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Como fazer uma boa apresentação a investidores. Plano de negócios Plano de Negócios Documento escrito Entrevista APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES.

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Apresentação em tema: "Como fazer uma boa apresentação a investidores. Plano de negócios Plano de Negócios Documento escrito Entrevista APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES."— Transcrição da apresentação:

1 Como fazer uma boa apresentação a investidores

2 Plano de negócios Plano de Negócios Documento escrito Entrevista APRESENTAÇÃO A INVESTIDORES

3 Características: Simples Objectivo Realista Completo 20 p á ginas PLANO DE NEGÓCIOS

4 Estrutura Sumário Executivo Identificação do Promotor Descrição do Projecto Modelo económico-financeiro Análise SWOT Análise do mercado PLANO DE NEGÓCIOS

5 Sumário Executivo - Menos de 500 palavras - Ú ltima parte do PN a ser escrita Estrutura - designa ç ão e á rea de actividade - neg ó cio e mercado - inova ç ão da proposta - pontos fortes e fracos - recursos humanos e financeiros - prazo previsto para break even - experiência relevante do promotor para o neg ó cio PLANO DE NEGÓCIOS

6 Aspectos a ter em conta Na generalidade os investidores não dominam as técnicas / tecnologias associadas ao projecto Evitar pormenores excessivamente técnicos Os investidores procuram essencialmente rentabilizar as suas aplicações financeiras Antecipar o valor do projecto (quanto custa, quanto os promotores estão dispostos a investir, que montante de investimento pretendem do investidor) A tónica deve ser o negócio ENTREVISTA

7 A maioria das apresentações a um investidor devem durar menos de ½ hora O centro da atenção das pessoas começa a cair após 18 minutos Neste período o empreendedor tem de transmitir uma série de características relevantes para o investidor ENTREVISTA

8 Integridade Paixão Autoconfiança Experiência Conhecimento (do mercado, da concorrência) Competências (técnicas, de gestão, marketing) Liderança Compromisso Realismo Capacidade de ouvir CARACTERÍSTICAS

9 PREPARAÇÃO A função dos slides é apoiar a apresentação De preferência recorrer apenas a uma ideia por slide Usar fontes grandes e legíveis. Não usar muitas fontes ou cores diferentes O cabeçalho do slide deve sumarizar o assunto principal Não sobrecarregar o slide Usar diagramas Planear gastar 2-3 minutos por slide Animação dos slides é pouco útil

10 Começar a apresentação é o mais difícil Não obstruir a projecção dos slides Enfrentar a audiência, não os slides Usar um ponteiro laser se necessário Falar alto e claramente Falar livremente (não memorise) Tentar «captar» a atenção da audiência PREPARAÇÃO

11 Seja você mesmo; Pronuncie bem as palavras; Fale com boa intensidade; Fale com boa velocidade; Fale com bom ritmo; Use um vocabulário adequado; Cuide da gramática. PREPARAÇÃO

12 Começar por apresentar a sua equipa 30 segundos ou menos Guardar o detalhe da equipa para mais tarde Mencionar ligações comuns Referir fontes e outros contactos relevantes APRESENTAÇÕES

13 O SLOGAN E O LOGO Enquadramento (diferentes formas de estruturar a linha) [Nome] permite aos clientes/utilizadores fazerem X. [Nome] é a Empresa X do negócio Y. Exemplos We Network Networks (Cisco) The Worlds Information in One Click (Google) The Computer for Everyone Else (Apple)

14 Beauty is not enough Power for your control Engineered to move the human spirit Live the pleasure There is No Substitute Simply Clever SLOGANS E LOGOS The ultimate Driving Machine

15 Nome da empresa ou do projecto Data Nome da entidade investidora Grafismo apropriado (logo, etc.) Slogan Opcional: qual o montante a ser solicitado nesta sessão? SLIDE TÍTULO

16 Slide 1: PANORAMICA GERAL 2-5 destaques (high level bullets) 10 a 30 segundos de grande impacto Referir os aspectos centrais para captar a atenção para a restante apresentação Se não tiver a atenção aqui não o conseguirá mais tarde

