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Plano de Negócios ONG ABC

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Apresentação em tema: "Plano de Negócios ONG ABC"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Negócios ONG ABC
05 e 06 de Agosto 2008 Quinta do Indico, Lda.

2 Agenda Dia 1 8:00-8:15 Exercício - Elevator Pitch
8:15-8:30 As particularidades de ser uma organização que vende serviços 8:30-8:45 Para que serve um Plano de Negócios? 8:45-9:30 Componentes do Plano de Negócios e Plano de Marketing – 9:30-10:00 Exercício – Brochura 10:00-11:00 Exploração de ideais – Método dos 6 chapéus 11:00-11:30 Intervalo 11:30-12:30 Exercício – Strategic orientation matrix 12:30-13:00 Almoço 13:00-13:45 Exercício – Institutiograma (com especial atenção para doadores) 13:45-14:30 Exercício – Competition analysis/coverage matrix (MDF) -> USP 14:30-14:45 A importância do branding/logótipo/imagem 14:45-15:00 Marketing interno, externo e interactivo 15:15-15:30 A importância de qualidade

3 Agenda Dia 2 8:00-9:15 Exercício – Os 4 P de marketing e os três P adicionais dos provedores de serviços PRODUTO/SERVIÇO PREÇO PROMOÇÃO PONTO DE VENDA PESSOAS PROCESSO PHYSICAL ENVIRONMENT - Ambiente Físico 9:15-10:30 Exercício – Mercados (Segmentação, Targeting, Posicionamento) Que segmentos de Mercado existem? Como se deve atacar esses segmentos? Quanto ao posicionamento: como é que somos vistos pelos nossos (potenciais) doadores e parceiros? Como é que queremos ser vistos? Perceptual mapping 10:30-11:30 Plano Financeiro Mercado de doadores Finanças necessárias período

4 Elevator Pitch Situação: você acaba de entrar num elevador, por acaso outra pessoa também entrou. É uma pessoa importante, que pode garantir financiamento. Só estão os dois. O homem esta com pressa, tem um encontro. Você tem 2 minutos para explicar o que faz e tentar animar o homem.

5 O que é um serviço? Intangíveis (não podem ser sentidos, vistos, saboreados, ouvidos, cheirados, antes de serem comprados) Inseparáveis (são produzidos e consumidos ao mesmo tempo e não podem ser separados de quem ou o que lhes faz Variabilidade (dependem de quem, aonde e como são feitos) Perecíveis (não podem ser armazenados para venda mais tarde ou outro uso) Falta de propriedade (o serviço não lhe pertence, você consome e foi-se)

6 Para que serve o plano de negócios?
É um instrumento de marketing, tem que vender uma ideia, serviço, produto ou sua organização. É um instrumento de diminuição de riscos. Ao fazer o Plano de Negócios, o empreendedor estuda a viabilidade de um produto sob todos os aspectos; É também uma linguagem de comunicação do empreendedor com ele mesmo. Sim, é um instrumento de reflexão sobre a empresa: vale a pena? É o negócio que sonhei ?

7 Estrutura do Plano de Negócios e Plano de Marketing
Índice Sumário Executivo Value Proposition (Proposta de Valor) A Empresa Plano de Marketing situational analysis and target market marketing objectives marketing strategies marketing tactics Plano Financeiro schedules and budgets financial data and control Anexos

8 Value Proposition O que é a Proposta de Valor
Qual a Proposta de Valor da ONG ABC?

9 Fazer Lodges Comm. HIV/SIDA Sociedade Civil (ONGs) Fomento Caprino Fomento Bovino Construir Escolas Plantio Viveiros Agua e Saneamento Cursos/Treino TBC Agro Processamento TBC Consultoria

10 Brochura da ONG ABC Numa folha grande (flipchart) faz uma brochura dividida em 3 partes, frente e verso. Escreve o essencial sobre a organização. Lembre-se, isto é um instrumento de venda! Trabalho em pares

11 Edward de Bono Seis Chapéus para Pensar
Uma ferramenta para ajudar a identificar vários pontos de vista.

12 O Chapéu Vermelho O que sentes?
Quais as tuas reacções que vem do coração? Quais as intuições que tens? Não pensar muito tempo nem com muita forca!

13 O Chapéu Branco O chapéu que procura informações.
Quais os dados, quais os factos? Que informação é relevante e disponível? Estamos neutrais, só queremos dados e informação!

14 O Chapéu Amarelo O Chapéu do Verão, alegria e positivismo!
Positivo e construtivo. Sobre a efectividade e conseguir realizar o trabalho. Quais os benefícios, quais as vantagens?

15 O Chapéu Preto O Chapéu da Cautela! Quais os riscos?
O que é que pode correr mal? Porque é que não haveria de funcionar? Identifica dificuldades e problemas.

16 O Chapéu Verde A Natureza, a criatividade!
Verde é movimento e crescimento. Novas ideias, novas soluções, alternativas. Não há ideias estúpidas, podemos inventar!

17 O Chapéu Azul O Chapéu do controlo, da organização.
Mantém o objectivo em vista, chama a ajuda dos outros chapéus Coordenação, monitoria. Quais os processos, qual o plano?

