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Gestão de Informação Gestão e Informação Gestão de Informação Capítulo I - Gestão e Informação Requisitos de Informação da Organização Requisitos de.

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Apresentação em tema: "Gestão de Informação Gestão e Informação Gestão de Informação Capítulo I - Gestão e Informação Requisitos de Informação da Organização Requisitos de."— Transcrição da apresentação:

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2 Gestão de Informação Gestão e Informação

3 Gestão de Informação Capítulo I - Gestão e Informação Requisitos de Informação da Organização Requisitos de Informação dos Gestores Caracteristicas da informação Terminologia Tipos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional Integração das Funções e Processos de Negócio Sistemas de Informação Internacionais

4 Gestão de Informação Requisitos de Informa ç ão da Organiza ç ão Planeamento Monitorização/Avaliação da Performance Controle Tomada de decisão Registo e processamento de transacções Comunicação Apoiar a Gestão Recurso Estratégico = Vantagem Competitiva

5 Gestão de Informação Requisitos de Informa ç ão da Organiza ç ão Planeamento Missão Antecedentes -Análise da situação Objectivos mensuráveis Análise da situação Estratégias Tácticas Planos Operacionais Relatórios Implementação Monitorização e controle

6 Gestão de Informação Requisitos de Informa ç ão da Organiza ç ão Tomada de decisão The trigger Recolha de informação Desenho Avaliação

7 Gestão de Informação Requisitos de Informa ç ão dos Gestores Requisitos de Informa ç ão dos Gestores Modelo dos 3 níveis de gestão de Anthony, 1965 Estratégico Táctico Operacional Operações Actividades de Planeamento Controle GESTÃO ESTRATÉGICA Objectivos Recursos utilizados Políticas Planeamento LP GESTÃO TÁCTICA Marketing – mix Níveis de Stock Capital circulante Substituição de activos Baseada em análises financeiras GESTÃO OPERACIONAL Detalhe s/operações Transacções Processos Controle programado CONCLUSÃO As decisões tomadas pelos gestores em cada nível dependem do mix de actividades de planeamento e controle envolvidas

8 Gestão de Informação Caracter í sticas da informa ç ão Informa ç ão estrat é gica Período de tempo: histórico e previsional; Oportunidade: não crucial se estável; Objectividade: informação objectiva e subjectiva; Tipo: quantitativa e qualitativa ; Precisão: aproximada; Fiabilidade: incerteza; Integralidade: parcial, pressupostos e extrapolações; Amplitude: grande; Detalhe: não necessário;

9 Gestão de Informação Caracter í sticas da informa ç ão Informa ç ão t á ctica Período de tempo: histórico e previsional; Oportunidade: não crucial se estável; Objectividade: informação objectiva; Tipo: quantitativa; Precisão: Estratégica Operacional Fiabilidade: Estratégica Operacional; Integralidade: Estratégica Operacional; Amplitude: Estratégica Operacional; Detalhe: Estratégica Operacional;

10 Gestão de Informação Caracter í sticas da informa ç ão Informa ç ão operacional Período de tempo: actual; Oportunidade: disponibilidade imediata; Objectividade: informação objectiva; Tipo: quantitativa; Integralidade :concepção à priori Precisão: elevada; Detalhe: indispensável;

11 Gestão de Informação Caracter í sticas da informa ç ão Conclusão A qualidade da informação depende do nível de gestão que irá fazer uso dela.

12 Gestão de Informação Terminologia Dados São factos e opiniões reunidas e armazenadas por uma organização, ou por indivíduos dentro da organização, potencialmente moldáveis ou formatáveis, i.e., interpretáveis, de modo a criar informação.

13 Gestão de Informação Terminologia Informa ç ão Conjunto de dados que quando fornecidos de forma e em tempo adequado, melhoram o conhecimento da pessoa que os recebe, ficando ela mais habilitada a desenvolver determinada actividade ou a tomar determinada decisão. Gailliers, 1987 Clusters of facts that are meaningful and useful to human beings in the processes such as making decisions Laudon, 2002

14 Gestão de Informação Dados e Informação Terminologia Dados versus Informação

15 Gestão de Informação Qualidades da Informação Atributos

16 Gestão de Informação Dados, Informação e Conhecimento

17 Gestão de Informação Terminologia Sistema de Informa ç ão (SI) É um sistema que re ú ne, guarda, processa e faculta informa ç ão relevante para a organiza ç ão ( … ), de modo que a informa ç ão é acess í vel e ú til para aqueles que a querem utilizar, incluindo gestores, funcion á rios, clientes, ( … ). Um Sistema de Informa ç ão é um sistema de actividade humana (social) que pode envolver ou não a utiliza ç ão de computadores. Buckingham, 1987 É uma combina ç ão de procedimentos, informa ç ão, pessoas e TI, organizadas para o alcance de objectivos de uma organiza ç ão. Alter 1992