17 Problema(s) essenciais a serem resolvidos Qual é a dor? – receitas, custos, tempo, alcance de mercado Mais rápido, melhor, mais pequeno, etc. são soluções, não problemas De preferência incluir referências De clientes Analistas quando aplicável O que tem de especial? Problema deve sugerir um mercado amplo Slide 2: O PROBLEMA

18 Descrever o seu negócio Produto ou serviço Benefícios essenciais Irá ter não gostaria de ter Gráfico ilustrativo Ilustração do seu produto ou serviço Captado? Se não «captou» a audiência até agora, está morto! Slide 3: A SOLUÇÃO

19 Detalhes de mercado Dimensão e taxa de crescimento a 5 anos Pormenorizar o(s) seu(s) segmento(s) Demonstrar uma quota de mercado defensável Recorrer a grafismos sempre que possível Slide 4: OPORTUNIDADE E MERCADO

20 Traduzir pontos chave do negócio para o domínio técnico Evidenciar a forma como os clientes e os fornecedores se inserem no negócio Usar gráficos animados Usar diagramas Concentrar na proposta de valor essencial!! Mostrar como irá inventar apenas elementos únicos competitivos Mostrar um caminho de desenvolvimento incremental que reduza o risco Slide 5: TECNOLOGIA

21 Equipa, relacionamentos, propriedade intelectual, novas perspectivas, domínio de perícia São apenas suas? Dão uma vantagem significativa? Qual a longevidade? Porque razão irão os clientes optar pelo produto ou serviço em proposta? Slide 6: VANTAGENS COMPETITIVAS

22 Discutir concorrentes actuais e potenciais Demonstrar conhecimento do panorama A resposta sem concorrência haverá mercado? Evidenciar enquadramento para diferenciar Usar atributos e dimensões centrados no cliente Reforçar as vantagens competitivas Slide 7: PANORAMA COMPETITIVO

23 Quais são os players centrais? Perfil do cliente Discutir as relações críticas entre parceiros (actuais e futuros) Descrever quem (dentro e fora) vende o produto ou serviço Como e quando irão os clientes comprar? Discutir a política de preços Descrever o que os clientes adquirem Plano de Marketing e de vendas Explicar a cadeia de valor e os ciclos de venda Comparar e contrastar com outras empresas Enfatizar validação externa Slide 8: ESTRATÉGIA DE MERCADO

24 Apresentar projecções a 5 anos Receitas e despesas nas categorias principais Lucros antes de impostos, cash-flow operacional, necessidades de capital Identificar milestones Primeiras receitas Cash-flow positivo Barreiras competitivas tangíveis (clientes, etc.) Preparar no bolso slides de detalhe Slide 9: MAPAS FINANCEIROS

25 Conhecimento profundo do modelo de negócio Estar preparado para discutir aspectos chave Análise de receitas – penetração de mercado e timing Top-down (percentagens sustentáveis) Bottom-up (pipeline, receitas por cliente, validação) Análise de custos Validar com empresas comparáveis Outros (investimentos, rotações, etc.) Detalhe financeiro (DR, cash-flow, balanço, etc.) O QUE ESTÁ POR DETRÁS DO SLIDE FINANCEIRO

26 Aspectos relevantes Incluir credenciais académicas Como é que a sua equipa trabalha em conjunto? Seja honesto – quem está faltando? Discutir o plano de admissões para colmatar essas fraquezas Relacionar com VC Enfatizar o que a equipa proporciona em particular O CEO é o membro mais crítico da equipa Demonstrar a sua competência através da apresentação Slide 10: A EQUIPA

27 Identificar as milestones já alcançadas O que já atingiu com o dinheiro de outros investidores? Investidores gostam de eficiência e uso produtivo de recursos Apresentar uma evolução histórica Enfatizar para onde irá a partir de agora Slide 11: SITUAÇÃO ACTUAL

28 Sumarizar os 2 ou 3 principais pontos fortes Criar frases emblemáticas Identificar sinergias com o investidor (portfolio, domínio de perícia, etc.) Solicitar feedback Preparar para a acção Perguntar pelo processo, e o que é necessário para chegar a um acordo Próximos passos Determinar condições para uma segunda reunião Marcar/propor uma reunião de acompanhamento Slide 12: SUMÁRIO


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