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SETOR FINANCEIRO EMPRESA: GERAÇÃO FUTURO Novos Modelos de Empresa – CEAG Prof. Plínio Bernardi 1º Sem / 2010 Antonio Fortes Caio Silva José Renato Lilian.

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1 SETOR FINANCEIRO EMPRESA: GERAÇÃO FUTURO Novos Modelos de Empresa – CEAG Prof. Plínio Bernardi 1º Sem / 2010 Antonio Fortes Caio Silva José Renato Lilian Martins

2 SETOR FINANCEIRO – CLASSIFICAÇÃO DOS FATORES-CHAVE Alto Baixo Grau de Incerteza Impacto A – Clima B – Logística C – Custo D – Mercado Externo E – Hábitos do consumidor F – Economia G – Poder de barganha H – Preocupação Ambiental I – Qualidade J – Concorrência K – Inovação L – Ambiente político A B C D F J L G K E H I A: Clima – O impacto do clima sobre as commodities é refletido em negociações da Bolsa de Mercadorias e Futuros e de fundos de investimentos mais agressivos. A economia de empresas fabricantes de produtos alimentícios pode ser afetada com a oscilação do preço da matéria prima devido ao impacto do clima na agricultura, determinando o sucesso a médio prazo da companhia e o conseqüente valor de suas ações em bolsa. B: Logística – Este fator permeia a maioria das empresas de produção pois o transporte de matérias-primas e produtos intermediários e finais são imprescindíveis tanto para o mercado de atacado quanto para o varejo.

3 SETOR FINANCEIRO – CLASSIFICAÇÃO DOS FATORES-CHAVE F: Economia – O cenário econômico está diretamente relacionado com a empresa, uma vez que havendo problemas mundiais/regionais, os profissionais deverão estar preparados para mudanças e possíveis quedas no rendimento de seus fundos. Deve haver uma grande preparação para os riscos, pois existe grande probabilidade de acontecer. D: Mercado Externo – Com o Mercado externo não aquecido, os problemas citados anteriormente são os mesmos presentes aqui, não havendo exportação/importação, não há movimentação de ativos, não há investimentos, etc. E: Hábitos do Consumidor – Os hábitos do consumidor impactam no comportamento do mercado tanto ao determinar o valor e a tendência das empresas dos diversos setores, quanto para a modelagem dos produtos financeiros a serem oferecidos pelas instituições financeiras. G: Poder de Barganha – Quanto maior a representatividade no mercado de determinada instituição quanto a determinado produto, maior o poder de barganha deste. A influência do poder de barganha no setor financeiro não se diferencia daquilo que ocorre nos demais setores da economia. H: Preocupação Ambiental – O setor financeiro não parece ser muito influenciado pela preocupação ambiental a não ser pela possível diferença que a preocupação das empresas exerce sobre a valorização de suas ações. Para ilustrar, uma pesquisa do Instituto Quorum Brasil (2008) detectou que 70% dos consumidores paulistanos desistem de comprar produtos com certificação ecológica, se os itens similares sem certificação custarem mais barato. O estudo aponta ainda que 47% dos paulistanos não deixam de adquirir um produto mesmo sabendo que ele é prejudicial à natureza. C: Custo – Similarmente a todos os outros setores da economia, o custo influencia o setor financeiro atrelado à lei da oferta e da procura. Isso é válido para os produtos financeiros como investimentos, ofertas de crédito, consórcios, e negociação de ações e opções.

4 SETOR FINANCEIRO – CLASSIFICAÇÃO DOS FATORES-CHAVE L: Ambiente Político – O ambiente político está diretamente ligado à quantidade de investimentos feitos por investidores nacionais e internacionais, tornando a empresa suscetível a quedas de investimentos de mercado, consequentemente causando impacto direto no fluxo de caixa. K: Inovação – As companhias inovadoras tendem a estar bem valorizadas no mercado de ações, em especial as empresas de tecnologia. Já as instituições financeiras tem a possibilidade de buscar um diferencial em maneiras que facilitam o atendimento ao cliente, especialmente através da Internet. J: Concorrência – De maneira similar a todos os outros setores da economia, a concorrência exerce influência considerável no mercado econômico. Os produtos de cada empresa tem de ser os melhores possíveis para o consumidor desde que respeite os limites aceitáveis de margem financeira para aquele que os oferece. I: Qualidade – A qualidade dos produtos oferecidos pelas instituições financeiras exerce influência no mercado de maneira que toda a economia é suscetível a mudanças das taxas econômicas. De acordo com o momento político econômico do país e mundo é possível oferecer determinados produtos que não permanecem como sendo os melhores em outros momentos.

5 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO A Geração Futuro oferece um amplo leque de produtos e serviços oferecendo opções de investimento para atender as expectativas de seus clientes. Os produtos oferecidos se dividem em: RENDA VARIÁVEL Alternativas de Fundos e Clubes de investimentos que proporcionam ganhos com base no mercado de ações. RENDA FIXA Disponibiliza duas alternativas de produtos para quem pretende investir em renda fixa. OUTROS

6 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO RENDA VARIÁVEL Alternativas de Fundos e Clubes de investimentos que proporcionam ganhos com base no mercado de ações. -Geração FIA - Um dos Fundos mais premiados do mercado de ações, com aplicação mínima a partir de R$ ,00. Proporciona valorização mediante aplicação de recursos em carteira diversificada de títulos e valores mobiliários,preponderantemente em ações de companhias com grande potencial de crescimento a médio e longo prazo. A Administradora promove a gestão da carteira do Fundo aplicando seus recursos primordialmente em ações de companhias com grande potencial de crescimento a médio e longo prazo. Complementarmente, aplica em títulos públicos e/ou privados de renda fixa, podendo, ainda, realizar de operações com derivativos de renda variável em bolsa de valores e em bolsa de mercadorias de futuros exclusivamente na modalidade com garantia.

