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11 K. Albrecht CLIENTELA Identidade, desejos, necessidades, comportamentos, hábitos, valores e situações de vida daqueles com quem fazemos negócios. AMBIENTE.

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1 11 K. Albrecht CLIENTELA Identidade, desejos, necessidades, comportamentos, hábitos, valores e situações de vida daqueles com quem fazemos negócios. AMBIENTE SOCIAL Padrões culturais, valore, crenças, tendências, estilos, preferências, heróis e vilões que formam o sistema de referencia do comportamento das pessoas AMBIENTE TECNOLÓGICO Gama de acontecimentos tecnológicos, tendências e soluções que podem aprimorar a capacidade da empresa para a geração de valor. Como afetam seus clientes gerando novas ameaças e oportunidades. AMBIENTE JURÍDICO Padrão e elaboração de leis e os litígios que podem afetar o sucesso da empresa CONCORRÊNCIA Identidade, motivos, forças, fraquezas, comportamento atual e potencial das empresas que competem pelos recursos de seus clientes. AMBIENTE ECONÔMICO A dinâmica dos mercados, capitais, recursos críticos, custos, preços, moeda, situação da economia nacional e do comércio internacional, fatores que podem afetar o poder de compra de seus clientes. AMBIENTE POLÍTICO Processos de governo nacional, estadual e local, grupos de poder que podem afetar as regras para se fazer negócios. AMBIENTE FÍSICO Fatores que influem em seu funcionamento, ecossistema, recursos naturais, disponibilidade de insumos. Cenários - Componentes do Ambiente Operacional

2 2 Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional SETORES menor impacto maior menor grau de incerteza maior Ao final da apresentação de cada grupo deverá ter plotado no gráfico Impacto x grau de Incerteza TODOS os fatores-chave relevantes para o sucesso da empresa no futuro Estrutura das apresentações

3 3 Classificação dos fatores-chaves por impacto e grau de incerteza. menor impacto maior menor grau de incerteza maior Raciocínio básico: 1. Para componentes de alto impacto e baixo grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar o desempenho atual e, se necessário, planejar e implementar mudanças. 2. Para componentes de alto impacto e alto grau de incerteza as empresas do segmento devem avaliar suas capacidades de serem bem sucedidas em cenários distintos (isto requer Velocidade e Flexibilidade). Isto exige duas coisas: 1. Monitorar o ambiente para antever mudanças – para qual cenário este fator- chave está se direcionando e 2. Conhecimento, velocidade e flexibilidade para de ser bem sucedida em cenários distintos – O exemplo do teatro.

4 4 a. CLIENTELA ( ) b. AMBIENTE SOCIAL ( ) c. AMBIENTE TECNOLÓGICO---- ( ) d. AMBIENTE JURÍDICO ( ) e. CONCORRÊNCIA ( ) f. AMBIENTE ECONÔMICO ( ) g. AMBIENTE POLÍTICO ( ) h. AMBIENTE FÍSICO ( ) Quais são os fatores-chave realmente relevantes para o sucesso da empresa no futuro? Quais são as características e tendências dos componentes do ambiente operacional?

5 5 Empresa de Energia menor impacto maior menor grau de incerteza maior Matriz de Impacto x Grau de Incerteza a. CLIENTELA b. AMBIENTE SOCIAL c. AMBIENTE TECNOLÓGICO d. AMBIENTE JURÍDICO e. CONCORRÊNCIA f. AMBIENTE ECONÔMICO g. AMBIENTE POLÍTICO h. AMBIENTE FÍSICO G A E B F H C D


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