18 Gestão de Informação Terminologia Tecnologia de Informa ç ão (TI) Conjunto de equipamentos e suportes l ó gicos (hardware e software) que permitem executar tarefas como a aquisi ç ão, transmissão, armazenamento, recupera ç ão e apresenta ç ão da informa ç ão. S. Alter

19 Gestão de Informação Componentes dos Sistemas de Informação

20 Gestão de Informação Terminologia Gestão de Informa ç ão (GI) Conjunto diversificado de actividades associadas à gestão do recurso informação. Estas incluem a aquisição, protecção, utilização, disseminação, promoção e gestão da confiança por forma a alcançar o máximo benefício desse recurso. Ward, Griffiths e Whitmore, Strategic Planning for Information Systems, 1990 Conjunto de actividades através das quais a Organização maximiza a eficiência com que recolhe, organiza, dissemina, salvaguarda e elimina a informação para apoio à sua gestão. A GI disponibiliza a informação certa à pessoa certa, na forma correcta e em tempo útil, por forma a permitir a formulação e execução atempada de decisões eficazes. NATO C3 Board

21 Gestão de Informação "Gerir a informação é (...) decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de seleccionar dum repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repositório. (...) função que conjuga a gestão do sistema de informação e do sistema informático de suporte com a concepção dinâmica da organização num determinado contexto envolvente". Zorrinho, 1995 Terminologia Gestão de Informação (GI)

22 Gestão de Informação Terminologia Gestão de Sistemas de Informa ç ão (GSI) A (...) representa a Gestão do Recurso Informação e de todos os recursos envolvidos no planeamento, desenvolvimento, exploração e manutenção do SI. Luis Amaral e João Varajão, Planeamento de Sistemas de Informação, pág. 26 (...) conjunto de actividades que, numa organização, são necessárias para gerir a informação, os SI e a adopção de TI para as suportar. Carvalho e Amaral, 1993

23 Gestão de Informação Gestão de Informação Objectivos Apoiar a política global da empresa, na medida em que torna mais eficiente o conhecimento e a articulação entre os vários subsistemas que a constituem; Apoiar os gestores na tomada de decisões; Tornar mais eficaz o conhecimento do meio envolvente; Apoiar de forma interactiva a evolução da estrutura organizacional, a qual se encontra em permanente adequação às exigências concorrenciais; Ajudar a formar uma imagem da organização, do seu projecto e dos seus produtos, através da implantação duma estratégia de comunicação interna e externa.

24 Gestão de Informação A GI, sendo uma disciplina relativamente nova que tenta fazer a ponte entre a gestão estratégica e a aplicação das Tecnologias de Informação nas empresas, procura, em primeiro lugar, tentar perceber qual a informação que interessa à empresa, para de seguida, definir processos, identificar fontes, modelar sistemas. As novas Tecnologias de Informação são os instrumentos que vieram permitir gerir a informação em novos moldes, agilizando o fluxo das informações e tornando a sua transmissão mais eficiente (gastando menos tempo e menos recursos) e facilitando, por sua vez, a tomada de decisão.

25 Gestão de Informação Terminologia Planeamento de Sistemas de Informa ç ão (PSI) Conjunto de actividades associadas com a identificação de políticas, definição de objectivos, concepção de estratégias, planos e orçamentos, em consonância com a própria organização O PSI deverá conduzir a uma representação da visão global do SI da organização e, simultaneamente, incluir elementos necessários para a sua operacionalização (desenvolvimento). É o momento na vida das organizações em que se define o futuro desejado para o seu SI, para o modo como este deverá ser suportado pelas TI e a forma de concretizar esse suporte.

