A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Homem e Sociedade” - Aulas 1 e 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Homem e Sociedade” - Aulas 1 e 2"— Transcrição da apresentação:

1 “Homem e Sociedade” - Aulas 1 e 2
Profa. Júlia F. Marcelo

2 Antropologia Estudo dos fenômenos socioculturais
ANTHROPOS LOGOS HOMEM Pensamento, Razão Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C. Estudo dos fenômenos socioculturais Observação do comportamento humano

3 Campos da Antropologia
Antropologia física Paleontologia Humana – origem da evolução humana; Somatologia – variedade humana; Raciologia – história racial do homem; Antropometria – medidas dos corpo humano; Antropologia Cultural Arqueologia – culturas remotas; Etnografia – descreve as sociedades humanas; Etnologia – baseado em dados de etnologos; Linguística – diversidade da língua humana; Folclore – cultura de determinados grupos; Antropologia Social – processos culturais e sociais; Cultura e Personalidade – interrelações entre cult. e pers. Somatologia – tipo sanguineo, metabolismo, adaptação) Atropometria- crânio e ossos; Arqueologia – classica – civilizaçoes antigas – Egito, Grecia e Mesopotamia Antropologia arqueologica – primordios da cultura do homem prá-historico

4 Polos de estudo da Antropologia
Antropologia Biológica – estudo das variações das características físicas e biológicas do homem, nos eixos de espaço e tempo, as relações morfológicas e o meio (geológico, geográfico e social) e a evolução dessas particularidades. Antropologia Pré-Histórica – estudo do homem através dos vestígios materiais enterrados no solo . Antropologia Linguística – estudo da diversidade das línguas humanas em três aspectos. Antropologia Psicológica – estuda a mente e os processos mentais e sociais do ser humano na sociedade. Antropologia Social e Cultural – estudo do modo de produção econômica, das formas de produção técnica, da organização social e da cultura, dos sistemas de conhecimento de sua difusão, sistema de parentesco, língua, formas de produção artística , das crenças e religião. Somatologia – tipo sanguineo, metabolismo, adaptação) Atropometria- crânio e ossos; Arqueologia – classica – civilizaçoes antigas – Egito, Grecia e Mesopotamia Antropologia arqueologica – primordios da cultura do homem prá-historico

5 Teorias Antropológicas
A partir do séc. XVI... Literatura “etnográfica” da diversidade e alteridade cultural; Evolucionismo social; Difusionismo; Escola Sociológica Francesa; Funcionalismo Britânico; Culturalismo Norte Americano; Estruturalismo; Antropologia Interpretativa; Antropologia Pós-Moderna ou Crítica Somatologia – tipo sanguineo, metabolismo, adaptação) Atropometria- crânio e ossos; Arqueologia – classica – civilizaçoes antigas – Egito, Grecia e Mesopotamia Antropologia arqueologica – primordios da cultura do homem prá-historico

6 A presença do pensamento antropológico...antes da ciência
“A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados” (Confúcio); Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros (Heródoto) As Cartas de Pero Vaz de Caminha – ao descrever a topografia, a fauna, os costumes dos habitantes, sua organização social, cultural e religiosa, etc. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

7 A regra... Sociedade Européia do século XV e XVI...
Renascentista – período de descoberta do mundo e do homem; Mercantilista- intervenção do Estado na Economia Monoteísta – um único Deus Patriarcal – poder nas mãos dos homens Monogâmica – relacionamento matrimonial com apenas um conjuge Estruturada no capital Organizada – leis, estados, escrita, etc. - Detentora de tecnologias – imprensa, caravelas, bússola etc. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

8 Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

9 A exceção Orientação religiosa – mitos e magias
Dimensões territoriais restritas Pouco contato com os grupos vizinhos Menor atividade e funções sociais Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

10 A exceção... O novo mundo... Confucio, 4 seculos a.C.
Herodoto, 5 seculos a.C.

11 No século XIX... Todas as espécies vivas, resultam de uma EVOLUÇÃO ao longo do tempo Podem se adaptar e ao longo de muitas gerações apresentar em mudanças visíveis; Não conseguem se adaptar, entrando em extinção.

