aos meios de colocar em prática as decisões estratégicas. A necessidade de tomar decisões administrativas pode surgir também dos níveis operacionais. Seleção, aquisição e organização de meios físicos, como instalações, funcionários, máquinas e equipamentos, etc.. Definição de fluxos de informação dentro de uma unidade e entre diferentes unidades da organização Delegação de autoridade a grupos autogeridos. Geralmente, tomadas em níveis intermediários, que podem,da mesma forma como os executivos, recorrer a funcionários operacionais como participantes.

20 Decisões Operacionais Abrangem a definição de meios e recursos para a execução das atividades. Definição do trabalho necessário para realizar uma tarefa Definição de prazos para realização dessa tarefa Distribuição da tarefa entre os membros da equipe,... Geralmente, tomadas em níveis operacionais. Podem ser também tomadas nos níveis intermediário e decisorial, desde que não resultar sobrecarga de trabalho e desvio dos assuntos estratégicos e administrativos.

21 21 Relação entre os três tipos de decisão e os três níveis hierárquicos Decisões Estratégicas Decisões Administrativas Decisões Operacionais DECDEC INSTINST O P E

22 22 Decisões - Tipos 3 - De acordo com o grau de participação das pessoas Decisões Individuais Decisões Coletivas

23 Decisões Individuais Unilaterais Quando o administrador as toma sem consultar quem quer que seja. Normalmente são decisões programadas ou as que procuram resolver situações de emergência Consultivas Quando o administrador não dispõe de todas as informações/ existe grau de incerteza e ele pode/ precisa consultar pessoas/ grupos.

24 Decisões Coletivas Também conhecidas c/o Decisões Participativas Com a participação do administrador Fazendo consulta ou participando em pé de igualdade Sem a participação do administrador O grupo toma sozinho sem que o administrador precise se envolver - Equipe Auto-gerida.

25 25 Decisões - Tipos Decisões Individuais x Coletivas Decisão Vantagem Desvantagem Individual Coletiva Rapidez Identificação/ Localização de responsabilidade É mais capaz de tomar medidas impopulares Tem mais informações Toma decisões de melhor qualidade Torna as decisões mais fáceis de implementar Um indivíduo com muita autoridade formal, mas indeciso, pode paralisar a organização. Decide de forma mais lenta Dificuldade/ Incapacidade de tomar decisões que prejudiquem qualquer um dos membros

26 26 Decisões - Tipos 4 - De acordo com o tipo de resultado que delas se espera... Em certas situações, procura-se o melhor resultado. Em outras, o primeiro resultado que aparecer é satisfatório Decisões Satisfatórias Decisões Otimizadas 4.3 – Decisões Maximizadas

27 Decisões Satisfatórias A pessoa responsável, aceita a primeira solução que aparece, pq atende a certo objetivo ou critério. A preferência por este tipo de decisão, por ser motivada por falta de...Tempo/ Informação/ Outros recursos.. Pode também ser o resultado de preguiça de procurar uma solução melhor. Qualquer alternativa serve

28 Decisões Maximizadas A decisão que procura o melhor resultado possível, ao custo mais baixo, chama-se decisão maximizada. A maximização do processo decisório exige a identificação e a análise criteriosa de todas as alternativas, que devem ser comparadas entre si. A melhor alternativa é a que produz as maiores conseqüências positivas e reduz ao mínimo as conseqüências negativas. Procuram o melhor resultado possível

29 – Decisões Otimizadas Às vezes, o tomador de decisões procura uma solução média, que atenda a um número de critérios e objetivos. É o que ocorre quando se procura comprar um produto que tenha certo equilíbrio entre especificações de qualidade desejadas (como durabilidade, aparência e preço) Equilibram vantagens e desvantagens de diversas alternativas

30 30 DICAS – Vc pode melhorar suas decisões? O melhor caminho para vc tomar boas decisões (aquelas que poderão conduzi-lo aos seus objetivos) é adotar uma série de cuidados como: Ouça as pessoas ao seu redor Não tome decisões sozinho Mire os objetivos que deseja alcançar Não pense em definitivo Use também sua intuição Tenha boa sorte


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