7 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO RENDA VARIÁVEL Alternativas de Fundos e Clubes de investimentos que proporcionam ganhos com base no mercado de ações. -Geração Programado FIA - A mesma qualidade de gestão do Geração FIA, agora com aplicação mínima a partir de R$ 100,00. Proporciona valorização a médio e longo prazo de suas cotas, mediante aplicação de seus recursos preponderamente em empresas do mercado acionário brasileiro. A seleção de empresas será feita em função do diferencial existente entre seu valor econômico intríseco baseado em análise fundamentalista e seu valor de mercado.

8 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO RENDA VARIÁVEL Alternativas de Fundos e Clubes de investimentos que proporcionam ganhos com base no mercado de ações. -Fundos e clubes abertos - A Geração Futuro disponibiliza Fundos e Clubes Abertos para novos investidores, com ganhos atrelados ao mercado de ações. -Fundos e clubes exclusivos - A Geração Futuro Corretora de Valores oferece Fundos e Clubes exclusivos para um grupo de investidores.

9 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO RENDA FIXA Disponibiliza duas alternativas de produtos para quem pretende investir em renda fixa. -Geração FIC Referenciado DI - Proporciona uma rentabilidade que busca acompanhar as variações das taxas de juros praticadas no mercado de depósitos interfinanceiros-CDI através da aplicação de seus recursos em fundos administrados pela Geração Futuro. A carteira de investimento é composta por cotas do Fundo de Investimento Referenciado DI, sob gestão da Votorantim Asset Management. -Tesouro Direto - O Tesouro Direto é mais uma opção da Geração Futuro Corretora de Valores para seus investimentos. Com ele você adquire títulos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional (dívida soberana do Brasil). Desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), é um programa de venda de títulos públicos voltado para pessoas físicas.

10 OPERAÇÃO DO NEGÓCIO OUTROS -Carteiras Administradas - Assessoria da Geração Futuro Corretora de Valores para cuidar do seu investimento. Aplicação mínima a partir de 1 milhão de reais. -PAV - Um Clube de Investimento pode funcionar também como PAV - Projeto de Aposentadoria Voluntário, novo conceito de aposentadoria que consiste em investir em ações de forma programada e contínua. O PAV oferece a oportunidade de alcançar ganhos maiores, proporcionando um futuro melhor para quem pretende se aposentar. A você que deseja o potencial de ótima rentabilidade a longo prazo e tem disciplina e visão de futuro, o PAV é uma excelente opção.

11 Pontos FracosAmeaças Não disponibiliza ferramentas para home brokers Estratégia de negócio facilmente imitável Crise financeira que prejudica o mercado de ações Investidores migrarem de perfil conservador para agressivo e deixarem de aplicar com a corretora Pontos FortesOportunidades Relacionamento próximo com o cliente e comunicação adequada por , palestras, notícias e informes frequentes de rendimento / alta disponibilidade de atendimento Produtos com baixo valor de movimentação (R$100,00) que estimulam o surgimento de novos investidores Ter pessoas quase especialistas nas empresas nas quais investem Explorar o público mais especulativo/agressivo disponibilizando outras opções de produtos: homebroker e cursos Perceber com antecedência as mudanças de mercado e alterar o portfólio assim que constatada a situação ANÁLISE SWOT

12 Importância Competência Inovação Flexibilidade Qualidade MATRIZ IMPORTÂNCIA VS. DESEMPENHO Atendimento Propaganda Custo Melhor que O mesmo que Pior que Menos Qualificador Ganhador Importante de pedido Zona de excesso Zona apropriada Zona de melhoramento Zona de ação urgente

13 ESTRATÉGIAS E AÇÕES PROPOSTAS TECNOLOGIA: Utilizar o contato presencial apenas em palestras; Para a operação utilizar apenas o contato virtual pois esta facilidade pode ser considerada um ganhador de pedido; Enviar por boletos digitalizados para que o cliente efetue os depósitos; O pedido para retirada de capital deverá ser feito por e a transferência através de depósito em conta corrente; Enviar extratos, demonstrativos de resultado e folders em geral através de ; Disponibilizar a ferramenta home-broker para clientes mais interessados; Disponibilizar cursos on-line de investimento em ações;

14 ESTRATÉGIAS E AÇÕES PROPOSTAS GESTÃO: Criar uma nova divisão de produtos, voltada para investidores mais agressivos; Ter um colaborador para analisar profundamente as empresas que não estão no portfólio de investimentos dos fundos existentes; Criar consultoria para investidores independentes. PESSOAS: Investir em treinamentos para os colaboradores; Atrelar meta de desempenho à bonificação dos colaboradores.

15 RESULTADOS ESPERADOS Aumento da competitividade com o oferecimento de produtos já disponíveis em alguns concorrentes; Aumento do know-how com o aprofundamento do conhecimento sobre mercados ainda não estudados; Melhoria do atendimento com o uso da tecnologia para a operação.

16 RELAÇÃO ENTRE SETORES Commodities Varejo em Geral Energético Telecomunicações Construção Civil Transporte Turismo Resumindo, o setor financeiro está diretamente ligado à movimentação de capital em todos os setores!


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