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Projeto Espaço Vida Ativa Alexsandra da S. Mioto Baranzeli Daniela Amorim Ferreira Marlene Maytorena Santucci Viviane Anacleto.

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1 Projeto Espaço Vida Ativa Alexsandra da S. Mioto Baranzeli Daniela Amorim Ferreira Marlene Maytorena Santucci Viviane Anacleto

2 SUMÁRIO EXECUTIVO Projeto de implantação e operacionalização de serviços personalisados voltados ao crescente público ativo da terceira idade, classes A e B, na região metropolitana de São Paulo. Criação de uma infra-estrutura que proporcione o desenvolvimento de atividades relacionadas à cultura, saúde, entretenimento e relacionamento interpessoal. Criação de um web site com recursos e funcionalidades voltadas, não apenas ao público alvo, mas também aos familiares.

3 Situação atual: Aumento da expectativa de vida do brasileiro nos últimos anos. Aprox. 1,3 milhões de idosos, apenas na cidade de São Paulo. Público Potencial: Idosos Ativos Classes A e B SUMÁRIO EXECUTIVO

4 Necessidade: Desenvolver atividades diferenciadas para idosos ativos visando relacionamento, lazer, troca de experiências, entretenimento e cultura. SUMÁRIO EXECUTIVO

5 Idéia: Criação de um espaço para proporcionar diferentes atividades voltadas à nova geração da terceira idade. SUMÁRIO EXECUTIVO

6 As atividades oferecidas pelo Espaço Vida Ativa, por meio de parcerias estratégicas, proporcionará experiências diferenciadas da grande maioria dos serviços oferecidos atualmente no mercado. A receita prevista seria não apenas resultado da prestação dos serviços do portfólio, mas viria também através de patrocinadores estratégicos, que possuam linhas de serviços e produtos voltados à terceira idade, vinculando fortemente a marca da empresa à proposta conceitual do Espaço Vida Ativa. Parceria com fabricantes de produtos para terceira idade, academias, centros de estética, agências de viagens. SUMÁRIO EXECUTIVO

7 Contribuir para que a terceira idade permaneça inserida ativamente na sociedade. Desenvolver atividades diferenciadas estimulando a criatividade e troca de experiências. Espaço de entretenimento, convívio social e cultura. PROPOSTA

8 VISÃO O Espaço Vida Ativa tornar-se-á referência no atendimento integrado a idosos ativos e será reconhecida como sendo a melhor instituição de São Paulo, voltada à nova geração da terceira idade que busca qualidade de vida. Para tanto, contará com profissionais competentes e motivados, atividades de alto nível cultural, entretenimento, atividades físicas, viagens, educação, orientações médicas e nutricionais.

9 MISSÃO O Espaço Vida Ativa tem a missão de promover integração, convivência, entretenimento de qualidade, orientação médica e nutricional, e, acima de tudo, propiciar momentos felizes e marcantes à nova geração de idosos ativos nesta nova fase de suas vidas.

10 VALORES Confiabilidade: atender com transparência, idoneidade e segurança as expectativas de nossos públicos interno e externo. Qualidade: fazer o certo de maneira certa desde a primeira vez e praticar os mais altos padrões de qualidade em todas as ações, matendo-nos sempre acima dos indicadores definidos pela sociedade. Respeito: reconhecer em cada ser humano uma individualidade singular e um potencial extraordinário a ser trabalhado em conjunto. Responsabilidade: reconhecer e exercer nossa função na sociedade em que vivemos e atuar com competência, amor e afinco na realização de nossos objetivos, assegurando o melhor para nossos clientes, parceiros e equipe. Sustentabilidade: assegurar o nosso desenvolvimento pelos princípios econômicos, sociais e ambientais, colocando a educação como promotora destes principais.

11 METAS E OBJETIVOS 1º ano – média de 50 clientes mês. 2º ano – média de 80 clientes mês. 2º ano - Fidelizar e fortalecer relações com 100% do clientes. 1º ano - Firmar e fortalecer parcerias com fornecedores e parceiros potenciais. Metas:

12 METAS E OBJETIVOS Objetivos: Conteúdo Criar e disponibilizar uma programação inovadora de entretenimento social e cultural. Econômico Criar uma estrutura sustentável, beneficiando todos os envolvidos. Consolidação Consolidar-se como o principal prestador de serviço para nova geração de idosos ativos.

13 BARREIRAS DE ENTRADA Por se tratar de uma nova proposta de prestação de serviço à nova geração da terceira idade cada vez mais saudável e ativa, dependeremos da aceitação do público alvo, ainda muito conservador e exigente.

14 CONCORRÊNCIA Não há concorrentes diretos no Brasil. Concorrentes indiretos: Casas de repouso; Clínicas de repouso; Asilos.

15 Físicas Atividades Culturais Resp. Social Visitas a creches e hospitais Contadores de Histórias Brincadeiras Picnics Pilates Musculação Hidroginástica Danças de Salão Caminhadas em Parques e Caminhadas Ecológicas Cinema Teatro Espetáculos de Dança e Música Cafés Literários PRODUTOS E SERVIÇOS

16 Atividades Físicas Pilates, Musculação e Hidroginástica As aulas serão ministradas em Academias Parceiras PRODUTOS E SERVIÇOS Caminhadas Ecológicas As Caminhadas em Parques serão realizadas em alternância às atividades de hidroginástica; Mensalmente serão realizadas caminhadas em Parques Ecológicos nas proximidades de São Paulo Danças de Salão As aulas serão ministradas no próprio Espaço Vida Ativa

