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Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas

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Apresentação em tema: "Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Verbais Visuais Análise de Dados

2 A Análise qualitativa Surgiu inicialmente na Antropologia e Sociologia
Ganhou espaço em áreas como Psicologia, Educação, IHC, etc.. Direcionada ao longo do desenvolvimento Não busca enumerar ou medir Não emprega instrumental estatístico!

3 A Análise qualitativa Objetiva Para isso
Entender os fenômenos de acordo com a perspectiva dos participantes Para isso Envolve contato direto do pesquisador com o objeto de estudo Obtém dados descritivos

4 Características da Pesquisa Qualitativa
Ambiente como fonte de dados e envolvimento direto do pesquisador Caráter descritivo Preocupação do pesquisador com a interpretação dos fatos apresentada pelos participantes Enfoque Indutivo

5 Ainda sobre Pesquisa Qualitativa
Consiste em diferentes técnicas interpretativas Traduz e explica sentidos em fenômenos sociais Utiliza dados simbólicos, situados em um contexto. Nem tudo é necessário!!! Complementa a pesquisa quantitativa

6 Outras Diferenças P. Quantitativa P. Qualitativa Hipótese Completa
Variáveis mensuráveis Amostragem Estatística P. Qualitativa Hipótese Evolui Variáveis Conceituais Amostragem Teórica Tipos de coleta Variam

7 Amostragem na Pesquisa Qualitativa
Em três etapas Coleta Interpretação Relato Coleta de Casos Representativos Coleta completa O mais extensa possível Análise integra todos os dados disponível Amostragem na interpretação e na apresentação

8 Amostragem Coleta Completa – problemas Amostragem Teórica
Restringe o desenvolvimento de novas teorias Diferenças entre grupos específicos Amostragem Teórica Escolha e reunião do material durante Participantes escolhidos pelos insights Quando devemos interromper?

9 Resumindo Teórica Extensão da População desconhecida
Aspectos desconhecidos Critérios redefinidos Tamanho da amostra Saturação Teórica Estatística Extensão da População conhecida Aspectos estimados Formulação da amostra a priori Tamanho da amostra Cobertura da Amostra

10 Sugestões Integrar Casos Extremos Integrar Casos típicos
Variar a amostra o máximo Conveniência! Considerar a Intensidade do Fenômeno

11 Métodos Qualitativos e Quantitativos

12 Qualitativa x Quantitativa
Métodos Complementares! Qualitativa mais preocupada com o processo do que com a organização Emprego conjunto permite Controle do viés e compreensão dos envolvidos Visão global com variáveis específicas Visão holística da realidade com fatos e causas Enriquecer constatações com dados obtidos no ambiente Reafirmar validade e confiabilidade das descobertas

13 Tipos de Dados Coletados…
Textuais Pesquisa Documental Verbais Entrevistas, questionários Visuais Observações Participantes

14 Mas... Como Realizar?

15 Técnicas da P. Qualitativa
Papel Central da Linguagem Entrevista aberta – entrevistado é livre para discorrer sobre o assunto Entrevista não-estruturada – entrevistador livre Entrevista qualitativa – análise busca categorizar conceitos... Sem preocupação com relações entre variáveis.

16 Vantagens da Entrevista Aberta
Respondente trás suas próprias perspectivas Respondente pode introduzir relações e conclusões sobre o processo Pode-se tematizar situações da própria entrevista

17 Técnicas de Levantamento
Entrevista Estruturada Entrevista Centrada no Problema Entrevista Focal Entrevista Narrativa Discussão em Grupo

18 Questionários Ferramenta fundamental para coleta de Dados
Devem ter extensão e escopo limitados Deve conter todas as variáveis que compõem a sua hipótese

19 Questionários As perguntas devem As perguntas NÃO devem
Evitar fazer referências emotivas Evitar fazer perguntas embaraçosas As perguntas NÃO devem Obrigar a fazer cálculos Induzir respostas

20 Questionários Possuem quatro partes essenciais
Identificação da Pesquisa Cabeçalho, Introdução, Instruções Dados sobre o respondente Idade, experiência, instrução, profissão, etc… Questões controladoras Servem para garantir as informações sobre os respondentes Questões sobre o assunto da investigação

21 Pesquisa Qualitativa: Um Exemplo
Ex : Pesquisa de Satisfação com o chopp servido no boteco: Na sua opinião qual seria a temperatura ideal para o chopp do Boteco? O que você comentaria sobre a quantidade de espuma do chopp ? Como deveria ser o copo no qual é servido o chopp? Qual seria o tempo razoável para a entrega do segundo chopp após o consumo do primeiro?