26 Gestão de Informação Função SI Sub-funçãoActividades Operação Operação como descrito na tabela 4 Suporte ao EUC Suporte de bases de dados Suporte de telecomunicações Manutenção de hardware e software Assegurar a qualidade e a ligação aos utilizadores para produção de sistemas Planeamento da capacidade Desenvolvimento de Sistemas Concepção de sistemas e desenvolvimento de software para sistemas de produção, sistemas críticos e sensíveis, sistemas corporativos, e ferramentas de software Centro de Suporte Serviço interno de consultoria para análise da organização, estudos de viabilidade, análise e modelação de sistemas Responsável pela correcção de "pacotes" de software, serviços de dados externos, processamento de texto e micro-computadores Formação de utilizadores finais e pessoal de sistemas Centro de Informática Serviço interno de consultoria e suporte de facilidades para desenvolvimento de aplicações por utilizadores finais (via micro-computadores), sistemas de suporte à decisão, modelação de linguagens, sistemas de interrogação, e geradores de aplicações Planeamento Planeamento total da informação Ligação com o planeamento estratégico corporativo Avaliação total do uso dos sistemas de informação pela organização Estabelecimento de políticas para a informação Difusão de Tecnologia Desenvolver a infra-estrutura organizacional Investigar potenciais aplicações de nova tecnologia na organização Planear e gerir a implementação de sistemas Planear e gerir estudos piloto I&D Monitorar desenvolvimentos tecnológicos Desenvolver infra-estrutura técnica Projectar tecnologia Qualidade Adopção/desenvolvimento de normas Avaliação da adesão às normas Administração Orçamento Gestão de pessoal Gestão de documentos Zmud (1984)

27 Gestão de Informação Gestão de Sistemas de Informação ou Gestão do Recurso Informação

28 Gestão de Informação Natureza do processo de decisão Decisões estruturadas Objectividade Método claro de resolução do problema Resposta certa Decisões não-estruturadas Decisões semi-estruturadas : misto de decisões estruturadas e não estruturadas; OUTROS Decisões analíticas : baseadas em informação que foi sistemáticamente recolhida e avaliada; Decisões heurísticas : dependente de ensaio e erroI.O. Programação Linear Análise de Redes

29 Gestão de Informação Desenho Define e estruturar o Problema; Identificar alternativas (m/a) Recolha de informação Identificar necessidades de informação perliminar; Obter informação; Processo de tomada de decisão Modelo The Trigger Reconhecer o problema Avaliação Simulação de realidade Escolher modalidade de acção

30 Gestão de Informação SI para apoio do Processo de Tomada de Decisão PlaneamentoEstratégico Planeamento Táctico e Controle de Gestão Planeamento e Controle Operacional TPS EIS DSS EIS – Executive Information System DSS – Decision Support System TPS – Transaction Processing System Decisões Estruturadas Decisões Não-Estruturadas

31 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional Executive Support Systems Management Information Systems Decision Support Systems Knowledge Work Systems Office Automation Systems Transaction Processing Systems Apoio gestores operacionais Registo de transacções ex.: facturas, recibos, etc. Apoiar knowledge e data workers; Introdução de novos conhecimentos; Organizar e dar acesso ao conhecimento existente; KWS (CAD, Virtual Reality, etc.) Apoiar a monitorização e controle dos outros SI; Relatórios por excepção Apoio da decisão dos gestores seniores; DSS – sumario informação MIS – sumario TPS Apoiar a orientação estratégica (ex.): Novos Investimentos; Novos Mercados; Novos Produtos ESS : Informação agregada e estruturada

32 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação

33 Gestão de Informação The Organizational Pyramid Many organizations follow pyramid model –CEO at top –Small group of senior managers –Many more lower-level managers Clerical and Shop Floor Workers –No management-level decisions required Operational Management –Comply with general policies handed down

34 Gestão de Informação The Organizational Pyramid Tactical Management –Wide-ranging decisions within general directions handed down; how to do it decisions Strategic Management –Decisions affect entire or large parts of the organization; what to do decisions

35 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação

36 Gestão de Informação Caracteristicas da Informação

37 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação

38 Gestão de Informação Inter-relações entre Tipos de Sistemas de Informação

39 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Transaction Processing Systems Principal sistema ao nível operacional Registo de transacções diárias de rotina Utilizado por pessoal administrativo e operacional (input, manutenção) Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS Exemplos I Vendas e Marketing Registo de transacções relativas a vendas actuais e market research data, nomeadamente: Market research Promoção Marketing-mix Novos produtos Exemplos II Produção Detalhe dos produtos em curso de fabrico desde a ordem inicial até à sua expedição, nomeadamente : Calendarização Compras Envio e Recepção Operações de produção Material Resource Planning (MRP) Controle de qualidade Exemplos III Finanças Registo de recebimentos e despesas geradas pelas diferentes áreas, com foco na agregação de informação para efeitos de reporting, nomeadamente : Orçamento Compra de matérias primas Produção e contabilidade de custos Facturação das vendas Livros contabilísticos Exemplos IV Recursos Humanos Registo de elementos relativos aos funcionários da organização, nomeadamente : Controlo horário Ficha biográfica Formação Benefícios sociais Fringe benefits Avaliações Definição Package computacional desenhada para registar dados relativos a transacções internas de uma qualquer organização