18 Seis Chapéus Informativo Intuitivo Construtivo Criativo Reflectivo
Cauteloso

19 Branco Azul Amarelo Preto Verde Vermelho Racional Organizacional
Optimista Preto Verde Criativo Vermelho Pessimista Emocional

20 Matriz de Orientação Estratégica
Orientação Estratégica é um método para encontrar consenso entre as partes quanto as prioridades estratégicas baseadas nos pontos fortes e fracos da organização e nas oportunidades e desafios para futuro desenvolvimento. Baseado no SWOT, opções estratégicas são formuladas que a partir das oportunidades (5) e desafios (3) em relacao as forcas (5) e fraquezas (3). Opções que tenham os mais pontos fortes e menos pontos fracos são a base para formar estratégias. Devem sair ao máximo 3 a 4 escolhas estratégicas

21 Institutiograma Um institutiograma é a visualização das relações entre actores activos numa certa area de analise (sector, geográfico, etc) O instituitiograma ajuda na analise do ambiente e especifica as relações entre actores. Ajudo não identificação das relações a melhores, a considerar ou a estabelecer. Assiste no posicionamento de um projecto no seu ambiente institucional. Também ajuda num primeiro levantamento de interesses e envolvimento de partes interessadas em relação a uma area problemática. No nosso caso, olhamos para os doadores/financiadores, parceiros e outros intervenientes.

22 Matriz de Cobertura A Matriz de Cobertura é um instrumento que ajuda na determinação de quais actores, dentro do ambiente institucional, estão activos de que maneira. Isto permite identificar oportunidades de colaboração por um lado e a concorrência por outro.

23 Unique Selling Point Uma organização não deve ter vários selling points. Quanto menos melhor, o ideal é ter um só! Exemplo: o que é a primeira coisa que você pensa quando ouve: Omo, Volkswagen, Toyota, Hugo Boss, Beira Qual o USP da ONG ABC?

24 A importância do branding/logótipo/imagem
ONG ABC, o que é? Uma empresa pode ter o mesmo nome e branding diferente. O que nos diz nome? O que queremos transmitir?

25 Relação organização, pessoal, cliente (marketing interno, externo e interactivo)
Empresa Interno Externo Pessoal Clientes Doadores Interactivo

26 Todo Planeamento de Marketing está apoiado nos seguintes pilares:
Marketing - os 4+3 P Todo Planeamento de Marketing está apoiado nos seguintes pilares: PRODUTO/SERVIÇO PREÇO PROMOÇÃO PONTO DE VENDA - “Placement” - colocação no mercado PESSOAS PROCESSO PHYSICAL ENVIRONMENT - Ambiente Físico

27 PRODUTO/SERVICO Variedade; Qualidade; Design; Nome;
Serviços adicionais/de suporte; Garantias.

28 PREÇO Lista de preços; Descontos; Subsídios; Condições; Créditos;
Prazo de pagamento.

29 PROMOÇÃO Promoção de vendas; Propaganda; Relações públicas;
Merchandising; Marketing directo.

30 PONTO DE VENDA “placement”
Canais de distribuição; Cobertura do distribuidor; Localização;

31 PESSOAS Num serviço são as pessoas que fazem a diferença
São as pessoas que garantem a qualidade (ou falta dela) É por isso preciso dar valor as pessoas e ter constante formação

32 PROCESSO O Processo (a maneira como se fazem as coisas) tanto pode ser: Uma vantagem competitiva (melhor qualidade, mais eficiência) Um selling point (ISO Certified)

33 PHYSICAL ENVIRONMENT Ambiente Físico
Para certos serviços é importante aonde é que acontece o serviço. Exemplo: banco, sala de aulas, etc. O que podemos dizer em relação aos serviços da ONG ABC?

34 Mercados (Segmentação, Targeting, Posicionamento)
Que segmentos de Mercado existem? Como se deve atacar esses segmentos? Quanto ao posicionamento: Como é que somos vistos pelos nossos (potenciais) doadores e parceiros? Como é que queremos ser vistos? Perceptual mapping Trabalho em grupo – um grupo por cada (conjunto de) serviço(s) identificado(s)

35 Segmentação de mercado
É a divisão do mercado em grandes grupos de forma a se definir o publico alvo; Objectiva o directamente das acções de marketing; Reduz custos e esforços de marketing; Foco no mercado alvo Mass Marketing X One to One Marketing Devemos olhar tanto para mercado dos Doadores como o mercado dos Parceiros/Beneficiários

36 Mercados de nicho São mercados com oportunidade que podem ser bastante lucrativas; Deve ser grande o suficiente para gerar lucros; Exige alta especialização; É em geral mais protegido da concorrência.

37 Análise do mercado Incluir no seu plano os seguintes itens:
Avaliação quantitativa e/ou qualitativa dos serviços; Estudo de segmentação do mercado alvo; Dimensionamento do mercado ; Avaliação dos pontos fortes e ameaças dos serviços em relação ao mercado; Análise da concorrência - identificação e comparação;

38 Perceptual mapping Posicionar o nosso serviço em relação a outros serviço iguais ou parecidos em dois eixos

39 O Plano Financeiro Mercado de doadores Quem são os doadores nas áreas de serviço escolhidas pela ONG ABC? Finanças necessárias período Quando dinheiro será necessário?

40 O Plano Financeiro - destinatários externos.
é utilizado também como documento para divulgar a empresa, prospectar parceiros, investidores, captar capital de risco. é uma boa ferramenta para análise de crédito por parte de doadores e instituições bancárias.

41 O Plano Financeiro - Conteúdo
Contempla os tópicos referentes às necessidades de capital para os investimentos iniciais de mobilização da empresa, projecta os resultados, considera as receitas, os custos previstos e apresenta as análises tais como o fluxo de caixa, o balanço patrimonial, e finaliza com a análise do investimento projectado.


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