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Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 2 C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE O PERAÇÕES Estratégia de negócios – baixo.

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1 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 2 C a p í t u l o C OMPETITIVIDADE E E STRATÉGIA DE O PERAÇÕES Estratégia de negócios – baixo custo; segmentação de mercado; diferenciação de produto Competitividade – posicao de uma empresa no mercado consumidor em relacao a sua concorrencia Estratégia de producao – desenvolvimento de um planejamento de longo prazo para determinar como utilizar os principais recursos da empresa de modo compatível com a estrategia corporativa da organizacao Prioridades competitivas – selecionadas para apoiar uma determinada estratégia Competencias centrais – forcas especificas que permitem que uma empresa alcance sua prioridades competitivas

2 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Grandes Questões Abordadas na Estratégia de Produção De que tamanho iremos construir a fábrica? Onde a localizaremos? Quando a construiremos? Que tipo(s) de processo(s) instalaremos para fabricar os produtos? 2-3

3 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Figura 2.1 Hierarquia do Planejamento Operacional Tático Estratégico Planejamento Operacional e Controle (POC) Tipo de PlanejamentoDuraçãoQuestões Típicas Longo Prazo Tamanho da planta, localização, tipo de processo Médio Prazo Tamanho da força de trabalho, exigências de materiais Curto Prazo Seqüenciamento diário de trabalhadores, funções e equipamentos 2-4

4 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Prioridades Competitivas Custos Qualidade Entrega Flexibilidade Atendimento A Próxima Vantagem? 2-5

5 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Figura 2.2 A Linha do Tempo para Estratégias da Produção Custos Entrega Flexibilidade Atendimento 1950 1990 Qualidade 2-6

6 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Qualificadores e Ganhadores de Pedidos Qualificadores de Pedidos - Mínimo de capacitação para ser considerado Ganhadores de Pedidos - Vantagens competitivas no mercado Mudança ao longo do tempo - Vencedores a qualificadores 2-7

7 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Custos e Velocidade de Entrega Custo Velocidade de Entrega RápidaLenta Baixo Alto A B 2-8

8 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Entrega Flexibilidade BaixaAlta Lenta Rápida Perspectiva Tradicional em Estratégia: Trade offs entre Entrega e Flexibilidade A B 2-9

9 Irwin/McGraw-Hill © The McGraw-Hill Companies, Inc., 1999 Figura 2.3 Abordagem Atual para Estratégia: Curvas de Desempenho Superiores Custo Velocidade de Entrega RápidaLenta Baixo Alto A1A1 A2A2 B1B1 B2B2 2-10


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