40 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Transaction Processing Systems Principal sistema ao nível operacional Registo de transacções diárias de rotina Utilizado por pessoal administrativo e operacional (input, manutenção) Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS Definição Package computacional desenhada para registar dados relativos a transacções internas de uma qualquer organização

41 Gestão de Informação Sistemas de Processamento de Transacções Figure 2-4

42 Gestão de Informação Sistemas de Processamento de transacções (ex. Processamento de Vencimentos – Payroll)

43 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Knowledge Work Systems KWS = Sistemas de Gestão do Conhecimento Actividades dos Knowledge workers (trabalhadores do conhecimento): Actualização de conhecimentos (tecnologia, ciência, humanidades) Aconselhamento interno na utilização de novos conhecimentos Agentes de mudança Requisitos: User interface: GUI Software: Comms, EDMS e outros específicos Hardware: Hi-tec External links: Internet, BD Inputs: Design specs Processing: Modeling Outputs: Designs, graphics Users: Technical staff Example: Engineering work station MIS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS DSS KWS OOS TPS Gestão do Conhecimento Criar novo conhecimento ou informação através da investigação e experimentação de novas tendências e produtos Package computacional desenhada para proporcionar aos trabalhadores do conhecimento com os meio que permita criar e integrar novos conhecimentos numa organização

44 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Office Automation Systems Capturar e distribuir conhecimento Facilitar a disseminação de conhecimento Utilizado pelo staff das organizações Permitem : Coordenação de actividades intra e inter-organizações Automação de processos internos Partilha de informação Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS Exemplos Processamento de texto Desktop publishing Gestão documental Calendário Comunicações : e:mail, vídeo- conferência, etc. Gestão de dados: BD, folhas de cálculo, etc. Ref.: Lotus Notes Package computacional desenhada para aumentar a produtividade dos data users proporcionando acesso a ferramentas de correio electrónico e processamento de texto

45 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Expert Systems Facultam informação relevante para a gestão; Armazenam conhecimento e experiência de especialistas de forma estruturada, numa base de dados de conhecimento (knowledge base); Actualização: Módulo de aquisição de conhecimento; Acesso: GUI Navegação: User query -> system query; Software: Inference machine Mix de lógica baseada em regras (rule-based) e fuzzy logic Solução encontrada a partir da knowledge base Definição Package computacional desenhada para permitir que não-especialistas tomem decisões sobre assuntos especializados de forma correcta. Exemplos Direito Impostos Banca : Concessão de crédito Medicina: Diagnóstico Defesa: Reconhecimento de aeronaves

46 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Management Information Systems Tipos: Bases de Dados Sistemas de Controle: monitorização e report de actividades (output, vendas e créditos); Sistemas de Pesquisa (Enquiry Systems) baseados em BD: informação sobre performance de departamentos ou funcionários; Sistemas de suporte: facultam métodos e procedimentos que facultam análises, previsões e simulações; Funcionalidades: decisão estruturada Suporte à decisão estruturada em todos os níveis de gestão; Acesso on-line aos TPS (info sumariada sobre performance) Foco interno Info detalhada nas operações internas numa base de drill down Programas simples se comparados com DSS Exemplos (Sumário) Industria automóvel: volume de vendas para apoio na análise de tendência e contratação de pessoal; Empresa contabilidade : trabalho realizado para cada cliente para efeito de cobrança de serviços prestados; Empresa de formação : nº de formandos inscritos por curso -> dimensão das salas e nº de formadores; Empresa fabril: análise do tempo em inventário do stock existente para fins contabilísticos e financeiros; ESS MIS DSS KWS OOS TPS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional Definição Sistema integrado, baseado em computadores, orientado para o utilizador que faculta informação de suporte às funções operacionais e de tomada de decisão. Inputs: High volume data Processing: Simple models Outputs: Summary reports Users: Middle managers Example: Annual budgeting

47 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação Management Information Systems