22 Entrevista Focal Mais adequada para estudar impacto de uma mídia
Quatro Componentes Não direcionamento Espeficidade Espectro Contexto Pessoal

23 Exemplos de Perguntas O que mais impressionou vc no software?
Você achou a interface carregada ou boa de usar? Que novas facilidades este sistema lhe trouxe? O que você achou da funcionalidade XX?

24 Entrevista Semi-Padronizada
Servem para Elicitar Conhecimento Envolvem vários tipos de Questões Questões Abertas Questões Controladas pela Teoria Confrontativas

25 Entrevista Centrada no Problema
Entrevista aberta, semi-estruturada Entrevistador trás sempre o assunto de volta para o problema original, analisado anteriormente. Três princípios básicos: Centrada no problema Centrada no objeto de estudo Centrada no processo

26 Esquema do Processo Análise do Problema Construção da Guia
Teste e Treinamento dos Entrevistadores Realização das Entrevistas Registro das Respostas

27 Entrevista Narrativa Contos como estrutura natural para evidenciar conexões e avaliar experiências Fases Conhecidas: Sumário Orientação Complicação Avaliação Resolução Coda

28 Fases da Entrevista Narrativa
Definição do Objeto Narrativo Estimulo da Narração Realização da Narração Perguntas Extras

29 O papel do Entrevistador
Facilitar a narrativa Não fazer interrupções diretivas Não fazer avaliações Mostrar que está tentando entender Revisar trechos que não ficaram claros

30 Entrevistas de Grupo Ajudam a tornar a situação mais real
Controle de qualidade das respostas Baixo custo Difíceis de Observar Precisam de um maior treinamento do mediador Mediador age de acordo com o que vai acontecendo

31 Discussão em Grupo Formulação da Pergunta Formação do Grupo
Apresentação de Estímulo Básico Discussão Livre

32 Utilidade dos Grupos Orientar uma pessoa em um novo campo
Gerar hipóteses baseadas em insights Avaliar diferentes populações Obter diferentes interpretações da realidade.

33 Técnicas de Preparação
Escolha da Representação Técnicas de Elaboração de Protocolos Construção de Sistemas Descritivos

34 Escolha da Representação
Na medida do adequado, deve-se utilizar meios variados de representação Textos Tabelas Gráficos (processos, contextos, estruturas) Recursos audiovisuais

35 Técnicas para Elaborar Protocolos
Transcrição Literal Transcrição Comentada Protocolo Resumido Faz-se um sumário direto da Gravação Elimina-se proposições repetidas Generaliza-se proposições implícitas Proposições que fazem parte de uma mais global são omitidas Proposições espalhadas no texto são apresentadas de maneira resumida

36 Construção de Sistemas Descritivos
Determinação do Objeto a ser descrito Divisão em Dimensões Divisão em Categorias Revisão das categorias

37 Continuando a última Atividade
de posse do trabalho solicitado na última vez, vamos compor uma entrevista... Vcs devem escolher o tipo e compor a guia correspondente. A melhor entrevista (mais completa, e mais criativa) ganha um prêmio 

38 Observação em Pesquisa Qualitativa

39 A Observação Inclui outros canais de comunicação
Classificada em 5 dimensões Secreta vs pública Participante ou não participante Sistemática ou não-sistemática Situações naturais vs artificiais Auto-observação ou outros?

40 Fases da Observação Escolha do local e do período
Treinamento dos observadores Observações descritivas – primeiras impressões sobre o campo Observações focais Observações seletivas Fim da observação – quando não se consegue obter mais nenhum conhecimento adicional

41 Sobre a Observação não participante
Cruzamento de informações com outras fontes e observadores. Usar observadores masculinos e femininos Reflexão por parte do observador Aplicável principalmente na observação de espaços públicos

42 Observação Participante
Combina análise de documentos, entrevistas, participação e observação diretas. Três fases Observação descritiva guia o pesquisador sobre o campo de estudo Observação focal O foco é restrito aos processos mais relevantes no campo Observação seletiva Procura mais evidências para processos descobertos na etapa anterior

43 Um problema de Observação…
Tem tipicamente 9 dimensões Espaço Atores Atividades Objetos Atos Eventos Tempo Metas Sentimentos

44 A Etnografia envolve a combinação de métodos qualitativos (observação participante, análise documental, entrevistas) por um período prolongado Características Exploratória Dados não estruturados Investigação de pequeno número de casos Análise envolve interpretação explícita

