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Projeto Espaço Vida Ativa

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Apresentação em tema: "Projeto Espaço Vida Ativa"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Espaço Vida Ativa
Alexsandra da S. Mioto Baranzeli Daniela Amorim Ferreira Marlene Maytorena Santucci Viviane Anacleto

2 SUMÁRIO EXECUTIVO Projeto de implantação e operacionalização de serviços personalisados voltados ao crescente público ativo da terceira idade, classes A e B, na região metropolitana de São Paulo. Criação de uma infra-estrutura que proporcione o desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura, saúde, entretenimento e relacionamento interpessoal. Criação de um web site com recursos e funcionalidades voltadas, não apenas ao público alvo, mas também aos familiares.

3 SUMÁRIO EXECUTIVO Situação atual: Aumento da expectativa de
vida do brasileiro nos últimos anos. Aprox. 1,3 milhões de idosos, apenas na cidade de São Paulo. Público Potencial: Idosos Ativos Classes A e B

4 SUMÁRIO EXECUTIVO Necessidade:
Desenvolver atividades diferenciadas para idosos ativos visando relacionamento, lazer, troca de experiências, entretenimento e cultura.

5 SUMÁRIO EXECUTIVO Idéia:
Criação de um espaço para proporcionar diferentes atividades voltadas à nova geração da terceira idade.

6 SUMÁRIO EXECUTIVO As atividades oferecidas pelo Espaço Vida Ativa, por meio de parcerias estratégicas, proporcionará experiências diferenciadas da grande maioria dos serviços oferecidos atualmente no mercado. A receita prevista seria não apenas resultado da prestação dos serviços do portfólio, mas viria também através de patrocinadores estratégicos, que possuam linhas de serviços e produtos voltados à terceira idade, vinculando fortemente a marca da empresa à proposta conceitual do “Espaço Vida Ativa”. Parceria com fabricantes de produtos para terceira idade, academias, centros de estética, agências de viagens.

7 PROPOSTA Contribuir para que a terceira idade permaneça inserida ativamente na sociedade. Desenvolver atividades diferenciadas estimulando a criatividade e troca de experiências. Espaço de entretenimento, convívio social e cultura.

8 VISÃO O Espaço Vida Ativa tornar-se-á referência no atendimento integrado a idosos ativos e será reconhecida como sendo a melhor instituição de São Paulo, voltada à nova geração da terceira idade que busca qualidade de vida. Para tanto, contará com profissionais competentes e motivados, atividades de alto nível cultural, entretenimento, atividades físicas, viagens, educação, orientações médicas e nutricionais.

9 MISSÃO O Espaço Vida Ativa tem a missão de promover integração, convivência, entretenimento de qualidade, orientação médica e nutricional, e, acima de tudo, propiciar momentos felizes e marcantes à nova geração de idosos ativos nesta nova fase de suas vidas.

10 VALORES Confiabilidade: atender com transparência, idoneidade e segurança as expectativas de nossos públicos interno e externo. Qualidade: fazer o certo de maneira certa desde a primeira vez e praticar os mais altos padrões de qualidade em todas as ações, matendo-nos sempre acima dos indicadores definidos pela sociedade. Respeito: reconhecer em cada ser humano uma individualidade singular e um potencial extraordinário a ser trabalhado em conjunto. Responsabilidade: reconhecer e exercer nossa função na sociedade em que vivemos e atuar com competência, amor e afinco na realização de nossos objetivos, assegurando o melhor para nossos clientes, parceiros e equipe. Sustentabilidade: assegurar o nosso desenvolvimento pelos princípios econômicos, sociais e ambientais, colocando a educação como promotora destes principais.

11 METAS E OBJETIVOS Metas: 1º ano – média de 50 clientes mês.
2º ano - Fidelizar e fortalecer relações com 100% do clientes. 1º ano - Firmar e fortalecer parcerias com fornecedores e parceiros potenciais.

12 METAS E OBJETIVOS Objetivos: Conteúdo
Criar e disponibilizar uma programação inovadora de entretenimento social e cultural. Econômico Criar uma estrutura sustentável, beneficiando todos os envolvidos. Consolidação Consolidar-se como o principal prestador de serviço para nova geração de idosos ativos.

13 BARREIRAS DE ENTRADA Por se tratar de uma nova proposta de prestação de serviço à nova geração da terceira idade cada vez mais saudável e ativa, dependeremos da aceitação do público alvo, ainda muito conservador e exigente.

14 CONCORRÊNCIA Não há concorrentes diretos no Brasil.
Concorrentes indiretos: Casas de repouso; Clínicas de repouso; Asilos.

15 PRODUTOS E SERVIÇOS Atividades Pilates Musculação Hidroginástica
Danças de Salão Caminhadas em Parques e Caminhadas Ecológicas Físicas Cinema Teatro Espetáculos de Dança e Música Cafés Literários Culturais Visitas a creches e hospitais Contadores de Histórias Brincadeiras Picnics Resp. Social

16 PRODUTOS E SERVIÇOS Atividades Físicas
Pilates, Musculação e Hidroginástica As aulas serão ministradas em Academias Parceiras Danças de Salão As aulas serão ministradas no próprio “Espaço Vida Ativa” Caminhadas Ecológicas As Caminhadas em Parques serão realizadas em alternância às atividades de hidroginástica; Mensalmente serão realizadas caminhadas em Parques Ecológicos nas proximidades de São Paulo