48 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Decision Support Systems Modelo de melhores práticas; Obtenção de apoio especializado; Decision modeling, teoria da decisão e análise da decisão; Inteligência, intuição e julgamento do decision maker fazem parte do sistema Não vocacionado para a rotina de processamento de transacções, registo de operações ou report; Estrutura possível: Modelos explicítos de previsão Extracção e manipulação de dados através de análise ad hoc ESS MIS DSS KWS OOS TPS Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional Definição Sistemas baseados em computadores, que ajudam os decisores a confrontar problemas insuficientemente estruturados através da interacção directa com modelos de dados e de análise. Inputs: Low volume data Processing: Interactive Outputs: Decision analysis Users: Professionals, staff Example: Contract cost analysis

49 Gestão de Informação Figure 2-6 Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems

50 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação Decision Support Systems

51 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Decision Support Systems Visão alargada Decisor retêm controlo do processo de decisão Modelos matemáticos e estatísticos Capacidade de query Capacidade de exportar output para todos os níveis de gestão Integração com sub-sistemas facilita apoio decisão Facilidade de utilização Adaptividade Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS Exemplos Realidade virtual (VR) VRML CAD Investment workstation Definição Sistemas baseados em computadores, que ajudam os decisores a confrontar problemas insuficientemente estruturados através da interacção directa com modelos de dados e de análise.

52 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informa ç ão Executive Support Systems ESS ou EIS Fácil acesso a dados internos e externos Orientado para as necessidades dos executivos senior Minimiza procedimentos de utilização Modelação global do negócio Monitorizar a realidade e facilitar as acções que melhoram os resultados; Insuficiência dos MIS Performance de curto prazo Exemplos Volume de vendas, produção, rendimento, orçamentos e previsões da empresa; Comunicação interna : correspondência pessoal, relatórios e reuniões; Informação externa: notícias sobre regulamentação, competidores, economia e finanças públicas e científica; Nível Estratégico Nível de Gestão Nível Conhecimento Nível Operacional ESS MIS DSS KWS OOS TPS Definição Método interactivo (ecrã táctil, gráficos) de permitir a executivos e gestores, o acesso a informação que permita monitorizar as operações internas e pesquisar as condições gerais em que se insere o negócio. Inputs: Aggregate data Processing: Interactive Outputs: Projections Users: Senior managers Example: 5-year operating plan

53 Gestão de Informação Tipos de Sistemas de Informação Executive Support Systems

54 Gestão de Informação Major functions of systems: Sales management, market research, promotion, pricing, new products Major application systems: Sales order info system, market research system, pricing system Sales and Marketing Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

55 Gestão de Informação Sales and Marketing Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

56 Gestão de Informação Major functions of systems: Scheduling, purchasing, shipping, receiving, engineering, operations Major application systems: Materials resource planning systems, purchase order control systems, engineering systems, quality control systems Manufacturing and Production Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

57 Gestão de Informação Manufacturing and Production Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

58 Gestão de Informação Figure 2-10 Overview of Inventory Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

59 Gestão de Informação Major functions of systems: Budgeting, general ledger, billing, cost accounting Major application systems: General ledger, accounts receivable, accounts payable, budgeting, funds management systems Financing and Accounting Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

60 Gestão de Informação Financing and Accounting Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

61 Gestão de Informação Major functions of systems: Personnel records, benefits, compensation, labor relations, training Major application systems: Payroll, employee records, benefit systems, career path systems, personnel training systems Human Resource Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

62 Gestão de Informação Human Resource Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

63 Gestão de Informação Figure 2-11 Human Resource Systems Sistemas de Informação numa Perspectiva Funcional

64 Gestão de Informação Business processes Manner in which work is organized, coordinated, and focused to produce a valuable product or service Concrete work flows of material, information, and knowledgesets of activities Unique ways to coordinate work, information, and knowledge Ways in which management chooses to coordinate work Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

65 Gestão de Informação Information systems help organizations Achieve great efficiencies by automating parts of processes Rethink and streamline processes Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

66 Gestão de Informação Manufacturing and production: Assembling product, checking quality, producing bills of materials Sales and marketing: Identifying customers, creating customer awareness, selling Examples of Business Processes Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

67 Gestão de Informação Finance and accounting: Paying creditors, creating financial statements, managing cash accounts Human Resources: Hiring employees, evaluating performance, enrolling employees in benefits plans Examples of Business Processes Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

68 Gestão de Informação Cross-Functional Business Processes Transcend boundary between sales, marketing, manufacturing, and research and development Group employees from different functional specialties to a complete piece of work Example: Order Fulfillment Process Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

69 Gestão de Informação Figure 2-12 The Order Fulfillment Process Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Processos de Negócio e Sistemas de Informação