45 Documentando Dados Obtidos

46 Documentando… além das anotações… Documentação Imparcial
Grave as entrevistas! Filme quando possível… Não esqueça de avisar aos entrevistados!!! Documentação Imparcial Dê preferência ao aparelho mais discreto

47 Notas de Campo devem conter elementos essenciais
Andamento da pesquisa Respostas dos observados Devem ser tomadas ASAP Tempo dividido igualmente entre observar e anotar Relatos resumidos Relatos ampliados Periódico Notas sobre análises e interpretações

48 Diário de Pesquisa Usados quando há mais de um pesquisador
Devem documentar O processo de aproximação Problemas encontrados Experiências vividas

49 Técnicas para Elaborar Protocolos
Transcrição Literal Transcrição Comentada Protocolo Resumido Faz-se um sumário direto da Gravação Elimina-se proposições repetidas Generaliza-se proposições implícitas Proposições que fazem parte de uma mais global são omitidas Proposições espalhadas no texto são apresentadas de maneira resumida

50 Codificação e Categorização

51 Codificação Teórica Parte do processo de Intepretação dos Dados
Codificação Aberta Dados são segmentados Expressões são classificadas e recebem conceitos Códigos podem vir da literatura ou das próprias observações dos participantes O nível de granularidade pode variar

52 Questões Básicas na codificação
O que? Quem Como Quando? Por quanto tempo? Quanto? Por que? Para que? Através de que?

53 Codificação Axial e Seletiva
Refina a Cod. Aberta, encontrando hierarquias entre as categorias Codificação Seletiva Encontrar a categoria “raiz” Agrupar as outras em torno dessa, para encontrar padrões… Qdo isto se verifica, acontece aquilo

54 Codificação Temática Serve para estudos Comparativos
Amostragem teórica nos grupos Uso de entrevistas semi-estruturadas Análise de um caso único Perguntas-chave Condições do caso Interação entre os atores Estratégias e táticas Consequencias

55 Análise Qualitativa do Conteúdo
Selecionar o Material Analisar a situação de coleta Caracterização Formal do material Definir o objetiivo Definir a técnica Definir as Unidades Analíticas

56 Técnicas de Análise Grounded Theory Hermenêutica
Análise Qualitativa de Conteúdo Criação Indutiva de Categorias Análise Explicitante de Conteúdo Análise Estruturante

57 Grounded Theory Construção de conceitos durante o levantamento.
Instrumento Central – fichas de anotação Servem para criação de categorias de análise Registram o contexto da observação Conceitos são integrados pela comparação de códigos e anotações. Usada na observação participante Objeto de Estudo é novo (pesquisas exploratórias).

58 Análise Fenomenológica
Entender o cerne de um fenômeno através de suas variações. Definição do Fenômeno Criação de unidades significativas Variação destas, para entender qual é o cerne do fenômeno.

59 Hermenêutica Técnica dispendiosa, para análise de material de texto, especialmente entrevistas abertas e pouco estruturadas. Trabalha com vários intérpretes Participantes discutem suas interpretações Conversas gravadas e transcritas Seguidas de retrabalho e novas interpretações Identificam as idéias centrais. “Sujeitos Observados são consultados quanto a interpretação resultante”

60 Análise Qualitativa de Conteúdo
Análise Sumarizante Envolve indução de categorias Análise Estruturante Estabelece um recorte do material baseado em critérios estabelecidos Análise Explicante Acrescenta-se material para explicar segmentos do texto

61 Análise Sumarizante Material é parafraseado
Trechos menos relevantes, com significados redundantes são omitidos Paráfrases semelhantes são condensadas e resumidas

62 Criação Indutiva de Categorias
Determinação da Pergunta Determinação de critérios e seleção de categorias Passagem linha a linha Revisão das categorias (10 a 50% do material) Passagem Final Avaliação

63 Análise Estruturante Determinação das dimensões da estrutura
Formulação de definições, exemplos de ancoras Marcação das localidades do material

64 Análise Explicitante Serve para esclarecer trechos ambíguos
Determinação dos trechos a explicitar Determinação do material explicativo aceitável Coleta Formulação da Explicação Verificação da Suficiência da Explicação

65 Análise Global primeiro faz-se uma leitura do material, anotando palavras-chave e estruturando trechos extensos Marca-se conceitos centrais Produção de uma tabla de conteúdos para o texto Palavras-chave, localização Resumo do texto


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