17 PRODUTOS E SERVIÇOS Atividades Culturais
Os espetáculos de Dança e Música poderão ser agendados Toda semana haverá, pelo menos, uma programação de Cinema e de Teatro “Cafés Filosóficos” com leitura e discussão de obras literárias, além bate-papos com novos autores

18 PRODUTOS E SERVIÇOS Atividades de Responsabilidade Social
Visitas a creches e hospitais com o objetivo de mostrar ao idoso que ele ainda pode contribuir para ajudar As Contadores de Histórias e de Experiências pessoais Brincadeiras Picnics

19 PRODUTOS E SERVIÇOS WEB
Será desenvolvido um site onde os sócios poderão programar suas atividades da semana ou do mês; O site disporá também aos sócios cupons para aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras; Tanto os sócios como seus parentes poderão opinar sobre os serviços oferecidos e fazer suas sugestões e críticas; O site disponibilizará artigos relacionados à saúde, dicas de alimentação, lazer e entretenimento;

20 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Tendências previstas no mercado alvo: perspectiva de tempo de vida média do brasileiro em crescimento. Chegaremos ao ano de 2025 com população de cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, população maior que a de qualquer estado brasileiro hoje. Serão os pivôs do mercado Terão mais autonomia em relação aos filhos Exigirão assistência especializada Continuarão vivendo em domicílio próprio. Em 2025 somente 6% morarão com familiares

21 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Com grande potencial de consumo, exigirão ser tratados como clientes, e não como doentes Farão questão do convívio social Não abrirão mão do direito de se sentirem atraentes e sedutores Gráfico de crescimento da população idosa, fonte IBGE

22 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Perfil dos clientes: Idosos a partir de 60 anos de ambos os sexos. Produto: Centrado em atividades de lazer, massagens, dança, cursos diversos, cultura e entretenimento Preço: Focado na classe A e B Estratégia de entrada no mercado/Praça: Localização privilegiada, infra-estrutura adequada e parcerias com grupos teatrais, planos de saúde, escolas de artesanato, agências de viagens, cinemas, entre outros, buscando focar essa população e buscar entretenimento. Necessidades dos consumidores: atendimento diferenciado que garanta segurança, bem estar e satisfação, carinho, lazer, atenção e convívio social. Potencial de entrada no Mercado Alvo: é um segmento ainda não muito explorado com grandes oportunidades de crescimento. Estratégia de Comunicação/ Promoção: O próprio espaço por meio da satisfação de seus clientes, parceiros, internet, facebook, telefone, convites para inauguração, panfletos em consultórios médicos e laboratórios e políticas de fidelização (aniversário, datas comemorativas, eventos).

23 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Fazer parceria com marcas de produtos consagrados no mercado de consumo da terceira idade, onde ambos podem divulgar um ao outro. Pessoas: boa seleção, treinamento, comunicação, avaliação e remuneração Concorrentes diretos: Não há Análise dos clientes: Atributos considerados importantes para o cliente. Atributos Qualificador Determinante Preço X Localização Qualidade do serviço Instalações

24 ANÁLISE SWOT Oportunidade: Fraquezas: Força: Ameaças:
- Aumento do número de idosos; - Demanda por serviços de alta qualidade; - Aumento da expectativa de vida; - Maior numero de idosos a procura de bem estar e entretenimento de qualidade. Ameaças: - Serviço fácil de ser copiado; - Condições de aposentadoria do idoso para custear o serviço; -Condições de saúde do idoso; Força: - Facilidade de acesso; - Boa localização e visibilidade; - Infra estrutura adequada, atividades diárias ( ocupando o tempo ocioso). Fraquezas: - Ainda não há um banco de dados para contatos e oferta do serviço; -Precisa-se recrutar profissionais especializados e diferenciado para atendimento ao publico foco.

25 PLANEJAMENTO DE MARKETING
DEFINIÇÃO DA MARCA Foi escolhida a Vitória Régia porque traduz beleza, saúde e Longevidade.

26 PLANEJAMENTO DE MARKETING
Após a implantação, será realizada a Avaliação e Controle: Avaliação mensal do desempenho da equipe Pesquisa do nível de satisfação dos clientes Quantidade de novos associados Perda de clientes

27 Ícones da Terceira Idade
PLANEJAMENTO DE MARKETING Ícones da Terceira Idade

28 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
INVESTIMENTO INICIAL Itens Valor estimado (R$) Abertura da empresa 3.000 Desenvolvimento do site Locação do espaço 5.000 Alocação de pessoal 15.000 Infra-estrutura adicional (ex: computadores/equipamentos) 40.000 Despesas diversas 20.000 Total 86.000

29 PLANEJAMENTO FINANCEIRO
CUSTO FIXO MENSAL Itens Valor estimado (R$) Hospedagem e manutenção web 300 Locação e manutenção (espaço, equipamentos, água, luz, limpeza, IPTU, telefonia, internet) 25.000 Pessoal (recepcionistas/instrutores/palestrantes/enfermeiras) 55.000 Total 80.300 Os custos com atividades externas serão repassados aos sócios.

30 PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Parcerias estratégicas com academias, centro de estéticas agências de viagens. Criação de pacotes de acordo com o perfil do sócio. Desenvolvimento das atividades externas, utilizando as dependências dos parceiros

31 EQUIPES Instrutores / Palestrantes Médicos / Enfermeiras Professores
Voluntários

32 GESTORES DO PROJETO Alexsandra da S. Mioto Baranzeli
Daniela Amorim Ferreita Marlene Maytorena Santucci Viviane Anacleto

33 Melhor Idade “Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.”


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