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Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin.

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Apresentação em tema: "Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da Demanda Determinar as tendências futuras de procura por unidades habitacionais Profa.: Marco Antonio Misael Serafin

2 H O T E L CGM Análise da Demanda Avaliação do Local Pesquisa da Oferta

3 O que é demanda? É a medida do número de usuários de um determinado produto ou serviço Estimar demanda é tentar prever o mais provável nível de demanda que pode ser registrado em determinadas circunstâncias A DEMANDA pode ser criada rapidamente, mas a OFERTA pressupõe um período de desenvolvimento longo, que envolve muitas pessoas e investimentos altos

4 - Desenvolver uma análise Global: Necessidade de uma análise Macro e Micro - Utilizar fontes diversas de pesquisas: primária e secundária. - Avaliar fatores que afetam a demanda de forma positiva e negativa Análise da Demanda

5 FATORES QUE AFETAM A DEMANDA - desenvolvimento financeiro e econômico Valor da Moeda (Real) Preço da Gasolina/Álcool – passagem aérea Valor da médio da Renda Familiar - mudanças sociais e demográficas - investimento em instalações, equipamentos e infra-estrutura - fatores políticos/legislativos/regulamentadores - questões de impacto e planejamento ambiental - desenvolvimentos comerciais - a segurança da viagem - avanços tecnológicos - implementação dos programas de fidelidade

6 Motivos de viagem Tempo médio de permanência Capacidade de consumo Meio de transporte Comportamento TIPOS DE HOTEL (Segmentação de mercados)

7 Segmentação de Mercado - Diversas Segmentações: geográfica; demográfica; psicográfica, comportamental, etc Na análise da Demanda Hoteleira é usual utilizar a: SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL (por ocasião)

8 Segmentação de Mercado TÍPICOS -Negócios - Convenções e Eventos - Lazer ESPECÍFICOS -Tripulação - Longa Permanência - Governo - Times de Esporte - Motoristas de Caminhão - Acompanhantes de Hospitais - Etc...

9 Segmentação de Mercado - Analisar os segmentos de maior freqüência no local - Cada segmento apresenta diferentes características: - Exemplo: Segmento de Negócios

10 Segmentação de Mercado CARACTERÍSTICAS Pessoas viajando para fazer negócios Forte demanda de 2ª a 5ª feira Baixo movimento 6ª feira e Sábado e médio no domingo Baixa taxa de dupla ocupação ( ) Em geral, menor permanência média (1-3 dias) Crescimento do número de turistas depende da economia local Relativamente constante durante o ano, com queda considerável nos meses dezembro e períodos de férias escolares (janeiro, fevereiro e julho) Picos de demanda na primavera e outono Menos sensíveis a preços São, de certa forma, previsíveis. Bastante lucrativo para os hoteleiros

11 Segmentação de Mercado Conhecer os segmentos do mercado auxilia: - identificar nichos inexplorados - posicionar melhor o empreendimento - desenvolver novos negócios - otimizar a operação hoteleira

12 Definição da Demanda 1 - Definir a área de influência primária 2 – Identificar os geradores de Demanda e definir os segmentos de mercado da área de influência primária 3 - Quantificar a demanda 4 – Projetar a demanda (crescimento)

13 Ao analista cabe, quantificar, de uma forma ou outra, o número de pernoites procurados nos principais segmentos e tentar projetar o crescimento dessa demanda para o futuro. A demanda futura é que interessa ao Estudo de Viabilidade, sendo importante identificar tendências que orientem o posicionamento mercadológico do hotel em estudo.

14 VERIFICAR COM CUIDADO E RIGOR: demanda por segmento de mercado sazonalidade ou tendências cíclicas (alta, baixa e média estações) diária médias, por segmento e por período (alta, baixa e média estações)

15 TIPOS DE DEMANDA Demanda Real Quantificável por dados históricos ou por solicitações do próprio mercado Demanda Latente Difícil de ser quantificada, divide-se em: » Demanda não-atendida » Demanda induzida

16 COMO PROJETAR DEMANDA: Quantificar o número de pernoites em períodos anteriores, identificar tendências e projetar comportamento futuro O que o mercado ensina? Quais as oportunidades de mercado a serem exploradas em função dos pontos fortes e fracos dos concorrentes? Projetar o crescimento da oferta no grupo de concorrentes primários (oferta futura) Analisar geradores de demanda

17 MÉTODOS UTILIZADOS -Análise de histórico de vendas -Análise de geradores de demanda

18 ANÁLISE DO HISTÓRICO DE VENDAS é a quantificação da demanda através da análise do desempenho de venda do grupo de concorrentes primários (análise de dados passados e projeção para futuro) Pontos críticos: definição dos concorrentes primários veracidade das informações método usado para compilação dos dados

19 Geradores de Demanda Por meio de entrevistas e técnicas de amostragem estatísticas estima- se a demanda hoteleira projetando o número de pernoites atribuído pelos geradores de demanda local. Exemplos de geradores de Demanda Hoteleira: aeroportos; cassinos; colégios e universidades; empresas; centros de convenções; atrações turísticas; entre outros.

20 Situações onde se usa GERADORES: Não existe concorrência ou base de dados Atração de segmentos que ainda não são explorados Região é dominada por somente um grande gerador de demanda Segmentos usam outros meios de hospedagem Base de dados não é confiável Produto proposto traz idéia totalmente nova, que ainda não foi testada no local

21 Pesquisa com geradores de demanda Quantas reservas são feitas semanalmente? Quem faz a reserva? Existe sazonalidade? Qual o tempo de permanência? Onde se hospedam? Ocupação simples ou dupla? Quais as necessidades de instalações? Há sensibilidade quanto à variação de preço?

22 Oferta inicial Entradas Saídas Oferta final Demanda Taxa ocupação61,0%63,9%62,0%64,0%65,0%67,0%52,0%50,0% Histórico da Concorrência Taxa de Crescimento: ??

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