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PublicouThiago Vicente Alterado mais de 9 anos atrás
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Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Verbais Visuais Análise de Dados
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A Análise qualitativa Surgiu inicialmente na Antropologia e Sociologia
Ganhou espaço em áreas como Psicologia, Educação, IHC, etc.. Direcionada ao longo do desenvolvimento Não busca enumerar ou medir Não emprega instrumental estatístico!
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A Análise qualitativa Objetiva Para isso
Entender os fenômenos de acordo com a perspectiva dos participantes Para isso Envolve contato direto do pesquisador com o objeto de estudo Obtém dados descritivos
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Características da Pesquisa Qualitativa
Ambiente como fonte de dados e envolvimento direto do pesquisador Caráter descritivo Preocupação do pesquisador com a interpretação dos fatos apresentada pelos participantes Enfoque Indutivo
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Ainda sobre Pesquisa Qualitativa
Consiste em diferentes técnicas interpretativas Traduz e explica sentidos em fenômenos sociais Utiliza dados simbólicos, situados em um contexto. Nem tudo é necessário!!! Complementa a pesquisa quantitativa
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Outras Diferenças P. Quantitativa P. Qualitativa Hipótese Completa
Variáveis mensuráveis Amostragem Estatística P. Qualitativa Hipótese Evolui Variáveis Conceituais Amostragem Teórica Tipos de coleta Variam
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Amostragem na Pesquisa Qualitativa
Em três etapas Coleta Interpretação Relato Coleta de Casos Representativos Coleta completa O mais extensa possível Análise integra todos os dados disponível Amostragem na interpretação e na apresentação
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Amostragem Coleta Completa – problemas Amostragem Teórica
Restringe o desenvolvimento de novas teorias Diferenças entre grupos específicos Amostragem Teórica Escolha e reunião do material durante Participantes escolhidos pelos insights Quando devemos interromper?
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Resumindo Teórica Extensão da População desconhecida
Aspectos desconhecidos Critérios redefinidos Tamanho da amostra Saturação Teórica Estatística Extensão da População conhecida Aspectos estimados Formulação da amostra a priori Tamanho da amostra Cobertura da Amostra
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Sugestões Integrar Casos Extremos Integrar Casos típicos
Variar a amostra o máximo Conveniência! Considerar a Intensidade do Fenômeno
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Métodos Qualitativos e Quantitativos
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Qualitativa x Quantitativa
Métodos Complementares! Qualitativa mais preocupada com o processo do que com a organização Emprego conjunto permite Controle do viés e compreensão dos envolvidos Visão global com variáveis específicas Visão holística da realidade com fatos e causas Enriquecer constatações com dados obtidos no ambiente Reafirmar validade e confiabilidade das descobertas
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Tipos de Dados Coletados…
Textuais Pesquisa Documental Verbais Entrevistas, questionários Visuais Observações Participantes
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Mas... Como Realizar?
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Técnicas da P. Qualitativa
Papel Central da Linguagem Entrevista aberta – entrevistado é livre para discorrer sobre o assunto Entrevista não-estruturada – entrevistador livre Entrevista qualitativa – análise busca categorizar conceitos... Sem preocupação com relações entre variáveis.
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Vantagens da Entrevista Aberta
Respondente trás suas próprias perspectivas Respondente pode introduzir relações e conclusões sobre o processo Pode-se tematizar situações da própria entrevista
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Técnicas de Levantamento
Entrevista Estruturada Entrevista Centrada no Problema Entrevista Focal Entrevista Narrativa Discussão em Grupo
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Questionários Ferramenta fundamental para coleta de Dados
Devem ter extensão e escopo limitados Deve conter todas as variáveis que compõem a sua hipótese
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Questionários As perguntas devem As perguntas NÃO devem
Evitar fazer referências emotivas Evitar fazer perguntas embaraçosas As perguntas NÃO devem Obrigar a fazer cálculos Induzir respostas
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Questionários Possuem quatro partes essenciais
Identificação da Pesquisa Cabeçalho, Introdução, Instruções Dados sobre o respondente Idade, experiência, instrução, profissão, etc… Questões controladoras Servem para garantir as informações sobre os respondentes Questões sobre o assunto da investigação
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Pesquisa Qualitativa: Um Exemplo
Ex : Pesquisa de Satisfação com o chopp servido no boteco: Na sua opinião qual seria a temperatura ideal para o chopp do Boteco? O que você comentaria sobre a quantidade de espuma do chopp ? Como deveria ser o copo no qual é servido o chopp? Qual seria o tempo razoável para a entrega do segundo chopp após o consumo do primeiro?
