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Business to Consumer – B2C

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Apresentação em tema: "Business to Consumer – B2C"— Transcrição da apresentação:

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2 Business to Consumer – B2C
Conceitos Modelos de B2C Comparativo com o modelo tradicional Requisitos de sistema B2C

3 Business to Consumer – B2C / Definição
É uma das modalidades de comercialização eletrônica que pode ser considerada como o “varejo eletrônico”. A referida modalidade se caracteriza pela definição do shopping virtual, onde as empresas instaladas na rede oferecem seus produtos ao consumidor em geral, que acessa remotamente o site dessas empresas cujos se produtos se encontram à disposição para aquisição através da rede. É o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final, através da Internet Sob o ponto de vista do consumidor: define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade.

4 Comunicação instantânea
Business to Consumer – B2C / Características do B2C comunicação instantânea entre os vários participantes dos sistemas de negócios Comunicação instantânea têm um alcance global e proporcionam maior acesso aos consumidores Acesso Global ao oferecer capacidade para oferecer produtos e serviços em tempo real, a capacidade de personalizar mercadorias para as necessidades são maiores Personalização disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana nos 365 dias do ano Aumento da disponibilidade eliminação de intermediários ineficientes De-Intermediação facilita a automatização de transações eletrônica entre empresas, suporte em tempo real de troca de informações permitindo assim um processo colaborativo Colaboração

5 Mudança organizacional
Business to Consumer – B2C / Desafios na implementação de B2C Para a mudança da transformação de um negócio tradicional para um comércio eletrônico B2C, deve haver uma mudança radical organizacional. Isto torna-se particularmente difícil, devido à forte resistência à mudança Mudança organizacional Adaptar o modelo tradicional para o eletronico Redesenho de negócio sistemas que representam um negócio, bem como os dos seus parceiros da cadeia de abastecimento, sejam integrados. Isso porque o poder real do negócio eletrônico efetiva-se quando os sistemas estão integrados. Sistema de integração de obstáculos Existe uma grande diferença entre ter tecnologia e utilizar devidamente essa tecnologia. Dificuldade em combinar a tecnologia para necessidades de negócios reduziu o papel de intermediários permitindo a interação direta entre a empresa e os clientes finais. Assim, um dos principais desafios para um estabelecimento comercial tradicional se transformar numa empresa de comércio eletrônico é o de definir o papel dos intermediários na sua cadeia de abastecimento. Papel dos intermediários

6 Construir a fidelidade dos clientes
Business to Consumer – B2C / Desafios na implementação de B2C Customer Relationship Management é provavelmente um dos mais importantes desafios, podendo ser feito pelas seguintes maneiras: Personalização Criar um pedido de serviço fácil ao cliente Fazer um site fácil de usar Construir a fidelidade dos clientes Ter visitantes do site é apenas metade da batalha, pois só após uma compra (ou várias) é que se determina o sucesso de um site B2C. Obtendo Compradores O sucesso do comércio eletrônico B2C exige que os desejos dos clientes sejam cumpridas como prometido. Cumprimento

7 Business to Consumer – B2C / Vantagens de implementação de B2C
Qualquer empresa de qualquer tamanho, pode construir a sua loja virtual online, beneficiando da promoção acrescida das marcas e, ao mesmo tempo, obtendo mais receitas junto dos consumidores que acessam a Internet. A loja virtual oferece ainda a opção de comércio eletrônico dirigido a negócios de qualquer dimensão, sejam pequenos, médios ou grandes negócios Na realização de uma encomenda eletrônico, consegue-se saber o que o cliente deseja pelo relatório dos vários passos que executa. Numa compra tradicional, se não encontrar o produto que deseja, o cliente sai da loja e não deixa nenhum registro.

8 Business to Consumer – B2C
Conceitos Modelos de B2C Comparativo com o modelo tradicional Requisitos de sistema B2C

9 Modelos de B2C Existem três tipos de modelos de B2C, tais como: leilões, lojas online e serviços online. Leilões Lojas online Serviços Online

10 Modelos de B2C / Leilões O leilão eletrônico oferece uma aplicação eletrônico da licitação, podendo ser acompanhada de uma apresentação multimídia da mercadoria. Vantagens de leilões na internet Conveniência: Concede conveniência aos participantes de permanecerem em sua casa ou escritório, e ainda participar no concurso, tal como no leilão tradicional. Além disso, é também mais conveniente para um candidato a descobrir mais sobre as mercadorias leiloadas. Flexibilidade: Leilões tradicionais permitem a sincronia de licitação exigindo que todos os licitantes participem ao mesmo tempo. Em contrapartida, a Internet permite leilões em tempos diferentes, de licitação duradoura, que podem durar dias ou semanas, o que oferece mais flexibilidade para os licitantes.

11 Modelos de B2C / Leilões / Vantagens de leilão na internet (cont.)
Acesso Global: O potencial de alcance de um site baseado na Internet leilão é global e, portanto, o mercado de bens leiloados é muito grande. Econômica para operar: Estes leilões são mais baratos para executar as despesas relativas ao lote de infra-estrutura não necessitando de um sistema de leilão convencional.

