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 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Táticas da indústria do tabaco Kelley Lee, MPA, MA, DPhil, DLitt, FHEA, FFPH London School of Hygiene.

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1  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Táticas da indústria do tabaco Kelley Lee, MPA, MA, DPhil, DLitt, FHEA, FFPH London School of Hygiene & Tropical Medicine

2  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2 Objetivos de aprendizagem Identificar as táticas principais usadas pelas empresas transnacionais de tabaco (ETT) para...  Aumentar o consumo  Diminuir a regulamentação  Evitar críticas públicas e responsabilidade civil Descrever exemplos de táticas diretas e indiretas em uma variedade de países Tirar lições para fortalecer o controle do tabaco

3  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção A Aumentar o consumo de produtos de tabaco

4  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Objetivo da indústriaTáticas diretasTáticas indiretas Aumentar o consumo de produtos de tabaco Marketing e publicidade de produtos de tabaco Patrocínio Expansão de marca Compartilhamento de marca Posicionamento de produto Concepção de produto Diminuir a regulamentação Lobby junto aos formuladores de políticas Hospitalidade empresarial Grupos de frente Enfraquecimento das posições dos defensores da saúde pública ou órgãos reguladores Evitar críticas públicas e responsabilidade civil Desenvolvimento de produto Relações públicas Responsabilidade social corporativa Pagamento de consultores Financiamento de cientistas e instituições de pesquisa pela indústria 4 Táticas diretas e indiretas

5  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 5 Bull Durham Smoking Tobacco, c. 1870 WD & HO Wills, c. 1840s Egyptienne Luxury Cigarettes, c. 1900 Marketing e publicidade

6  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 6 Marketing em mercados emergentes Camboja Bangladesh Rússia Birmânia

7  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 7 Virginia Slims, campanha “You’ve come a long way baby” (Você percorreu um longo caminho, meu bem), EUA (década de 1970) Winston, JTI, África do Sul Lucky Strike, República Checa e Espanha (2005) 187M (2002) 532M (2025) Encorajar as mulheres a fumar

8  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 8 Doces em forma de cigarros Fonte: Trinkets & Trash. (2007).

9  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 9 Encorajar os jovens a fumar Fonte: Trinkets & Trash. (2007).

10  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 10 Encorajar os jovens a fumar A indústria precisa recrutar 5.000 novos clientes por dia, só nos EUA “...a base de nosso negócio é o estudante de ensino médio.” —Lorillard (1976) “Estávamos tentando atingir as crianças, e eu disse na época que isso era antiético e talvez mesmo ilegal, mas foi-me dito que era apenas a política da empresa.” —Representante de vendas, R. J. Reynolds (1990)

11  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 11 Encorajar os jovens a fumar: negócios como de costume? As ETTs concordam em não “adotar qualquer ação direta ou indiretamente voltada para os jovens... na publicidade, na promoção ou na comercialização de produtos do tabaco”. —Master Settlement Agreement, 1998 Campeonatos regionais de basquetebol Kool, Papua, Nova Guiné, 2002 Evento musical, Brasil, 2007

12  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 12 Cigarros aromatizados Fonte: Institute for Global Tobacco Control. (2007).

13  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 13 Superman II (1980) O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997) MIB - Homens de Preto II (2002) Posicionamento de produto “Devemos continuar a explorar novas oportunidades de colocar cigarros nas telas e nas mãos dos fumantes.” —Hamish Maxwell, Presidente da PMI, 1983

14  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 14 Fonte: Dalton, M. et al. (2003). Posicionamento de produto nos filmes Ver gente fumando em filmes é um forte preditor de se os adolescentes irão ou não começar a fumar O efeito aumenta significativamente com uma exposição maior Adolescentes que viram mais gente fumando nos filmes são quase três vezes mais propensos a começar a fumar do que aqueles com uma exposição menor

15  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 15 Esportes Artes Acadêmicos Patrocínio de eventos esportivos, artísticos e outros

16  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 16 Expansão de marca Tailândia República Checa PaquistãoGlobal Fonte: Campanha para Crianças sem Tabaco. (2007).

17  2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 17 Compartilhamento de marca Compartilhamento de marca: usar vários nomes de marca juntamente em um único produto ou serviço, para que os consumidores vejam isso como uma iniciativa comum, e as empresas combinem forças nos seus esforços de marketing “Aplicativos para celulares e e-mails são essenciais para ajudar os altos executivos da British American Tobacco a se comunicar and acessar informações durante suas viagens pelo mundo e em diversos fusos horários. Para proteger todo o seu ambiente RIM BlackBerry® Enterprise Server (BES), a British American Tobacco... decidiu implementar o Neverfail” Fonte: YouTube. (2007).


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