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Entrevista Focal Mais adequada para estudar impacto de uma mídia
Quatro Componentes Não direcionamento Espeficidade Espectro Contexto Pessoal
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Exemplos de Perguntas O que mais impressionou vc no software?
Você achou a interface carregada ou boa de usar? Que novas facilidades este sistema lhe trouxe? O que você achou da funcionalidade XX?
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Entrevista Semi-Padronizada
Servem para Elicitar Conhecimento Envolvem vários tipos de Questões Questões Abertas Questões Controladas pela Teoria Confrontativas
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Entrevista Centrada no Problema
Entrevista aberta, semi-estruturada Entrevistador trás sempre o assunto de volta para o problema original, analisado anteriormente. Três princípios básicos: Centrada no problema Centrada no objeto de estudo Centrada no processo
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Esquema do Processo Análise do Problema Construção da Guia
Teste e Treinamento dos Entrevistadores Realização das Entrevistas Registro das Respostas
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Entrevista Narrativa Contos como estrutura natural para evidenciar conexões e avaliar experiências Fases Conhecidas: Sumário Orientação Complicação Avaliação Resolução Coda
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Fases da Entrevista Narrativa
Definição do Objeto Narrativo Estimulo da Narração Realização da Narração Perguntas Extras
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O papel do Entrevistador
Facilitar a narrativa Não fazer interrupções diretivas Não fazer avaliações Mostrar que está tentando entender Revisar trechos que não ficaram claros
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Entrevistas de Grupo Ajudam a tornar a situação mais real
Controle de qualidade das respostas Baixo custo Difíceis de Observar Precisam de um maior treinamento do mediador Mediador age de acordo com o que vai acontecendo
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Discussão em Grupo Formulação da Pergunta Formação do Grupo
Apresentação de Estímulo Básico Discussão Livre
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Utilidade dos Grupos Orientar uma pessoa em um novo campo
Gerar hipóteses baseadas em insights Avaliar diferentes populações Obter diferentes interpretações da realidade.
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Técnicas de Preparação
Escolha da Representação Técnicas de Elaboração de Protocolos Construção de Sistemas Descritivos
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Escolha da Representação
Na medida do adequado, deve-se utilizar meios variados de representação Textos Tabelas Gráficos (processos, contextos, estruturas) Recursos audiovisuais
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Técnicas para Elaborar Protocolos
Transcrição Literal Transcrição Comentada Protocolo Resumido Faz-se um sumário direto da Gravação Elimina-se proposições repetidas Generaliza-se proposições implícitas Proposições que fazem parte de uma mais global são omitidas Proposições espalhadas no texto são apresentadas de maneira resumida
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Construção de Sistemas Descritivos
Determinação do Objeto a ser descrito Divisão em Dimensões Divisão em Categorias Revisão das categorias
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Continuando a última Atividade
de posse do trabalho solicitado na última vez, vamos compor uma entrevista... Vcs devem escolher o tipo e compor a guia correspondente. A melhor entrevista (mais completa, e mais criativa) ganha um prêmio
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Observação em Pesquisa Qualitativa
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A Observação Inclui outros canais de comunicação
Classificada em 5 dimensões Secreta vs pública Participante ou não participante Sistemática ou não-sistemática Situações naturais vs artificiais Auto-observação ou outros?