12 Modelos de B2C / Leilões / Desvantagens de leilão na internet
Desvantagens de leilões na internet Inspeção de mercadorias: Num leilão na Internet, não é possível inspecionar fisicamente as mercadorias. Os candidatos têm de confiar nas informações prestadas ou então pode ter que confiar em algumas imagens eletrônica dos bens em leilão. Potencialidade de fraude: A Internet proponente tem que confiar que o vendedor será realmente bom para enviar o pagamento. Os pagamentos são feitos normalmente, fornecendo informações de cartão de crédito através da Internet, que normalmente é seguro para o consumidor.

13 Modelos de B2C / Leilões / Sites

14 Modelos de B2C / Lojas virtuais
Refere-se a uma comercialização dos produtos da empresa através da web. Esta pode ser feita tanto para promover a empresa, produtos e serviços ou para realmente vender os produtos / serviços através desta loja virtual. Benefícios para os clientes Preços mais baixos; Maior escolha; Melhor informação; Conveniência;

15 Modelos de B2C / Lojas virtuais / Importância das lojas virtuais
A lojas virtuais desempenham um papel estratégico para qualquer negócio na Internet. É nas lojas virtuais que o visitante será apresentado aos produtos e, e se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da premissa que os produtos são de interesse do visitante e estão sendo oferecidos a um preço justo, a decisão de compra vai depender da qualidade da loja virtual em transmitir informações precisas ao comprador; Além da confiabilidade, segurança e facilidade de navegação encontrada.

16 Estrutura das Lojas Virtuais Hospedagem das Lojas Virtuais
Modelos de B2C / Lojas virtuais / Planejamento das lojas virtuais A rigor, lojas virtuais são uma série de sistemas que vão interagir com o usuário; de tal forma que ele possa realizar ações que, preferencialmente, culminem com uma compra; Sistemas podem ser adquiridos de terceiros ou desenvolvidos Fundamental que funcionem dando respostas ágeis e eficientes aos usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia. Estrutura das Lojas Virtuais O correto funcionamento das lojas virtuais, 24 hs por dia, 360 dias por ano depende primordialmente de um bom provedor de serviços de hospedagem. Não vale a pena economizar aqui. Mesmo porque, o custo desse tipo de serviço está bem acessível no Brasil, graças a grande concorrência de fornecedores de infra-estrutura. Hospedagem das Lojas Virtuais

17 Lojas Virtuais e segurança nas transações
Modelos de B2C / Lojas virtuais / Planejamento das lojas virtuais (cont.) Clonagem da loja, Invasão de sistemas e acesso a informações sigilosas. Problemas que são evitados com a certificação do site, encriptação das informações e outras medidas de segurança já acessíveis ao empreendedor na Internet. Lojas Virtuais e segurança nas transações Tradicionalmente, o boleto bancário e o cartão de crédito são os meios mais disponibilizados pelos lojistas; Quanto mais opções de pagamento houver, melhor para os clientes; A escolha do banco e operadora de cartões que devem ser consideradas pelo lojista. Parceiros financeiros e meios de pagamento

18 Modelos de B2C / Lojas virtuais
Maneiras de ganhar clientes Os comerciantes têm de tentar encontrar maneiras de ganhar vantagem competitiva em outros fatores que não apenas o preço; Lojas online necessitam de proporcionar uma experiência de compras que aborda todas as exigências do cliente. Também devem tentar proporcionar um ambiente que seja fácil de explorar; A expansão da gama de serviços; Relação custo-eficácia, encontrando formas de aumentar o volume de compras dos seus clientes, assim gerando mais receitas;

19 Modelos de B2C / Serviços
Muitas companhias usam a Internet para fornecer serviços a clientes. Serviços bancários e de ações comerciais. Sites como o do Governo do Estado trouxe a facilidade para o internauta em tirar segunda via de suas contas, emplacamento do carro, etc.

20 Modelos de B2C / Serviços
Este tipo de serviços podem também fornecer Seguros, baseados na Internet; Soluções para a empresa e para o mercado consumidor; Transferências bancárias; Cancelar serviços públicos ,tais como o gás, eletricidade e telefone local; Televisão por cabo, Chamadas telefônicas via internet; Jornais; Revistas, etc.

21 Business to Consumer – B2C Comparativo com o modelo tradicional
Conceitos Modelos de B2C Comparativo com o modelo tradicional Requisitos de sistema B2C

22 Comparativo com o modelo tradicional
Comércio tradicional Loja virtual Clientes Conhecidos (tem contato) Desconhecidos Tempo de entrega Max 2 dias Até 7 dias úteis Estoque Grande Necessário Funcionários Destino dos pedidos Concentrados Altamente dispersos Demanda Estável e consistente Incerta e fragmentada

23 Nosso primeiro trabalho prático individual
Faça um trabalho mostrando as principais diferenças entre o modelo tradicional de B2C e o modelo de Loja virtual. Cite 5 exemplos de lojas Tradicionais Cite 5 exemplos de lojas Virtuais Cite 5 exemplos de loja tradicional/Virtual Cite as principais diferenças entre lojas tradicionais e virtual obs.: dizendo em que modelo de B2C está enquadrado Obs.: enviar por PARA , com o título: UVA/IDJ – TRABALHO B2C – “SEU NOME”


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