12 O Evolucionismo Social
As espécies evoluem, consequentemente a sociedade também Transplantou, do mundo biológico ao mundo cultural, o modelo das tipologias e dos sistemas classificatórios, implementando a noção de diferenças entre os povos e as sociedades. O pressuposto básico do evolucionismo social, é o de que os sujeitos humanos são desiguais por natureza, dadas as diferentes aptidões inatas que fazem de alguns superiores e de outros inferiores.

13 Categorização dos povos...
SUPERIORES INFERIORES CIVILIZADOS PRIMITIVOS

14 Categorização dos povos...
Primitivo Bárbaros Civilizado UNIDADE PSÍQUICA DO HOMEM

15 Determinismo Biológico
Considera que determinadas capacidades (inteligência, habilidades para os negócios, empreendedorismo, etc) estão relacionadas a genética. Ex: Os judeus são avarentos e bons negociantes; Os portugueses são muitos trabalhadores e pouco inteligentes.

16 Determinismo Geográfico
Considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural Ex: Pessoas que nascem em países frios, tendem a ser menos amável, enquanto que as nascem em países quentes são mais alegres.

17 O racismo de Darwin Por conseguinte, quando os selvagens de qualquer raça foram constrangidos inesperadamente a mudar de modo de vida, tornaram-se mais ou menos estéreis e a saúde de seus filhos ficou afetada da mesma maneira e pelas mesmas causas que a dos elefantes e do leopardo da Índia, de muitos símios americanos e de uma quantidade de animais de todos os tipos, arrancados de suas condições naturais... Seguramente as raças civilizadas podem suportar mudanças de todos os gêneros muito melhor do que os selvagens e sob este aspecto fazem lembrar os animais domésticos, pois embora estes últimos às vezes sejam prejudicados em seu estado físico (ex. o cão europeu na Índia), só raramente se tornam estéreis. (Darwin,1871/ 1974, p ).

18 O surgimento do Homem na Terra...
HOMO SAPIENS

19 O homem descende do macaco...
Darwinismo X Criacionismo Os primeiros humanos, chamados cientificamente de hominídeos, surgiram das transformações de algumas famílias de símios que fazem parte dos chimpanzés.

20 O homem descende do macaco...
Criacionismo Evolucionismo Deus criou o homem e os demais seres vivos já na forma atual há menos de 10 mil anos O homem e os demais seres vivos são resultado de uma lenta e gradual transformação que remonta há milhões de anos Os fósseis (inclusive de dinossauros) são animais que não conseguiram embarcar na Arca de Noé a tempo de salvarem-se do dilúvio Os fósseis e sua datação remota confirmam que a extinção de espécies também faz parte do processo evolutivo Deus teria criado todos os seres vivos seguindo um propósito e uma intenção As transformações evolutivas são resultado de mutações genéticas aleatórias expostas à seleção natural pelo ambiente O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus e, portanto, não descende de primatas O homem não é descendente dos primatas atuais, mas tem uma relação de parentesco. Ambos descendem de um ancestral comum já extinto (simios) A origem da vida ainda não é explicada de modo satisfatório pelos evolucionistas Aspectos fundamentais envolvendo a origem da vida ainda precisam ser mais bem esclarecidos, mas o método científico e não-dogmático é o caminho mais adequado para atingir esses objetivos Darwinismo X Criacionismo

21 O que nos diferencia dos símios?
O aumento da caixa craniana que nos dotou de um volume cerebral muitas vezes maior que o de um macaco. A postura ereta, que possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover. E o surgimento do polegar opositor, que possibilita a nossa espécie da capacidade do chamado “movimento de pinça”.

22 A cultura e a biologia... Características biológicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal. Características culturais: todo comportamento que não é baseado nos instintos, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivência (trabalho), e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos (a cor branco simboliza a paz, ou o tipo de vestimenta simboliza status).

23 A Pré-história... Período Peleolítico: dormiam em cavernas, não comiam alimentos cozidos, pinturas rupestres. Se organizavam em bandos e praticavam caça e coleta Período Neolítico: agricultura e domesticação de animais, formação de aldeias, início do trabalho: divisão de tarefas, cooperação com o grupo e a especialização, surgimento da escrita

24 Documentário... Olhos Azuis (Jane Elliott - Eye Of The Storm)


Carregar ppt "“Homem e Sociedade” - Aulas 1 e 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google