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1. São Paulo, 19 de agosto de 2009 Rodadas Temáticas GESTÃO DE MARCAS / BRANDING 2.

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2 São Paulo, 19 de agosto de 2009 Rodadas Temáticas GESTÃO DE MARCAS / BRANDING 2

3 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve o termo de referência Branding : O que é? Para que serve? Etapas para a construção do Branding Requisitos mínimos e orientações A importância do Branding Por que criar uma marca setorial? 3

4 TERMO DE REFERÊNCIA Serve para subsidiar as entidades parceiras no desenvolvimento da marca setorial, indicando diretrizes a serem observadas na contratação de serviços especializados. Serve para subsidiar as entidades parceiras no desenvolvimento da marca setorial, indicando diretrizes a serem observadas na contratação de serviços especializados. 4

5 BRANDING : O QUE É? PARA QUE SERVE? Branding = Gestão de Marcas “Branding é um conjunto de atividades que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”...é o trabalho de construção de uma marca através de posicionamento e divulgação...... uma forma estruturada de conquistar mercado através da sua imagem... Branding = Gestão de Marcas “Branding é um conjunto de atividades que visa otimizar a gestão das marcas de uma organização como diferencial competitivo”...é o trabalho de construção de uma marca através de posicionamento e divulgação...... uma forma estruturada de conquistar mercado através da sua imagem... 5

6 A IMPORTÂNCIA DO BRANDING EM UM MUNDO DE ABUNDÂNCIA E OPÇÕES, É PRECISO SE IDENTIFICAR E DIFERENCIAR EFICIENTEMENTE: EM UM MUNDO DE ABUNDÂNCIA E OPÇÕES, É PRECISO SE IDENTIFICAR E DIFERENCIAR EFICIENTEMENTE: Supermercados: 40 mil itens Christian Louboutin: exemplo de diferenciação. R$ 3.500/par 6

7 A IMPORTÂNCIA DO BRANDING BRANDING VALE PARA PRODUTOS, SETORES, MARCAS DE ORIGEM E PAÍSES: BRANDING VALE PARA PRODUTOS, SETORES, MARCAS DE ORIGEM E PAÍSES: 7

8 POR QUE CRIAR UMA MARCA SETORIAL? - Criar ou adequar uma identidade visual integrada; -Define um modelo de arquitetura das marcas; - Mostra credibilidade da empresa em função de participar do grupo (pré-seleção); - Apresenta o setor organizado e ativo para clientes e prospects; - Otimiza recursos e investimentos. - Criar ou adequar uma identidade visual integrada; -Define um modelo de arquitetura das marcas; - Mostra credibilidade da empresa em função de participar do grupo (pré-seleção); - Apresenta o setor organizado e ativo para clientes e prospects; - Otimiza recursos e investimentos. 8

9 ETAPAS PARA A CONSTRUÇÃO DO BRANDING 1º.) Análise do ambiente atual: - posicionamento atual da marca; - panorama de mercado; - perfil do público alvo, entre outras. 1º.) Análise do ambiente atual: - posicionamento atual da marca; - panorama de mercado; - perfil do público alvo, entre outras. 2º.) Definição estratégica da marca: - posicionamento desejado; - arquitetura das marcas; - definição do nome e identidade visual; - plano de ação das diretrizes da marca. 2º.) Definição estratégica da marca: - posicionamento desejado; - arquitetura das marcas; - definição do nome e identidade visual; - plano de ação das diretrizes da marca. 3º.) Implementação das ações. 9

10 REQUISITOS MÍNIMOS E ORIENTAÇÕES Sensibilização sobre Branding (conceitos e importância); Participação efetiva de empresários do setor e dos responsáveis pelo PSI, na construção da proposta até a validação final; Definição da estratégia de aplicação futura; Ter na entidade, pessoal qualificado responsável pelo acompanhamento das ações; Divulgação ampla no setor sobre a estratégia de posicionamento adotada. Sensibilização sobre Branding (conceitos e importância); Participação efetiva de empresários do setor e dos responsáveis pelo PSI, na construção da proposta até a validação final; Definição da estratégia de aplicação futura; Ter na entidade, pessoal qualificado responsável pelo acompanhamento das ações; Divulgação ampla no setor sobre a estratégia de posicionamento adotada. 10

11 ESTUDO DE CASO IBRAVIN 11


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