Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmily Portanova Alterado mais de 10 anos atrás
1
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
K. Albrecht CLIENTELA Identidade, desejos, necessidades, comportamentos, hábitos, valores e situações de vida daqueles com quem fazemos negócios. AMBIENTE SOCIAL Padrões culturais, valore, crenças, tendências, estilos, preferências, heróis e vilões que formam o sistema de referencia do comportamento das pessoas AMBIENTE TECNOLÓGICO Gama de acontecimentos tecnológicos, tendências e soluções que podem aprimorar a capacidade da empresa para a geração de valor. Como afetam seus clientes gerando novas ameaças e oportunidades. AMBIENTE JURÍDICO Padrão e elaboração de leis e os litígios que podem afetar o sucesso da empresa CONCORRÊNCIA Identidade, motivos, forças, fraquezas, comportamento atual e potencial das empresas que competem pelos recursos de seus clientes. AMBIENTE ECONÔMICO A dinâmica dos mercados, capitais, recursos críticos, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e do comércio internacional, fatores que podem afetar o poder de compra de seus clientes. AMBIENTE POLÍTICO Processos de governo nacional, estadual e local, grupos de poder que podem afetar as regras para se fazer negócios. AMBIENTE FÍSICO Fatores que influem em seu funcionamento, ecossistema, recursos naturais, disponibilidade de insumos.
2
Estrutura das apresentações
SETORES Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional Ao final da apresentação de cada grupo deverá ter plotado no gráfico Impacto x grau de Incerteza TODOS os fatores-chave relevantes para o sucesso da empresa no futuro menor impacto maior menor grau de incerteza maior
3
Classificação dos fatores-chaves por impacto e grau de incerteza.
Raciocínio básico: 1. Para componentes de alto impacto e baixo grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar o desempenho atual e, se necessário, planejar e implementar mudanças. 2. Para componentes de alto impacto e alto grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar suas capacidades de serem bem sucedidas em cenários distintos (isto requer Velocidade e Flexibilidade). Isto exige duas coisas: 1. Monitorar o ambiente para antever mudanças – para qual cenário este fator- chave está se direcionando e 2. Conhecimento, velocidade e flexibilidade para de ser bem sucedida em cenários distintos – O exemplo do teatro. menor impacto maior menor grau de incerteza maior
4
Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro?
Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional? a. CLIENTELA ( ) b. AMBIENTE SOCIAL ( ) c. AMBIENTE TECNOLÓGICO---- ( ) d. AMBIENTE JURÍDICO ( ) e. CONCORRÊNCIA ( ) f. AMBIENTE ECONÔMICO ( ) g. AMBIENTE POLÍTICO ( ) h. AMBIENTE FÍSICO ( )
5
Matriz de Impacto x Grau de Incerteza
Empresa de Energia H E menor impacto maior a. CLIENTELA b. AMBIENTE SOCIAL c. AMBIENTE TECNOLÓGICO d. AMBIENTE JURÍDICO e. CONCORRÊNCIA f. AMBIENTE ECONÔMICO g. AMBIENTE POLÍTICO h. AMBIENTE FÍSICO G F A C D B menor grau de incerteza maior
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.