17 Toda semana haverá, pelo menos, uma programação de Cinema e de Teatro PRODUTOS E SERVIÇOS Cafés Filosóficos com leitura e discussão de obras literárias, além bate-papos com novos autores Os espetáculos de Dança e Música poderão ser agendados Atividades Culturais

18 Atividades de Responsabilidade Social PRODUTOS E SERVIÇOS Visitas a creches e hospitais com o objetivo de mostrar ao idoso que ele ainda pode contribuir para ajudar As Contadores de Histórias e de Experiências pessoais Brincadeiras Picnics

19 WEB Será desenvolvido um site onde os sócios poderão programar suas atividades da semana ou do mês; O site disporá também aos sócios cupons para aquisição de produtos e serviços de empresas parceiras; Tanto os sócios como seus parentes poderão opinar sobre os serviços oferecidos e fazer suas sugestões e críticas; O site disponibilizará artigos relacionados à saúde, dicas de alimentação, lazer e entretenimento; PRODUTOS E SERVIÇOS

20 Tendências previstas no mercado alvo: perspectiva de tempo de vida média do brasileiro em crescimento. Chegaremos ao ano de 2025 com população de cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos, população maior que a de qualquer estado brasileiro hoje. Serão os pivôs do mercado Terão mais autonomia em relação aos filhos Exigirão assistência especializada Continuarão vivendo em domicílio próprio. Em 2025 somente 6% morarão com familiares PLANEJAMENTO DE MARKETING

21 Com grande potencial de consumo, exigirão ser tratados como clientes, e não como doentes Farão questão do convívio social Não abrirão mão do direito de se sentirem atraentes e sedutores Gráfico de crescimento da população idosa, fonte IBGE PLANEJAMENTO DE MARKETING

22 Perfil dos clientes: Idosos a partir de 60 anos de ambos os sexos. Produto: Centrado em atividades de lazer, massagens, dança, cursos diversos, cultura e entretenimento Preço: Focado na classe A e B Estratégia de entrada no mercado/Praça: Localização privilegiada, infra-estrutura adequada e parcerias com grupos teatrais, planos de saúde, escolas de artesanato, agências de viagens, cinemas, entre outros, buscando focar essa população e buscar entretenimento. Necessidades dos consumidores: atendimento diferenciado que garanta segurança, bem estar e satisfação, carinho, lazer, atenção e convívio social. Potencial de entrada no Mercado Alvo: é um segmento ainda não muito explorado com grandes oportunidades de crescimento. Estratégia de Comunicação/ Promoção: O próprio espaço por meio da satisfação de seus clientes, parceiros, internet, facebook, telefone, convites para inauguração, panfletos em consultórios médicos e laboratórios e políticas de fidelização (aniversário, datas comemorativas, eventos). PLANEJAMENTO DE MARKETING

23 Fazer parceria com marcas de produtos consagrados no mercado de consumo da terceira idade, onde ambos podem divulgar um ao outro. Pessoas: boa seleção, treinamento, comunicação, avaliação e remuneração Concorrentes diretos: Não há Análise dos clientes: Atributos considerados importantes para o cliente. AtributosQualificadorDeterminante PreçoX LocalizaçãoX Qualidade do serviçoX InstalaçõesX PLANEJAMENTO DE MARKETING

24 ANÁLISE SWOT Oportunidade: - Aumento do número de idosos; - Demanda por serviços de alta qualidade; - Aumento da expectativa de vida; - Maior numero de idosos a procura de bem estar e entretenimento de qualidade. Ameaças: - Serviço fácil de ser copiado; - Condições de aposentadoria do idoso para custear o serviço; -Condições de saúde do idoso; Força: - Facilidade de acesso; - Boa localização e visibilidade; - Infra estrutura adequada, atividades diárias ( ocupando o tempo ocioso). Fraquezas: - Ainda não há um banco de dados para contatos e oferta do serviço; -Precisa-se recrutar profissionais especializados e diferenciado para atendimento ao publico foco.

25 Foi escolhida a Vitória Régia porque traduz beleza, saúde e Longevidade. PLANEJAMENTO DE MARKETING DEFINIÇÃO DA MARCA

26 Após a implantação, será realizada a Avaliação e Controle: Avaliação mensal do desempenho da equipe Pesquisa do nível de satisfação dos clientes Quantidade de novos associados Perda de clientes PLANEJAMENTO DE MARKETING

27 Ícones da Terceira Idade

28 PLANEJAMENTO FINANCEIRO INVESTIMENTO INICIAL ItensValor estimado (R$) Abertura da empresa3.000 Desenvolvimento do site3.000 Locação do espaço5.000 Alocação de pessoal Infra-estrutura adicional (ex: computadores/equipamentos) Despesas diversas Total86.000

29 PLANEJAMENTO FINANCEIRO CUSTO FIXO MENSAL ItensValor estimado (R$) Hospedagem e manutenção web300 Locação e manutenção (espaço, equipamentos, água, luz, limpeza, IPTU, telefonia, internet) Pessoal (recepcionistas/instrutores/palestrantes/enfermeiras) Total Os custos com atividades externas serão repassados aos sócios.

30 PLANEJAMENTO OPERACIONAL Parcerias estratégicas com academias, centro de estéticas agências de viagens. Criação de pacotes de acordo com o perfil do sócio. Desenvolvimento das atividades externas, utilizando as dependências dos parceiros

31 EQUIPES Instrutores / Palestrantes Médicos / Enfermeiras Professores Voluntários

32 GESTORES DO PROJETO Alexsandra da S. Mioto Baranzeli Daniela Amorim Ferreita Marlene Maytorena Santucci Viviane Anacleto

33 Melhor Idade Envelhecer é uma dádiva que deve ser encarada não como uma perda de habilidades mas como uma oportunidade para transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.


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