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Fases da Observação Escolha do local e do período
Treinamento dos observadores Observações descritivas – primeiras impressões sobre o campo Observações focais Observações seletivas Fim da observação – quando não se consegue obter mais nenhum conhecimento adicional
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Sobre a Observação não participante
Cruzamento de informações com outras fontes e observadores. Usar observadores masculinos e femininos Reflexão por parte do observador Aplicável principalmente na observação de espaços públicos
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Observação Participante
Combina análise de documentos, entrevistas, participação e observação diretas. Três fases Observação descritiva guia o pesquisador sobre o campo de estudo Observação focal O foco é restrito aos processos mais relevantes no campo Observação seletiva Procura mais evidências para processos descobertos na etapa anterior
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Um problema de Observação…
Tem tipicamente 9 dimensões Espaço Atores Atividades Objetos Atos Eventos Tempo Metas Sentimentos
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A Etnografia envolve a combinação de métodos qualitativos (observação participante, análise documental, entrevistas) por um período prolongado Características Exploratória Dados não estruturados Investigação de pequeno número de casos Análise envolve interpretação explícita
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Documentando Dados Obtidos
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Documentando… além das anotações… Documentação Imparcial
Grave as entrevistas! Filme quando possível… Não esqueça de avisar aos entrevistados!!! Documentação Imparcial Dê preferência ao aparelho mais discreto
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Notas de Campo devem conter elementos essenciais
Andamento da pesquisa Respostas dos observados Devem ser tomadas ASAP Tempo dividido igualmente entre observar e anotar Relatos resumidos Relatos ampliados Periódico Notas sobre análises e interpretações
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Diário de Pesquisa Usados quando há mais de um pesquisador
Devem documentar O processo de aproximação Problemas encontrados Experiências vividas
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Técnicas para Elaborar Protocolos
Transcrição Literal Transcrição Comentada Protocolo Resumido Faz-se um sumário direto da Gravação Elimina-se proposições repetidas Generaliza-se proposições implícitas Proposições que fazem parte de uma mais global são omitidas Proposições espalhadas no texto são apresentadas de maneira resumida
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Codificação e Categorização
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Codificação Teórica Parte do processo de Intepretação dos Dados
Codificação Aberta Dados são segmentados Expressões são classificadas e recebem conceitos Códigos podem vir da literatura ou das próprias observações dos participantes O nível de granularidade pode variar
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Questões Básicas na codificação
O que? Quem Como Quando? Por quanto tempo? Quanto? Por que? Para que? Através de que?
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Codificação Axial e Seletiva
Refina a Cod. Aberta, encontrando hierarquias entre as categorias Codificação Seletiva Encontrar a categoria “raiz” Agrupar as outras em torno dessa, para encontrar padrões… Qdo isto se verifica, acontece aquilo
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Codificação Temática Serve para estudos Comparativos
Amostragem teórica nos grupos Uso de entrevistas semi-estruturadas Análise de um caso único Perguntas-chave Condições do caso Interação entre os atores Estratégias e táticas Consequencias
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Análise Qualitativa do Conteúdo
Selecionar o Material Analisar a situação de coleta Caracterização Formal do material Definir o objetiivo Definir a técnica Definir as Unidades Analíticas
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Técnicas de Análise Grounded Theory Hermenêutica
Análise Qualitativa de Conteúdo Criação Indutiva de Categorias Análise Explicitante de Conteúdo Análise Estruturante
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Grounded Theory Construção de conceitos durante o levantamento.
Instrumento Central – fichas de anotação Servem para criação de categorias de análise Registram o contexto da observação Conceitos são integrados pela comparação de códigos e anotações. Usada na observação participante Objeto de Estudo é novo (pesquisas exploratórias).
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Análise Fenomenológica
Entender o cerne de um fenômeno através de suas variações. Definição do Fenômeno Criação de unidades significativas Variação destas, para entender qual é o cerne do fenômeno.
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Hermenêutica Técnica dispendiosa, para análise de material de texto, especialmente entrevistas abertas e pouco estruturadas. Trabalha com vários intérpretes Participantes discutem suas interpretações Conversas gravadas e transcritas Seguidas de retrabalho e novas interpretações Identificam as idéias centrais. “Sujeitos Observados são consultados quanto a interpretação resultante”
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Análise Qualitativa de Conteúdo
Análise Sumarizante Envolve indução de categorias Análise Estruturante Estabelece um recorte do material baseado em critérios estabelecidos Análise Explicante Acrescenta-se material para explicar segmentos do texto
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Análise Sumarizante Material é parafraseado
Trechos menos relevantes, com significados redundantes são omitidos Paráfrases semelhantes são condensadas e resumidas
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Criação Indutiva de Categorias
Determinação da Pergunta Determinação de critérios e seleção de categorias Passagem linha a linha Revisão das categorias (10 a 50% do material) Passagem Final Avaliação
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Análise Estruturante Determinação das dimensões da estrutura
Formulação de definições, exemplos de ancoras Marcação das localidades do material
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Análise Explicitante Serve para esclarecer trechos ambíguos
Determinação dos trechos a explicitar Determinação do material explicativo aceitável Coleta Formulação da Explicação Verificação da Suficiência da Explicação
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Análise Global primeiro faz-se uma leitura do material, anotando palavras-chave e estruturando trechos extensos Marca-se conceitos centrais Produção de uma tabla de conteúdos para o texto Palavras-chave, localização Resumo do texto
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