70 Gestão de Informação Manages all ways used by firms to deal with existing and potential new customers Business and Technology discipline Uses information system to coordinate entire business processes of a firm Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM)

71 Gestão de Informação Provides end-to-end customer care Provides a unified view of customer across the company Consolidates customer data from multiple sources and provides analytical tools for answering questions Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM)

72 Gestão de Informação Figure 2-13 Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Customer Relationship Management (CRM)

73 Gestão de Informação Close linkage and coordination of activities involved in buying, making, and moving a product Integrates supplier, manufacturer, distributor, and customer logistics time Reduces time, redundant effort, and inventory costs Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

74 Gestão de Informação Supply Chain Network of organizations and business processes Helps in procurement of materials, transformation of raw materials into intermediate and finished products Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

75 Gestão de Informação Helps in distribution of the finished products to customers Includes reverse logistics - returned items flow in the reverse direction from the buyer back to the seller Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

76 Gestão de Informação Figure 2-14 Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

77 Gestão de Informação Decide when, what to produce, store, move Rapidly communicate orders Communicate orders, track order status Check inventory availability, monitor levels Track shipments Plan production based on actual demand Rapidly communicate product design change Provide product specifications Share information about defect rates, returns Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio How Information Systems Facilitate Supply Chain Management

78 Gestão de Informação Limitations: Inefficiencies can waste as much as 25% of companys operating costs Bullwhip Effect: Information about the demand for the product gets distorted as it passes from one entity to next Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

79 Gestão de Informação Supply chain planning system: Enables firm to generate forecasts for a product and to develop sourcing and a manufacturing plan for the product Supply chain execution system: Manages flow of products through distribution centers and warehouses Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Supply Chain Management (SCM)

80 Gestão de Informação Uses digital technologies to enable multiple organizations to collaboratively design, develop, build, move, and manage products Increases efficiencies in reducing product design life cycles, minimizing excess inventory, forecasting demand, and keeping partners and customers informed Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Collaborative Commerce

81 Gestão de Informação Figure 2-15 Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Collaborative Commerce

82 Gestão de Informação Private Industrial Networks Web-enabled networks Link systems of multiple firms in an industry Coordinate transorganizational business processes Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Industrial Networks

83 Gestão de Informação Within the business: There are functions, each having its uses of information systems Outside the organizations boundaries: There are customers and vendors Functions tend to work in isolation Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Traditional View of the Systems

84 Gestão de Informação Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Traditional View of the Systems

85 Gestão de Informação Figure 2-17 Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Enterprise Systems

86 Gestão de Informação Firm structure and organization: One organization Management: Firm-wide knowledge-based management processes Technology: Unified platform Business: More efficient operations and customer-driven business processes Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Benefits of Enterprise Systems

87 Gestão de Informação Difficult to build: Require fundamental changes in the way the business operates Technology: Require complex pieces of software and large investments of time, money, and expertise Centralized organizational coordination and decision making: Not the best way for the firms to operate Integração das Funções e Processos de Negócio Integração das Funções e Processos de Negócio Challenges of Enterprise Systems

88 Gestão de Informação Four main ways of organizing businesses internationally: Domestic Exporter: Heavy centralization of corporate activities in the home country of origin Multinational: Financial management and control out of a central home base, production, sales and marketing operations decentralized Sistemas de Informação Internacionais Sistemas de Informação Internacionais Forms of Global Business Organization

89 Gestão de Informação Franchiser: Product created, designed, financed, and produced in the home country, relies on foreign personnel for production, marketing and human resources Transnational: No national headquarters; value- added activities managed from a global perspective, no reference to national borders, sources of supply and demand and local competitive advantage optimized Sistemas de Informação Internacionais Sistemas de Informação Internacionais Forms of Global Business Organization

90 Gestão de Informação Four types of system configuration: Centralized Systems Duplicated Systems Decentralized Systems Networked Systems Sistemas de Informação Internacionais Sistemas de Informação Internacionais Global System Configuration

91 Gestão de Informação Figure 2-18 Sistemas de Informação Internacionais Sistemas de Informação Internacionais Global System Configuration

92 Gestão de Informação Valor e custo da Informa ç ão Consequências da sua utiliza ç ão Redução de custos Eliminação de perdas Melhoria das estratégias de marketing Vantagem competitiva Melhor análise dos indicadores de custo Optimização Crescimento das vendas Utilização mais eficiente dos recursos Prevenção de fraude Para a informa ç ão possuir valor, deve conduzir a decisões que induzam à cria ç ão de benef í cios para a organiza ç ão.


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